Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro - Ficando sem memória...


Luiz Roberto

Posts Recomendados

Fala pessoal, 

 

Ultimamente ando tendo um problema muito chato com meu macbook pro retina...

As vezes o macbook congela algum aplicativo que eu esteja utilizando, como por exemplo o Chrome e uma janela popup aparece informando que estou com pouca memória livre e precisa fechar algum aplicativo para reduzir o consumo...

 

O mais chato é que normalmente quando isso acontece não estou com quase nada aberto, estou normalmente com o Chrome (umas 4 abas), com uns 3 terminais rodando SSH em servidores de fora, skype e o app de email do proprio mac sincronizado com meu gmail....de resto nada excepcional...

 

Alguém tem idéia do que pode ser esse bug chato??? O chato que quando isso acontece preciso reiniciar a máquina porque por mais que eu mande fechar alguns aplicativos, ele continua a aparecer...

 

Andei olhando no consumo e não encontrei nada consumindo muito, apenas o kernel que consome por volta de 1.6GB...

Estou rodando com o El Capitan, meu macbook é o de 15" deste ano, i7  16GB RAM...

 

Já fiz o procedimento de limpar o PRAM do Mac, mesmo assim ta nessa frescura...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Luiz aparentemente parece ser um pequeno bug do OSX, depois procure por um app chamado memory clean, você encontra na própria AppStore, caso não resolva te oriento a fazer o teste de hardware na qual será possível identificar se seu MacBook possui algum problema físico mesmo.

Desligue o Mac, ligue novamente segurando a tecla comand+D é um teste rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal

 

No monitor de atividade eu não vejo um processo somente ferrando com tudo, vejo que o chrome como sempre usando bastante, mas nada que coma todos os 16G do sistema mesmo contando com o espaço que o sistema usa... realmente é muito bizarro...

 

Vou fazer o teste de hardware e posto depois os resultados, quando ele der o bug novamente vou postar um print do meu monitor de atividade também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal

 

No monitor de atividade eu não vejo um processo somente ferrando com tudo, vejo que o chrome como sempre usando bastante, mas nada que coma todos os 16G do sistema mesmo contando com o espaço que o sistema usa... realmente é muito bizarro...

 

Vou fazer o teste de hardware e posto depois os resultados, quando ele der o bug novamente vou postar um print do meu monitor de atividade também...

 

Isso que ia falar, posta o print da parte da memória do seu monitor de atividade. Como fica a pressão da memória? 

 

Não sei se ajudaria, mas além de resetar a PRAM o ideal seria fazer o mesmo com a SMC, sempre quando faço um já faço outro. Já vi milagres acontecerem só de resetar os dois rs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o yoshi disse é verdade, mas tenta atualizar o chrome pq ele gasta MUITA memória... tanta que as ventoinhas ficam no máximo. Atualiza pq eles (Google) receberam tantas reclamações q diminuiram a mem usada.

Ah, aqui rodando no mavericks ainda pq 10.10 e 10.11 gastam mais memória ainda! rs 

Editado por glecyo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O OS X faz uso de um recurso de cache de memória. O que esse recurso faz é basicamente manter alocada a memória logo após o encerramento de algum aplicativo, mas essa memória é sinalizada como inativa e pronta para ser liberada assim que o SO precisar de mais memória.

 

Se notar meu print abaixo, o Memory Clean mostra que tenho 11gb livres. Mas isso acontece porque ele já considera os quase 4gb de file cache como livres.

 

kE989.png

 

No seu caso parece estar havendo uma dificuldade do OS X em limpar essa memória. Isso pode acontecer por dois motivos.

 

1. Problema no SO

2. Problema de hardware

 

Recomendo que faça o Hardware Test completo (vai demorar pacas), caso não aponte nenhum problema, tente uma instalação limpa.

Editado por Adalberto Taylor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara seguinte seu problema é o mesmo do meu. O problema é o Safari. No meu iMac ao abrir o Safari ele começa a drenar toda a RAM e olha que tenho 32GB.

Solução por hora até não conseguir resolver foi usar o Mozilla ou o Chrome.

Hoje vou tentar formatar o iMac pois tenho mais dois MacBooks e outro iMac e isso só acontece com o que justamente uso para trabalhar.

Faça o teste, abra o Safari veja se o Mac começa a travar e espere até aparecer a mensagem de falta de memória. Certeza que o seu problema é o mesmo que o meu.

Editado por Leandro.Santos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz algum tempo que abandonei o Safari. Tá lento e volta e meia acontece uns bugs.

Nesse drama com o Safari, acabei voltando a testar o Chrome e pra minha surpresa, está ótimo. E ainda matei o problema da sincronização com um Chromebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste basico de hardware no mac e ele não reportou nenhum problema, assim que acontecer novamente vou limpar a SMC e bater um print da tela do activity monitor e postar aqui pra gente ver se tem como a gente matar esse problema...

 

O Chrome está na última versão sim.

 

O maior problema é que quando essa telinha que informa que está ficando sem memória aparece, não importa as coisas que eu feche, posso fechar o chrome o skype etc, se eu reabrir tudo novamente essa tela volta a aparecer...ou se eu opto por fechar outros programas que não estou usando no momento (mas eu não queria necessariamente fecha-los), tipo o Skype ou o Spotify, essa tela volta a aparecer...

 

Poxa...16GB de memória e ele reclamar de memória por causa de 4 abas no chrome, skype e spotify é complicado tomara que a apple resolva isso logo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste basico de hardware no mac e ele não reportou nenhum problema, assim que acontecer novamente vou limpar a SMC e bater um print da tela do activity monitor e postar aqui pra gente ver se tem como a gente matar esse problema...

 

O Chrome está na última versão sim.

 

O maior problema é que quando essa telinha que informa que está ficando sem memória aparece, não importa as coisas que eu feche, posso fechar o chrome o skype etc, se eu reabrir tudo novamente essa tela volta a aparecer...ou se eu opto por fechar outros programas que não estou usando no momento (mas eu não queria necessariamente fecha-los), tipo o Skype ou o Spotify, essa tela volta a aparecer...

 

Poxa...16GB de memória e ele reclamar de memória por causa de 4 abas no chrome, skype e spotify é complicado tomara que a apple resolva isso logo...

Rode o teste completo. Esse teste básico é bastante superficial e só pega problemas quando já estão em estágios avançados.

 

Não creio que seja algo que a Apple deva resolver, já que outros, com Mac que têm menos memória que você, não reportaram problemas. Como disse anteriormente, creio que seja problema de configuração do seu Mac e/ou seu hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como posso realizar o teste full?

 

O que eu rodei é o único que tinha disponivel, levou 2 minutos..

Eu iniciei o Mac e segurei a tecla D, depois disso eu escolhi o idioma e ele ja rodou um teste de 2 minutos e disse que nenhum problema foi encontrado

 

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como posso realizar o teste full?

 

O que eu rodei é o único que tinha disponivel, levou 2 minutos..

Eu iniciei o Mac e segurei a tecla D, depois disso eu escolhi o idioma e ele ja rodou um teste de 2 minutos e disse que nenhum problema foi encontrado

 

 

Abs

Veja o tópico abaixo.

 

https://support.apple.com/pt-br/HT201257

 

Será exibido o console do AHT. Você pode escolher que tipos de teste deseja executar:
Para executar todos os testes básicos, clique no botão Teste ou pressione a tecla Return ou "T".
Para executar um teste de diagnóstico mais completo, marque a caixa de seleção "Executar teste estendido" embaixo do botão Teste antes de clicá-lo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal

 

Até agora o MAC ainda não mostrou a mensagem mais desde o dia que postei mensagem aqui, mas por curiosidade fui ver no activity monitor o consumo.

Achei muito alto, estou com o chrome em 5 abas, spotify e skype...

 

Deem uma olhada na imagem

http://i.imgur.com/l8qJFei.png

 

De acordo com a imagem eu estou consumindo 11G da memória do meu mac e ainda ta rolando swap...me faz imaginar quem tem o mac de 8GB...deve estar impossível de usar...

Alguma ideia?

 

l8qJFei.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, olhando pro seu monitor de atividades, consegui notar que tu tem extensão pra caraca no Chrome.
 
Cada um desses "Google Chrome Helper" é um processo ligado a extensões / plugins. Tenta remover / desativar aquelas que não forem essenciais.
 
Pelo monitor não dá pra notar nada de estranho. Meu Mac sempre ficou nessa casa de 1.5gb no kernel_task, mesmo recém formatado era isso. Agora fui ver, para fins de comparação, e não tá mais lá, o processo simplesmente sumiu. Será que no El Cap ele foi removido / substituído? Noobagem minha, estava exibindo apenas "Meus processos", mudei pra todos os processos e meu kernel_task está consumindo 1.15gb nesse exato momento.

Editado por Adalberto Taylor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal

 

Até agora o MAC ainda não mostrou a mensagem mais desde o dia que postei mensagem aqui, mas por curiosidade fui ver no activity monitor o consumo.

Achei muito alto, estou com o chrome em 5 abas, spotify e skype...

 

Deem uma olhada na imagem

http://i.imgur.com/l8qJFei.png

 

De acordo com a imagem eu estou consumindo 11G da memória do meu mac e ainda ta rolando swap...me faz imaginar quem tem o mac de 8GB...deve estar impossível de usar...

Alguma ideia?

 

 

 

E se eu te disser que até um tempo atrás trabalhava "pesado" só com 4gb? rs. 

 

O seu Chrome realmente está arrebentando com sua máquina. Uma dica, desinstale ele e faça uma instalação "limpa" do Chrome do canal beta, ele tem várias melhorias para o OS X que acredito que não chegaram pro canal estável ainda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que porcaria esse Chrome, cada dia que passa fica mais infernal de usar..

 

Desativei algumas extensões que eu uso apenas de vez em quando, mantive no máximo umas 5 ativas aqui que uso com maior frequência...

Vou acompanhar e qualquer coisa aviso vcs se teve melhora..

 

Vou também baixar a versão no canal beta pra ver se consigo algum ganho a mais

 

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...