Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

OS X El Capitan


pegasusbsb27

Posts Recomendados

Usei o sistema desde a GM, depois o Beta do 11.1 e depois instalação limpa do Final. Queria dar minhas considerações depois de usar por mais de um mês.

 

Sistema: MacBook Unibody Final de 2009, Core 2 Duo 2.26 Ghz, 8 GB de Ram, 500 GB de HD, Nvidia 9400m.

 

Spotlight: Muito lento. As vezes ele dá uma travadinha enquanto estou digitando, as vezes os resultados simplesmente demoram a aparecer. Impossível de usar como lançador de aplicativos. As "novas" funções Siri-like não funcionaram direito comigo. Nada disso foi consertado com instalação limpa.

 

Mail: A parte "local" do aplicativo está tão rápida quanto antes, mas toda a parte de conexão com o iCloud está quebrada ou muito lenta. As vezes coloco ele para enviar uma mensagem, fico vendo a barra de "status" emperrada e as vezes a mensagem já chegou no destinatário! Quando isso acontece, a mensagem simplesmente fica no meu "outgoing" para sempre. Carregar emails ficou muito lento também, e com várias falhas.

 

Safari: A parte de renderizar a web está muito boa, mas a responsividade do app está ruim. Menus de option-click demoram a aparecer e abrir em nova aba possui um engasgo rápido.

 

iTunes: O scroll está mais suave, mas a animação de abrir os albums ficou muito travada. Demora um pouco mais para abrir. De forma geral foi um dos apps que apresentou menos problema.

 

Maya: Muito pesado no Yosemite, e continua muito pesado aqui. Dava umas travadas na hora de importar arquivos STL.

 

Illustrator e Photoshop CS6: Não vi ganhos, mas também não vi perdas comparado com o Yosemite.

 

Rhinoceros 3D: Rendering bem mais suave.

 

Gráficos: Meu computador não recebeu o metal, mas percebi que houve algumas melhoras. Talvez a Apple tenha atualizado o driver. Algumas animações, como abrir um album no iTunes, ficaram mais lentas, mas visualizar elementos no Rhino e no Maya parecem mais suaves. As animações de sistema parecem ter mantido a suavidade, com excessão da de "abrir um stack".

 

Geral: A responsividade do sistema diminuiu bastante. Algumas respostas do sistema, como apertar um botão, que eram instantâneas antes do Yosemite estão até mais lentas agora. Pensei realmente que isso seria melhorado, mas nem aconteceu. Pré-visualizar um arquivo está mais lento, selecionar opções de menu levam um tempo para dar uma resposta e a "bola colorida da morte" está sendo bem mais frequente.

 

Responsividade: Como podemos ver, este está sendo o grande problema. Basicamente tudo que antes era instantâneo, agora precisa de um tempinho (muitas vezes rápido) para o sistema "pensar". Abrir arquivos em programas já abertos, abrir um menu de option-click, selecionar uma opção no dropdown da barra de menu, as Preferências de Sistema que se tornaram um inferno…

 

Problemas graves: Espetei um HD externo na minha máquina e ela ficou maluca. Ficou tudo *muito* lento, de uma forma inutilizáveis. Mesmo depois de tirar o HD, o problema continuou. Como trabalho nesta máquina, fui obrigado a colocar um HD de 160 GB e instalei o Mavericks nele. A coisa está bombando. tinha até esquecido o quanto este computador poderia ser rápido. A Apple lançou o Safari 9 com atualizações de segurança para o Mavericks (mas sem as novidades do Yosemite e do El Capitan), então eu estou de boa. Coloquei o HD do El Capitan numa case externa, dei o boot por ela e consegui consertar os problemas de lentidão, mas os ganhos de performance foram tão bons fazendo o downgrade para o Mavericks que eu vou preferir ficar com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro detalhe que não posso mais editar é que o Wifi demora *muito* para conectar. Até pensei que era problema no roteador, mas no Mavericks é quase instantâneo.

No meu desde o beta rodando liso liso e voando graças ao SSD. Agora desde o começo e mesmo no Yosemite eu concordo com o nosso amigo quanto a demora de conectar à rede sem fio. Como ele disse no Maverick era instantâneo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre as pessoas que estão tendo perdas de desempenho. 

 

Creio que seria interessante analisar as demais variáveis que podem influenciar o desempenho. Aqui, assim como tantos outros, o sistema está voando, parece até que troquei meu Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre as pessoas que estão tendo perdas de desempenho. 

 

Creio que seria interessante analisar as demais variáveis que podem influenciar o desempenho. Aqui, assim como tantos outros, o sistema está voando, parece até que troquei meu Mac.

Mesma coisa aqui...para não dizer que está 100%, as vezes aparece a bolinha colorida no click secundário em algum arquivo do finder mas, isso acontece muito raramente. Quanto ao desempenho em geral está fantástico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quais seriam estas variáveis? Fazendo upgrade ou fazendo instalação limpa, os problemas persistem.

 

Falo isso porque uso este computador exatamente da mesma forma que antes. Não tenho nenhum programa novo instalado, nenhuma configuração diferente. Como disse, tive problemas ao conectar um HD externo, mas os problemas persistem mesmo sem ele. E a coisa já estaria ruim para um usuário comum, imagina eu que faço uso profissional dele?

 

Talvez eu dê uma chance ao El Capitan quando uma versão 11.2 ou 11.3 sair, mas agora a magia simplesmente não funcionou para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quais seriam estas variáveis? Fazendo upgrade ou fazendo instalação limpa, os problemas persistem.

 

Falo isso porque uso este computador exatamente da mesma forma que antes. Não tenho nenhum programa novo instalado, nenhuma configuração diferente. Como disse, tive problemas ao conectar um HD externo, mas os problemas persistem mesmo sem ele. E a coisa já estaria ruim para um usuário comum, imagina eu que faço uso profissional dele?

 

Talvez eu dê uma chance ao El Capitan quando uma versão 11.2 ou 11.3 sair, mas agora a magia simplesmente não funcionou para mim.

Quando saiu o Mavericks, eu tive um problema com o Paragorn. Não era software novo, mas sim um software não otimizado para o sistema novo.

 

Mesmo usando absolutamente os mesmos softwares, pode vir a ter problema relacionado à versão e otimização desses softwares.

 

Talvez o restauro de algum item / configuração de algum backup...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando saiu o Mavericks, eu tive um problema com o Paragorn. Não era software novo, mas sim um software não otimizado para o sistema novo.

 

Mesmo usando absolutamente os mesmos softwares, pode vir a ter problema relacionado à versão e otimização desses softwares.

 

Talvez o restauro de algum item / configuração de algum backup...

 

Para uma simples atualização são muitos "se", "talvez",...etc.

Tô vendo que vou segurar um pouco mais a minha saída do yosemite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para uma simples atualização são muitos "se", "talvez",...etc.

Tô vendo que vou segurar um pouco mais a minha saída do yosemite

Sempre, mesmo em sistemas abertos como o Linux isso acontece.

 

Infelizmente ao tentar preservar arquivos e configurações durante as atualizações, sempre acaba vindo algum 'lixo' de configuração e/ou configuração incompatível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre, mesmo em sistemas abertos como o Linux isso acontece.

 

Infelizmente ao tentar preservar arquivos e configurações durante as atualizações, sempre acaba vindo algum 'lixo' de configuração e/ou configuração incompatível.

 

Concordo com o infelizmente.

Nessas mudanças mais drásticas, acabo fazendo uma instalação limpa

Mas como estamos vendo, ainda existem muitos que não estão satisfeitos com a solução dos problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o infelizmente.

Nessas mudanças mais drásticas, acabo fazendo uma instalação limpa

Mas como estamos vendo, ainda existem muitos que não estão satisfeitos com a solução dos problemas.

Realmente há muita reclamação mesmo. Mas eu, como desenvolvedor e gerente de projetos, vejo as coisas de outra forma.

 

Quantas pessoas já atualizaram para o El Capitan? A porcentagem de pessoas que reclamam é grande se comparada aos que estão aqui conversando e colaborando, mas se formos comparar com o total de instalações, a coisa muda bem de figura.

 

É um "problema" que acontece com todo e qualquer sistema, ninguém abre um tópico com o título "Meu mac tá rodando bem", o sujeito vem aqui e em outros forums quando quer reclamar.

 

De qualquer forma, creio que se fizer uma instalação limpa e verificar se seus aplicativos são compatíveis com o El Capitan, duvido que vá ter problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente há muita reclamação mesmo. Mas eu, como desenvolvedor e gerente de projetos, vejo as coisas de outra forma.

 

Quantas pessoas já atualizaram para o El Capitan? A porcentagem de pessoas que reclamam é grande se comparada aos que estão aqui conversando e colaborando, mas se formos comparar com o total de instalações, a coisa muda bem de figura.

 

É um "problema" que acontece com todo e qualquer sistema, ninguém abre um tópico com o título "Meu mac tá rodando bem", o sujeito vem aqui e em outros forums quando quer reclamar.

 

De qualquer forma, creio que se fizer uma instalação limpa e verificar se seus aplicativos são compatíveis com o El Capitan, duvido que vá ter problemas.

 

Infelizmente eu fiz a instalação limpa, e, com exceção do modo de tela cheia do Aperture, meus programas são compatíveis. Mas a coisa simplesmente não pareceu valer a pena para mim. Como disse, isso pode mudar em uma versão 11.2 ou 11.3, mas por enquanto não dá.

 

obs.: Sou estudante de design e trabalho em uma agência de publicidade. Faço meus trabalhos da faculdade e da agência utilizando este computador. Como designer, eu tenho uma noção de como uma interface deve funcionar e se comportar. Não estou falando de estética ou de cognição com o sistema, mas sim responsividade e como este termo trabalha para passar uma noção clara ou maquiada de performance.

 

Como disse em meu post, passei por alguns problemas que considero leves (como o iTunes e o Safari), alguns medianos (como importar o STL no Maya, algumas animações meio travadas) e outros graves (o Mail estava dando muita dor de cabeça, e o Spotlight perdeu toda a velocidade que é ponto chave do sistema).

 

Porém, foi quando eu tive o problema gravíssimo do sistema se arrastando após conectar um HD externo que decidi que o El Capitan não era para mim. Creio que tenha sido o Spotlight indexando o drive, mas eu tinha um job para entregar no outro dia e simplesmente não poderia me dar o luxo de lidar com algum problema de sistema, e infelizmente a lentidão se manteve mesmo depois de eu conseguir tirar os arquivos que queria de dentro do drive (o que pode significar que não era apenas o index  -_- ).

 

Por outro lado, o sistema funciona muito bem nos iMacs 2011 de lá da faculdade. Mas para evitar dor de cabeça, aconselhei meus amigos e minha noiva a não atualizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente eu fiz a instalação limpa, e, com exceção do modo de tela cheia do Aperture, meus programas são compatíveis. Mas a coisa simplesmente não pareceu valer a pena para mim. Como disse, isso pode mudar em uma versão 11.2 ou 11.3, mas por enquanto não dá.

 

obs.: Sou estudante de design e trabalho em uma agência de publicidade. Faço meus trabalhos da faculdade e da agência utilizando este computador. Como designer, eu tenho uma noção de como uma interface deve funcionar e se comportar. Não estou falando de estética ou de cognição com o sistema, mas sim responsividade e como este termo trabalha para passar uma noção clara ou maquiada de performance.

 

Como disse em meu post, passei por alguns problemas que considero leves (como o iTunes e o Safari), alguns medianos (como importar o STL no Maya, algumas animações meio travadas) e outros graves (o Mail estava dando muita dor de cabeça, e o Spotlight perdeu toda a velocidade que é ponto chave do sistema).

 

Porém, foi quando eu tive o problema gravíssimo do sistema se arrastando após conectar um HD externo que decidi que o El Capitan não era para mim. Creio que tenha sido o Spotlight indexando o drive, mas eu tinha um job para entregar no outro dia e simplesmente não poderia me dar o luxo de lidar com algum problema de sistema, e infelizmente a lentidão se manteve mesmo depois de eu conseguir tirar os arquivos que queria de dentro do drive (o que pode significar que não era apenas o index  -_- ).

 

Por outro lado, o sistema funciona muito bem nos iMacs 2011 de lá da faculdade. Mas para evitar dor de cabeça, aconselhei meus amigos e minha noiva a não atualizar.

Entendo sua situação, já tive problemas com meu Mac e na pressa acabei restaurando time machine.

 

Dos seus problemas, compartilho apenas do spotlight. Mas notei algo interessante, quando busco um arquivo ele funciona como sempre, mas quando busco um aplicativo nativo do OSX, ele só encontra se buscar em inlgês. Exemplo, photos retorna o fotos, enquanto que fotos retorna a pasta de mesmo nome. E isso acontece em todos os aplicativos nativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compartilhando com os demais. O problema do Spotlight, que relatei acima, é muito simples de se resolver. Basta forçar uma reindexação do Spotlight.

 

Rode o comando abaixo no terminal e em seguida reinicie o Mac.

 

rm -rf ~/Library/Preferences/com.apple.Spotlight.plist

 

Pode resolver algum outro problema relacionado ao Spotlight também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje foi a primeira vez que o meu MacBook travou. Estava no YouTube, apenas com o Safari aberto e mais nada, navegando normalmente, do nada ele travou totalmente, o trackpad e o teclado não respondiam, a tela simplesmente congelou, e ficou. Tive que segurar o botão Power até ele apagar, e ligar de novo. Nunca aconteceu isso, agora fiquei meio desconfiado desse El Capitan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é... acho que esse capitão tá fazendo o barco afundar!!

tb vou esperar um .2 ou .3 pra atualizar.

fiz uma instalação limpa e simplesmente fiquei sem photoshop e ilustrator. além das travadas de mail e safari....

vamos aguardar...

Muito estranho. Eu atualizei por cima do Yosemite e tanto o PS como o Illustrator estão rodando perfeitos. Obs: iMac mid 2011 16GB SSD i5 2.7ghz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje foi a primeira vez que o meu MacBook travou. Estava no YouTube, apenas com o Safari aberto e mais nada, navegando normalmente, do nada ele travou totalmente, o trackpad e o teclado não respondiam, a tela simplesmente congelou, e ficou. Tive que segurar o botão Power até ele apagar, e ligar de novo. Nunca aconteceu isso, agora fiquei meio desconfiado desse El Capitan.

 

tive a mesma experiencia ontem..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje foi a primeira vez que o meu MacBook travou. Estava no YouTube, apenas com o Safari aberto e mais nada, navegando normalmente, do nada ele travou totalmente, o trackpad e o teclado não respondiam, a tela simplesmente congelou, e ficou. Tive que segurar o botão Power até ele apagar, e ligar de novo. Nunca aconteceu isso, agora fiquei meio desconfiado desse El Capitan.

 

Já passei por isso diversas vezes. Definitivamente a Apple já não é mais a mesma. Lamentável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro detalhe que não posso mais editar é que o Wifi demora *muito* para conectar. Até pensei que era problema no roteador, mas no Mavericks é quase instantâneo.

To com mesmos problemas que voce. HD externo não reconhece. Wireless lenta, demora pra conecta e quando entra em modo de desligamento de tela, cai a conexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...