Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro 2012. Ventoinha a 6400 rpm


Posts Recomendados

Galera, Tenho um Macbook Pro 2012, não retina...

E Estou com problemas com ele, pois esquenta demais a ventoinha ao iniciar ele já vai a 6400 rpm, o máximo que aguenta, e ja foi trocada a pasta termina, troquei o hdd pelo ssd, mais o problema persiste,

em uma assistência me falaram que é problema na placa e queriam cobrar 2199,00 para trocar, gostaria de saber se a placa tem como ser concertada ou tem que ser substituída ?

 

se alguém souber algum lugar que arrume...

 

Grato . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, o processo para fazer o SMC Reset está abaixo:

 

Redefinir o Controlador de Gestão do Sistema (SMC) no seu Mac

Em algumas situações, talvez seja necessário redefinir o Controlador de Gestão do Sistema (SMC) do computador. Saiba como identificar essas condições e redefinir o SMC em Macs com processador Intel.

 
Antes de redefinir o SMC

Você só deve redefinir o SMC depois de tentar todas as outras etapas da solução de problemas padrão. Execute cada uma das etapas a seguir nesta ordem apresentada antes de redefinir o SMC. Verifique se o problema continua ocorrendo depois de executar cada etapa da solução de problemas.

  1. Pressione Command + Option + Escape para forçar o encerramento de aplicativos que não estejam respondendo.
  2. Coloque o Mac em repouso clicando no menu Apple () e escolhendo Repouso. Desperte o computador depois que ele entrar em repouso.
  3. Reinicie o Mac escolhendo Reiniciar no menu Apple.
  4. Desligue o Mac escolhendo Desligar no menu Apple.
  5. Se o Mac não estiver respondendo, desligue-o pressionando o botão liga/desliga e mantendo-o pressionado por 10 segundos. Observe que trabalhos não salvos em aplicativos abertos serão perdidos.

Se você estiver usando um notebook Mac e tiver problemas relacionados à alimentação ou à bateria:

  1. Desconecte o adaptador de alimentação do Mac e da tomada da parede por alguns segundos.
  2. Desligue o Mac. 
  3. Remova fisicamente a bateria e insira-a novamente (caso seja removível)
  4. Reinicie o computador.

Se o problema não for resolvido depois de seguir essas etapas, talvez seja preciso redefinir o SMC. Consulte os indicadores e as etapas abaixo. 

Indicadores

Depois de executar o procedimento normal de solução de problemas, esses sintomas podem indicar a necessidade de uma redefinição do SMC.

Ventoinhas
  • As ventoinhas do computador operam em alta velocidade mesmo que o computador não esteja em uso intenso e já esteja devidamente ventilado.
Luzes
  • A luz de fundo do teclado parece não funcionar corretamente (em computadores Mac que apresentam esse recurso).
  • A luz indicadora de estado (SIL) parece não funcionar corretamente (em computadores Mac que apresentam uma SIL).
  • Quando presentes, as luzes indicadoras de estado de bateria parecem não funcionar corretamente (em portáteis que usam baterias não removíveis).
  • A luz de fundo da tela não responde corretamente às alterações da luz ambiente em computadores Mac que apresentam esse recurso.
Alimentação
  • O computador não responde quando o botão de força é pressionado.
  • Um Mac portátil parece não responder corretamente quando se abre ou fecha a tampa.
  • O computador entra em modo de repouso ou é desligado inesperadamente.
  • A bateria parece não estar sendo recarregada adequadamente.
  • O LED do adaptador de alimentação MagSafe parece não indicar a atividade correta.
Desempenho do sistema
  • O computador funciona lentamente, embora não esteja ocorrendo utilização intensa da CPU.
  • Os ícones do aplicativo podem "balançar" no Dock por um longo período de tempo quando iniciados.
  • Os aplicativos podem não funcionar corretamente ou podem parar de responder após serem abertos.
Vídeo
  • Um computador compatível com o modo monitor de destino não alterna o modo monitor de destino conforme esperado.
  • Um computador compatível com o modo monitor de destino alterna o modo monitor de destino em momentos inesperados.
Iluminação de portas Como redefinir o SMC

Consulte a seção apropriada abaixo para seu notebook Mac ou computador desktop.

Em notebooks Mac com bateria não removível

Computadores notebook Mac com bateria que não deve ser removida incluem: MacBook Pro (início de 2009) e versões posteriores, todos os modelos do MacBook Air, MacBook (final de 2009) e MacBook (Retina, 12 polegadas, início de 2015).

Para redefinir o SMC:

  1. Desligue o computador.
  2. Conecte o adaptador de alimentação MagSafe ou USB-C a uma fonte de alimentação e ao computador.
  3. No teclado integrado, pressione as teclas Shift + Control + Option (do lado esquerdo) e o botão liga/desliga ao mesmo tempo.
  4. Solte todas as teclas e o botão liga/desliga ao mesmo tempo.
  5. Pressione o botão liga/desliga para ligar o computador.

Em adaptadores de alimentação MagSafe, o LED pode mudar de estado ou desligar temporariamente quando você redefine o SMC.

Em notebooks Mac com bateria removível

Computadores MacBook e MacBook Pro mais antigos têm baterias removíveis. Saiba como remover a bateria do MacBook e do MacBook Pro.

Para redefinir o SMC:

  1. Desligue o computador.
  2. Desconecte o adaptador de alimentação MagSafe do computador caso esteja conectado.
  3. Remova a bateria.
  4. Mantenha pressionado o botão liga/desliga por cinco segundos.
  5. Solte o botão liga/desliga.
  6. Reconecte a bateria e o adaptador de alimentação MagSafe.
  7. Pressione o botão liga/desliga para ligar o computador.
No Mac Pro, iMac, Mac mini e Xserve

Para redefinir o SMC em computadores Mac Pro, iMac e Mac mini com processador Intel, bem como no Xserve:

  1. Desligue o computador.
  2. Desconecte o cabo de alimentação.
  3. Aguarde 15 segundos.
  4. Conecte o cabo de alimentação.
  5. Aguarde cinco segundos e pressione o botão liga/desliga para ligar o computador.

Para computadores Xserve com processador Intel que não estejam respondendo, você pode desligar localmente ou usando comandos remotos. Você também pode desligar pressionando o botão liga/desliga e mantendo-o pressionado por cinco segundos.

Saiba mais

O SMC é responsável por várias funções de nível inferior em Macs com processador Intel. Entre elas estão:

  • Resposta ao pressionar o botão liga/desliga
  • Resposta ao abrir e fechar a tampa da tela de Macs portáteis
  • Gerenciamento de bateria
  • Gerenciamento térmico
  • Sensor de Movimento Brusco (SMS)
  • Sensor de luz ambiente
  • Luz de fundo do teclado
  • Gerenciamento da luz indicadora de estado (SIL)
  • Luzes indicadoras do estado da bateria
  • Seleção de uma fonte de vídeo externa (em vez de interna) para algumas telas do iMac

Redefinir o SMC não redefine nem altera os conteúdos da memória PRAM (também conhecida como memória NVRAM) em Macs com processador Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Estava com um problema parecido, porém em um Macbook Pro 2011. Testei inúmeras formas e levei em inúmeros técnicos. Todos recomendaram a troca da placa e foi o que eu fiz. 

Porém o técnico com quem troquei a placa fez uma coisa boa: Pegou minha placa (Funcionamento estranho - Semelhante ao seu) + 880,00 e comprou uma nova.

Só assim para meu MacBook voltar a funcionar normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, o seu MacBook está realmente esquentando?

 

A substituição do HD original por outro que não seja da Apple causa esse problema com as ventoinhas, que disparam na velocidade máxima direto, mesmo quando não há superaquecimento. Quando o HD original do meu iMac pifou tive o mesmo problema. Resetar SMC e PRAM não resolve, pois os HD's originais têm firmware modificado para controlar as ventoinhas. 

 

Aqui eu uso o SSD Fan Control que é grátis e funciona inclusive no OS X 10.11 El Capitan (PB), juntamente com o iStat Menus, que permite monitorar a temperatura de todos os componentes e velocidade das ventoinhas, só por segurança.

 

Teste e veja se resolve. Boa sorte, abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, o seu MacBook está realmente esquentando?

 

A substituição do HD original por outro que não seja da Apple causa esse problema com as ventoinhas, que disparam na velocidade máxima direto, mesmo quando não há superaquecimento. Quando o HD original do meu iMac pifou tive o mesmo problema. Resetar SMC e PRAM não resolve, pois os HD's originais têm firmware modificado para controlar as ventoinhas. 

 

Aqui eu uso o SSD Fan Control que é grátis e funciona inclusive no OS X 10.11 El Capitan (PB), juntamente com o iStat Menus, que permite monitorar a temperatura de todos os componentes e velocidade das ventoinhas, só por segurança.

 

Teste e veja se resolve. Boa sorte, abs!

 

Carlos, esse problema do HD que não seja o da Apple acredito que só aconteça com os iMac's. Já li isso em algum lugar, mas não lembro onde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 7 anos depois...

Qual uma velocidade boa para RPM num mac mini que utilizo para excel, internet, word e etc? Meu sensor não funciona e o RPM fica no máximo sempre. Quero deixar estabilizado em uma velocidade bacana pra garantir o bom funcionamento.

Qual uma velocidade boa para RPM num mac mini 2010 que utilizo para excel, internet, word e etc? Meu sensor não funciona e o RPM fica no máximo sempre. Quero deixar estabilizado em uma velocidade bacana pra garantir o bom funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lucas Canto Gomes disse:

Qual uma velocidade boa para RPM num mac mini que utilizo para excel, internet, word e etc? Meu sensor não funciona e o RPM fica no máximo sempre. Quero deixar estabilizado em uma velocidade bacana pra garantir o bom funcionamento.

Qual uma velocidade boa para RPM num mac mini 2010 que utilizo para excel, internet, word e etc? Meu sensor não funciona e o RPM fica no máximo sempre. Quero deixar estabilizado em uma velocidade bacana pra garantir o bom funcionamento.

joga uns 50% do máximo e vê como ficam as temperaturas. qual versão do Mac OS tá usando? instala o Stats: https://github.com/exelban/stats

pra um Mac Mini 2010 acho que qualquer coisa entre 70 e 90 graus é absolutamente normal. talvez até um pouco mais de 90. mas acho que deixando a ventoinha em 50% não vai chegar nisso nunca. eu tenho um MacBook Pro 2010 que deixo as ventoinhas em torno de 3000 rpm (aproximadamente 55% do máximo) e o bicho mal chega a 60 ºC. então testa aí. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...