Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[HELP] Upgrade Macbook Pro : Algumas Dúvidas


R_Lira

Posts Recomendados

Gente preciso de ajuda na troca de um HD por um SSD, e desde já, me desculpem por qualquer pergunta idiota. São duvidas que eu não consegui sanar nas pesquisas que eu fiz sobre o assunto.


 


O SSD eu já comprei, depois de muito pesquisar e ver a opinião de varias pessoas aqui no fórum eu optei por um dá linha 840 EVO da Samsung. Como instalar o  mesmo, não vi nenhuma dificuldade, assisti vários videos no youtube e vi que é um procedimento simples. Parece tão simples como trocar memória e isso eu já fiz algumas vezes, sem nenhuma dificuldade.


 


Os procedimentos posteriores, no caso a instalação do sistema operacional, são os que estão me deixando com dúvidas:


 


1 - Sou dá geração leite com pêra, então NUNCA instalei um sistema operacional. Vi, aqui no fórum, um tutorial de como fazer uma instalação limpa. Seria essa a utilizada num SSD novo? Simples assim? Vi também pessoas que fazem uso da restauração do backup. Posso simplesmente restaurar um backup da time capsule no SDD novo? Ou duplica o HD com uso de programas? Bem confesso que achei tudo um pouco complicado e não sei qual a melhor, e mais simples, forma de instalar o sistema no SSD novo. Gostaria que alguém me elucidasse nesse caminho.


 


2 - Quanto a validação desse sistema, as futuras atualizações dar-se-ão como ocorre atualmente? Sem maiores problemas, simplesmente clicar no botão atualizar e pronto? Ou precisa de alguma coisa por não estar usando o hd padrão da maquina.


 


3 - Nas minhas pesquisas, conheci um tal de TRIM (wtf?) até entendi pra que serve e como funciona, mas vi formas bem divergentes de como usa-lo e que também uma atualização do sistema tornou-o nativo. Então o que preciso fazer? Nada, já que atualmente uso a ultima atualização do sistema e pretendo instalar a mesma? Ou, ainda assim, faz-se necessário a habilitação/validação desse tal de TRIM?


 


É isso!!


 


Espero que alguém possa me ajudar, peloamordedeus. Talvez algumas dessas questões sejam obvias demais mas é que eu nunca fiz tal procedimento. :unsure: E, desde já, eu agradeço por qualquer ajuda.


 


Muito Obrigada!!!


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Pode fazer instalação limpa ou restaurar de um backup do Time Capsule. No caso de troca de HDD ou SSD uma restauração me parece mais adequada, pois o objetivo é tranferir de um dispositivo para outro, não precisa de um sistema limpo. Faça a restauração utilizando um cabo de rede, fica bem mais rápido do que por rede sem fio.

 

Se tiveres como conectar o SSD em um case externo, uma alternativa é restaurar pelo Utilitário de Disco.  É bem fácil e fica mais rápido de fazer, e ainda podes testar como ficou antes de instalar fisicamente o SSD no MBP.

 

Sobre o Trim:

 

To Trim or not to Trim? Quais cuidados com o SSD?

 
FIM DO TRIM ENABLE?
 
Como ativar o TRIM corretamente?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a instalação e sobre o TRIM, creio que o Maddo já passou todas as informações necessárias. Eu, particularmente, optaria pela opção de restaurar pelo utilitário de disco.

 

Sobre as atualizações, vá sem medo, o Mac não fará distinção entre o HDD oficial ou não. Quando usávamos o TRIM Enabler, nas primeiras versões do Yosemite, era preciso reativar o Kext Signing para evitar problemas, agora com o TrimForce esse problema acabou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Pode fazer instalação limpa ou restaurar de um backup do Time Capsule. No caso de troca de HDD ou SSD uma restauração me parece mais adequada, pois o objetivo é tranferir de um dispositivo para outro, não precisa de um sistema limpo. Faça a restauração utilizando um cabo de rede, fica bem mais rápido do que por rede sem fio.

 

Se tiveres como conectar o SSD em um case externo, uma alternativa é restaurar pelo Utilitário de Disco.  É bem fácil e fica mais rápido de fazer, e ainda podes testar como ficou antes de instalar fisicamente o SSD no MBP.

 

Sobre o Trim:

 

To Trim or not to Trim? Quais cuidados com o SSD?

 
FIM DO TRIM ENABLE?
 
Como ativar o TRIM corretamente?
 
Não Maddo, não tenho case externo.  :( Nem tenho certeza se tenho cabo de rede... mas esse é mais fácil de conseguir.
 
Vou tentar pela restauração do backup mesmo. Espero que dê tudo certo. Muito obrigada pela ajuda!!!!  :D  :D  :D
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a instalação e sobre o TRIM, creio que o Maddo já passou todas as informações necessárias. Eu, particularmente, optaria pela opção de restaurar pelo utilitário de disco.

 

Sobre as atualizações, vá sem medo, o Mac não fará distinção entre o HDD oficial ou não. Quando usávamos o TRIM Enabler, nas primeiras versões do Yosemite, era preciso reativar o Kext Signing para evitar problemas, agora com o TrimForce esse problema acabou.

Por quê Adalberto? Qual a vantagem em relação as outras formas??

 

É! Tinha sido isso que eu havia lido em relação ao TRIM, que precisa ficar habilitando/desabilitando e sou o tipo de pessoa que esquece dessas coisas e faz tudo errado!!  :unsure:  :unsure:

 

Muito obrigada pela ajuda!!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por quê Adalberto? Qual a vantagem em relação as outras formas??

 

É! Tinha sido isso que eu havia lido em relação ao TRIM, que precisa ficar habilitando/desabilitando e sou o tipo de pessoa que esquece dessas coisas e faz tudo errado!!  :unsure:  :unsure:

 

Muito obrigada pela ajuda!!  :)

Ele vai duplicar tudo de um HD pro outro, o TimeMachine tem uma rotina de restauração. O TimeMachine não traz 100% dos dados, algumas validações precisam ser refeitas e tal.

 

Sobre o TRIM, o TrimForce é uma solução nativa, logo tende a não apresentar esse tipo de problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele vai duplicar tudo de um HD pro outro, o TimeMachine tem uma rotina de restauração. O TimeMachine não traz 100% dos dados, algumas validações precisam ser refeitas e tal.

 

Sobre o TRIM, o TrimForce é uma solução nativa, logo tende a não apresentar esse tipo de problema.

 

Ok!!! Muito, muito, muito obrigada Adalberto!!! =))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lira, depois nos diga como ficou.

 

Para minha surpresa deu tudo certo!!! :o   :o Fiquei cho-ca-da!!

 

Eu nunca tinha feito nada do tipo, no máximo trocado uma memória... tem tempo que eu tenho mac e simplesmente ia transferindo as coisas. Ficava ruim, trocava a ram, voltava a ficar ruim, comprava um novo. Infelizmente com essa alta do dólar ( e do euro e da libra.. :( ) tá inviável compra um mac novo no momento... tentei de todas as formas encaixar um novo no meu orçamento mas não deu mesmo, e com sorte o meu modelo é o bom e velho MBP highlander não retina que dá pra fazer alguns upgrade. Nem sei o que eu vou fazer com o imac de 2014... quando ele começar a dá problema.. 

 

Enfim, aproveitei uma viagem e vi que, apesar da apple recomendar apenas 8GB de ram, o macbook pro de 2012 vai até 16GB então comprei um par de 8GB e um ssd. A troca foi super tranquila, simples demais.. soubesse que era tão simples tinha feito antes.

Resolvi fazer uma instalação limpa mesmo. Como ia so trocando de macbook, foi acumulando muita coisa da qual eu não faço mais uso, ou o faço muito raramente. Então resolvi começar do zero. Fotos, dropbox e apple Music, foram uma mão na roda nessa decisão. E agora, arisco dizer que o meu macbook com mais de 3 anos de uso tá como novo. Rodando tão bem quanto, se não melhor, que o meu imac de 2014 que é um i7 com de 16gb de ram e fusion drive. 

 

Gostaria de agradecer a  você que é moderador do forum, apesar de ter feito meu cadastro apenas para sanar essas duvidas, frequento aqui tem um bom tempo. Vocês tão sempre ajudando as pessoas por aqui... todas as vezes que eu tive um problema consegui resolve-lo apenas buscando informações aqui no forum. Então muito obrigado pelo compartilhamento da sabedoria e aprendizado no mundo Mac. :)  :)  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Só agora vi que deste um retorno. Que bom que deu tudo certo, fazendo com calma a chance de erro é bem pequena. Agora tens um MBP que vai se manter atual por um bom tempo (desde que o uso que faz dele não mude drasticamente).

 

Fazer instalação limpa tem esse lado bom, nos força a fazer faxina nos arquivos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...