Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Review - Upgrade SSD Macbook Pro Retina 15 Mid2012


samusdta

Posts Recomendados

Recentemente fiz um upgrade do SSD do meu macbook pro 15 retina mid 2012 que foi o primeiro modelo do Macbook pro Retina e resolvi agora compartilhar.

 

Na época eu optei em comprar o modelo básico deste macbook pro 15 retina logo após o lançamento com 256SSD e o Apple Care (uma vez que tudo é soldado na placa, fiquei com receio de dar problema e ficar na mão).

 

Acontece que com pouco mais de 2 anos de uso, 256GB não eram mais suficientes para mim e trocar de notebook agora não era uma opção pelo custo de comprar outro macbook pro 15 e também por não ter mudado quase nada (só atualizou processador e placa de video).

 

Então comecei a procurar um SSD para upgrade e encontrei de duas marcas, uma da OWC e outra da Transcend:

http://br.transcend-info.com/apple/jetdrive/

http://eshop.macsales.com/shop/SSD/OWC/Air-Retina/Apple-MacBook-Pro-Retina-2012-Drive-Internal-Flash

 

Acontece que o preço é praticamente o mesmo em ambas as marcas. Comecei a procurar então reviews na internet mas não são muitos os que fizeram este upgrade.Optei por pegar o modelo de 960Gb da Transcend (que para o meu mac foi o Jet Drive 725) por ter menos reviews negativos do que os da OWC.

 

O SSD veio numa caixa com um case e ferramentas para tirar a tampa debaixo do mac. Segui as instruções do manual onde ele manda primeiro colocar o SSD novo na case, conectar o USB e formatar o SSD novo e depois clonar o HD do mac pelo próprio utilitário de disco para então desligar, abrir a tampa debaixo e retirar o conector da bateria, tirar o SSD original, colocar o SSD novo, religar a bateria e fazer um reset na PRAM.
 

Assim que liguei o mac de volta, ele estava com todas as informações, configurações normal, parecia que nada tinha acontecido fora que agora eu tinha mais de 700Gb livres. Então pude copiar minha biblioteca de fotos que estava num HD externo e copiar para dentro do mac e abandonar de vez o drive externo toda vez que fosse baixar fotos das cameras ou do iphone.

 

O upgrade não foi barato (há outros tamanhos de ssd mais em conta como os de 480gb), mas pra mim, valeu a pena e agora posso usar o mac por mais alguns anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal o review. Também estou prestes a fazer um upgrade. Pretendo colocar um SSD Samsumg 850 Evo de 480gb e trocar a memória Ram para 16gb da Corsair.

Samusdta, poderia disponibilizar aqui o manual que seguiu para fazer a troca de hd? Facilitaria, e muito, a mim e aqueles que pretendem fazer o upgrade.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal o review. Também estou prestes a fazer um upgrade. Pretendo colocar um SSD Samsumg 850 Evo de 480gb e trocar a memória Ram para 16gb da Corsair.

Samusdta, poderia disponibilizar aqui o manual que seguiu para fazer a troca de hd? Facilitaria, e muito, a mim e aqueles que pretendem fazer o upgrade.

Abraço.

O MacBook do cara é Retina... não é SSD, é FlashMemory... pelo que vc diz de trocar memória, já dá pra saber que teu MacBook é sem tela Retina e MUITO mais fácil fazer upgrade... vai por mim, não precisa de manual nem nada... até minha avó faz esse upgrade

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disseram acima, o meu macbook pro é retina e por isso o formato proprietário de SSD (mais difícil e caro de encontrar). Se fosse um SSD comum, teria feito muito antes.

 

Realmente são alguns modelos mais antigos que possuem a opção de upgrade de SSD tanto para OWC como para JetDrive.

 

E sobre o manual, vi que tem online os manuais em vários idiomas (menos português) no site da Transcend JetDrive em http://br.transcend-info.com/Support/No-673

 

Posso dizer que foi muito fácil de fazer o procedimento de troca, foi tirar a tampa, tirar o conector da bateria, tirar 1 parafuso que prende o SSD e remontar. Aproveitei para limpar o note por dentro com um pincel e estava MUITO sujo nestes 3 anos de uso (Mesmo que não for trocar o SSD, recomendo abrir para limpar por causa das aberturas laterais, tinha um monte de tufos de poeira nos dutos e nas ventoinhas!!!).

 

Quanto a performance, para o meu uso está tão rápido quanto o original da Apple, não sinto diferença de performance.

 

O interessante do kit é que o SSD original pode ser usado na case que veio junto, então o meu SSD 256Gb virou um ssd externo super rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro William, 

Entendo que seu mac não seja retina, então acredito que muitos dirão "quanto mais Ram melhor".

Porém eu vou te dizer que depende do teu uso.

Se você trabalha nele usando ferramentas gráficas ou mesmo desenvolvimento/banco de dados, aí eu te diria que pode valer a pena, caso contrário será gastar um dinheiro extra sem muito retorno.

 

O meu vem com 8Gb soldado na placa, ou seja, sem possibilidade de upgrade mas, já joguei jogos nele, já usei ele na faculdade em desenvolvimento, já editei vídeo de casamentos nele e deu conta, pode até ser que com 16gb ele completasse a tarefa de renderizar o vídeo mais rápido, mas pra mim que não faço isso o tempo todo, já foi o suficiente.

Se a grana tá sobrando, faz, senão veja se realmente precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
Em 29/10/2015 at 11:00, samusdta disse:

Recentemente fiz um upgrade do SSD do meu macbook pro 15 retina mid 2012 que foi o primeiro modelo do Macbook pro Retina e resolvi agora compartilhar.

 

Na época eu optei em comprar o modelo básico deste macbook pro 15 retina logo após o lançamento com 256SSD e o Apple Care (uma vez que tudo é soldado na placa, fiquei com receio de dar problema e ficar na mão).

 

Acontece que com pouco mais de 2 anos de uso, 256GB não eram mais suficientes para mim e trocar de notebook agora não era uma opção pelo custo de comprar outro macbook pro 15 e também por não ter mudado quase nada (só atualizou processador e placa de video).

 

Então comecei a procurar um SSD para upgrade e encontrei de duas marcas, uma da OWC e outra da Transcend:

http://br.transcend-info.com/apple/jetdrive/

http://eshop.macsales.com/shop/SSD/OWC/Air-Retina/Apple-MacBook-Pro-Retina-2012-Drive-Internal-Flash

 

Acontece que o preço é praticamente o mesmo em ambas as marcas. Comecei a procurar então reviews na internet mas não são muitos os que fizeram este upgrade.Optei por pegar o modelo de 960Gb da Transcend (que para o meu mac foi o Jet Drive 725) por ter menos reviews negativos do que os da OWC.

 

O SSD veio numa caixa com um case e ferramentas para tirar a tampa debaixo do mac. Segui as instruções do manual onde ele manda primeiro colocar o SSD novo na case, conectar o USB e formatar o SSD novo e depois clonar o HD do mac pelo próprio utilitário de disco para então desligar, abrir a tampa debaixo e retirar o conector da bateria, tirar o SSD original, colocar o SSD novo, religar a bateria e fazer um reset na PRAM.
 

Assim que liguei o mac de volta, ele estava com todas as informações, configurações normal, parecia que nada tinha acontecido fora que agora eu tinha mais de 700Gb livres. Então pude copiar minha biblioteca de fotos que estava num HD externo e copiar para dentro do mac e abandonar de vez o drive externo toda vez que fosse baixar fotos das cameras ou do iphone.

 

O upgrade não foi barato (há outros tamanhos de ssd mais em conta como os de 480gb), mas pra mim, valeu a pena e agora posso usar o mac por mais alguns anos.

Boa tarde, você ainda tem o link de onde efetuou a compra deste SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Toni Junior disse:

Boa tarde, você ainda tem o link de onde efetuou a compra deste SSD?

https://www.amazon.com/Transcend-JetDrive-SATAIII-MacBook-Display/dp/B00LJO86NE/ref=sr_1_1?keywords=JetDrive%2B725&qid=1579609019&sr=8-1&th=1

Como eu disse não é um upgrade barato.
Eu estou usando desde 2015 e está perfeito, aliás me desestimulou a trocar de mac já que estou usando mais como armazenamento de fotos. Mac mid 2012 rodando bem o Catalina neste SSD da Transcend.
Na época que comprei o dólar estava bem mais em conta e um parente trouxe pra mim dos EUA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que o tópico reviveu, vou compartilhar a minha experiência:

Meu Retina 15" 2012 vinha originalmente com 256GB e durante mais de 1 ano eu pesquisei os modelos da OWC e da TRANSCEND para definir qual eu utilizaria para o upgrade. Já havia definido que partiria para um modelo de 1TB.

Ocorre que no meio do caminho o dólar disparou e essa aquisição ficou inviável. Já conformado, comecei a pesquisar para trocar de MacBook quando me deparei com um anúncio de peças no Mercado Livre. Um MacBook do mesmo modelo que o meu havia queimado a placa-mãe e o dono estava vendendo as peças sobressalentes. Fui na descrição e vi que o modelo dele tinha o SSD de 768GB de fábrica... fiz uma oferta e consegui pegar por R$ 1000,00 (bem abaixo dos mais de 2500,00 que cobram pelo OWC ou TRANSCEND de 1TB).

Fiz a substituição e tive a vantagem de ser uma peça original, já reconhecida pelo sistema operacional como APPLE_SSD e com TRIM ativado por padrão pelo sistema.

Estou a 3 anos utilizando esse SSD de 768GB e tem me atendido bem, não tive a necessidade de trocar de MacBook, portanto foi um investimento que valeu a pena, levando em consideração que utilizo meu equipamento profissionalmente. Um MacBook Pro Retina 15" 2012 (8 anos de estrada) que ainda me atende muito bem e acredito que ainda irá atender pro mais alguns anos (a bateria original ainda está com 70% de saúde).

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Galera, me ajudem.

Meu Mac Pro é mid-2012, mas a memória RAM de 4 GB e o HD não me servem mais. To pensando, em pleno 2020, fazer o upgrade dele pra 8 de RAM e SSD. Vai sair uns 900,00/1000,00 reais. Acham que vale a pena? Ou compro um novo? Vi a notícia essa semana que logo ele se tornará obsoleto. Apesar disso acho um computador mt bom... Mas tenho medo de investir atoa.

Quem já fez o upgrade, oq ta achando?

https://www.tudocelular.com/apple/noticias/n157518/macbook-pro-retina-obsoleto.html

Valeu!

Editado por Thalyta Soares
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Thalyta Soares disse:

Galera, me ajudem.

Meu Mac Pro é mid-2012, mas a memória RAM de 4 GB e o HD não me servem mais. To pensando, em pleno 2020, fazer o upgrade dele pra 8 de RAM e SSD. Vai sair uns 900,00/1000,00 reais. Acham que vale a pena? Ou compro um novo? Vi a notícia essa semana que logo ele se tornará obsoleto. Apesar disso acho um computador mt bom... Mas tenho medo de investir atoa.

Quem já fez o upgrade, oq ta achando?

https://www.tudocelular.com/apple/noticias/n157518/macbook-pro-retina-obsoleto.html

Valeu!

Faço o upgrade de uma máquina dessas pelo menos uma vez por semana. Vale sim a pena, é um bom computador e com uma boa limpeza, upgrade de memória RAM e SSD ele vira um monstrinho.

Se quiser dê uma olhada no meu instagram (@betoapplemga), no destaque "Linha Mac" postei já alguns resultados de upgrades nesse modelo.

O fato dele deixar de receber suporte de software não necessariamente tornará ele obsoleto. O último software disponível pra ele ainda será bem "atual" por muito tempo. Eu mesmo não uso o Catalina, prefiro o Mojave, e se pudesse teria ficado no High Sierra.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...