Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Golpe do iPhone/iPad roubado reencontrado!


Sudy

Posts Recomendados

c18c4864c3fed2e0a5c447ad2587a5ff.jpgCompartilho com vocês um golpe que tentaram me aplicar e felizmente não cai.

Em jun/2015 fui assaltado, e levaram minha mochila com o iPad e várias outras coisas.

Fiz o boletim de ocorrência e tentei localizar o aparelho pelo app "Buscar meu iPhone", mas não tive sucesso, pois estava off-line. Logo acionei o bloqueio do mesmo, impedindo assim que outra pessoa pudesse usar.

Essa semana (nov/15) recebi por SMS a seguinte mensagem:

"Apple: Seu iPad foi localizado e estar em uma de nossas lojas.

Acesse ou Clique no link http://applebr-pt.com.br/ e verifique em que loja encontra-se."

Fiquei muito empolgado com a possibilidade de recuperar meu iPad, que na primeira vez que li não reparei no erro português e nem no endereço entranho que a mensagem direcionava.

Como estava enrolado no trabalho, não tive tempo de entrar no site naquele momento. Essa foi a minha sorte!

Mais tarde, passada a adrenalina da boa notícia, li novamente a mensagem, e constatei que se tratava de um golpe!

No endereço indicado havia uma cópia da página da Apple, pedindo meu usuário e senha.

Caso tivesse informado, não só teria possibilitado que os ladões desbloqueassem o iPad antigo, como eles poderiam bloquear o meu atual iPad e iPhone, além de terem acesso a todos os meus dados no iCloud.

Avisei a Apple sobre o ocorrido, mas basicamente me disseram que não podiam fazer nada.

Como a página continua no ar, denunciei o site no Google (www.google.com/safebrowsing/report_phish), e escrevi essa mensagem para alertar outros usuários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não digo mais que esse tipo de situação seja chata, é "emputecedora". A gente rala pra comprar algo e vem um vagabundo filho da puta, que alguns sujeitos à toa insistem em classificar como "vítimas do sistema", e te leva tudo (quando não leva a vida também).

 

Enfim, a Apple realmente não tem muito o que fazer. Mas creio que consiga adicionar o responsável pelo domínio ao inquérito (se é que foi instaurado um), muito embora eu acredite que o responsável, com certeza é um laranja, vai que ajuda.

 

Em uma pesquisa rápida, encontrei os dados abaixo.

 

% Copyright © Nic.br

% A utilização dos dados abaixo é permitida somente conforme
% descrito no Termo de Uso em http://registro.br/termo, sendo
% proibida a sua distribuição, comercialização ou reprodução,
% em particular para fins publicitários ou propósitos
% similares.
% 2015-11-21 14:57:04 (BRST -02:00)

domínio: applebr-pt.com.br
titular: MONICA SANTOS
documento: 018.556.775-47
endereço: Rua Gonçalves Ledo, 652,
endereço: 20060-033 - Rio de Janeiro - RJ
país: BR
telefone: (21) 33559872 []
c-titular: MOSAN65
c-admin: MOSAN65
c-técnico: MOSAN65
c-cobrança: MOSAN65
servidor DNS: ns638.hostgator.com.br
status DNS: 18/11/2015 AA
último AA: 18/11/2015
servidor DNS: ns639.hostgator.com.br
status DNS: 18/11/2015 AA
último AA: 18/11/2015
saci: sim
criado: 18/11/2015 #14937328
expiração: 18/11/2016
alterado: 18/11/2015
status: publicado

Contato (ID): MOSAN65
nome: MONICA SANTOS
e-mail: applerec42@gmail.com
criado: 18/11/2015
alterado: 18/11/2015

% Problemas de segurança e spam também devem ser reportados ao
% cert.br, http://cert.br/, respectivamente para cert@cert.br
% e mail-abuse@cert.br
%
% whois.registro.br aceita somente consultas diretas. Tipos de
% consultas são: dominio (.br), titular (entidade), ticket,
% provedor, contato (ID), bloco CIDR, IP e ASN.

 

Todos esses dados podem ser consultados em https://registro.br/cgi-bin/whois/#lresp .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não foi aberto um inquérito :(

Adalberto, na verdade não consegui encontrar onde reportar esse golpe :(

A única coisa que consegui foi como reportar o site como Phishing no Google, e avisar meus amigos no Facebook, WhatsApp e aqui no Fórum.

Quando liguei para a Apple, pedi orientações de como proceder com uma denúncia, pelo menos para tirar o site do ar, mas não souberam me responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não foi aberto um inquérito :(

Adalberto, na verdade não consegui encontrar onde reportar esse golpe :(

A única coisa que consegui foi como reportar o site como Phishing no Google, e avisar meus amigos no Facebook, WhatsApp e aqui no Fórum.

Quando liguei para a Apple, pedi orientações de como proceder com uma denúncia, pelo menos para tirar o site do ar, mas não souberam me responder.

O site já está marcado como pishing, site que tenta se passar por outro site confiável.

 

Sobre reportar, creio que poderia entrar em contato na delegacia onde fez o boletim e ver se adicionando essa informação algo se resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que pelo tempo entre o roubo e a mensagem (5 meses), e por achar que os dois caras que me assaltaram não tem conhecimento em TI para criar o site de Phishing (o que daria muito trabalho para ser usado em apenas uma vítima), exista um grupo que compre iPads roubados bloqueados e tente aplicar o golpe.

É triste imaginar que a bandidagem está organizada, com comércio entre grupos com modelos de negócio distintos :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compradores de celulares roubados são divididos em duas categorias:

 

1ª) Sabem ou desconfiam da origem ilícita, mas não ligam;

2ª) Não sabem da origem ilícita, por comprarem no ML ou OLX e não se importam ou esquecem de solicitar a NF original do celular para o vendedor;

 

 

Como reduzir esse comércio ilícito que alimenta o furto ou o roubo de celulares ?

 

1º) Caso: Batidas policiais constantes nos locais de vendas populares como camelódromos. 

2º) Caso: Projeto de lei que obrigue sites de comércio de usados a somente poder vender celulares "visados" como de fabricantes (Apple, Samsung, Motorola etc..) com NF original ou 2ª via.

 

Questionamentos:

 

- Ah ! mas se o celular foi comprado e vendido mais de uma vez e dessa forma a NF se perdeu ?

 

R: Aí precisa-se de outro projeto de lei, obrigando o fabricante a fornecer uma 2ª via da NF mediante S/N, comprovação de origem, documentos pessoais, comprovante de residência etc...

 

- Mas se como evitar que o ladrão "esquente" um celular roubado pela solicitação da 2ª via da NF ?

 

R: Como o suposto ladrão ficou exposto fornecendo seus documentos originais ao fabricante, facilmente seria rastreado e pego pelas autoridades.

 

 

É só uma idéia !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, pessoal.

 

Apenas para documentar, entrei em contato com a Hostgator e efetuei uma denúncia sobre o domínio. Em menos de 48 horas já bloquearam o acesso ao site. É um trabalho de formiguinha, mas pelo menos podemos atrasar um pouco o lado destes pilantras.

 

Recomendo sempre denunciarem esses sites aos seus servidores de hospedagem. A atuação neste tipo de chamado costuma ser bastante ágil.

 

 

 

Bom dia.

Cliente bloqueado e estamos agindo no caso.


Atenciosamente,

Wellington M.
Equipe de Suporte
HostGator Brasil
www.hostgator.com.br
Sua OPINIÃO é muito importante para nós! Por favor, avalie sua experiência conosco clicando neste LINK

Detalhes do seu Ticket
Ticket ID: UVY-977612
Departamento: TOS/Abuse
Prioridade: Emergencial
Status do Ticket: Em espera

 

Abraço,

Gabriel Bernardi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, pessoal.

 

Apenas para documentar, entrei em contato com a Hostgator e efetuei uma denúncia sobre o domínio. Em menos de 48 horas já bloquearam o acesso ao site. É um trabalho de formiguinha, mas pelo menos podemos atrasar um pouco o lado destes pilantras.

 

Recomendo sempre denunciarem esses sites aos seus servidores de hospedagem. A atuação neste tipo de chamado costuma ser bastante ágil.

 

 

Abraço,

Gabriel Bernardi

 

Excelente iniciativa, Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...