Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como ativar o TRIM corretamente?


Marconato

Posts Recomendados

Fala galera, tudo bem?

 

Possuo um MPB 13" de 2012 com Yosemite 10.10.3, troquei o HD original por um SSD Samsung EVO de 1TB em 2013 mas notei que desde o dia em que foi instalado o TRIM ficou inabilitado. Hoje decidi ir atrás pra saber mais a respeito disso.

Há alguma maneira de habilita-lo corretamente? Li que o Chameleon App deixa o OS vulnerável e o TRIM Enabler além de tb deixar vulnerável ainda ferra com o HD com o passar do tempo

Ele surtiria efeito em todo o HD ou só a partir do momento em que ele for ativo? Digo, tudo o que foi escrito e apagado até o momento em que ele foi ativo já era, não tem mais volta?

 

Grato.

Editado por Marconato
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Li todos os tópicos existentes, TRIM Enabler e Chameleon há o problema do kext o qual tenho medo, encontrei comandos no Terminal pra ativar o TRIM mas penso que ativando pelo Terminal, num eventual PRAM Reset, eu não terei a opção de desativar o TRIM para evitar maiores problemas. Alguém tem em mente alguma solução? Deixar sem TRIM mesmo? Não irá comprometer meu HD?
Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marconato! 

 

Não sou nenhum expert em SSDs e TRIM, mas posso falar sobre a minha experiência.

 

Eu uso o Disk Sensei, pois acho uma ferramenta mais completa pra lidar com SSD, TRIM e outros lances relacionados. Custa uns 20 Obamas, mas, no meu caso, valeu a pena.

 

Pelo que li, é realmente necessário desabilitar o Kext Signing, caso contrário, caso você reinicie o seu Mac, o Yosemite não vai aceitar o seu SSD caso o mesmo não seja da Apple ou da OWC. Ficará vulnerável sim, exigindo um cuidado extra ao navegar ou instalar algo na máquina, mas consigo conviver bem com isso.

 

No Disk Sensei existe a opção de deixar o TRIM Manual, o que fará com que você possa deixar o TRIM desligado e quando quiser rodar o TRIM Manual bastará desativar o Kext Signing, rodar o TRIM Manual e depois habilitar o Kext Signing novamente.

 

Como disse, prefiro deixar o Kext Signing desligado e o TRIM rodando ativamente e, quando surge alguma atualização do sistema na App Store, desabilito o TRIM, dou um boot, atualizo o sistema, boot de novo, ligo o TRIM e dou mais um boot. Dessa forma não corro o risco de ter aquela tela cinza desagradável.

 

Optei por deixar o TRIM rodando sempre pois percebi uma boa diferença de perfomance da máquina em relação ao TRIM Manual, além de achar o risco de desabilitar o Kext Signing algo "gerenciável".

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho certeza se é impossível pois não tentei. Até acredito que dê pra ativar, mas o que realmente fode a parada toda é que, caso você ou alguma atualização reinicie a PRAM e você dê um boot, a tela cinza da morte aparecerá e será necessário tentar os passos ditos no site do Cindori.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, que tela cinza da morte seria essa? Há um tempo atrás apareceu uma tela cinza pra mim, não sei se é a mesma a qual vc se refere, mas já me apareceu mesmo com o TRIM desativado. Vc teria uma foto dessa tela pra eu ver se foi a mesma a qual apareceu pra mim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O TRIM não é um processo que você manda executar e aguarda o fim do processo, ele é executado em segundo plano, quando a máquina está ociosa. É um comando que o SO manda para o FW do SSD, e esse faz o processo.

 

O Kext Signing ajuda a previnir apenas que Kexts não assinadas sejam instaladas, então se não costuma instalar tralhas e mais tralhas diariamente, não vai correr risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, pensei em baixar o TRIM Enable, deixo ativo durante uma noite e depois desativo. Não resolveria?

Não, o benefício do trim é deixá lo rodando sempre que o mac estiver ocioso. Assim seu SSD estaria sempre com os blocos vazios no melhor estado para gravação.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...