Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Espaço no SSD


yanferreirame

Posts Recomendados

Galera, acabei de reinstalar o OS X limpo no meu Mac. Logo de cara me deparei com algo inusitado, ao menos para mim:aoeXzY5.png

 

1o. Porque consta apenas 119,45GB no meu SSD? Ele não é de 128GB? Eu sei que parte desse espaço é usado para o sistema. Mas pera ai, 11GB de sistema? (não estava assim antes de eu reinstalar)

 

2o. Caso seja o sistema que esta deixando ele apenas com 119,45, o que seria esses 10,48gb em Outro?

 

3o. Eu acabei de formatar limpo. O que seria esses 959mb de fotos, 61mb de audio e 55,3mb de filmes?

 

 

Por favor, alguém me de uma luz. Sou meio paranoico com isso

Obrigado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo...

 

Os SSD's seguem a mesma notação dos HD's convencionais, que é o seguinte:

 

Imagine um HD com uma capacidade anunciada de 500 GBytes!
 
Os sistemas operacionais consideram que 1 GB = 1024 MB (múltiplo de "8" - leia-se 8 bit's). Mas os fabricantes de HDs usam 1 GB como sendo 1000 MB. Então, ao invés do HD ter 512000 MB (que resultaria em  500 GB redondos considerando 1024 MB dentro de um GB), ele tem 500000 MB, o que resulta em 465 GB de 1024 MB (mas 500 GB de 1000 MB).
 
Para tentar esclarecer um pouco, foi criada uma nova unidade de medida, o KiB, MiB, GiB, TiB, PiB, etc.
Com isso, o GB passou a ser oficialmente 1000 MiB e o GiB passou a ser 1024 MiB. Mas o SO (Windows) toma como referência um GiB para medição, mas usa a nomenclatura antiga (GB), causando essa diferença de capacidade.
 
[]'s
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui nos meus Macs mostra disponível o valor cheio do SSD, sem estas perdas/diferenças devido as variações de nomenclatura usada.

 

Por exemplo:

 

3df7f6e045.jpg

 

Por exemplo, em meu macbook, tenho disponível para uso: 999,22GB de 1TB (897GB na partição OSX + 102,22GB na partição WINDOWS 10).

Antes de usar a partição, o valor único também era de 999,22GB, que em determinadas situações, eu preciso preencher com dados e realmente o espaço está lá disponível.

Quando eu tive um Macbook Air eu tinha disponível praticamente os 256GB do SSD.

 

Acho que os 119,45GB de tamanho de SSD não são normais em relação aos 128GB esperados e seria bom você continuar investigando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeco a resposta de todos.

Como eu disse no primeiro post, eu tenho consciência de que parte desse espaço é um pouco menor. Não bastasse, outra parte dele é para o próprio SISTEMA OPERACIONAL.

Mas ainda assim esta errado! Como eu disse, eu estou com 119GB de espaço em disco, (ja me comeram 9gb ai) sem contar os 9GB que estão separados em azul OUTROS.
Nao faz sentido!!!! Se esses OUTROS fosse o sistema, faria sentido. Mas então eu teria que tar com 128 e não 119!!!

Por favor, mais alguem me da uma luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguns softares que limpam conteudo inutil da instalação do Mac OS, como idiomas não usados, fontes e drivers de impressoras, nessa brincadeira elimina-se pelo menos 1 gb. Mas no geral é só cuidar para não atolar de filmes o HD e comprar um pendrive ultra pequeno da SanDisk de 64 gb que fica só um pedacinho preto aparecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yan, essas músicas e fotos devem ser componentes da Biblioteca do iTunes e do APP "Fotos". Desencana e curte seu Mac, se faltar espaço compre o Pendrive que te recomendei, vários clientes meus que tem o Air de 64 GB eu coloquei essa solução!

 

Haha, sou meio encanado com isso. Mas Tiago, eu não tenho fotos algumas na fototeca. Tampouco musicas salvas no iTunes... :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente!!!! O problema ja comeca ai!

 

Eu restaurei ele novamente e mais uma coisa esta me intrigando!!!!

Logo que eu restaurei fui la no "Armazenamento"

Constava 200mb em fotos (ok..)

5 minutos depois sem eu fazer absolutamente nada esse valor aumentou pra 360mb

fiquei fechando e abrindo e os mb aumentavam. Agora ja esta em 1GB! Detalhe, não estou fazendo nada nele. 

Pleeeeease, alguém da uma ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguns softares que limpam conteudo inutil da instalação do Mac OS, como idiomas não usados, fontes e drivers de impressoras, nessa brincadeira elimina-se pelo menos 1 gb. Mas no geral é só cuidar para não atolar de filmes o HD e comprar um pendrive ultra pequeno da SanDisk de 64 gb que fica só um pedacinho preto aparecendo.

 

Exatamente o que faço... 

na verdade o meu é de 32gb, o máximo que existia na época, foi caro mas valeu cada centavo

 

Nesse nano pendrive fica meu google drive, que sincroniza todos meus arquivos pessoais como comprovante de contas pagas, documentos digitalizados, ou todos arquivos do meu escritorio.. ou seja, o uso é constante e não é leve.. até hoje nunca deu um probleminha, muito menos queimou nem nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente!!!! O problema ja comeca ai!

Eu restaurei ele novamente e mais uma coisa esta me intrigando!!!!

Logo que eu restaurei fui la no "Armazenamento"

Constava 200mb em fotos (ok..)

5 minutos depois sem eu fazer absolutamente nada esse valor aumentou pra 360mb

fiquei fechando e abrindo e os mb aumentavam. Agora ja esta em 1GB! Detalhe, não estou fazendo nada nele.

Pleeeeease, alguém da uma ajuda.

Não tem nenhum sincronismo automático ativo?

Não só se falei besteira, pois não tenho mac, mas estou acompanhando aqui pra aprender mais. Mês que vem trarei um de uma viagem e estou explorando aqui pra entender um pouco mais desta plataforma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem nenhum sincronismo automático ativo?

Não só se falei besteira, pois não tenho mac, mas estou acompanhando aqui pra aprender mais. Mês que vem trarei um de uma viagem e estou explorando aqui pra entender um pouco mais desta plataforma...

 

Nao tem nenhum sincronismo ativado! Por sinal, dessa ultima vez que restaurei ele fiz questão de colocar outra apple id zerada pra ter certeza de que não havia nada no meu id que estava sendo sincado com o mac... :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

cara verifique que existem algumas observações ai.

 

execute o diskutil list no seu terminal e vc vai reparar que a partição no OSX no seu disco /dev/disk0 é direcionada (do seu TOTAL) em uma XXXX area para GUID_partition_scheme (a particao unica que contem todo o seu disco e esta em disk0), a area de EFI BOOT que contem uns 200MB para boot do sistema e uma area para Apple_Boot Recovery HD que pode conter entre 650MB ate uns 1GB.

 

diskutil list

 

Ou seja, nao é o total que vc espera. eu paticularmente não confio o que o grafico informa pq acho que ele nao conta a tabela reservada, prefiro confiar no resultado do df, va ao terminar e digite

 

df -ah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

outro detalhe é que conforme vc vai utilizando o seu OSX, navegando na internet, recebendo email, instalando app e outros o próprio sistema em coisa de minutos e em tempo real começa a armazenar em caches, seja do perfil do sistema ou usuário.

 

Estão em ~/Library/Caches, /System/Library/Caches e /Library/Caches e podem chegar fácil a 3GB conforme o seu uso, basta navegar na internet ;P

 

Voce pode apagar todos os arquivos de Cache relacionados ao seu usuário ou então utilizar algum app para te facilitar graficamente. Um deles pratico e fácil é o Dr. Cleaner (que também é free e disponível pelo apple store).

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comprei meu Macbook novinho, também percebi que ele estava constando alguns GB como Outro, alguns Fotos, áudio... sendo que eu nem tinha instalado nada no Mac e nem compartilhado nenhum tipo de biblioteca com o iPhone ou qualquer conta. Realmente acho muito estranho esses GB que para mim não existem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como mencionei, isso nao é estranho e é do proprio sistema. qualquer coisa que vc faz na sua máquina ou uma simples navegação o sistema operacional vai popular cada vez mais em ~/Library/Caches, /System/Library/Caches e /Library/Caches.

 

isso tudo se da aos resultados de: arquivos na lixeira, aplicações removidas (arquivos que permanecem e seus caches), arquivos temporarios do itunes, caches de email (isso lota), Logs de aplicações e principalmente o cache de aplicações como o de browser.

 

Ou vc apaga via cli ou pega algum app para fazer isso, o Dr Cleaner é um app grafico que facilita isso e disponivel na apple store de graca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...