Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Separador Decimal Teclado USB Apple


Posts Recomendados

Amigos, para quem é usuário da Apple há muito tempo deve ser uma coisa banal, mas para um novato como eu nem tanto. Indo direto ao ponto: como usar o . (ponto) do teclado USB externo da Apple como separador decimal, ou seja, com comportamento de , (vírgula)?

 

Estou usando planilha compartilhadas, então não posso mudar nada que implique em problemas para os usuários não-Mac OS X.

 

Grato,

 

Fábio Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

preferências do sistema -> idioma e região -> avançado -> geral, pode configurar do teu jeito. 

Infelizmente, isso não resolve meu problema... Queria, simplesmente, que a tecla ".", do teclado numérico, fosse lida como ","... Será que existe uma maneira de fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu teclado é exatamente este da imagem. A única coisa que preciso é clicar no ponto, numérico, e ser entendido pelo sistema como vírgula.

 

Vocês que manjam da coisa, não é possível editar o layout fazendo apenas a troca dessa tecla?

post-87022-0-20611500-1429674984_thumb.p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelo auxílio. Resolvi fazendo uma cópia do leiaute Inglês Internacional e acertei apenas a tecla que eu queria mudar com o Ukelele.

Abraço!

Editado por Fábio Marcelo Walter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 22/04/2015 at 02:02, Fábio Marcelo Walter disse:

Obrigado a todos pelo auxílio. Resolvi fazendo uma cópia do leiaute Inglês Internacional e acertei apenas a tecla que eu queria mudar com o Ukelele.

Abraço!

Olá Fábio, depois de muito tempo encontrei alguém que resolveu o problema que gostaria de resolver também. Você resolveu fazendo uma cópia do leiaute Inglês Internacional, certo? Poderia me dar uma dica de como fez isto?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Lutei muito para encontrar como resolver isso e vim compartilhar.

Tenho um imac com o keyboard pro (alphanumérico) e sempre sofri com isso.

Baixei o Karabiner Elements

https://pqrs.org/osx/karabiner/

Ao abrir o aplicativo, na primeira aba (Simple Modifications)

From key: Keypad_period

to key: Comma(,)

Reinicia o computador e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 11/09/2019 at 09:24, Leandro Buluca disse:

Lutei muito para encontrar como resolver isso e vim compartilhar.

Tenho um imac com o keyboard pro (alphanumérico) e sempre sofri com isso.

Baixei o Karabiner Elements

https://pqrs.org/osx/karabiner/

Ao abrir o aplicativo, na primeira aba (Simple Modifications)

From key: Keypad_period

to key: Comma(,)

Reinicia o computador e pronto.

Obrigado pela dica Leandro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 11/09/2019 at 09:24, Leandro Buluca disse:

Lutei muito para encontrar como resolver isso e vim compartilhar.

Tenho um imac com o keyboard pro (alphanumérico) e sempre sofri com isso.

Baixei o Karabiner Elements

https://pqrs.org/osx/karabiner/

Ao abrir o aplicativo, na primeira aba (Simple Modifications)

From key: Keypad_period

to key: Comma(,)

Reinicia o computador e pronto.

Aqui quando faço isso a tecla fica sem função... nem ponto nem virgula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 06/03/2020 at 13:27, nelsonlw disse:

Aqui quando faço isso a tecla fica sem função... nem ponto nem virgula.

Aqui foi o mesmo problema.

Um caso adicional, eu tenho certa facilidade de usar o Ukulele, mas antes do Catalina eu pegava o US-International que vem nos layouts padrão do Ukulele, mudava só o ponto pela vírgula e funcionava bem como um US-International modificado em todos os meus programas, não zoava o corretor ortográfico do Word nem nada.

Com o Catalina, criou-se um novo layout de teclado para nós do Brasil, o Brazilian-pro, e quando cria-se o layout no Ukulele a partir do US-International, ele bagunça todo o esquema de corretor ortográfico do sistema, não reconhecendo que você está usando um texto em português, no Word, por exemplo. Ele assume que tem que corrigir tudo em inglês e o texto fica cheio de marcação de erro, o que é horrível para quem escreve muito, como é o meu caso.

Assim, imagino que a solução seja fazer a modificação da tecla da vírgula no Ukulele mas à partir do Brazilian-pro, só que não encontro este layout de teclado para fazer uma cópia e usar como base para o meu teclado modificado no Ukulele.

Se alguém tiver onde baixo este layout, creio ser um meio caminho andado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 9 meses depois...
Em 03/04/2021 at 09:24, Alexandro Andrade disse:

Possivelmente vc está usando [keypad_comma], você precisa ir para cima na lista, e colocar [comma]
Comigo resolveu. 

Captura de Tela 2021-04-03 às 09.25.22.png

Também estou usando o MX Keys, fiz tudo conforme indicado no Karabiner e não funcionou comigo. Alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

caraca vc salvou vidas com essa dica do kabiner Alexandro Andrade @Alexandro Andrade ! sensacional. passei o dia tentando e só consegui com  sua dica e com um video americano no yt pra complemente. (apesar das liberações no mac para o app, foi necessário me atentar para uma msg apresentada em tela solicitando permissão...aí funcionou e sem reiniciar o mac.. @JHR recomendo dar uma olhada no video no yt....a mensagem de permissão aparece na tela do cara e nao tinha notado que tbm aparece na minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caraca vc salvou vidas com essa dica do kabiner Alexandro Andrade @Alexandro Andrade ! sensacional. passei o dia tentando e só consegui com  sua dica e com um video americano no yt pra complemente. (apesar das liberações no mac para o app, foi necessário me atentar para uma msg apresentada em tela solicitando permissão...aí funcionou e sem reiniciar o mac.. @JHR recomendo dar uma olhada no video no yt....a mensagem de permissão aparece na tela do cara e nao tinha notado que tbm aparece na minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Que bom que achei esse forum para discutir esse assunto.  Acho um absurdo essa falta de entendimento da Apple sobre esse problema de casa decimal independentemente do layout do teclado.  Principalmente porque a Apple não vende teclado ABNT (e eu não gosto do layout ABNT).  O MacOS foi desenhado para que somente o layout do teclado comande se a casa decimal é um ponto ou uma virgula enquanto quem deveria controlar isso é a configuração regional.  Se o @MacMagazine criar um artigo sobre isso no Brasil, será que sensibiliza a Apple?  Ou devemos criar um barulho maior no forum da Apple.

Segue aqui mais um hack pra resolver esse problema que não deveria existir:

Abra o App Terminal no seu Mac e entre com o seguinte comando na linha de comando.  Literalmente Copia e Cola o seguinte:

hidutil property --set '{"UserKeyMapping": [{"HIDKeyboardModifierMappingSrc": 0x700000063, "HIDKeyboardModifierMappingDst": 0x700000036}]}'

 

Inclusive tem topico aqui sobre isso postado pelo @Algus Helm. busque por 'Executar comando automático no terminal no login' nesse forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para não ter que instalar mais apps desconhecidos no seu Mac.  Voce pode também criar um atalho rodando o comando abaixo no terminal:

hidutil property --set '{"UserKeyMapping": [{"HIDKeyboardModifierMappingSrc": 0x700000063, "HIDKeyboardModifierMappingDst": 0x700000036}]}'


image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...