Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Air 13pol - seria adequado para ter como único computador?


ThiAzevedo

Posts Recomendados

Oi gente, tudo bem? Gostaria de trocar idéia e ouvir conselhos de vocês, rs.

 

Entrei para o mundo Apple em 2012, quando comprei um iPhone (meu primeiro smartphone) e um iPad. Adorei ambos, e jamais trocaria por aparelhos Android. Já com relação a computadores, nunca tive um Apple ainda, sempre tive PCs rodando Windows (desde 1994, meu primeiro computador, um 386! rsrsrs). Abandonei os desktops em 2008, quando comprei meu primeiro notebook (e é o único computador que possuo, desde 2008 até hoje, e no qual estou digitando bem agora!). Como este notebook, apesar de velhinho, tem tela de 15 polegadas, jamais senti falta de um desktop, e por isso ele é o único computador que possuo. Importante: apesar de tratar-se de um notebook, eu não o transporto para lugar algum, pois nao tenho necessidade disso. Ele sempre ficou sempre em cima da minha escrivaninha, ou seja, sempre funcionou apenas como se fosse um desktop mesmo. (Até porque pra transportar ele seria pesado demais, e depois, quando comprei iPad, este já resolveu a questão de mobilidade para eventuais viagens).

 

Acontece que agora, meu bom e velho notebook já está com 7 anos de bons serviços prestados, está lerdo etc, e estou pensando em aposentá-lo. Como vou a Europa mês que vem, estou pensando em comprar um MacBook Air (13 polegadas), entrando assim no "mundo Apple" tambem com relação a computadores, uma vez que já sou Apple no celular e tablet. Eu sei que o MacBook Air é um produto fantástico, super levinho para transportar, mas eu não tenho nenhum interesse ou necessidade de transportá-lo. Como eu já disse, uso meu notebook como se fosse um desktop, nunca sai de cima da escrivaninha, e quando preciso transportar, levo o ipad. E é aqui que entra minha grande dúvida: acho que a tela de 13 polegadas pode ser muito pequena para trabalhar, pode não ser uma boa opção o Mac book air para ser o único computador que possuo. Não sei se a Apple pressupoe que os proprietários de macbook são pessoas que priorizam a leveza do produto para poder transporta-lo, e que tenham um desktop em casa, para trabalhar com mais conforto numa tela maior... Sou apenas um usuário doméstico, faço um uso simples do computador. Uso basicamente para navegar pela internet e também os programas tipo Office (escrevo muitos textos no Word, uso algumas planilhas Office para organização pessoal, e edito fotos de forma bem amadora no Photoshop). Não curto jogos, não uso o computador pra isso, nem tenho nenhum instalado. Mas não gostaria de editar minhas fotinhos e nem digitar os meus textos numa telinha compacta demais, como me parece que é a de 13 polegadas. Ao mesmo tempo, comprar um macbook pro de 15 não teria nenhum sentido pra mim, pois tal modelo é só pra quem faz uso profissional da máquina.

 

Então o que queria saber de vocês é: Alguém aqui tem apenas Macbook, e nenhum desktop??? Acha que é razoável?? Não acha a tela pequena demais???..... Queria ouvir dicas e considerações de usuários mais experientes, pois não quero investir grana no preço alto de um Macbook Air pra ficar insatisfeito com o tamanho da tela!!...Se for o caso, prefiro comprar um notebook com Windows mas que seja de 15 polegadas!!!! rsrsrs...... Aguardo comentários e dicas. Obrigado!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caso é parecido com o seu. Sempre tive laptop somente. Porem os meus sempre tiveram configuração top pois utilizava muito maquinas virtuais para estudo. O meu ultimo laptop tinha tela de 15, processador i7 quad e 8gb. Era ótima em performance. Resolvi então entrar para o mundo dos Macs.

Decidi por um Macbook Pro retina de 13. O equipamento está me atendendo em tudo até o momento. A tela de 13 por ser retina é sensacional (sugiro ir a alguma iPlace, FNac ou algum lugar que venda para você mesmo testar, antes de decidir).

Eu sempre assisto filmes utilizando minha TV, por isso, não sinto falta para nada da minha antiga tela de 15. A diferença do hardware do Macbook é imensa, mais leve, mouse trackpad incomparável e etc...

Porem, para o que você precisa, acredito que um laptop Dell, por exemplo, vai te atender da mesma forma pois o custo é muito menor e consegue uma configuração superior pelo mesmo preço. Com o valor de um Macbook 13 retina de entrada você monta a máquina mais top do site da dell... Com certeza vai te atender pelos próximos 5 anos facilmente.

Alguns pontos que devem ser levados em conta: alguns softwares não existem para o Mac. O office, dependendo do seu uso ainda é o melhor (o Numbers não se compara ao Excel, algumas tarefas como tabelas dinâmicas não existem). Esse ano deve ser lançado o office 2016 for mac, que vai ser na nuvem e ai o problema acaba.

Avalie bem qual realmente é a sua necessidade. A minha era desenvolver aplicativos para IOs e não me arrependo. Porem, o custo de um Macbook é alto e não se justifica dependendo do seu uso, a nivel de configuracao, no meu ponto de vista

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi gente, tudo bem? Gostaria de trocar idéia e ouvir conselhos de vocês, rs.

 

Entrei para o mundo Apple em 2012, quando comprei um iPhone (meu primeiro smartphone) e um iPad. Adorei ambos, e jamais trocaria por aparelhos Android. Já com relação a computadores, nunca tive um Apple ainda, sempre tive PCs rodando Windows (desde 1994, meu primeiro computador, um 386! rsrsrs). Abandonei os desktops em 2008, quando comprei meu primeiro notebook (e é o único computador que possuo, desde 2008 até hoje, e no qual estou digitando bem agora!). Como este notebook, apesar de velhinho, tem tela de 15 polegadas, jamais senti falta de um desktop, e por isso ele é o único computador que possuo. Importante: apesar de tratar-se de um notebook, eu não o transporto para lugar algum, pois nao tenho necessidade disso. Ele sempre ficou sempre em cima da minha escrivaninha, ou seja, sempre funcionou apenas como se fosse um desktop mesmo. (Até porque pra transportar ele seria pesado demais, e depois, quando comprei iPad, este já resolveu a questão de mobilidade para eventuais viagens).

 

Acontece que agora, meu bom e velho notebook já está com 7 anos de bons serviços prestados, está lerdo etc, e estou pensando em aposentá-lo. Como vou a Europa mês que vem, estou pensando em comprar um MacBook Air (13 polegadas), entrando assim no "mundo Apple" tambem com relação a computadores, uma vez que já sou Apple no celular e tablet. Eu sei que o MacBook Air é um produto fantástico, super levinho para transportar, mas eu não tenho nenhum interesse ou necessidade de transportá-lo. Como eu já disse, uso meu notebook como se fosse um desktop, nunca sai de cima da escrivaninha, e quando preciso transportar, levo o ipad. E é aqui que entra minha grande dúvida: acho que a tela de 13 polegadas pode ser muito pequena para trabalhar, pode não ser uma boa opção o Mac book air para ser o único computador que possuo. Não sei se a Apple pressupoe que os proprietários de macbook são pessoas que priorizam a leveza do produto para poder transporta-lo, e que tenham um desktop em casa, para trabalhar com mais conforto numa tela maior... Sou apenas um usuário doméstico, faço um uso simples do computador. Uso basicamente para navegar pela internet e também os programas tipo Office (escrevo muitos textos no Word, uso algumas planilhas Office para organização pessoal, e edito fotos de forma bem amadora no Photoshop). Não curto jogos, não uso o computador pra isso, nem tenho nenhum instalado. Mas não gostaria de editar minhas fotinhos e nem digitar os meus textos numa telinha compacta demais, como me parece que é a de 13 polegadas. Ao mesmo tempo, comprar um macbook pro de 15 não teria nenhum sentido pra mim, pois tal modelo é só pra quem faz uso profissional da máquina.

 

Então o que queria saber de vocês é: Alguém aqui tem apenas Macbook, e nenhum desktop??? Acha que é razoável?? Não acha a tela pequena demais???..... Queria ouvir dicas e considerações de usuários mais experientes, pois não quero investir grana no preço alto de um Macbook Air pra ficar insatisfeito com o tamanho da tela!!...Se for o caso, prefiro comprar um notebook com Windows mas que seja de 15 polegadas!!!! rsrsrs...... Aguardo comentários e dicas. Obrigado!

Bom dia.

Simples; como és do Rio vá na Apple Store do Village e faça exaustivos testes...

Editado por Don Corleone
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desmantelei meu último desktop há uns 5~6 anos quando comprei meu primeiro MBP de 13", de lá pra cá tive 2 MBP de 13" de gerações diferentes, um MBP de 15" e mais recentemente me "acalmei" com um MBA de 13" (mid-2012: i5 + 8gb + 128gb SSD).

 

Não sinto falta de absolutamente nada, já tive que usar para trabalhar por várias semanas enquanto estava sem máquina na empresa e me atendeu muito bem. Já tive vontade (consumismo é f..... rs) de trocar pelo Retina de 13" e mais recentemente para o novo Macbook de 12" pra ganhar um pouco de resolução mas com esse dólar a coisa está inviável. De qualquer forma meu MBA apesar de seus quase 3 anos de uso continua me atendendo muito bem e certamente irá aguentar pelo menos mais uns 3 anos.

 

Tudo depende do seu uso, eu não sou exatamente um "home-user" e não é raro estar com trocentas coisas rodando ao mesmo tempo, certamente os MBA mais recentes são ainda mais fortes.

 

Dois detalhes: 

 

1) Em casa tínhamos outro mac, um MBP de 13" (early 2011) que era o da minha mulher (i7 + 16gb RAM + HD 500gb) e o vendemos recentemente depois que chegamos à conclusão que estávamos usando apenas um deles.

 

2) Antes disso ela pediu pra levantar um antigo desktop dela (com windows) pra deixar em casa para ~eventualidades~, depois que instalei e deixei tudo bonitinho nunca mais foi ligada  :P

 

PS: Cuidado ao comprar na Europa que dependendo do país o layout do teclado parece grego :D

 

 

[]'s

Editado por NEO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas respostas!!!

 

NEO, ontem eu me dei conta desse problema do teclado. No caso, estou indo para a Alemanha. Pesquisei e achei na internet fotos do teclado alemão, e o padrão é realmente bem diferente do brasileiro (ex: QWERTZ em vez do nosso QWERTY, e outras coisas mais!). Quase desisti por causa disso, mas depois pensei que esse problema pode ser resolvido da seguinte forma: embora não seja possível trocar o teclado físico, posso mudar a configuração, a nível de software, para o padrão Brasil/ABNT (não posso??). É bem verdade que aí algumas teclas irão perder a correspondência, mas creio que isso seja fácil de resolver: basta comprar um desses conjuntos de "keyboard stickers" (adesivos para teclado), para cobrir as teclas que ficarem "erradas", e assim fica tudo no padrão Brasileiro/ABNT. O que acham?? Parece viável??.... Sei que pode parecer um certo trabalho, mas talvez justifique devido à chance de comprar um MBA por cerca de 3500 reais, ao invés dos 5900 que pagaria no Brasil (aliás, se fosse pra comprar no Brasil, eu nem compraria, acho um descalabro esse preço, ficaria com um PC/Win mesmo).

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas respostas!!!

 

NEO, ontem eu me dei conta desse problema do teclado. No caso, estou indo para a Alemanha. Pesquisei e achei na internet fotos do teclado alemão, e o padrão é realmente bem diferente do brasileiro (ex: QWERTZ em vez do nosso QWERTY, e outras coisas mais!). Quase desisti por causa disso, mas depois pensei que esse problema pode ser resolvido da seguinte forma: embora não seja possível trocar o teclado físico, posso mudar a configuração, a nível de software, para o padrão Brasil/ABNT (não posso??). É bem verdade que aí algumas teclas irão perder a correspondência, mas creio que isso seja fácil de resolver: basta comprar um desses conjuntos de "keyboard stickers" (adesivos para teclado), para cobrir as teclas que ficarem "erradas", e assim fica tudo no padrão Brasileiro/ABNT. O que acham?? Parece viável??.... Sei que pode parecer um certo trabalho, mas talvez justifique devido à chance de comprar um MBA por cerca de 3500 reais, ao invés dos 5900 que pagaria no Brasil (aliás, se fosse pra comprar no Brasil, eu nem compraria, acho um descalabro esse preço, ficaria com um PC/Win mesmo).

Abs!

Creio que não terás problemas desta forma! Só testar na loja na alemanha trocando o leiaute do teclado para o padrão americano (usado nos MacBooks no brasil).

No Reino Unido tem como escolher entre o teclado local (que também é diferente do americano!!) e o americano internacional (usado pela Apple no Brasil). Quem sabe não há esta opção também em outros países da Europa.

Ah, e não esquece de pegar o imposto de volta!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Olha só, tive exatamente a mesma dúvida que você e minhas necessidades com um computador são exatamente iguais às suas.

Ou seja, nunca havia tido um computador mac, entrei no mundo apple com um iPad e um iPhone, usava apenas um notebook vaio de 15" comprado em 2007 como cpu principal na escrivaninha em casa e sem a necessidade de transportá-lo...

Meu uso é exatamente igual ao seu, Internet, office, uma foto ou outra no photoshop e editando um vídeo ou outro, coisa básica.

Como você, eu tbm senti a necessidade de aposentar o laptop antigo e estava querendo do um MBA 13" e tinha as mesmas dúvidas: vou achar a tela pequena? A configuração vai atender? Vale o preço caro?

Isso passou pela minha cabeça em Dez/14.

Resultado: comprei o MBA 13" I5 4mb 128GB

E o que posso dizer a você é: valeu cada centavo!!!

Não sinto a menor falta do note antigo, não achei a adaptação complicada, o pages (word) e o numbers (excel) são aplicativos tão bons quanto os da Microsoft e para usuários normais suprem muito bem.

Em relação ao photoshop achei que a tela ficou um pouco apertada realmente, mas nada que chegue a incomodar e caso realmente precise de tela maior é só ligar o Mac num monitor ou tv em casa para um trabalho que exija telas grandes.

Sobre o preço: comprei no Brasil na fastshop pelo preço final de 4500 reais. Sim, eles dão desconto na fast, é só negociar. Em dezembro ele custava 5399 no site da Apple Brasil!

Enfim, achei que valeu muito a pena e uso ele como meu único computador tranquilamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um MBP de 15" e também não tenho desktop.

No meu caso, o transporto quando tenho necessidade, mas em casa uso um acessório chamado "MacBookArc" para fazer do Mac uma CPU e conectar teclado, mouse e monitor (que utilizava no meu desktop anteriormente. Além da performance incomparável, outra vantagem de ter um Mac é que você pode rodar o Windows no BootCamp e fazer dual boot para selecionar o sistema operacional que quer utilizar quando iniciar o MBP. Ou pode também usar um virtualizador (Virtual Box, VMWare, Parallels, etc) para rodar o Windows numa máquina virtual (que é o que eu faço atualmente) dentro do OSX. Como você não faz uso pesado, dá pra utilizar a máquina virtual mesmo rodando os dois sistemas.

Até o Windows no Mac roda melhor. Para mim vale a penas usar um Mac, mesmo que para rodar o Windows. Você terá uma excelente máquina e pode rodar os dois sistemas de acordo com suas necessidades. Isso sem falar da integração iPhone, iPad e MacBook.

Até ter um MacBook, eu não gostava de touchpad, talvez porque não tivesse utilizado um de verdade, o touchpad dele é outro em todos os sentidos.

Editado por alexbdorea
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 3 anos comprei meu primeiro MacBook, um Pro i7, 4gb Ram e 750HD.

Cara, posso dizer q não sinto nenhuma necessidade de desktop. Comprei um Magic Mouse pq de vez em quando faço uns trabalhos em 3D e tal, alguns renders. Mas nunca senti falta do desktop.

Agora estou pensando enormemente em trocar ele e pegar ou um Retina ou um MBA.

Tenho um uso moderado, às vezes alguns trabalhos de faculdade (já estou me formando) e o de sempre, como internet e séries.

Mas recomendo o mac como desktop sim, se precisar usa uma máquina virtual (Parallels) que rode Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o que queria saber de vocês é: Alguém aqui tem apenas Macbook, e nenhum desktop??? Acha que é razoável?? Não acha a tela pequena demais???..... Queria ouvir dicas e considerações de usuários mais experientes, pois não quero investir grana no preço alto de um Macbook Air pra ficar insatisfeito com o tamanho da tela!!...Se for o caso, prefiro comprar um notebook com Windows mas que seja de 15 polegadas!!!! rsrsrs...... Aguardo comentários e dicas. Obrigado!

 

Meu... Eu uso um Macbook Air de 11 polegadas, modelo mid 2012 (e não pretendo trocar por pelo menos mais uns 3 anos). Eu até tenho um desktop pra jogos, mas como nunca paro em casa, uso o macbook até pra isso. Em questão de performace, roda photoshop com imagens bem grandes (nenhum problema com mais de 4000 pixels, ajustes de cores, blur, etc) objetos 3D de com dezenas de milhares de polígonos sem sequer engasgar, dezenas de abas no safari, cada uma com um vídeo em HD, e jogos como Skyrim, Battlefield 3 e Borderlands 2 com gráficos no mínimo e um FPS aceitável, ou jogos um pouco mais leves, como League of Legends, Diablo 3 e Team Fortress 2, tranquilamente (sei que você não usa pra isso, mas é só pra ter uma noçao hehe) e a bateria dura bem umas 5 horas de streaming de vídeos sem pausa e um bom brilho.

 

Mas sua preocupação é o tamanho da tela, pra você, talvez 11 seja pouco, as vezes eu conecto ele em um monitor externo (e aproveito e taco-lhe um teclado, mouse, mesa digitalisadora, HD externo, Headphone e Microfone USB).

 

Concluindo, garanto que o de 11 é uma maquina independente de qualquer desktop. o de 13, com certeza também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo seu uso simples, não vejo motivos para não comprar. Ainda mais porque serão edições simples no Photoshop.

Uso o meu da assinatura, ligado em um monitor externo de 25" ultrawide para trabalhar com edição/manipulação de imagens, somado a uma mesa digitalizadora e me atende muito bem.

Tenho um amigo com um rMBP de 13" que estuda comigo e até audio e vídeo ele edita nele, naquela "telinha".   :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os comentários foram muito úteis! Li todos com atenção, obrigado a todo mundo que escreveu!... 

 

No Reino Unido tem como escolher entre o teclado local (que também é diferente do americano!!) e o americano internacional (usado pela Apple no Brasil). Quem sabe não há esta opção também em outros países da Europa.

Ah, e não esquece de pegar o imposto de volta!!!

 

Que importante essa informação, não sabia dessa possibilidade (de a loja ter também a opção de teclado internacional pra oferecer!). Certamente perguntarei na Apple Store alemã se lá também existe essa opção!... E quanto ao "tax refund", vc tem certeza se esse tipo de produto (notebook) dá direito?

 

Olá!

Olha só, tive exatamente a mesma dúvida que você e minhas necessidades com um computador são exatamente iguais às suas.

Ou seja, nunca havia tido um computador mac, entrei no mundo apple com um iPad e um iPhone, usava apenas um notebook vaio de 15" comprado em 2007 como cpu principal na escrivaninha em casa e sem a necessidade de transportá-lo...

Meu uso é exatamente igual ao seu, Internet, office, uma foto ou outra no photoshop e editando um vídeo ou outro, coisa básica.

Como você, eu tbm senti a necessidade de aposentar o laptop antigo e estava querendo do um MBA 13" e tinha as mesmas dúvidas: vou achar a tela pequena? A configuração vai atender? Vale o preço caro?

Isso passou pela minha cabeça em Dez/14.

Resultado: comprei o MBA 13" I5 4mb 128GB

E o que posso dizer a você é: valeu cada centavo!!!

Não sinto a menor falta do note antigo, não achei a adaptação complicada, o pages (word) e o numbers (excel) são aplicativos tão bons quanto os da Microsoft e para usuários normais suprem muito bem.

Em relação ao photoshop achei que a tela ficou um pouco apertada realmente, mas nada que chegue a incomodar e caso realmente precise de tela maior é só ligar o Mac num monitor ou tv em casa para um trabalho que exija telas grandes.

Sobre o preço: comprei no Brasil na fastshop pelo preço final de 4500 reais. Sim, eles dão desconto na fast, é só negociar. Em dezembro ele custava 5399 no site da Apple Brasil!

Enfim, achei que valeu muito a pena e uso ele como meu único computador tranquilamente!

 

Bacana o seu relato, pois nossos casos parecem realmente bem semelhantes. Obrigado, foi muito útil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico e também pegando como gancho gostaria de saber a sua opinião e dos demais que estão contribuindo aqui:

O que acham do novo MacBook de 12 polegadas?

Acham que poderia ser o suficiente para um uso diário comum? (Lê-se internet, Pacote Office ou iWork, filmes/séries e um Parallels com Windows para os softwares que não são suportados no Mac).

Pergunto pois estou querendo trocar meu MBP de 13" final 2011 e estou em dúvida se pego um MBRetina, um MBA ou esse de 12".

O MBP Retina já estou começando a achar que é desnecessário pra mim.

O Air o que pesa negativamente é o fato de não ter tela retina.

O MacBook me conquistou por ser leve, fino e ter a tela retina.

Enfim, gostaria de aproveitar o gancho da nossa colega e pedir a opinião de vocês também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico e também pegando como gancho gostaria de saber a sua opinião e dos demais que estão contribuindo aqui:

O que acham do novo MacBook de 12 polegadas?

Acham que poderia ser o suficiente para um uso diário comum? (Lê-se internet, Pacote Office ou iWork, filmes/séries e um Parallels com Windows para os softwares que não são suportados no Mac).

Pergunto pois estou querendo trocar meu MBP de 13" final 2011 e estou em dúvida se pego um MBRetina, um MBA ou esse de 12".

O MBP Retina já estou começando a achar que é desnecessário pra mim.

O Air o que pesa negativamente é o fato de não ter tela retina.

O MacBook me conquistou por ser leve, fino e ter a tela retina.

Enfim, gostaria de aproveitar o gancho da nossa colega e pedir a opinião de vocês também!

Sendo franco, particularmente pegaria o rMBP.

Não gostei da atualização do Air e para seu uso básico, o novo Macbook atenderá bem.

Ainda sim, não gostei do fato deles terem tirando o magsafe e aquela única porta usb-c não me agrada de maneira alguma.

Por mais que o processador do novo Macbook não seja tão ruim(pelo que vi nos benchmarks), dependendo do programa, não recomendaria o uso do Parallels e sim dual boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...