Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Thunderbolt ou USB 3.0 com HD?


Posts Recomendados

Pessoal,
 
Preciso da opinião de vocês.
Estou querendo comprar um armazenamento em Thunderbolt com Disco rígido.
Contudo, tenho uma grande dúvida:

No Tb a velocidade é de até 10gbs e no USB 3.0 até 5gbs.
Mas comprando com Disco rígido o thunderbolt ultrapassa a velocidade de 5gbps da USB 3.0?
A diferença de preço entre as interfaces é enorme e, assim, se não ultrapassar não vale a pena gastar na thunderbolt.
O que vocês me dizem: ultrapassa essa velocidade com HD ou não?
Vale assim a pena o thunderbolt para usar com disco rígido?
Abs.
Carlos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, não posso te dizer se há uma limitação por conta de ser um disco rígido, nem posso te falar da thunderbolt especificamente, mas posso te dizer que a USB 3.0 é muito veloz por conta própria. Meu MacBook só possui 2.0, mas os computadores da minha faculdade possuem 3.0 e eu rodo um "live drive" do OS X (disco neles com meus arquivos, programas e configurações, e a coisa voa. Não vejo o Thunderbolt sendo absurdamente mais rápido que isso para justificar uma diferença de preço normalmente tão grande. O USB pela primeira vez funciona muito bem para uso profissional!

 

Mas é bom você fazer uma relação com seu uso. Eu, por exemplo, trabalho com arquivos de, no máximo, 8 GB. E isso é bem máximo, o normal é metade disso. Nesse meu caso, mesmo que usasse o USB 3 em 5 GB/s, meu arquivo chegaria ao mesmo tempo que os 10 GB/s que o thunderbolt promete. Você precisaria criar ou copiar arquivos enormes para este drive? As vezes mesmo que a diferença seja o dobro (como estes 10 GB/s e 5 GB/s que você mencionou), não será algo que você vai sentir no uso profissional do dia-a-dia.

 

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não lido com arquivos tão grandes. Mas gostaria de saber. Pois como vou gastar para comprar, só comprarei o thunderbolt se for mais rápido.

Eu estou achando que trabalhando com hd e não ssd o thunderbolt com hd não passa dos 5gbs.

Gostaria de aclarar isso.

Pois se não passar, é inócuo gastar pela diferença de interface.

Mas sua opinião ajudou.

Vamos ver se alguém nos tira essa dúvida.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém mais dá um pitaco?

 

Mas você disse que não está interessado em pitaco, mas em saber realmente se há uma diferença numérica. Acho que, assim como eu, talvez alguém não tenha essa informação de forma tão precisa, e neste caso valeria a pana dar olha olhada nos benchmarks internet a fora. Tipo este.

 

Espero ter ajudado!

 

(mas se o mundo real te interessar, eu continuo dizendo para ir de USB 3 mesmo)

Editado por zemahon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma galera aí no Fórum que é High-End. O Maddo Garan é um deles, o sigma... podes mandar uma MP para eles ou até fazer uma pesquisa sobre outros posts.

 

Para usuários comuns, como eu, um HDD externo USB 3.0 está mais do que bom. Mas claro, esse sou eu, o qual não necessita de nada além de pequenas transferências de dados e quando muito um filme ou uma temporada em 1080p de uma série de TV. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O USB3 já é limitado pela velocidade do HDD. A velocidade máxima possível do USB3 é 600mbps, ou seja, maior que a velocidade dos SSD SATA3. Apenas os SSD PCI-e tem velocidade superior a isso.

 

Ou seja, não vale a pena. O Thunderbolt seria interessante se você fosse criar um arranjo raid de vários discos e afins, ou seja, não compensa.

 

Eu vejo a aplicação do thunderbolt como algo interessante com hubs ou mesmo com o que acontece com o Thunderbolt Display, que concentra display, hub usb, rede, som, webcam e por aí vai. Tudo conectado por um único cabo ao mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O USB3 já é limitado pela velocidade do HDD. A velocidade máxima possível do USB3 é 600mbps, ou seja, maior que a velocidade dos SSD SATA3. Apenas os SSD PCI-e tem velocidade superior a isso.

 

Ou seja, não vale a pena. O Thunderbolt seria interessante se você fosse criar um arranjo raid de vários discos e afins, ou seja, não compensa.

 

Eu vejo a aplicação do thunderbolt como algo interessante com hubs ou mesmo com o que acontece com o Thunderbolt Display, que concentra display, hub usb, rede, som, webcam e por aí vai. Tudo conectado por um único cabo ao mac.

Adalberto, só uma correção: a velocidade máxima teórica do USB 3.0 é de 5 Gigabits por segundo (Gbps), ou 640 MegaBytes por segundo (MBps).

De resto, concordo com tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adalberto, só uma correção: a velocidade máxima teórica do USB 3.0 é de 5 Gigabits por segundo (Gbps), ou 640 MegaBytes por segundo (MBps).

De resto, concordo com tudo.

Valeu pela correção. Tenho que parar com essa mania de converter bits/bytes direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Tecnicamente o Thunderbolt é muito mais rápido, mas o que tem de ser levado em conta é o valor, uma HD 1TB USB3 está na casa dos R$300,00 (chutando alto) um Thunderbolt está na casa dos R$1.000,00 (chutando baixo) então, acredito que pelo valor, o CxB do Thunderbolt é baixíssimo! 

 

Recomendo que compre HD's Seagate! principalmente o Backup Plus For Mac (ou o normal mesmo) que além de ter um design caprichado para nós, é de excelente qualidade e preço justo! Garantia fácil! espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tive a mesma dúvida e procurei bastante pois estava de olho no MyBook Thunderbolt Duo da WD, acontece que no meu caso, como eu faço backup da biblioteca do Photos, Aperture, a biblioteca contém milhares de arquivos e pastas e isso faz a velocidade da transferência cair muito.

 

Então pela diferença de valores, optei por ficar com o UBS 3.0 mesmo.

Aliás eu tenho um Time Capsule de 3TB Gigabit ethernet e fiz o teste de transferir minha biblioteca de 250gb de fotos pelo cabo de rede. Também demora um bocado (horas), então creio que, se você transfere arquivos grandes, o thunderbolt fará diferença na performance, mas se os arquivos forem muito fragmentados, então a velocidade tende a cair bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás eu tenho um Time Capsule de 3TB Gigabit ethernet e fiz o teste de transferir minha biblioteca de 250gb de fotos pelo cabo de rede. Também demora um bocado (horas), então creio que, se você transfere arquivos grandes, o thunderbolt fará diferença na performance, mas se os arquivos forem muito fragmentados, então a velocidade tende a cair bastante.

O barramento, realmente, apresenta melhor performance quando se trabalha com arquivos grandes, todos arquivos precisam passar por uma série de rotinas de segurança, quando se trabalha com arquivos menores, mais precisa passar por essas rotinas.

 

Mas como já foi dito acima, o barramento thunderbolt vai ficar limitado pela velocidade de transferência do HDD que roda dentro da case. Alias, o próprio USB 3.0 já é, em tese, capaz de suprir velocidade suficiente para os SSDs SATA mais velozes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tive a mesma dúvida e procurei bastante pois estava de olho no MyBook Thunderbolt Duo da WD, acontece que no meu caso, como eu faço backup da biblioteca do Photos, Aperture, a biblioteca contém milhares de arquivos e pastas e isso faz a velocidade da transferência cair muito.

 

Então pela diferença de valores, optei por ficar com o UBS 3.0 mesmo.

Aliás eu tenho um Time Capsule de 3TB Gigabit ethernet e fiz o teste de transferir minha biblioteca de 250gb de fotos pelo cabo de rede. Também demora um bocado (horas), então creio que, se você transfere arquivos grandes, o thunderbolt fará diferença na performance, mas se os arquivos forem muito fragmentados, então a velocidade tende a cair bastante.

 

No caso, o Time Capsule eu interpreto como outro segmento, é uma caixinha que tem um HD dentro onde você faz seus backups e tenha acesso numa rede ou até mesmo fazer dele um NAS, algo que você não tem pressa, mas pra usar como um HD que você quer transferir rapidamente não vale a pena, eu tenho um Samsung M3 de 1TB e um TC de 2TB! uso mais o TC por não precisar ficar procurando e conectar o HD a maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...