Cleyton Fialho Postado 2 de julho de 2015 Denunciar Postado 2 de julho de 2015 Olá Pessoal, Tenho um Macbook Pro Late 2011, eu gostaria de fazer um Raid 0 com o SSD Samsung Evo 850. Porém, tenho algumas dúvidas, segue elas abaixo: 1 - Alguém aqui roda RAID 0 em um Macbook pro? 2 - Vale a pena o investimento? 3 - Consigo instalar normalmente o Yosemite no RAID? ( ou seja nos dois SSD ) 4 - Isso pode acarretar algum problema futuro? Exemplo, alguém que tenha o RAID e use o sistema nele, tem problemas para atualizar o sistema, ou instalar alguma coisa? Agradeço desde já a atenção de vocês. Obrigado.
rafaeldamasio Postado 2 de julho de 2015 Denunciar Postado 2 de julho de 2015 Boa tarde, Tudo depende da sua necessidade. A performance do seu SSD hoje não te atende? Como será criado um RAID não vai ocorrer problemas de instalação de versões uma vez que o SO vai enxergar o RAID como sendo um disco. Existem diversas pessoas que utilizam e seguem alguns sites que detalham os ganhos de performance e utilização. https://randomnerds.com/solid-state-drives-striped-raids-maximum-macbook-pro-performance/ http://forums.macrumors.com/threads/macbook-pro-raid-0-benchmarks-discussion-ssd-hdd.1516903/
Adalberto Taylor Postado 2 de julho de 2015 Denunciar Postado 2 de julho de 2015 Cara, tem que ficar atento à algumas coisas. 1. Arranjo RAID não pode ser "desfeito" sem a perda de dados, portanto, mantenha backup constante do sistema. Lembrando que se tiver problemas em 1 dos discos, os dados são perdidos, uma vez que esses são distribuídos entre os discos. 2. As portas SATA do HDD e o drive óptico são ligeiramente diferentes, pode haver alguma diferença de velocidade e gerenciamento de energia entre ambas. 3. Seu consumo de energia / bateria vai aumentar, uma vez que seu sistema trabalhará com 2 discos o tempo todo. Em algum lugar, eu vi que RAID X (de qualquer tipo) em SSDs não era uma boa ideia, justamente pela vida útil reduzida desse tipo de mídia.
Cleyton Fialho Postado 3 de julho de 2015 Autor Denunciar Postado 3 de julho de 2015 Boa tarde, Tudo depende da sua necessidade. A performance do seu SSD hoje não te atende? Como será criado um RAID não vai ocorrer problemas de instalação de versões uma vez que o SO vai enxergar o RAID como sendo um disco. Existem diversas pessoas que utilizam e seguem alguns sites que detalham os ganhos de performance e utilização. https://randomnerds.com/solid-state-drives-striped-raids-maximum-macbook-pro-performance/ http://forums.macrumors.com/threads/macbook-pro-raid-0-benchmarks-discussion-ssd-hdd.1516903/ Entao Rafael, no momento não estou usando SSD nele, esta com HD de 500GB, e queria trocar para 2 SSD, e pensava em fazer o RAID 0 de uma vez, para ja pegar o máximo de desempenho, e assim não restar upgrade para fazer no futuro. E obrigado por responder.
Cleyton Fialho Postado 3 de julho de 2015 Autor Denunciar Postado 3 de julho de 2015 Cara, tem que ficar atento à algumas coisas. 1. Arranjo RAID não pode ser "desfeito" sem a perda de dados, portanto, mantenha backup constante do sistema. Lembrando que se tiver problemas em 1 dos discos, os dados são perdidos, uma vez que esses são distribuídos entre os discos. 2. As portas SATA do HDD e o drive óptico são ligeiramente diferentes, pode haver alguma diferença de velocidade e gerenciamento de energia entre ambas. 3. Seu consumo de energia / bateria vai aumentar, uma vez que seu sistema trabalhará com 2 discos o tempo todo. Em algum lugar, eu vi que RAID X (de qualquer tipo) em SSDs não era uma boa ideia, justamente pela vida útil reduzida desse tipo de mídia. Ola Adalberto, primeiramente obrigado por responder. Sobre a perda de dados, estou ciente que se um disco der problema, perco o sistema e e necessário formatar, quanto ao backup será feito sempre via Time Capsule, o que acredito ser suficiente, visto que posso tentar recuperar tudo após resolver o problema do disco. Sobre a diferença entre os SATA essa eu não sabia, mas creio que mesmo com uma perda de desempenho, conforme vi em um gráfico, o ganho de desempenho parece dobrar em relação a um HDD. E sobre consumo de energia, acredito que ira aumentar sim, porem, tendo em vista que SSD consome menos energia que HDD, creio que 2xSSD não deve consumir mais que 1 SSD e 1 HDD. Mas conforme você disse, o sistema ira trabalhar nos 2 discos, entao esse ira trabalhar all time, mas acredito que não seja tão grande assim esse consumo, tem ideia do quanto seria ele? E obrigado novamente por responder, ainda estou avaliando ser ira valer a pena ou não, e opiniões são bem vindas.
Adalberto Taylor Postado 3 de julho de 2015 Denunciar Postado 3 de julho de 2015 Ola Adalberto, primeiramente obrigado por responder. Sobre a perda de dados, estou ciente que se um disco der problema, perco o sistema e e necessário formatar, quanto ao backup será feito sempre via Time Capsule, o que acredito ser suficiente, visto que posso tentar recuperar tudo após resolver o problema do disco. Sobre a diferença entre os SATA essa eu não sabia, mas creio que mesmo com uma perda de desempenho, conforme vi em um gráfico, o ganho de desempenho parece dobrar em relação a um HDD. E sobre consumo de energia, acredito que ira aumentar sim, porem, tendo em vista que SSD consome menos energia que HDD, creio que 2xSSD não deve consumir mais que 1 SSD e 1 HDD. Mas conforme você disse, o sistema ira trabalhar nos 2 discos, entao esse ira trabalhar all time, mas acredito que não seja tão grande assim esse consumo, tem ideia do quanto seria ele? E obrigado novamente por responder, ainda estou avaliando ser ira valer a pena ou não, e opiniões são bem vindas. Eu não sei se confiaria 100% em um TimeCapsule. Vejo vários relatos de pessoas que não conseguiram restaurar seus dados e tal. Eu mesmo nunca tive problemas pois não tenho um TimeCapsule, mas com o HDD externo é 100%. A diferença de performance de 1 SSD frente à um HDD já é dobrada. Meu mac da assinatura levava mais de 1 minuto pra bootar com HDD, no SSD foi pra casa dos 20 segundos. Não sei qual será a diferença, mas não creio que valha o risco. Eu não sei exatamente a diferença de consumo de um SSD pra um HDD, no meu Mac ganhei cerca de 1 hora de bateria, mas não é uma receita de bolo. Várias coisas influenciam nesse aspecto, como aplicativos em uso e afins. Também não sei como funcionaria o gerenciamento de energia em RAID, mas imagino que não seja possível colocar um dos discos em modo de baixo consumo enquanto o outro está em alto desempenho. Mas pode ser que consuma mais do que um conjunto HDD+SSD, haja visto que com o HDD como um segundo drive ele poderia trabalhar em spin down ou mesmo ficar em repouso.
Cleyton Fialho Postado 4 de julho de 2015 Autor Denunciar Postado 4 de julho de 2015 Eu não sei se confiaria 100% em um TimeCapsule. Vejo vários relatos de pessoas que não conseguiram restaurar seus dados e tal. Eu mesmo nunca tive problemas pois não tenho um TimeCapsule, mas com o HDD externo é 100%. A diferença de performance de 1 SSD frente à um HDD já é dobrada. Meu mac da assinatura levava mais de 1 minuto pra bootar com HDD, no SSD foi pra casa dos 20 segundos. Não sei qual será a diferença, mas não creio que valha o risco. Eu não sei exatamente a diferença de consumo de um SSD pra um HDD, no meu Mac ganhei cerca de 1 hora de bateria, mas não é uma receita de bolo. Várias coisas influenciam nesse aspecto, como aplicativos em uso e afins. Também não sei como funcionaria o gerenciamento de energia em RAID, mas imagino que não seja possível colocar um dos discos em modo de baixo consumo enquanto o outro está em alto desempenho. Mas pode ser que consuma mais do que um conjunto HDD+SSD, haja visto que com o HDD como um segundo drive ele poderia trabalhar em spin down ou mesmo ficar em repouso. No RAID 0 ambos os discos irão funcionar em alto desempenho, pois o sistema estará rodando nos dois. Eu gostaria muito de fazer esse teste pessoalmente, ja vi testes mas na net, gostaria de utilizar um MacBook Pro pessoalmente. Enfim, suas respostas estão me ajudando a esclarecer e pensar melhor no investimento. Creio que talvez eu faca o RAID 0 e teste durante uns 2 meses, e verifico como fica perfomance/consumo/beneficio, e caso perceba que não esta sendo vantajoso, utilizo 1 SSD sistema e 1 SSD dados.
Adalberto Taylor Postado 4 de julho de 2015 Denunciar Postado 4 de julho de 2015 No RAID 0 ambos os discos irão funcionar em alto desempenho, pois o sistema estará rodando nos dois. Eu gostaria muito de fazer esse teste pessoalmente, ja vi testes mas na net, gostaria de utilizar um MacBook Pro pessoalmente. Enfim, suas respostas estão me ajudando a esclarecer e pensar melhor no investimento. Creio que talvez eu faca o RAID 0 e teste durante uns 2 meses, e verifico como fica perfomance/consumo/beneficio, e caso perceba que não esta sendo vantajoso, utilizo 1 SSD sistema e 1 SSD dados. Testa aí e depois diga o que achou. Acho que seria bacana se você colocasse o SO pra rodar em um SSD antes e fizesse uns testes do tipo do black magic. Depois bota o RAID0 e testa novamente. Só assim você vai conseguir 'pesar' se vale à pena usar assim mesmo ou não. Sobre o gerenciamento de energia, não sei nem se o SSD de fato tem um modo de baixo consumo. Isso acontece muito nos HDDs com o efeito spin down, mas no SSD não sei se existe isso. Mas posta aí o resultado, se ficar bacana, quem sabe não faço no meu... rsrsr
Alan Leitão Postado 5 de julho de 2015 Denunciar Postado 5 de julho de 2015 Rapaz, tecnicamente você dobraria a taxa de transferência usando duas unidades iguais em portas SATA com a mesma taxa, mas o investimento alto vale o ganho de performance? No seu caso eu optaria por comprar um SSD Samsung PRO 850 ao invés do EVO 850, colocaria um caddy com um SSHD grande no lugar do superdrive e faria um Fusion Drive. Pode ter certeza que você não vai se arrepender.
Tiago Galiano Postado 8 de julho de 2015 Denunciar Postado 8 de julho de 2015 Não vai adiantar nada, é só para jogar dinheiro fora. A controladora RAID no Mac é por software, não Hardware, por isso não da ganho expressivo de velocidade. Recomendação minha é compre um SSD de 120 GB e faça um Fusion drive com seu HD atual. Guarde o dinheiro de 2 SSD's para coisas mais interessantes ou um UP para um Mac mais novo.
Cleyton Fialho Postado 9 de julho de 2015 Autor Denunciar Postado 9 de julho de 2015 Rapaz, tecnicamente você dobraria a taxa de transferência usando duas unidades iguais em portas SATA com a mesma taxa, mas o investimento alto vale o ganho de performance? No seu caso eu optaria por comprar um SSD Samsung PRO 850 ao invés do EVO 850, colocaria um caddy com um SSHD grande no lugar do superdrive e faria um Fusion Drive. Pode ter certeza que você não vai se arrepender. Muito boa a dica cara, não havia pensado nessa possibilidade, alias nem sabia que havia como fazer. Obrigado. Não vai adiantar nada, é só para jogar dinheiro fora. A controladora RAID no Mac é por software, não Hardware, por isso não da ganho expressivo de velocidade. Recomendação minha é compre um SSD de 120 GB e faça um Fusion drive com seu HD atual. Guarde o dinheiro de 2 SSD's para coisas mais interessantes ou um UP para um Mac mais novo. Não sabia que a controladora RAID do Mac é via software . Só uma dúvida, é possível fazer Fusion Drive com 2 SSD? Eu sei não tem logica nisso é só uma dúvida mesmo. Caso eu opte pelo Fusion tentarei fazer com SSD 250GB + HDD 1TB, creio que é mais vantagem. Cara muito obrigado pela dica, é de grande utilidade.
rafaeldamasio Postado 9 de julho de 2015 Denunciar Postado 9 de julho de 2015 O ideal no caso do Fusion Drive é o SSD 250GB + HDD 1TB, não tem sentido 2 SSDs.
Cleyton Fialho Postado 9 de julho de 2015 Autor Denunciar Postado 9 de julho de 2015 O ideal no caso do Fusion Drive é o SSD 250GB + HDD 1TB, não tem sentido 2 SSDs. Sim sim, não tem sentido mesmo, era só dúvida sobre a possibilidade, creio que vou fechar no SSD 250 + HDD 1TB. Obrigado pelas dicas.
Adalberto Taylor Postado 9 de julho de 2015 Denunciar Postado 9 de julho de 2015 Sim sim, não tem sentido mesmo, era só dúvida sobre a possibilidade, creio que vou fechar no SSD 250 + HDD 1TB. Obrigado pelas dicas. Creio que possível seja, mas não é vantajoso...
Tiago Galiano Postado 9 de julho de 2015 Denunciar Postado 9 de julho de 2015 (editado) é possivel, porém não tem vantagem nenhuma, assim como fazendo o Fusion Drive não é vantagem ter HD com mais de 120 GB, pois você não tem mais do que 50 GB de arquivos de uso frequente. Só fique atento que tendo um Fusion Drive é OBRIGATÓRIO ter um HD externo para fazer BKP pelo time machine, pelo motivo de qualquer pane teus arquivos vão estar fragmentados em 2 HDs. É merda na certa se der pane! Editado 9 de julho de 2015 por Tiago Galiano
Adalberto Taylor Postado 10 de julho de 2015 Denunciar Postado 10 de julho de 2015 é possivel, porém não tem vantagem nenhuma, assim como fazendo o Fusion Drive não é vantagem ter HD com mais de 120 GB, pois você não tem mais do que 50 GB de arquivos de uso frequente. Só fique atento que tendo um Fusion Drive é OBRIGATÓRIO ter um HD externo para fazer BKP pelo time machine, pelo motivo de qualquer pane teus arquivos vão estar fragmentados em 2 HDs. É merda na certa se der pane! Tá aí uma parada que eu nunca entendi direito sobre o Fusion Drive. Ele funciona basicamente como um arranjo RAID ou seria como um cache? Quando o arquivo é 'levado' para o SSD, é removido do HDD e vice-versa?
Tiago Galiano Postado 10 de julho de 2015 Denunciar Postado 10 de julho de 2015 (editado) Tá aí uma parada que eu nunca entendi direito sobre o Fusion Drive. Ele funciona basicamente como um arranjo RAID ou seria como um cache? Quando o arquivo é 'levado' para o SSD, é removido do HDD e vice-versa? Adalberto, não sei se já fez uma configuração de Fusion drive por linha de comando, o que aparenta ali é que é um Raid 0 (Extensão - Striping), quando torna dois drives em um único aumentando o espaço. Porém tem nesse processo uma bruxaria (deve ser partições ocultas auto ajustáveis em tamanho) que faz com que se ganhe velocidade e se tenha o conteúdo que necessite de velocidade. *Lendo um artigo, informa que há uma partição fixa criada pelo Fusion Drive de 4 GB criada no SSD, ali fica um cache fisico, os demais dados ficam trocando de um lado para o outro conforme a necessidade. Portanto até um SSD de 64 GB faz grande diferença no desempenho. Para quem quer mais informação: https://en.wikipedia.org/wiki/Fusion_Drive Editado 10 de julho de 2015 por Tiago Galiano
Cleyton Fialho Postado 10 de julho de 2015 Autor Denunciar Postado 10 de julho de 2015 é possivel, porém não tem vantagem nenhuma, assim como fazendo o Fusion Drive não é vantagem ter HD com mais de 120 GB, pois você não tem mais do que 50 GB de arquivos de uso frequente. Só fique atento que tendo um Fusion Drive é OBRIGATÓRIO ter um HD externo para fazer BKP pelo time machine, pelo motivo de qualquer pane teus arquivos vão estar fragmentados em 2 HDs. É merda na certa se der pane! Obrigado pela resposta Tiago. Como utilizo a time capsule, creio que não terei problemas quanto ao backup, uma vez que o faço diário. Agora uma dúvida, o que você quis dizer ali é que não vale a pena fazer o Fusion Drive com um SSD com mais de 120GB, correto? Adalberto, não sei se já fez uma configuração de Fusion drive por linha de comando, o que aparenta ali é que é um Raid 0 (Extensão - Striping), quando torna dois drives em um único aumentando o espaço. Porém tem nesse processo uma bruxaria (deve ser partições ocultas auto ajustáveis em tamanho) que faz com que se ganhe velocidade e se tenha o conteúdo que necessite de velocidade. *Lendo um artigo, informa que há uma partição fixa criada pelo Fusion Drive de 4 GB criada no SSD, ali fica um cache fisico, os demais dados ficam trocando de um lado para o outro conforme a necessidade. Portanto até um SSD de 64 GB faz grande diferença no desempenho. Para quem quer mais informação: https://en.wikipedia.org/wiki/Fusion_Drive Nesse caso se entendi direito, não seria desperdício então fazer com um SSD 250gb + HDD 1TB, correto?
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora