Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quero melhor meu MacMini, o que é melhor fazer?


FabioZ

Posts Recomendados

Olá pessoal!

 

Tenho um MacMini MId 2011 com as especificações abaixo, e estou querendo dar uma melhorada na performance dele, pois rodando o Yosemite ele está um pouco lento.

 

Como tenho um Macbook 2011 também, só que com um SSD instalado com o sistema e APPS, sei que o SSD muda a máquina da água para o vinho. O meu Macbook virou um FOGUETE. Deixei o HD mecânico para armazenagem de dados no lugar do leitor de CD/DVD.

 

No entanto fico em dúvida quanto ao mini, porque ele não tem espaço vago suficiente para um HD mecânico, e somente o SSD de capacidade boa para sistema, apps e dados é muito caro...

 

Eis o dilema: Se instalar um SSD fico sem espaço, aumentar a memória talvez não ajudaria muito...

 

O que os amigos me indicam para este caso???

 

Seguem fotos com as configurações atuais do Mini.

 

Abraço e obrigado!

 

mini_1A.jpg

 

 

mini_2A.jpg

 

 

mini_3A.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro inicialmente você monitorar o que está gerando lentidão (é CPU, é acesso ao disco ou está topando a memória??) Essa análise é fundamental para orientar o seu investimento.

 

Realize a monitoração utilizando o Activity Monitor e nos informe o resultado:

https://support.apple.com/en-gb/HT201464

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro inicialmente você monitorar o que está gerando lentidão (é CPU, é acesso ao disco ou está topando a memória??) Essa análise é fundamental para orientar o seu investimento.

 

Realize a monitoração utilizando o Activity Monitor e nos informe o resultado:

https://support.apple.com/en-gb/HT201464

 

Beleza... vou fazer isso e quando obtiver os resultados informo aqui neste post...

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Mac mini tem espaço para 2 HDD ou SSD/HDD. Tenho um Mini 2012 e fiz um Fusion Drive que melhorou muito a performance.

 Olá.

 

Tem como você me passar mais detalhes? Tipo, não entendi a parte do "Fusion Drive". Quanto você tem de memória nele?

 

Obrigado por enquanto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FabioZ

 

Nesse artigo há uma explicação sobre o Fusion Drive 

 

http://pt.kioskea.net/faq/13445-fusion-drive-o-armazenamento-perfeito-para-o-sistema-mac-os-x

 

Basicamente ele combina o HDD com o SSD para melhoria de performance. Dessa forma aproveitei o HDD de 1TB que havia no meu Mini e adicionei um SSD de 256GB. Há vídeos no youtube explicando como fazer o processo, desde a abertura do Mini e instalação do SSD até a configuração para que o sistema entenda tudo como apenas 1 volume. Fiz esse upgrade após trocar os 4Gb originais de memória por 16Gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Mini igual ao seu. Instalei um SSD de 128 GB e uso um HD externo de 1 TB conectado permanentemente na USB. Até agora (quase 1 ano depois) não tenho nada a reclamar. Já ouvi falar em colocar os 2 internamente no Mini, mas não quis arriscar! Obs.: colocar o SSD foi a melhor coisa que eu fiz. Ah, tenho 8 GB de RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu mini é de 2012, em 2013 coloquei 8GB e até hoje não tenho do que reclamar!

 

Valeu!

 

FabioZ

 

Nesse artigo há uma explicação sobre o Fusion Drive 

 

http://pt.kioskea.net/faq/13445-fusion-drive-o-armazenamento-perfeito-para-o-sistema-mac-os-x

 

Basicamente ele combina o HDD com o SSD para melhoria de performance. Dessa forma aproveitei o HDD de 1TB que havia no meu Mini e adicionei um SSD de 256GB. Há vídeos no youtube explicando como fazer o processo, desde a abertura do Mini e instalação do SSD até a configuração para que o sistema entenda tudo como apenas 1 volume. Fiz esse upgrade após trocar os 4Gb originais de memória por 16Gb.

 

Obrigado pelas dicas, mas não entendi uma coisa... o Fusion drive eh um software certo? No site que você me indicou fala que eh uma característica dos Macs novos... deu a impressão de ser uma característica proprietária da Apple, ou não? Tem como comprar o software ou ele e livre? 

 

 

Eu tenho um Mini igual ao seu. Instalei um SSD de 128 GB e uso um HD externo de 1 TB conectado permanentemente na USB. Até agora (quase 1 ano depois) não tenho nada a reclamar. Já ouvi falar em colocar os 2 internamente no Mini, mas não quis arriscar! Obs.: colocar o SSD foi a melhor coisa que eu fiz. Ah, tenho 8 GB de RAM.

 

Pois eh.... tenho que ver este esquema de instalar dois internamente. Tem que comprar alguma peca extra ou tem SATA para os dois? Vou ter que investigar mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Fusion você configura quando possui dois HDs, um SSD e um HD mesmo.

 

Quanto a instalar os dois HDs no MacMini, existe sim uma peça para adaptar, acredito que somente para versões do Mini que possuem DVD, aí você remove o DVD e instalar esta peça + o segundo HD ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Fusion você configura quando possui dois HDs, um SSD e um HD mesmo.

 

Quanto a instalar os dois HDs no MacMini, existe sim uma peça para adaptar, acredito que somente para versões do Mini que possuem DVD, aí você remove o DVD e instalar esta peça + o segundo HD ali.

 

Putz....

 

O meu mini não tem entrada para DVD.... fiz isso no Macbook, comprei uma baia especial para o HDD e pus no lugar do DVD. No lugar original do HDD instalei o SSD, mas não uso o Fusion... Instalo SO e APPS no SDD e no HDD arquivos de músicas, docs etc...

 

Confirma este lance de que só pode instalar SDD + HDD em Mini com entrada para DVD? Eu nunca vi mini com entrada para DVD.... sério...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não posso confirmar se SOMENTE os que possuem DVD que pode instalar dois, teria que pesquisar mais, mas acredito que não tem espaço para 2 discos nele.

 

E sim, existem MacMinis com drive de DVD.

 

Sinceramente, não vejo problemas em substituir o HD por SSD e usar o HD com uma case como disco externo... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não posso confirmar se SOMENTE os que possuem DVD que pode instalar dois, teria que pesquisar mais, mas acredito que não tem espaço para 2 discos nele.

 

E sim, existem MacMinis com drive de DVD.

 

Sinceramente, não vejo problemas em substituir o HD por SSD e usar o HD com uma case como disco externo... 

 

Blz,

 

entendi. Mas se conectar o HD externamente pela USB fica lento pra caramba!!! Qualquer acesso nele vai ser um parto. Ou você sugere algum outro tipo de conexão, tipo através da porta thunderbolt?

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

 

pesquisando encontrei referência para este vídeo:

 

Mostra como fazer para instalar os dois HDD e SSD no Mini, mas faz referência a um KIT para fazer este procedimento. O KIT tem o link para vender em um site americano bem conhecido da galera e tal, mas e por aqui, no Brasil mesmo, onde eu consigo este kit, alguém sabe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FabioZ

 

Nesse artigo há uma explicação sobre o Fusion Drive 

 

http://pt.kioskea.net/faq/13445-fusion-drive-o-armazenamento-perfeito-para-o-sistema-mac-os-x

 

Basicamente ele combina o HDD com o SSD para melhoria de performance. Dessa forma aproveitei o HDD de 1TB que havia no meu Mini e adicionei um SSD de 256GB. Há vídeos no youtube explicando como fazer o processo, desde a abertura do Mini e instalação do SSD até a configuração para que o sistema entenda tudo como apenas 1 volume. Fiz esse upgrade após trocar os 4Gb originais de memória por 16Gb.

 

Oi,

 

Eu vi o vÍdeo para instalar os dois (acima). Só tem um problema, onde conseguir o KIT que é referenciado no vídeo aqui no Brasil?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FabioZ

 

Para montar o FusionDrive não há necessidade de nenhum software externo, é só uma configuração feita através do Terminal. Eu montei o meu baseado neste vídeo que vc postou aí em cima e comprei o kit nesse mesmo site. Há um detalhe a observar sobre a posição do HD original do seu Mini, se instalado na parte superior ou inferior (há um video nesse mesmo site explicando as diferenças). Se o seu, assim como o meu, tiver o HD instalado na parte inferior há necessidade de mais umas peças que também são vendidas no site. Esse procedimento pode ser feito em MacMinis sem drive de DVD, o meu não tem. Quando abrir a tampa inferior você percebe que há espaço para mais um HD/SSD.

 

A parte mais trabalhosa foi fazer backup, formatar tudo e restaurar 2 usuários no FusionDrive, tudo tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FabioZ

 

Para montar o FusionDrive não há necessidade de nenhum software externo, é só uma configuração feita através do Terminal. Eu montei o meu baseado neste vídeo que vc postou aí em cima e comprei o kit nesse mesmo site. Há um detalhe a observar sobre a posição do HD original do seu Mini, se instalado na parte superior ou inferior (há um video nesse mesmo site explicando as diferenças). Se o seu, assim como o meu, tiver o HD instalado na parte inferior há necessidade de mais umas peças que também são vendidas no site. Esse procedimento pode ser feito em MacMinis sem drive de DVD, o meu não tem. Quando abrir a tampa inferior você percebe que há espaço para mais um HD/SSD.

 

A parte mais trabalhosa foi fazer backup, formatar tudo e restaurar 2 usuários no FusionDrive, tudo tranquilo.

 

Bixfolha,

 

Muito obrigado pelas dicas. Vou investigar bem para ver o que fazer obrigado!

 

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...