Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Perda de desempenho SSD


TiagoBastos

Posts Recomendados

Olá, pessoal!

 

Desde já peço desculpas se eu possa vir a errar algo, pois este é meu primeiro tópico que estou criando aqui no fórum. Bom, eu possuo um MacBook Pro e instalei SSD Kingston nele o que me fez ganhar bastante desempenho (215.8 MB/s de escrita e 473.2 MB/s de leitura), mas eu formatei ele recentemente através do Command+R e perdi desempenho do meu SSD para 144.8 MB/s de escrita e 359.7 MB/s de leitura. Não sei o motivo disto e gostaria de saber o que podem me orientar. Em minhas pesquisas, vi um post da MacMagazine falando da tecnologia TRIM e, devido a Apple ter liberado suporte para esta através de um comando no terminal, ativei este suporte para ver se obteria algum progresso, mas nada. Poderiam me ajudar, por favor? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 16
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Acredito que pelo fato de você ter habilitado o TRIM só agora há bastante lixo a ser limpado ainda, vai usando até ele "varrer" tudo que precisa naturalmente. O trim realmente está habilitado? Confere certinho no Informações do sistema só pra ter certeza. 

 

Será que há tanto lixo assim? Eu só sentirei a diferença de desempenho quando todo lixo tiver sido removido? Porque já esta há alguns dias e não senti diferença alguma ainda o que me faz começar a duvidar do TRIM. Segue anexo a esta resposta a print do relatório do meu sistema amostrando o TRIM habilitado.

post-88854-0-92955000-1437076469_thumb.p

Editado por TiagoBastos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem certeza que a queda de performance foi devido à formatação ou somente percebeu depois do processo? São coisas distintas e dependendo do que você responder podemos traçar algumas linhas de raciocínio com pontos de checagem de problemas.

Observe também que o seu SSD é conhecido no mercado por ser problemático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Eu tinha um macbook pro e coloquei exatamente o mesmo SSD nele e um belo dia fiz a formatação e aconteceu o mesmo, depois de muito pesquisar um amigo me falou para fazer um procedimento, reiniciar o mac e quando escutar o som dele pressionar e segurar as teclas OPTION + R e COMMAD + P , com essas quatro teclas pressionadas vc vai escutar ele reiniciar novamente, segure essas teclas até escutar 3 vezes o som de reiniciar e depois solte, na época comigo deu certo e voltou a ficar como era.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Eu tinha um macbook pro e coloquei exatamente o mesmo SSD nele e um belo dia fiz a formatação e aconteceu o mesmo, depois de muito pesquisar um amigo me falou para fazer um procedimento, reiniciar o mac e quando escutar o som dele pressionar e segurar as teclas OPTION + R e COMMAD + P , com essas quatro teclas pressionadas vc vai escutar ele reiniciar novamente, segure essas teclas até escutar 3 vezes o som de reiniciar e depois solte, na época comigo deu certo e voltou a ficar como era.

O procedimento que você descreveu é o reset da NVRAM e nada tem haver com a performance do SSD. Há um artigo da Apple que trata dessa memória aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que há tanto lixo assim? Eu só sentirei a diferença de desempenho quando todo lixo tiver sido removido? Porque já esta há alguns dias e não senti diferença alguma ainda o que me faz começar a duvidar do TRIM. Segue anexo a esta resposta a print do relatório do meu sistema amostrando o TRIM habilitado.

 

Dá uma lida sobre o TRIM, ele serve justamente pra não deixar lixo quando um arquivo é apagado, como você usou ele com o TRIM desabilitado durante um tempo pode ter bastante coisa ainda. Aí vai depender do seu uso e do quanto tinha. 

 

Uma coisa que você pode tentar (não sei se funciona, mas na teoria faz sentido) é ir no utilitário de disco, selecionar ele e clicar o botão "Apagar espaço livre", isso deve limpar o lixo de uma vez, faz o teste e diz aí pra gente se funcionou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TiagoBastos tenho um Ssd Corsair F240 GB SSD SS e depois de um bom tempo deixei ele lotado ao ponto de recebe o alerta do mac de SSD cheio apaguei arquivos filmes e mesmo assim o SSD continuou meio lento então resolvi efetua uma instalação limpa e tudo volto ao normal. lembre-se TRIM sempre deve ta ativado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem certeza que a queda de performance foi devido à formatação ou somente percebeu depois do processo? São coisas distintas e dependendo do que você responder podemos traçar algumas linhas de raciocínio com pontos de checagem de problemas.

Observe também que o seu SSD é conhecido no mercado por ser problemático.

 

Após a formatação a SSD começou a apresentar este problema. É da Kingston v300 SSD Now.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma lida sobre o TRIM, ele serve justamente pra não deixar lixo quando um arquivo é apagado, como você usou ele com o TRIM desabilitado durante um tempo pode ter bastante coisa ainda. Aí vai depender do seu uso e do quanto tinha. 

 

Uma coisa que você pode tentar (não sei se funciona, mas na teoria faz sentido) é ir no utilitário de disco, selecionar ele e clicar o botão "Apagar espaço livre", isso deve limpar o lixo de uma vez, faz o teste e diz aí pra gente se funcionou. 

 

Então, fiz esse procedimento e parece não ter ocorrido nenhuma melhora, pelo menos até agora. Aparece um erro que não sei se influencia muito (foto em anexo)

TiagoBastos tenho um Ssd Corsair F240 GB SSD SS e depois de um bom tempo deixei ele lotado ao ponto de recebe o alerta do mac de SSD cheio apaguei arquivos filmes e mesmo assim o SSD continuou meio lento então resolvi efetua uma instalação limpa e tudo volto ao normal. lembre-se TRIM sempre deve ta ativado

 

 

Como seria essa "instalação limpa" que você fez? COMMAND+R?

post-88854-0-54482600-1437627173_thumb.p

Editado por TiagoBastos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, fiz esse procedimento e parece não ter ocorrido nenhuma melhora, pelo menos até agora. Aparece um erro que não sei se influencia muito (foto em anexo)

 

 

Como seria essa "instalação limpa" que você fez? COMMAND+R?

 

 

Ele não melhorou porque não foi feito mesmo rs, tenta ver se o botão fica habilitado clicando no nome do HD ao invés do nome da partição. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele não melhorou porque não foi feito mesmo rs, tenta ver se o botão fica habilitado clicando no nome do HD ao invés do nome da partição. 

 

Então, eu faço selecionando o nome do HD e só assim que aparece o botão. Eu fiz o procedimento que me sugeriu, mas, como eu disse anteriormente, deu esse erro no final do processo. Eu não sei se esse erro atrapalha no processo, mas que fiz o processo fiz.

 

@UPDATE

 

Estou realizando o mesmo procedimento novamente no modo mais seguro que escreve 7 vezes nos espaços inutilizados para ver se resolve. Vai demorar mais porque o outro procedimento foi no modo mais rápido.

Editado por TiagoBastos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu faço selecionando o nome do HD e só assim que aparece o botão. Eu fiz o procedimento que me sugeriu, mas, como eu disse anteriormente, deu esse erro no final do processo. Eu não sei se esse erro atrapalha no processo, mas que fiz o processo fiz.

 

@UPDATE

 

Estou realizando o mesmo procedimento novamente no modo mais seguro que escreve 7 vezes nos espaços inutilizados para ver se resolve. Vai demorar mais porque o outro procedimento foi no modo mais rápido.

Rapaz, esse procedimento não é recomendado em SSDs e não resolve o seu problema porque a ferramenta de formatação grava dados "zero" no disco (ou SSD) e o estado de "limpo" de um SSD original é com dados "um" gravados nele todo. Dá uma lida nesse tópico aqui, principalmente na página 2 para entender esse conceito. Na verdade, essa formatação segura no SSD só diminui a vida útil dele uma vez que com o TRIM ativado não é necessário fazer essa formatação "segura" porque os dados são realmente apagados das células de memória logo quando o usuário executa essa ação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, esse procedimento não é recomendado em SSDs e não resolve o seu problema porque a ferramenta de formatação grava dados "zero" no disco (ou SSD) e o estado de "limpo" de um SSD original é com dados "um" gravados nele todo. Dá uma lida nesse tópico aqui, principalmente na página 2 para entender esse conceito. Na verdade, essa formatação segura no SSD só diminui a vida útil dele uma vez que com o TRIM ativado não é necessário fazer essa formatação "segura" porque os dados são realmente apagados das células de memória logo quando o usuário executa essa ação.

 

Como então posso resolver o meu problema de perda de desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Como então posso resolver o meu problema de perda de desempenho?

Já considerou que o seu problema de desempenho pode ser um problema no hardware? Sugiro procurar um técnico de confiança que poderá avaliar melhor o caso e apresentar soluções possíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...