Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MACBOOK PRO 2009 TELA NO PONTO DE INTERROGAÇÃO


Robson Monteiro

Posts Recomendados

Boa Tarde Amigos,

 

Venho pedir ajuda, tenho um macbook pro 2009, o danado depois de um belo dia resolveu não iniciar mas, ficando naquela pasta que tem o ponto de interrogação, sou de goiânia e em uma autorizada foi cobrado 1700 por uma placa nova segundo o técnico, mas verificando em alguns videos no you tube vi 2 modos em que algumas pessoas recuperaram a máquina, 1 foi trocando o HD, e a outra foi trocando o cabo que faz com que o HD se comunique com a placa, bom o macbook nçao está condenado pois uso ele normalmente da seguinte forma, tenho um HD externo de 1tb e uso conectado ao usb então instalei o sistema nele e está funcionando, uso normalmente, o problema e voce andar com um HD pra la e pra ca dependendo sempre dele, a pergunta é será se o problema fosse na placa e ''precisasse trocar'' o correto não era para o mesmo não estar funcionando, outra será se eu trocar esse flat do HD pra placa será se resolveria? e aonde acho esse flat? alguem indica.

 

Desde já agrade a atenção amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Robson,

 

Cara, com certeza absoluta sua máquina não tem problemas na logic board, a autorizada diagnosticou errado seu problema se é que fez algum diagnóstico, pode ser o cabo flat ou o HD, eu acredito ser o HD mas só testando pra ter certeza.

 

Não sei como é seu conhecimento mas é muito simples trocar o HD dessas máquinas, pegue outro HD e teste se funcionar já sabe que o flat está Ok e o HD deve ser substituído, aproveite e compre um SSD e dê vida longa e nova a sua máquina.

 

Se for o flat vc acha facil no eBay e talvez no ML.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Robson,

 

Cara, com certeza absoluta sua máquina não tem problemas na logic board, a autorizada diagnosticou errado seu problema se é que fez algum diagnóstico, pode ser o cabo flat ou o HD, eu acredito ser o HD mas só testando pra ter certeza.

 

Não sei como é seu conhecimento mas é muito simples trocar o HD dessas máquinas, pegue outro HD e teste se funcionar já sabe que o flat está Ok e o HD deve ser substituído, aproveite e compre um SSD e dê vida longa e nova a sua máquina.

 

Se for o flat vc acha facil no eBay e talvez no ML.

 

 

Robson Monteiro

 

efetue a troca do seu HD ok para esclarece suas duvida referente a troca e so da uma olhada no youtube vc vai acha todas as dicas 

 

 

 

Pollaris e Breno , valeu pelas informações, obrigado mesmo pela dica, isso mesmo, em videos do youtube eu vi que para arrumar isso foi 2 possibilidades a troca do HD pois o mesmo não aparecia mesmo quando a pessoa reiniciava o sistema e tentava instalar do zero, ou com a troca do Flat do HD, mas vou testar esse do HD primeiro vamos ver o que vai dar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Robson,

 

Cara, com certeza absoluta sua máquina não tem problemas na logic board, a autorizada diagnosticou errado seu problema se é que fez algum diagnóstico, pode ser o cabo flat ou o HD, eu acredito ser o HD mas só testando pra ter certeza.

 

Não sei como é seu conhecimento mas é muito simples trocar o HD dessas máquinas, pegue outro HD e teste se funcionar já sabe que o flat está Ok e o HD deve ser substituído, aproveite e compre um SSD e dê vida longa e nova a sua máquina.

 

Se for o flat vc acha facil no eBay e talvez no ML.

 

Afirmar com certeza absoluta, sem fazer um diagnóstico, é a mesma coisa que a "autorizada" fez. O problema pode sim, estar na placa. O flat é plugado em um conector, que fica na placa, e esse conector pode estar com problemas. Lembrando que a micro solda usada nesse tipo de conector, torna bastante difícil a sua substituição.

 

Rezemos para que o problema seja o flat.

 

Bom Dia Prezados,

 

 Infelizmente não está no HD, troquei o mesmo e realizei a instalação e o mesmo não aparece o HD, então creio que é mesmo a segunda opção.

 

segue as fotos

 

Não consegue um outro macbook igual para testar o flat? Seria deprimente trocar o flat e o hdd e não ser nada disso o problema. Testou o HDD dele em outra máquina ou case externo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afirmar com certeza absoluta, sem fazer um diagnóstico, é a mesma coisa que a "autorizada" fez. O problema pode sim, estar na placa. O flat é plugado em um conector, que fica na placa, e esse conector pode estar com problemas. Lembrando que a micro solda usada nesse tipo de conector, torna bastante difícil a sua substituição.

 

Rezemos para que o problema seja o flat.

 

 

Não consegue um outro macbook igual para testar o flat? Seria deprimente trocar o flat e o hdd e não ser nada disso o problema. Testou o HDD dele em outra máquina ou case externo?

Adalberto obrigado pelas dicas, bom o HD cheguei a testar, era novo o mesmo não aparece na reeinstalação conforme na foto, bom o flat eu achei para venda 90 reais irei compra um pelo preço e irei testar se de fato for será resolvido se não é  a placa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Moçada,

 

 Apenas para finalizar o suporte de todos, quero agradecer as ficas, bom primeiramente troquei o HD e não o defeito, troquei o cabo aonde comprei na própria autorizada da apple aqui em Goiânia 90 conto, e advinha, funcionou perfeitamente, meu mac está zero bala estou instalando o sistema novamente tudo do zero mas, o mesmo foi resolvido está uma belezura, agora quero tunar ele por um SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afirmar com certeza absoluta, sem fazer um diagnóstico, é a mesma coisa que a "autorizada" fez. O problema pode sim, estar na placa. O flat é plugado em um conector, que fica na placa, e esse conector pode estar com problemas. Lembrando que a micro solda usada nesse tipo de conector, torna bastante difícil a sua substituição.

 

Rezemos para que o problema seja o flat.

 

 

Não consegue um outro macbook igual para testar o flat? Seria deprimente trocar o flat e o hdd e não ser nada disso o problema. Testou o HDD dele em outra máquina ou case externo?

Bom troquei o flat e deu certo o mesmo voltou a vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Moçada,

 

 Apenas para finalizar o suporte de todos, quero agradecer as ficas, bom primeiramente troquei o HD e não o defeito, troquei o cabo aonde comprei na própria autorizada da apple aqui em Goiânia 90 conto, e advinha, funcionou perfeitamente, meu mac está zero bala estou instalando o sistema novamente tudo do zero mas, o mesmo foi resolvido está uma belezura, agora quero tunar ele por um SSD.

Que bom que deu certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Robson, fico feliz que tenha resolvido o problema com um custo digamos baixo.

 

Os 90 reais no flat serão muito bem aproveitados. Não esquece, mais pra frente quando tiver oportunidade $$$ invista num SSD que vale muito a pena.

 

E parabéns por dar o feedback, no futuro pode servir para ajudar outras pessoas com o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer botar água no seu chopp, mas...

 

Seu Mac usa SATA2, pra ter uma ideia os SSDs atuais estão gargalados na velocidade do SATA3, então a chance de ele gargalar em um SATA2 é grande.

Os SSDs da Samsung tem um recurso (disponível apenas para Windows via software) que faz com que ele utilize a memória RAM como cache. Isso porque a interface SATA3 já não é capaz de fornecer velocidade suficiente para dar conta dos SSDs.

 

Se for investir em um SSD, analise bastante o custo / benefício do modelo que for comprar. Em outras palavras, não creio que precise de preocupar em colocar um modelo top de linha nele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer botar água no seu chopp, mas...

 

Seu Mac usa SATA2, pra ter uma ideia os SSDs atuais estão gargalados na velocidade do SATA3, então a chance de ele gargalar em um SATA2 é grande.

Os SSDs da Samsung tem um recurso (disponível apenas para Windows via software) que faz com que ele utilize a memória RAM como cache. Isso porque a interface SATA3 já não é capaz de fornecer velocidade suficiente para dar conta dos SSDs.

 

Se for investir em um SSD, analise bastante o custo / benefício do modelo que for comprar. Em outras palavras, não creio que precise de preocupar em colocar um modelo top de linha nele. 

 

 

Sem querer botar água no seu chopp, mas...

 

Seu Mac usa SATA2, pra ter uma ideia os SSDs atuais estão gargalados na velocidade do SATA3, então a chance de ele gargalar em um SATA2 é grande.

Os SSDs da Samsung tem um recurso (disponível apenas para Windows via software) que faz com que ele utilize a memória RAM como cache. Isso porque a interface SATA3 já não é capaz de fornecer velocidade suficiente para dar conta dos SSDs.

 

Se for investir em um SSD, analise bastante o custo / benefício do modelo que for comprar. Em outras palavras, não creio que precise de preocupar em colocar um modelo top de linha nele. 

Adalberto, então não me recomenda trocar por um ssd? bom  hoje depois da troca do cabo flat vejo que ele está otimo o mac, o yosemite está liso, so percebo que ele continua esquentando muito, mas coloquei ele em uma base que fica melhor pra ventilar, bom eu tinha pensado em colocar um kingston de 128 apenas para o sistema mesmo, e no lugar do drive de cd iria colocar um HD pode ser ate o do mac mesmo para salvar os arquivos e dados, acha que compensa fazer isso ? desde já agradeço a atenção.

Editado por Robson Monteiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adalberto, então não me recomenda trocar por um ssd? bom  hoje depois da troca do cabo flat vejo que ele está otimo o mac, o yosemite está liso, so percebo que ele continua esquentando muito, mas coloquei ele em uma base que fica melhor pra ventilar, bom eu tinha pensado em colocar um kingston de 128 apenas para o sistema mesmo, e no lugar do drive de cd iria colocar um HD pode ser ate o do mac mesmo para salvar os arquivos e dados, acha que compensa fazer isso ? desde já agradeço a atenção.

O SSD vai dar um ganho considerável, mas não será o mesmo ganho que acontece em máquinas com SATA3. Por isso que disse que não adianta pagar mais caro pra pegar um modelo top de linha e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há que se ponderar algumas coisas...

 

Um HDD "mid-end" como por exemplo os que equipam macbooks dessa geração, tem uma taxa média de leitura/gravação entre 60~80 MB/s, um SSD padrão SATA II (3Gbps) possui uma taxa média de leitura/gravação entre 210~250 MB/s, já um SSD padrão SATA III (6Gbps) irá oferecer uma taxa média de leitura/gravação entre 470-550 MB/s.

 

Como sua máquina possui interfaces SATA II você estaria dentro do limite teórico de 250 MB/s, portanto, procure (meio dificil encontrar mas acha) SSDs com interface SATA II, caso não encontre e queira investir num SATA III use a dica do Adalberto, não invista nos TOPs, pegue um mediano de razoável custo/benefício.

 

Óbvio que há muitos fatores que podem afetar esses valores, por favor, ninguém seja inocente de levar esses números ao pé-da-letra, Ok ?

 

De resto meus amigos, é avaliar a velha máxima do melhor "custo/benefício". Eu hoje considero o SSD o item mais importante depois da RAM em casos de upgrade de componentes. De uma taxa digamos 80 MB/s para uma taxa de +200 MB/s com um custo atrativo não há muito o que justificar em se manter num HDD. Particularmente num Macbook o SSD é atrativo pois é mais seguro que um HDD em questão de movimentação da máquina e até em casos de quedas ou impactos leves.

 

Os SSDs não possuem partes mecânicas, possuem eficiência energética melhor, o único "se" que me faria continuar num HDD seria na hipótese de eu precisar de um grande volume de dados no HD interno, algo digamos da ordem de 1TB em diante, SSDs nessa capacidade são muito caros, diaria até proibitivos e no quesito "custo por GB" nada consegue bater os HDDs tradicionais neste momento.

 

Lógico que cada caso é um caso, o que é bom pra mim pode não ser para você, portanto, avalie se a troca é válida e se encaixa no seu orçamento, de resto, se estiver feliz com seu HDD continue com ele.

 

Grande abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...