Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como criar um Fusion Drive? Vale a pena?


iDesign

Posts Recomendados

Olá amigos!

 

Comprei ontem um Caddy para colocar um segundo HDD no MacBook Pro 13". Nele eu já utilizava um SSD de 240Gb, agora coloquei também um HDD de 500Gb no lugar do SuperDrive. Penso que talvez seja interessante criar um Fusion Drive. 

 

Alguém sabe dizer se é fácil?

 

Vou usar também o Windows no MacBook Pro, isso é possível com o Fusion Drive?

 

Compensa Criar um Fusion Drive ou é melhor usar os discos separados mesmo?

 

 

 

Valeu pessoal!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que vale a pena sim utilizar o Fusion Drive.

É possível sim utilizar o Windows também.

 

Segue artigo que esclarece algumas dúvidas:

https://support.apple.com/en-us/HT202574

Fala Rafael, blz?

Obrigado pelo artigo, mas você sabe como posso criar um? Li alguns artigos que encontrei pelo Google mas achei muito complicado e em um deles diz que o HD não pode ser menor do que 1TB e o meu é de 500Gb. Será que funciona assim mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funciona sim.

 

Segue um passo-a-passo, o meu retina infelizmente não me permite a configuração que com certeza eu utilizaria.

 

1- Mac onde possam instalar um SSD e um HDD ao mesmo tempo iMac (>=2009), MacBook (Late 2008 Aluminum, Early 2009 ou mais novo), MacBook Pro (>=Late 2008), Mac mini (Early / Late 2009, Mid 2010 Server, >=Mid 2011 or newer), Mac Pro (>=Early 2008).
2-SSD + HDD instalados internamente (não funciona com drives externas)
3- Drive externa para backup com o Time Machine
4- Pendrive ou HD externo >8GB para a instalação do OSX

Passo 1:
Faça o backup do sistema atual pelo Time Machine.

Passo 2:
Faça o Download do Yosemite ou outro de sua preferência

 

Passo 3:
Mover o ficheiro de instalação da pasta Aplicações para o Desktop.

Passo 4:
Clicar com o botão direito e selecionar Show Package Contents (Mostrar Conteúdo do Pacote).

Passo 5:
Ir para Contents > Shared Support.
Copiar InstallESD.dmg para o desktop.

Passo 6:
Usando o Utilitário de Discos, fazer a restauração do pendrive com o ficheiro InstallESD.dmg (Não fazer isso no disco do Time Machine!!).

Passo 7: Instalar o SSD no Mac;

Passo 8:
Fazer boot com a pendrive onde têm o Installer do Yosemite. (Carregar na tecla Option durante a inicialização e escolher o pendrive)

Passo 9:
Abrir o Terminal.

Se o SSD era novo aparece a mensagem de disco não reconhecido, simplesmente cliquem em ignorar.

Passo 10:
No Terminal, escrever: diskutil list
Nos resultados aparece uma lista de discos com a ID de cada um. Anotar a ID (por ex: disk0 e disk1).

Passo 11:
No Terminal, escrever: diskutil cs create drivename driveIDs (por ex: "diskutil cs create Mac disk0 disk1")
Este comando agrega os dois discos num só (como CoreStorage ainda não como Fusion Drive)

Passo 12:
No Terminal, escrever: diskutil cs list
Este comando dá uma lista de Core Storage Logical Volume Groups (Fusion drive). É preciso anotar duas coisas.

     1 - a string alfanumérica do Logical Volume Group (UUID).

     2 - o espaço livre do Logical Volume Group.

Passo 13:
No Terminal, escrever: diskutil cs createVolume UUID jhfs+ volumeName size (por ex:diskutil cs createVolume 2324234EA-23423F-324 jhfs+ "Portatil 1000GB")

Passo 14:
Acabar a instalação do OSx;

Passo 15:
Restaurar o backup do Time Machine.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funciona sim.

 

Segue um passo-a-passo, o meu retina infelizmente não me permite a configuração que com certeza eu utilizaria.

 

1- Mac onde possam instalar um SSD e um HDD ao mesmo tempo iMac (>=2009), MacBook (Late 2008 Aluminum, Early 2009 ou mais novo), MacBook Pro (>=Late 2008), Mac mini (Early / Late 2009, Mid 2010 Server, >=Mid 2011 or newer), Mac Pro (>=Early 2008).

2-SSD + HDD instalados internamente (não funciona com drives externas)

3- Drive externa para backup com o Time Machine

4- Pendrive ou HD externo >8GB para a instalação do OSX

Passo 1:

Faça o backup do sistema atual pelo Time Machine.

Passo 2:

Faça o Download do Yosemite ou outro de sua preferência

 

Passo 3:

Mover o ficheiro de instalação da pasta Aplicações para o Desktop.

Passo 4:

Clicar com o botão direito e selecionar Show Package Contents (Mostrar Conteúdo do Pacote).

Passo 5:

Ir para Contents > Shared Support.

Copiar InstallESD.dmg para o desktop.

Passo 6:

Usando o Utilitário de Discos, fazer a restauração do pendrive com o ficheiro InstallESD.dmg (Não fazer isso no disco do Time Machine!!).

Passo 7: Instalar o SSD no Mac;

Passo 8:

Fazer boot com a pendrive onde têm o Installer do Yosemite. (Carregar na tecla Option durante a inicialização e escolher o pendrive)

Passo 9:

Abrir o Terminal.

Se o SSD era novo aparece a mensagem de disco não reconhecido, simplesmente cliquem em ignorar.

Passo 10:

No Terminal, escrever: diskutil list

Nos resultados aparece uma lista de discos com a ID de cada um. Anotar a ID (por ex: disk0 e disk1).

Passo 11:

No Terminal, escrever: diskutil cs create drivename driveIDs (por ex: "diskutil cs create Mac disk0 disk1")

Este comando agrega os dois discos num só (como CoreStorage ainda não como Fusion Drive)

Passo 12:

No Terminal, escrever: diskutil cs list

Este comando dá uma lista de Core Storage Logical Volume Groups (Fusion drive). É preciso anotar duas coisas.

     1 - a string alfanumérica do Logical Volume Group (UUID).

     2 - o espaço livre do Logical Volume Group.

Passo 13:

No Terminal, escrever: diskutil cs createVolume UUID jhfs+ volumeName size (por ex:diskutil cs createVolume 2324234EA-23423F-324 jhfs+ "Portatil 1000GB")

Passo 14:

Acabar a instalação do OSx;

Passo 15:

Restaurar o backup do Time Machine.

Opa, Valeu!!!

Só achei os passos 12 e 13 um pouco complicados. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui http://www.macworld.com/article/2014011/how-to-make-your-own-fusion-drive.htmltb tem como montar um Fusion Drive (em inglês). Fiz um no meu Mini e o desempenho é fantástico.

Agradeço também a ajuda, Bixfolha. Mas me perco um pouco na parte de definir o tamanho da unidade, lvgUUID, tipo...

Seria tão bom se existisse um APP para isto. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já li aqui que o usuário Maddo conseguiu configurar um Fusion Drive a partir da instalação do OS X sem usar o terminal. Se minha memória não está me traindo isso foi no Mavericks. Vale uma DM para ele com a pergunta de como fez.

Todas as vezes que eu configurei um Fusion Drive sempre foi por linha de comando com o tutorial da OWC.

Respondendo a pergunta do iDesign, tecnicamente tanto o SSD quanto o HDD podem ter qualquer tamanho uma vez que serão unidos em um Core Volume especial (FD), porém há uma galera que defende a tese de que a melhor performance em um FD será atingida se o SSD for de capacidade de pelo menos 25% do HDD. Na minha interpretação faz algum sentido: um SSD pequeno rapidamente irá lotar e as operações irão passar a acontecer no HDD até que haja um momento de inatividade onde o sistema realocará arquivos para liberar espaço no SSD. Se ele for grande o suficiente para suportar as operações de entrada e saída de dados a queda da performance não será percebida porque raras vezes será necessário acionar o HDD para essas operações. O HDD somente será usado para acessar o material arquivado lá, ou seja, conteúdo menos usado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi outro cara que disse que conseguiu, disse que fez a instalação física dos drives e a instalação do sistema perguntou se queria o Fusion Drive. Eu questionei dizendo que o processo não é simples assim, mas ele afirmou que foi assim que aconteceu. Se me lembro bem, foi isso.

Acho que foi no Yosemite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi outro cara que disse que conseguiu, disse que fez a instalação física dos drives e a instalação do sistema perguntou se queria o Fusion Drive. Eu questionei dizendo que o processo não é simples assim, mas ele afirmou que foi assim que aconteceu. Se me lembro bem, foi isso.

Acho que foi no Yosemite.

 

Entendi. Bom, pelo menos ainda não estou precisando de remédio pra memória. Eu sabia que você estava envolvido em algo do tipo! kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já li aqui que o usuário Maddo conseguiu configurar um Fusion Drive a partir da instalação do OS X sem usar o terminal. Se minha memória não está me traindo isso foi no Mavericks. Vale uma DM para ele com a pergunta de como fez.

Todas as vezes que eu configurei um Fusion Drive sempre foi por linha de comando com o tutorial da OWC.

Respondendo a pergunta do iDesign, tecnicamente tanto o SSD quanto o HDD podem ter qualquer tamanho uma vez que serão unidos em um Core Volume especial (FD), porém há uma galera que defende a tese de que a melhor performance em um FD será atingida se o SSD for de capacidade de pelo menos 25% do HDD. Na minha interpretação faz algum sentido: um SSD pequeno rapidamente irá lotar e as operações irão passar a acontecer no HDD até que haja um momento de inatividade onde o sistema realocará arquivos para liberar espaço no SSD. Se ele for grande o suficiente para suportar as operações de entrada e saída de dados a queda da performance não será percebida porque raras vezes será necessário acionar o HDD para essas operações. O HDD somente será usado para acessar o material arquivado lá, ou seja, conteúdo menos usado.

 

Valeu mesmo, Alan! A opção do sistema fazer isso sem comando por terminal seria perfeita. =)

Maddo, realmente será muito interessante se o sistema fornecer esta opção de Fusion Drive automaticamente. Mas sabe se mais alguém que tenha conseguido isso?

Editado por iDesign
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maddo, realmente será muito interessante se o sistema fornecer esta opção de Fusion Drive automaticamente. Mas sabe se mais alguém que tenha conseguido isso?

 

Não sei, só vi esses relatos. Pelo menos tem a opção por linha de comando, essa já foi bem testada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que já saquei como se criar um Fusion Drive, mas estou com duas dúvidas:

1- Depois que tudo tiver instalado certinho e tal e no futuro se eu quiser formatar e fazer uma instalação limpa de outro MAC OS X, o Fusion Drive permanece ativo ou é preciso refazer o processo?

 

2- Como disse anteriormente no tópico, pretendo instalar o Windows 10 também, o Fusion Drive pode me atrapalhar em algum momento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo link, Claudio!

Mas já haviam postado antes. De qualquer forma não consegui tirar as dúvidas que mencionei acima. Você saberia me responder?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que já saquei como se criar um Fusion Drive, mas estou com duas dúvidas:

1- Depois que tudo tiver instalado certinho e tal e no futuro se eu quiser formatar e fazer uma instalação limpa de outro MAC OS X, o Fusion Drive permanece ativo ou é preciso refazer o processo?

 

2- Como disse anteriormente no tópico, pretendo instalar o Windows 10 também, o Fusion Drive pode me atrapalhar em algum momento?

Rapaz, uma vez o volume criado, fique tranquilo que o FD vai permanecer mesmo com uma formatação para instalação limpa. Ele só será destruído caso você desfaça o Core Volume específico do FD.

Já com relação ao Windows, sem problemas, porém o Boot Camp irá colocar a partição do Windows na parte HDD do Fusion Drive, portanto ele não se beneficiará da performance do SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, uma vez o volume criado, fique tranquilo que o FD vai permanecer mesmo com uma formatação para instalação limpa. Ele só será destruído caso você desfaça o Core Volume específico do FD.

Já com relação ao Windows, sem problemas, porém o Boot Camp irá colocar a partição do Windows na parte HDD do Fusion Drive, portanto ele não se beneficiará da performance do SSD.

Perfeito!

Muito obrigado Alan, vou fazer isso então. Vou só esperar para baixar o Windows 10 dia 29 agora (estou com o Windows 7 instalado já, vou baixar o 10 primeiro) aí depois com certeza farei o Fusion Drive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...