Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bug bem esquisito no Safari rodando num MacBook Retina


y0shi

Posts Recomendados

Meu MacBook começou a apresentar um bug bem estranho ao visualizar vídeos em tela cheia, porém o estranho é que isso só acontece quando o vídeo é embedado numa página fora do site de origem. Ex: um vídeo do Youtube sendo assistido através de outro site que não seja o Youtube. Quando vou para o site de origem ele funciona sem qualquer problema. 

 

Mais estranho ainda é o fato disso só acontecer no Safari, no Chrome ou Firefox funciona perfeitamente. Não tenho Flash instalado na máquina então problema nesse plugin está descartado. Não lembro se isso acontecia no Yosemite, mas comecei a perceber desde o primeiro public beta do El Capitan, cheguei até a reportar mas aparentemente não resolveram. Se não me engano já vi acontecendo em outra máquina que tinha também. 

 

Minha dúvida é, qual a origem do erro? Tudo leva a crer que é um bug de software, mas vai saber rs, pode estar relacionado com as telas retina, pode ser com o MacBook, o OS X, até a API Metal pode estar me sacaneando. Então resolvi postar aqui pra ver se alguém consegue simular o mesmo erro. Minha máquina é um MacBook Retina 13 Core i5 late 2013. Segue abaixo dois exemplos de links onde eles acontecem e um vídeo onde eu mostro mais ou menos como fica: 

 

https://macmagazine.com.br/2015/11/16/conheca-as-mochilas-e-bolsas-da-nordweg-uma-empresa-brasileira-diferenciada/

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/11/computador-com-raspberry-pi-baratinho-chama-atencao-de-internautas.html 

 

Editado por y0shi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Bom, estava "encanado" com esse problema, então fiz alguns testes a mais: 

 

- Fiz uma instalação limpa do El Capitan e repeti o teste. O problema persiste. 

- Fiz uma instalação limpa do Yosemite. Sem problema algum. 

- Pedi pra um amigo repetir o teste no MacBook retina dele, o problema também ocorreu. 

 

Tudo isso me faz concluir que realmente se trata de um erro de software, boas chances do culpado ser a API Metal pois o El Capitan é o primeiro OS a usar esse recurso. Pelo menos já fico aliviado por saber que não é um problema de hardware. 

 

Mais alguém aí teve o mesmo problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correção, tentei assistir a 2 vídeos incorporados no MacMagazine e também deu erro. Um do Vimeo e outro do YT. O erro também ocorreu com o TechTudo.

 

Curiosamente, o vídeo incorporado aqui no forum não deu erro. Isso me deixou com a pulga atras da orelha.

 

Resolvi procurar vídeos incorporados em outros sites, que site melhor que um blog de humor pra isso? Pois bem, entrei no Não Salvo e assistir esse Facebullying inteiro e não deu erro. http://www.naosalvo.com.br/300-links-da-semana/

 

Voltando ao mundo Apple, fui ao 9to5 Mac e assisti um "review" do novo dock do Apple Watch, novamente, sem problemas. http://9to5mac.com/2015/11/23/review-apple-watch-magnetic-charging-dock-video/

 

 

Mas o que pode ser o problema que faz acontecer em alguns sites e outros não? Pois bem, como desenvolvedor web, resolvi brincar com o bom e não tão velho assim, inspetor de elementos. Descobri que os sites que não apresentam problemas incorporam vídeos de uma forma mais elegante, atributos como altura / largura do quadro (iframe do vídeo) são definidos via CSS e não via atributos HTML. Esses sites também especificam o tipo de conteúdo incorporado naquele iframe, que pode ser uma página ou um arquivo PDF, por exemplo. Notei também que existe um parâmetro diferente no SRC do vídeo nos sites que funcionam, "?fs=1". Uma dessas correções, sozinhas, não fazem diferença, mas quando aplicadas em conjunto, fazem com que o problema vá embora.

 

Não posso afirmar qual a natureza do problema, mas receio que seja alguma especificação do HTML que a versão mais recente do Safari resolveu implementar. Isso é um erro? Talvez, mas é muito provável que esses atributos sejam "deprecated" no HTML atual e devam ser evitados. Muitos navegadores continuam dando suporte à esse meio de programação equivocado, fazendo com que programadores se acomodem e continuem fazendo como faziam há 10 anos atras.

 

Se souber como brincar com o inspetor de elementos, abra o link do TechTudo que postou, encontre o iframe e substitua pelo código abaixo. Veja se o problema persiste.

<iframe style="width:695px;height:390px" frameborder="0" allowfullscreen="true" type="text/html" src="http://www.youtube.com/embed/ciYIcEZTqmk?fs=1"></iframe>
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Correção, tentei assistir a 2 vídeos incorporados no MacMagazine e também deu erro. Um do Vimeo e outro do YT. O erro também ocorreu com o TechTudo.

 

Curiosamente, o vídeo incorporado aqui no forum não deu erro. Isso me deixou com a pulga atras da orelha.

 

Resolvi procurar vídeos incorporados em outros sites, que site melhor que um blog de humor pra isso? Pois bem, entrei no Não Salvo e assistir esse Facebullying inteiro e não deu erro. http://www.naosalvo.com.br/300-links-da-semana/

 

Voltando ao mundo Apple, fui ao 9to5 Mac e assisti um "review" do novo dock do Apple Watch, novamente, sem problemas. http://9to5mac.com/2015/11/23/review-apple-watch-magnetic-charging-dock-video/

 

 

Mas o que pode ser o problema que faz acontecer em alguns sites e outros não? Pois bem, como desenvolvedor web, resolvi brincar com o bom e não tão velho assim, inspetor de elementos. Descobri que os sites que não apresentam problemas incorporam vídeos de uma forma mais elegante, atributos como altura / largura do quadro (iframe do vídeo) são definidos via CSS e não via atributos HTML. Esses sites também especificam o tipo de conteúdo incorporado naquele iframe, que pode ser uma página ou um arquivo PDF, por exemplo. Notei também que existe um parâmetro diferente no SRC do vídeo nos sites que funcionam, "?fs=1". Uma dessas correções, sozinhas, não fazem diferença, mas quando aplicadas em conjunto, fazem com que o problema vá embora.

 

Não posso afirmar qual a natureza do problema, mas receio que seja alguma especificação do HTML que a versão mais recente do Safari resolveu implementar. Isso é um erro? Talvez, mas é muito provável que esses atributos sejam "deprecated" no HTML atual e devam ser evitados. Muitos navegadores continuam dando suporte à esse meio de programação equivocado, fazendo com que programadores se acomodem e continuem fazendo como faziam há 10 anos atras.

 

Se souber como brincar com o inspetor de elementos, abra o link do TechTudo que postou, encontre o iframe e substitua pelo código abaixo. Veja se o problema persiste.

<iframe style="width:695px;height:390px" frameborder="0" allowfullscreen="true" type="text/html" src="http://www.youtube.com/embed/ciYIcEZTqmk?fs=1"></iframe>

 

Caramba, vc foi a fundo no erro rs. Aqui tentei usar esse código ao invés do que estava na página e mesmo assim o erro ocorreu. Tudo me leva a crer que seja algo que não bate entre o Safari e a nova API Metal, pelo menos aqui no meu caso não parece haver nada que possa ser feito no front para resolver o problema, é coisa que a Apple vai ter que ver mesmo.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, vc foi a fundo no erro rs. Aqui tentei usar esse código ao invés do que estava na página e mesmo assim o erro ocorreu. Tudo me leva a crer que seja algo que não bate entre o Safari e a nova API Metal, pelo menos aqui no meu caso não parece haver nada que possa ser feito no front para resolver o problema, é coisa que a Apple vai ter que ver mesmo.  

Pode ser que sim, mas como aqui o problema também acontecia, presumo que possa ser alguma outra coisa. Como a questão de implementação do HTML pelo navegador mesmo.

 

Por curiosidade, nos outros 2 sites que postei, o problema também acontece?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que sim, mas como aqui o problema também acontecia, presumo que possa ser alguma outra coisa. Como a questão de implementação do HTML pelo navegador mesmo.

 

Por curiosidade, nos outros 2 sites que postei, o problema também acontece?

 

Cara, que bizarro! O vídeo do Não Salvo chega a dar um mal de Parkinson no notebook, já o do Apple Watch roda perfeitamente liso. O Não Salvo é um site bem pesado (inclusive esses dias eles estavam com malware nele rs) então algum fator externo pode estar piorando a situação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...