Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Memória RAM Kingston - KTA ou KVR?


rubenssamp

Posts Recomendados

Pessoal,

 

Acabei de comprar um Macbook pro mid 2012 (i5 2.5Ghz e 4gb de ram).

Quero fazer upgrade para 16gb de ram, mas quero comprar um pente de 8gb e daqui a alguns meses comprar outro.

 

Vi no site da Kingston que a recomendação para Macbook é comprar memórias da linha KTA. Comprando diretamente da Kingston ( KTA-MB1600/8G). custa R$ 489,00.

 

Encontrei na Kabum outra memória Kingston (KVR 16LS11/8) por R$ 362,00 e achei que fica mais compatível com o meu orçamento (pagando à vista sai por R$ 308,00).

 

Essa memória da linha KVR é compatível com o Macbook pro mid 2012?

 

A frequência é a mesma da original – 1600mhz.

 

Obrigado.

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Acabei de comprar um Macbook pro mid 2012 (i5 2.5Ghz e 4gb de ram).

Quero fazer upgrade para 16gb de ram, mas quero comprar um pente de 8gb e daqui a alguns meses comprar outro.

 

Vi no site da Kingston que a recomendação para Macbook é comprar memórias da linha KTA. Comprando diretamente da Kingston ( KTA-MB1600/8G). custa R$ 489,00.

 

Encontrei na Kabum outra memória Kingston (KVR 16LS11/8) por R$ 362,00 e achei que fica mais compatível com o meu orçamento (pagando à vista sai por R$ 308,00).

 

Essa memória da linha KVR é compatível com o Macbook pro mid 2012?

 

A frequência é a mesma da original – 1600mhz.

 

Obrigado.

Salvo engano, A KVA é a homologada pela Apple; entretanto já usei a KVR sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra pergunta pra vocês (desculpem se já estiver ficando chato).

 

Eu queria fazer o upgrade pra 16gb de ram, mas inicialmente eu iria comprar 8gb e depois de algum tempo mais 8gb.

Então eu passaria algum tempo com um pente de 2gb e outro de 8gb.

 

Dizem que o ideal é ter dois pentes iguais. Eu teria alguma perda significativa de desempenho por usar um pente de 2gb e outro de 8gb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra pergunta pra vocês (desculpem se já estiver ficando chato).

 

Eu queria fazer o upgrade pra 16gb de ram, mas inicialmente eu iria comprar 8gb e depois de algum tempo mais 8gb.

Então eu passaria algum tempo com um pente de 2gb e outro de 8gb.

 

Dizem que o ideal é ter dois pentes iguais. Eu teria alguma perda significativa de desempenho por usar um pente de 2gb e outro de 8gb?

Não tem como haver perd ao aumentar a memória, ainda mais em se tratando de um up de 150%.

 

Sobre ter memórias iguais, fala-se mais sobre barramento. Um módulo de barramento inferior vai fazer com que ambos os módulos trabalhem na frequência do menor. Mas ainda assim, não tem como ter perda ao aumentar a memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra pergunta pra vocês (desculpem se já estiver ficando chato).

 

Eu queria fazer o upgrade pra 16gb de ram, mas inicialmente eu iria comprar 8gb e depois de algum tempo mais 8gb.

Então eu passaria algum tempo com um pente de 2gb e outro de 8gb.

 

Dizem que o ideal é ter dois pentes iguais. Eu teria alguma perda significativa de desempenho por usar um pente de 2gb e outro de 8gb?

Se minha memória não estiver me traindo, pelo que lembro da época em que montava máquinas, se as memórias tiverem frequências, latências ou tamanhos diferentes o sistema não utiliza o esquema de acesso em dual channel, diminuindo a performance no acesso à RAM. Sugestão: precisa mesmo de 16 GB de RAM? Se não, fique no kit de 8GB Corsair (2x4GB) que você terá performance topo no acesso à memória e guarde a diferença da grana para adicionar um SSD de qualidade no seu computador.

Aqui no RJ um kit desses sai por R$ 310,00 (valor consultado no Boa Dica). Vale pesquisar nesse site porque vários lojistas que anunciam lá tem entrega no Brasil todo.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta de todos. Acabei pegando os 16gb da Kingston. Agora tenho outro problema: ontem fui abrir a tampa do Macbook e não usei a chave adequada, resultado: 4 parafusos arrombados. Depois, com a chave adequada, consegui tirar 6 parafusos, mas os 4 que estão com o + maior não abrem. Alguém aí há passou por isso? Há como resolver em casa ou só assistência técnica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta de todos. Acabei pegando os 16gb da Kingston. Agora tenho outro problema: ontem fui abrir a tampa do Macbook e não usei a chave adequada, resultado: 4 parafusos arrombados. Depois, com a chave adequada, consegui tirar 6 parafusos, mas os 4 que estão com o + maior não abrem. Alguém aí há passou por isso? Há como resolver em casa ou só assistência técnica?

Rapaz, situação difícil. Talvez a assistência técnica não possua as ferramentas necessárias para fazer uma pequena usinagem nos parafusos. O ideal seria procurar algum profissional (bom) que fizesse fenda nos parafusos, para com esse tipo de chave remover eles. Aí sim a assistência técnica poderia ajudar na aquisição de parafusos novos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, situação difícil. Talvez a assistência técnica não possua as ferramentas necessárias para fazer uma pequena usinagem nos parafusos. O ideal seria procurar algum profissional (bom) que fizesse fenda nos parafusos, para com esse tipo de chave remover eles. Aí sim a assistência técnica poderia ajudar na aquisição de parafusos novos.

Complicado é o cara conseguir fazer uma fenda com o parafuso na sede dele, principalmente no Mac é o espaço é bem apertado.

 

 

Muito obrigado pela resposta de todos. Acabei pegando os 16gb da Kingston. Agora tenho outro problema: ontem fui abrir a tampa do Macbook e não usei a chave adequada, resultado: 4 parafusos arrombados. Depois, com a chave adequada, consegui tirar 6 parafusos, mas os 4 que estão com o + maior não abrem. Alguém aí há passou por isso? Há como resolver em casa ou só assistência técnica?

 

Posta uma foto do estrago aí, fiquei curioso. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, aí as fotos dos parafusos.

 

Parafuso semi-espanado, mas funcionando:

https://goo.gl/0fXjf2

 

Parafuso espanado, esse e mais 3 não saem de forma alguma.

https://goo.gl/wHfKSZ

 

No fim de semana vou tentar com uma chave de fenda menor, para ver se encaixa.

Dos 10 parafusos, consegui remover 6, os outros não saem. Se não conseguir resolver, levo na assistência técnica.

Após isso pretendo repor os parafusos. Encontrei no Mercado Livre um kit com os 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, aí as fotos dos parafusos.

 

Parafuso semi-espanado, mas funcionando:

https://goo.gl/0fXjf2

 

Parafuso espanado, esse e mais 3 não saem de forma alguma.

https://goo.gl/wHfKSZ

 

No fim de semana vou tentar com uma chave de fenda menor, para ver se encaixa.

Dos 10 parafusos, consegui remover 6, os outros não saem. Se não conseguir resolver, levo na assistência técnica.

Após isso pretendo repor os parafusos. Encontrei no Mercado Livre um kit com os 10.

Está dando 403 nos links das imagens.

 

Substituir é o menor problema, duro vai ser tirar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não recomendo colocar 2 memorias de 8 GB seja de qual marca for, sou certificado e sei oque estou falando.

No caso das memorias kingstone somente as KTA são recomendas por que sao feitas pra ser usadas em produtos apple, já a KVR para outras marcas e nao apple, vejo constantemente memorias KVR apresentarem algum problema de funcionamento na placa logica por serem inadequada para ser usadas em macs.

Macbooks de 2009 a mid 2012 só suportam até 8GB sendo duas de 4GB, superior a isso ela causa danos a placa logica irreversíveis e este investimento vai lhe sair caro por que vai ter que gastar com uma placa logica nova .

Sei do que falo por já trabalhar com apple há algum tempo e ser certificado .

 

O risco é por sua conta.

 

Lembrando que problemas na placa logica só aparecem a longo prazo vc usando memoria KVR ou memorias de 8GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não recomendo colocar 2 memorias de 8 GB seja de qual marca for, sou certificado e sei oque estou falando.

No caso das memorias kingstone somente as KTA são recomendas por que sao feitas pra ser usadas em produtos apple, já a KVR para outras marcas e nao apple, vejo constantemente memorias KVR apresentarem algum problema de funcionamento na placa logica por serem inadequada para ser usadas em macs.

Macbooks de 2009 a mid 2012 só suportam até 8GB sendo duas de 4GB, superior a isso ela causa danos a placa logica irreversíveis e este investimento vai lhe sair caro por que vai ter que gastar com uma placa logica nova .

Sei do que falo por já trabalhar com apple há algum tempo e ser certificado .

 

O risco é por sua conta.

 

Lembrando que problemas na placa logica só aparecem a longo prazo vc usando memoria KVR ou memorias de 8GB

What?!

 

Pelo que sei a única diferença entre KTA e KVR é que as KTA são certificadas pela Apple. As especificações podem ser as mesmas, a diferença básica é que a KTA foi enviada para a Apple certificar.

 

Quanto ao suporte de memória. Nas máquinas equipadas com processadores da série Intel Core Ix, o controlador de memória fica no processador e não na placa lógica (placa mãe em PCs), ou seja, quem gerencia a memória (capacidade, barramento e afins) é o processador e não a placa lógica do Mac. Em Macs mais antigos, core 2 duo e afins, pode até ser que esse comentário faça algum sentido. O suporte máximo de memória que a Apple estipula, nada mais é, que a capacidade que a Apple decidiu disponibilizar para a venda.

 

Não sei qual é a sua certificação, mas creio que deva ser algo relacionado à Apple, especificamente. Nesse caso, é bastante provável que tenha recebido treinamento para realizar apenas o que a Apple diz.

 

Nada pessoal, mas li muito sobre essa questão de controlador de memórias e afins. Trabalho com TI há mais de 10 anos e recentemente, ao precisar fazer uns upgrades em máquinas com Core Ix acabei por descobrir essa questão do controlador de memória. Os únicos cuidados a se tomar é com relação à compatibilidade de voltagem, barramento e até mesmo capacidade suportadas pela controladora de RAM, seja ela na placa ou no processador.

 

Só pra constar, tenho um mbp mid 2012 com 16gb de RAM há mais de um ano, e desde então o bicho só faz voar. Um colega, tem um mid 2011 que comprou 0km em 2011 e já socou 16GB nele, desde então funciona perfeitamente.

 

Ps; Existem, inclusive, relatos de pessoas que foram atendidas pela garantia da Apple após upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não recomendo colocar 2 memorias de 8 GB seja de qual marca for, sou certificado e sei oque estou falando.

No caso das memorias kingstone somente as KTA são recomendas por que sao feitas pra ser usadas em produtos apple, já a KVR para outras marcas e nao apple, vejo constantemente memorias KVR apresentarem algum problema de funcionamento na placa logica por serem inadequada para ser usadas em macs.

Macbooks de 2009 a mid 2012 só suportam até 8GB sendo duas de 4GB, superior a isso ela causa danos a placa logica irreversíveis e este investimento vai lhe sair caro por que vai ter que gastar com uma placa logica nova .

Sei do que falo por já trabalhar com apple há algum tempo e ser certificado .

 

O risco é por sua conta.

 

Lembrando que problemas na placa logica só aparecem a longo prazo vc usando memoria KVR ou memorias de 8GB

Com todo o respeito à sua certificação JailsonExpert, acho que você está usando de uma falácia para validar seu argumento.

 

O mercado de PCs (e sim, Macs são PCs) é regido por padrões e estes foram criados para facilitar a operação de componentes diferentes, oriundos de fabricantes diferentes, desde que respeitem os padrões. Se as especificações são iguais, isso quer dizer que são perfeitamente compatíveis. Observe que não estou levantando a questão da qualidade dos componentes. Há de se entender que nos manuais dos produtos onde o upgrade de memória é permitido, existe descrito o modo do usuário proceder e lá não é especificado nenhum fabricante, mas há a observação de que se deve seguir as especificações de memória para o modelo.

 

Só para constar, o controlador de memória está embarcado nos processadores dessas máquinas então quem especifica as memórias é a Intel e não a Apple. A Apple como integradora (OEM) monta os componentes e testa as possibilidades de upgrade, porém nem mesmo ela tem a capacidade de testar todos os fabricantes e tamanhos de módulos de memória, então ela se foca em um fabricante e em alguns modelos desse fabricante. Nada impede que isso seja trocado pelo usuário, desde que respeitando as especificações originais do projeto do processador da máquina.

 

Se o fabricante do processador afirma que o controlador de memória aceita mais do que a memória declarada pela Apple (lembrando que esta declara a memória máxima testada por ela apenas) não há nenhum impedimento técnico para usar o máximo de memória desse sistema, a não ser pela quantidade de slots de memória. E mesmo no caso onde os controladores de memória eram externos, pelo que sei a Apple não fabricava esse tipo de componente, usando os de mercado e geralmente os da própria Intel, onde estes ditavam as regras quanto às memórias usadas nos computadores dela. Então a sua afirmação não faz sentido do ponto de vista técnico.

 

A única observação quanto à qualidade (agora sim, tocando nesse assunto) que poderia explicar a diferença entre as KTA e as KVR seria a Apple exigir que a montagem das KTA seja feita com componentes AAA, quando a linha KVR pode ser de componentes A, B, C, D, E..., porém com especificações iguais, portanto compatíveis, porém com garantias de vida útil e estimativa de falhas diferentes.

 

Agora vou falar de uma experiência pessoal: não vi, até agora, memórias danificarem placas lógicas (ou mãe, como desejar chamar) desde que usadas nas especificações corretas. Só imagino um cenário desses em caso de curto elétrico, através de componentes e soldas de baixa qualidade por exemplo, onde com o calor pode haver uma falha, mas esse cenário nada tem haver com as especificações das memórias mas com a baixa qualidade de componentes e montagem.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

fiquei sumido aqui por uns dias... rs

 

Então, consegui remover os parafusos espanados. Fui em uma loja que conserta relógios e óculos, aí o rapaz conseguiu remover os 4 parafusos em 30 segundos. Tudo funcionando por aqui.

 

Obrigado pela ajuda de todos. Foi muito importante.

 

Em breve devo adquirir um SSD e vou mais uma vez perguntar muito para vocês aqui.

 

Mais uma vez, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

fiquei sumido aqui por uns dias... rs

 

Então, consegui remover os parafusos espanados. Fui em uma loja que conserta relógios e óculos, aí o rapaz conseguiu remover os 4 parafusos em 30 segundos. Tudo funcionando por aqui.

 

Obrigado pela ajuda de todos. Foi muito importante.

 

Em breve devo adquirir um SSD e vou mais uma vez perguntar muito para vocês aqui.

 

Mais uma vez, muito obrigado!

Aproveita e troca os parafusos por novos. Só por precaução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...