Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre os preços absurdos da Apple no Brasil


Posts Recomendados

<_< Really?

A Apple tá começando a colocar os preços no estilo das montadoras de carro, na filosofia "Se colar colou". É claro que todo esse preço não deve-se ao fato de impostos, se tu comprar fora, botar 60% de imposto em cima, ainda não dá o que temos aqui! Ou seja, peça de fora, seja taxado, pague o valor, mas não compre da Apple Brasil.

 

Muito simplista em falar que imposto de importação é "somente" 60%.

 

Se pegar o preço em dólar de um MBP, por exemplo, multiplicar pelo câmbio e impostos (60% + outros), o preço em real aqui é em linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho muito interessante a discussão. A primeira coisa que tenho a dizer é que as pessoas erram, como no caso da imagem do ps4 acima, ao achar que o preço final do produto é o quanto custa para empresa. O que falaram do governo eu concordo plenamente e tenho que adicionar que a atual política não nos permite comprar coisas boas e sim ultrapassadas. Muita gente ta começando com o iPhone 4 por agora e é essa a galera que fala nossa como os computadores anunciados no comercial estão baratos, sendo que em sua maioria das vezes são computadores de tecnologia muito ultrapassada. Isso também acontece com televisão, tênis e muitas outras áreas. Com os calçados a maioria não quer gastar 600-700 num novo e compram um modelo ultrapassado entre 150-250 reais.

O que a Apple Brasil faz é a história que vou contar da NBA. Os jogos lá nos EUA têm preços acessíveis e os melhores lugares dependendo do time e da ocasião, da pra pagar por algumas centenas de dólares. Quando a liga veio para o Brasil, o dólar ainda estava baixo e a esperança era que seria de boa para comprar os ingressos. Os preços vieram muito caro com um ingresso no terceiro anel do estádio por 150, no primeiro anel por 400, na segunda fileira por 2000 e na primeira por 3000. Sabe o que eles falaram? Que fizeram um estudo de mercado e compararam a outros eventos como UFC para determinar o preço. Ai eu pergunto: Já viu quanto ta um Galaxy S6? Pra mim o ideal é mandar todos os executivos daqui embora. Eles já elitizaram a marca. Já era!!! Eu só compro nos EUA ou de alguém de confiança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrei em uma discussão semelhante a alguns dias com alguns colegas de trabalho. Como alguns citaram acima, realmente acho que essa petição está com o destinatário errado. Antes de mais nada, quero deixar claro que concordo que 16k em um PC é inaceitável e eu mesmo nunca compraria por esse valor independente de quanto fosse meu salário.

Não entendo muito sobre taxas alfandegárias, então usarei alguns valores que sempre vi pela interwebs como referência.

Macbook air 2015 i7 8gb 256gb - 1450$ na apple store us

Preço atual do dolar: r$3,10. No entando esse valor não é praticado por nenhuma empresa de conversão. Semana passa liguei para minha operadora de cartão e eles me informaram que estavam cobrando cerca de 3,35. Algumas empresas de câmbio me informaram um valor semelhante, então o usarei como base.

1450 * 3,35 = 4.860-

4.860 + 60% (imposto importação) + 10% (média icms) = R$8.260-

O mesmo note é vendido pela apple store br por 8.099r$ à vista.

Agora como o amigo comentou acima, o preço final do produto não é quanto ele realmente custa para ela. Com isso em mente, acredito que o ponto principal da nossa discussão seria: A apple deve abrir mão da sua margem de lucro (que teoricamente não existe aqui?) por conta das dificuldades financeiras do nosso país?

Sinceramente, a minha opnião é que não. Vivemos em um país de terceiro mundo em crise, e infelizmente essa é e será nossa realidade por mais alguns sofríveis anos.

Acredito que me já me prolonguei demais por hora. Fiquem a vontade para corrigir os valores utilizados como base para os impostos, como citei, só possuo um conhecimento superficial de taxas alfandegárias.

Parte extra:

A exercício de comparação, peguei os notebooks da marca avell, que comercializa tanto aqui quanto nos eua e fiz os seguintes cálculos:

Premier G1310 FIRE Ultimate: 1.130$ - 6.200R$

Fazendo uma simples regra de 3 com o preço do mac air:

1.130 - 6.200

1.450 - x

x = 7.950-r$

Como citado acima, o preço praticado pela apple store br é r$8.100.

Links:

http://avell.com/premier-g1310-fire

http://avell.com.br/premier-g1310-fire

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, os produtos Apple estão em uma categoria de preço (guardadas as devidas proporções) dos carros de luxo.

8 mil, 10 mil, 15 mil não tem como comprar, são valores surreais, meu Macbook 2011 vai ter que durar mais alguns anos.

E digo mais, mesmo os valores cobrados nos EUA em dólar estão muito elevados por conta da cotação do dólar (não esquecendo do imposto local americano) e do IOF, afinal, quem anda com quase 3 mil dólares em espécie?

Atualmente não tenho coragem (nem dinheiro sobrando) para comprar o Macbook 15" top(minha 1ª opção de compra) nem nos EUA, fazendo uma conversão simples, sem contar a tarifa de importação de 60% o valor final é impraticável:

U$ 2.499 x 1,065 (imposto local americano) x 3,12 (cotação atual do dolar) x 1,0638 (IOF) = R$ 8.833,45

Pode esquecer!

Se acrescentar os 60 % de imposto local, aí realmente fica muito próximo do preço da Apple nacional R$ 14.133,52

Como dito anteriormente, valores totalmente impraticáveis.

Editado por Luiz Bueno
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me lembro muito bem quanto paguei pelo meu 3GS, que depois virou um i4 (troca na própria VIVO por problema no aparelho) e finalmente um i5S 16G (esse foi uns 2.200, Dez/13, dólar a R$ 2,33 e com tds os descontos possíveis e imaginários na época) e já achei bem caro (digamos que foi um presente para mim...rsrs)

 

Esse meu hoje tá uns $549 lá fora (aqui...R$ 2.199)...novo!

 

A resposta desses "preços absurdos" está um pouco em cada um escreveu, lucro da apple, impostos, um país sem condições de manter uma estabilidade econômica e por aí vai....

 

Ah! se fosse fácil e ninguém mais comprasse produtos da apple..aí baixaria os preços....impossível, como bem disse alguém acima, tem gente que vai parcelar em 60x e outros que entrarão em planos mirabolantes das operadoras como justificativa para ter um iPhone ou ainda porque a pessoa quer e ponto final, mesmo que deixei o seu "tão suado" dinheirinho.

 

Dos meus equipamentos da apple todos acabei comprando aqui, pela garantia, pela negociação que fiz em alguns, pela comparação que fiz com os importadores ...cada um pelo seu motivo ou por vários motivos ao mesmo tempo.

 

Agora, é com disse o amigo aí acima, espero uma nova estabilidade ou compro com os importadores, por um valor mais aceitável dentro das minhas condições.

 

E cá entre nós, pelo andar da carruagem, é bem provável que comprarei com os importadores.

 

[]'s

 

Set

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só alguns ptos sobre a questão dos impostos ser a causa dos preços altos....

 

1 - essa conta de pegar o preço e jogar a taxa e dizer: olha aqui, deu mais baixo, portanto a culpa não é "do imposto" não é uma conclusão correta.... o imposto de importação em si (e outras barreiras não explicitas ao livre comércio) tem um efeito econômico muito difícil de ser mensurado que é o aumento do mark-up dos ofertantes locais. A velha questão se a culpa é dos impostos ou "da ganância das empresas, do lucro brasil etc.." na verdade não existe (o segundo é uma consequência do primeiro). O lucro brasil só é "gigantesco" (na verdade o mark-up e não o lucro econômico em si) justamente porque o mercado se torna fechado via regulações e impostos de importação. Com esse monte de imposto e barreiras, "poucas" ofertas ficam acessíveis aos brasileiros (isso é o tal fechamento) e assim com menor concorrência, vale a mais básica das leis econômicas: o preço sobe.

 

2 -  não sei se apareceu aqui a critica que diz ser um absurdo comparar o preço que o consumidor paga nos EUA e converter p/ o preço brasileiro pq a empresa (Apple Brasil no caso) não pagaria o preço do consumidor americano p/ trazer o produto p/ cá. Essa critica não faz muito sentido econômico: se eu tenho um produto X que pode ser vendido por 5 ou por 10, se eu vender por 5 estarei perdendo 5, o que seria um absurdo. O brasileiro não pode comprar por 5, só por 10 (a alternativa mais barata é comprar nos EUA como consumidor), logo o preço de referência que a Apple deve usar p/ calcular o seu preço no Brasil é a alternativa mais barata que o brasileiro teria (que é o preço de consumidor americano mais todos os impostos p/ legalização do produto dentro do país).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo bem realista, a leitura bem simples que faço sobre todas as recentes discussões sobre os preços dos iDevices Apple em fóruns e grupos do facebook é simplesmente a constatação que em poucos meses, depois dessa absurda vitória da Dilma, é que estamos empobrecendo em educação, ética, moral e poder de compra.

 

 

Só para dar um exemplo do iPhone, desde o iPhone 4 até o iPhone 6 o valor em dólar é o mesmo do iPhone de entrada, U$ 649,00.

 

O que mudou no Brasil de 2010, ano de lançamento do iPhone 4, até hoje ? Tudo.

 

O governo brasileiro só fez besteiras.

 

Causas:

 

- Represamento de preços da energia elétrica e combustíveis.

- Doação de bilhões do nosso dinheiro para Cuba, Bolívia, ditaduras africanas, e outras, através do BNDES.

- Assalto na Petrobrás de bilhões e bilhões para funcionários e políticos corruptos.

- Péssima gestão de estatais.

- 39 ministérios e milhares de cargos comissionados.

- Mais médicos. Milhões de Reais para Cuba.

- Desvios de bilhões que ainda não sabemos dos setores elétricos e bancos públicos.

 

 

Consequências:

 

- Falta de confiança de investidores.

- Fuga de investimentos no Brasil.

- Aumento dos juros.

- Aumento da inflação.

- Aumento de impostos.

- Aumento do dólar e sua constante volatilidade.

- Queda e constante volatilidade da bolsa de valores.

 

 

É só esse o motivo de todas essas discussões.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Mas ainda acho que nós estamos

sendo muito explorados, sendo roubados pelo nosso próprio governo com todos esses

impostos que nós nem sabemos para onde vai, e nós só aceitamos e assistimos os preços

das coisas que nós queremos subir cada vez mais.

 

Cara, tenho menos de 3 décadas de vida, mas desde que me conheço por gente, aqui cobra-se muitos impostos e recebemos em troca poucos serviços. 

Eu nunca vi a classe média usando SUS, matriculando filho em escola pública, sobrevivendo de previdência do INSS e assim por diante. O único serviço público que as classes abastadas usufruem a rodo é o de educação superior. 

Desde que me conheço por gente, ouço de corrupção, tanto quanto agora aliás, pois graças aos meus queridos professores do EM sempre li notícias em fontes diversificadas. 

 

Desde que me conheço por gente, as coisas custam mais barato no exterior do que aqui, principalmente os manu/maquinofaturados. Há uma flutuação aqui ou alí, mas é sempre igual: 

Brasileiro vai para qualquer outro lugar cheio de produtos legais que estavam "de graça", brasileiro vive falando que com o preço de um carro popular aqui, ele compra um Mustang nos EUA.

 

 

Tá, eu sei que não devemos ser fatalistas e aceitar isso como normal ou moral. Só acho que se indignar porque o preço dos produtos Apple subiu, é um pouco esquisito. 

 

 

Acho até engraçado a galera dizendo coisas como: Tenho um iPhone 5S mas, com esse absurdo, vou ter que esperar até o 7S para trocar de telefone. No fundo penso: Nooooooooooossssa!!!! Que problemão, hein?! Que Allah te dê forças para sobreviver até lá!!! 

 

O país está quebrando, nossa presidente de república parece que está jogando dados para escolher o que faz da vida, a cúpula do partido que preside este país está inteira presa ou acusada de mutreta, temos o congresso nacional mais escroto da história da humanidade, as pessoas de baixa renda - que manteve a economia deste país funcionando desde 2005 - está perdendo o emprego e vocês preocupados com o preço do iPhone? 

 

Ah! Façam-me o favor. 

Editado por ferrari
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tenho menos de 3 décadas de vida, mas desde que me conheço por gente, aqui cobra-se muitos impostos e recebemos em troca poucos serviços. 

Eu nunca vi a classe média usando SUS, matriculando filho em escola pública, sobrevivendo de previdência do INSS e assim por diante. O único serviço público que as classes abastadas usufruem a rodo é o de educação superior. 

Desde que me conheço por gente, ouço de corrupção, tanto quanto agora aliás, pois graças aos meus queridos professores do EM sempre li notícias em fontes diversificadas. 

 

Desde que me conheço por gente, as coisas custam mais barato no exterior do que aqui, principalmente os manu/maquinofaturados. Há uma flutuação aqui ou alí, mas é sempre igual: 

Brasileiro vai para qualquer outro lugar cheio de produtos legais que estavam "de graça", brasileiro vive falando que com o preço de um carro popular aqui, ele compra um Mustang nos EUA.

 

 

Tá, eu sei que não devemos ser fatalistas e aceitar isso como normal ou moral. Só acho que se indignar porque o preço dos produtos Apple subiu, é um pouco esquisito. 

 

 

Acho até engraçado a galera dizendo coisas como: Tenho um iPhone 5S mas, com esse absurdo, vou ter que esperar até o 7S para trocar de telefone. No fundo penso: Nooooooooooossssa!!!! Que problemão, hein?! Que Allah te dê forças para sobreviver até lá!!! 

 

O país está quebrando, nossa presidente de república parece que está jogando dados para escolher o que faz da vida, a cúpula do partido que preside este país está inteira presa ou acusada de mutreta, temos o congresso nacional mais escroto da história da humanidade, as pessoas de baixa renda - que manteve a economia deste país funcionando desde 2005 - está perdendo o emprego e vocês preocupados com o preço do iPhone? 

 

Ah! Façam-me o favor. 

 

eu acho engraçado essa filosofia do "pobrismo" que impera no Brasil faz um tempo já (bem, e ajuda a explicar muito da nossa mediocridade e subdesenvolvimento, principalmente no campo econômico....)

 

 

o sujeito só pode reclamar do governo ou de qq coisa se supostamente "é pobre".... se o sujeito é rico ou tem uma situação melhor (paga 10x mais imposto q qq pobre jamais pagou), se o sujeito teve a "audácia" de fazer algo produtivo, valorizado e com isso ganhar algo na vida, que fique quieto pq é um "privilegiado do sistema" e tem q aceitar de boca calada sustentar bolsa família e sei lá mais o que p/ gente que ele nunca viu e cujo o grande "feito" na vida é ser pobre e se orgulhar disso....

 

 

o sujeito tem todo o direito de reclamar do preço do que ele quiser, ainda mais qdo esse preço é alto por politicas estupidas e financiadas com o dinheiro DELE, geralmente defendidas por esse mesmo pessoal que acha a reclamação ilegitima, coisa de "coxinha", menino mimado e blablabla... 

 

 

sobre a questão de que governo é culpado, realmente, o Brasil é um país fechado, mercantilista e alérgico a livre comércio/livre concorrência desde 1800 e bolinha (por isso tudo sempre é mais caro aqui)..... isso se agravou no século XX (década de 30/40 p/ frente), tbm é verdade. Mas é mais verdade ainda que o atual partido do governo NUNCA defendeu absolutamente NADA que mudasse isso, muito pelo contrário.... o PT sempre defendeu o que de pior existe em matéria de economia. Realmente não foi ele que fechou o país, que deixou tudo mais caro... mas sempre defendeu politicas que causam isso e, mesmo no governo, não me lembro de absolutamente nenhuma ação p/ mudar tal quadro (obviamente me lembro de inúmeras ações p/ piorar a situação, como quando foi oposição as reformas do governo FHC e agora com a tal "nova matriz econômica" (mesma baboseira da década de 70/80), um desastre completo...) 

Editado por sirisy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu desejo extremo em vomitar a cartilha do Instituto Von Mises em todas as discussões de preços Apple aqui tem te deixado meio míope. 

 

Em nenhum momento eu disse para parar de reclamar porque o cara não é pobre, mas sim porquê a economia do país passa por um péssimo momento e, se continuar do jeito que está, o preço do iPhone será o menor dos problemas. Isto está mais transparente no texto do que é o vácuo para a luz. 

 

 

Sobre o resto dos preconceitos que veio no meio do vômito, a preguiça me impede de comentar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu desejo extremo em vomitar a cartilha do Instituto Von Mises em todas as discussões de preços Apple aqui tem te deixado meio míope. 

 

Em nenhum momento eu disse para parar de reclamar porque o cara não é pobre, mas sim porquê a economia do país passa por um péssimo momento e, se continuar do jeito que está, o preço do iPhone será o menor dos problemas. Isto está mais transparente no texto do que é o vácuo para a luz. 

 

 

Sobre o resto dos preconceitos que veio no meio do vômito, a preguiça me impede de comentar. 

 

sempre a mesma coisa.... se o cara é contra o governo é "preconceituoso". falou mal de alguma coisa relacionada a programa social, é contra "vitimismo de pobre", é promovido a candidato a membro da elite branca malvada.... se o cara reclama de um problema seu (como no caso do rapaz q reclamou do preço do iphone), é "preconceituoso, coxinha" pq, sei lá, deveria estar obrigatoriamente super feliz q o bolsa família atinge milhões de famílias pobres e não entende a generosidade e sapiência do atual grupo que está no poder ..

 

ah e é claro, a economia do país está em um péssimo momento por um acaso da natureza... ou talvez por alguma conspiração da elite branca.... não tem nada a ver com as politicas (erradas) adotadas justamente pela atual presidente (com o partido várias vezes reclamando p/ piorar o que já está errado)

 

sobre o instituto q vc menciona, qual o problema se eu estivesse querendo "vomitar a cartilha econômica" dele? tá errada a cartilha ou é só preconceito mesmo? vc já leu a tal "cartilha"? estudou algo da tal "economia austríaca"? sabe que liberalismo não é sinônimo de escola austríaca? sabe que existem muitas outras "escolas econômicas" (Chicago, por exemplo, Public Choice (George Mason University ou Escola de Virginia), até mais conhecidas, que "defendem" teses liberais? q muitas defesas da escola austríaca são consideradas anti-liberais por muitos liberais (defesas austríacas anti-patentes, anti-copyright, contrários ao sistema bancário de reserva fracionada, pró-anarquismo)? 

Editado por sirisy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos que trabalham na Samsung me falaram que grande parte dos preços de venda são colocadas pelos revendedores, e não pelas marcas em si. Será que esse não é o caso da Apple também? Falo em relação a lojas terceirizadas, pois aqui em Fortaleza não possuímos Apple Store! De fato, é interessante notar que o preço da loja online da Apple é muito mais caro do que o de revendedores como Lojas Americanas, Saraiva, casas Bahia, Fnac… então tem alguma coisa errada aí! Acredito que a maçã está fazendo a mesmo jogada das concessionárias de veículos, o famoso" se colar colou"! Olha a falta de respeito com os consumidores brasileiros, afinal de contas, temos um dos piores pós venda da Apple ao redor do mundo (mesmo ele não sendo tão ruim). Façam um teste, liguem pra tirar uma dúvida usando o Skype para a Apple USA, e façam o mesmo com a Apple Br... lá o atendimento é MUITO superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Sobre o preço fabricante, distribuidor e revenda não se aplica a Apple que controla em termos todo o mercado nacional como ela quer, um dos motivos que meus tios dono de uma das maiores distribuidora do Brasil não ter nada mais da Apple no mix de produto, já exemplo Samsung entre demais isto ocorre mesmo exemplo um galaxy s6 chega a distribuidora ao preço de 890 reais e daí vai subindo conforme negociação de venda junto às revendas, a casos que algumas revendas grandes a fabricante faz acordo de comissão direta onde exemplo a submarino coloca em consignação vendeu se racha meio a meio o lucro nem só imposto faz produtos caro no Brasil e sim negócios e ganância por isto hoje sai deste ramo onde fui diretor financeiro por 10 anos junto a empresa do meus tios e só dava briga agora vivo de boa com minhas auditorias e aluguéis apenas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...