Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Erro no recibo, do IRPF 2009


Shiva

Posts Recomendados

  • Respostas 42
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Colegas, eu não sou deste fórum, mas descobri a resposta, pois tive o mesmo problema no IRPF via Linux.

O registro MC nada mais é do que uma linha de texto gravado no arquivo (também texto) que guarda os dados do recibo após a transmissão do IRPF. O arquivo fica em <diretório_do_programa_IRPF_2009>/transmitidas/<seu_CPF>-IRPF-2009-2008-ORIGI.REC

Se for o arquivo de retifidadora, então substitua /ORIGI/RETIF/

O problema é que o programa do IRPF está gravando o texto neste registro MC com caracteres acentuados estranhos, o que provoca o erro. Provavelmente, um erro de codificação de caracteres acentuados pelo programa.

SOLUÇÃO:

1) FAÇA UM BACKUP DO ARQUIVO (ou do diretório em questão)

2) edite o arquivo e corrija a acentuação... <_<

3) imprima o recibo normalmente

Parece brincadeira, mas é simples assim. :lol:

Abraços e boa sorte a todos.

Márcio H. Zuchini

Campinas - SP

Oi Galera,

Tb estou tendo o mesmo problema, por via das dúvidas eu anotei o número do recibo de envio que aparece do lado do arquivo no programa da Receita, com data e hora de envio. A declaração aparece como transmitida, alguém sabe me dizer se ela realmente foi transmitida? Sempre fica a dúvida....

Quanto à solução do Márcio Henrique acima, no meu diretório não tem uma pasta de transmitidas como vc falou (se tivesse eu até ficaria mais calma), tenho somente o arquivo que executa o programa 2009 para Mac. Eu baixei a versão do programa para Mac no site da Receita e até então tudo estava funcionando perfeitamente, até melhor que o ano passado que tínhamos que baixar a versão Java e imprimia tudo com letras grandes, mas pelo menos imprimia.... Se alguém souber de algo por favor me ajude!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Galera,

Tb estou tendo o mesmo problema, por via das dúvidas eu anotei o número do recibo de envio que aparece do lado do arquivo no programa da Receita, com data e hora de envio. A declaração aparece como transmitida, alguém sabe me dizer se ela realmente foi transmitida? Sempre fica a dúvida....

Quanto à solução do Márcio Henrique acima, no meu diretório não tem uma pasta de transmitidas como vc falou (se tivesse eu até ficaria mais calma), tenho somente o arquivo que executa o programa 2009 para Mac. Eu baixei a versão do programa para Mac no site da Receita e até então tudo estava funcionando perfeitamente, até melhor que o ano passado que tínhamos que baixar a versão Java e imprimia tudo com letras grandes, mas pelo menos imprimia.... Se alguém souber de algo por favor me ajude!

Sim, foi enviada sim. Eu estava com esta dúvida também, mas fiz um backup do arquivo e imprimi no ruindows e o recibo estava lá! Com data e hora. Tudo bem certinho. O envio funciona, o erro é só na impressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, foi enviada sim. Eu estava com esta dúvida também, mas fiz um backup do arquivo e imprimi no ruindows e o recibo estava lá! Com data e hora. Tudo bem certinho. O envio funciona, o erro é só na impressão.

Obrigada pela ajuda Thales.

Farei o mesmo que vc, vou fazer um backup do arquivo e depois vou catar um PC para imprimir por via das dúvidas....

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada pela ajuda Thales.

Farei o mesmo que vc, vou fazer um backup do arquivo e depois vou catar um PC para imprimir por via das dúvidas....

Abs!

Fazendo o backup do arquivo do meu IR transmitido, como eu faço para abrir no programa da Receita para PC? Não consegui.... O arquivo que tenho é o número do CPF-IRPF-2009-2008-ORIGI.DEC, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera fiz minha declaração e agora diz o donwload do programa para enviar sendo que não estou conseguindo instalar, no site da Receita Federal está escrito isso "Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando "chmod +x ReceitanetJava2009_01a mac.command" ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado. " porém não sei como fazer isso, alguém pode me ajudar ?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera fiz minha declaração e agora diz o donwload do programa para enviar sendo que não estou conseguindo instalar, no site da Receita Federal está escrito isso "Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando "chmod +x ReceitanetJava2009_01a mac.command" ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado. " porém não sei como fazer isso, alguém pode me ajudar ?

Abraços

Oi André, eu simplesmente instalei o receitanet para mac normalmente, sem utilizar esse comando, até porque não sei fazer isso, a minha declaração foi transmitida, somente não consegui imprimir o recibo como aconteceu com o pessoal aqui do forum....

Abs, Melina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, foi enviada sim. Eu estava com esta dúvida também, mas fiz um backup do arquivo e imprimi no ruindows e o recibo estava lá! Com data e hora. Tudo bem certinho. O envio funciona, o erro é só na impressão.

Thales,

Como vc abriu o backup do seu IR para imprimir o recibo no programa da Receita no Windows? Fiz o backup, mas não sei como faço para "puxar" esse arquivo através do programa do windows....

Abs, Melina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mmccane

eu instalei a IRPF2009.pkg porém ele falou que para enviar eu precisava de uma versão mais recente

Abraços

André,

Não precisa instalar esse arquivo .pkg

Basta baixar normalmente o ReceitaNet para mac, segue link: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFi.../RecnetJava.htm

aí vc vai baixar o seguinte arquivo para depois instalá-lo: ReceitanetJava2009.01a_setup_mac.command

Abs, Melina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thales,

Como vc abriu o backup do seu IR para imprimir o recibo no programa da Receita no Windows? Fiz o backup, mas não sei como faço para "puxar" esse arquivo através do programa do windows....

Abs, Melina

Melina,

Eu fiz o backup, depois gravei em um pen-drive. Fui o notebook com o ruindows e restaurei no programa da receita que instalei lá. Daí foi só imprimir.

Sds,

Thales

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas, eu não sou deste fórum, mas descobri a resposta, pois tive o mesmo problema no IRPF via Linux.

O registro MC nada mais é do que uma linha de texto gravado no arquivo (também texto) que guarda os dados do recibo após a transmissão do IRPF. O arquivo fica em <diretório_do_programa_IRPF_2009>/transmitidas/<seu_CPF>-IRPF-2009-2008-ORIGI.REC

Se for o arquivo de retifidadora, então substitua /ORIGI/RETIF/

O problema é que o programa do IRPF está gravando o texto neste registro MC com caracteres acentuados estranhos, o que provoca o erro. Provavelmente, um erro de codificação de caracteres acentuados pelo programa.

SOLUÇÃO:

1) FAÇA UM BACKUP DO ARQUIVO (ou do diretório em questão)

2) edite o arquivo e corrija a acentuação... :D

3) imprima o recibo normalmente

Parece brincadeira, mas é simples assim. :lol:

Abraços e boa sorte a todos.

Márcio H. Zuchini

Campinas - SP

Realmente confirmei a mesma coisa no Ubuntu: basta corrigir a acentuação das palavras no arquivo mencionado...E o recibo aparece!

Joaquim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dica do Márcio Zuchini também funcionou para mim, usando Ubuntu. O problema só aparece quando vem junto com o recibo um alerta de pendência na Receita Federal; os acentos saem como carateres estranhos; corrigindo-os, desaparece o problema. ;)

Joaquim

Eu acabei fazendo uma cópia de segurança e imprimindo no windows mesmo, aí imprime normalmente o recibo. Bom saber que esse alerta de pendência na Receita tb faz parte do bug no mac.... levei um susto, mas agora está tudo resolvido.

Obrigada pela ajuda de todos :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
bom, eu uso mac no escritorio de contabilidade, e mac do meu patrao eh sempre um problema, ja resolvi um outro,problema, mas esse me preucupa, no ano passado a fazendo fez o favor de fazer um bosta de um programa pra mac, ai eu usei o do solaris fucionou perfeitemente, e esse ano achei que nao mudaria, botei o solaris na maquina do meu patrao, (so agora uqe percebi que tem uma perfeita pro mac) so que nesse exato momento, ele fez o IR do cliente, trasmistiu, e da imprimiu a declaracao, e um erro apareceu a impressao ta horrivel, letras grandes demais e simbolo na maca na declacao, bom isso eh de menos, ele imprimiu o darf do cliente tudo correto

agora quando ele foi imprimir o recibo do cliente de um erro assim

as informacoes do recibo foram corrompidas apos sua gravacao, no registro MC

por favor me ajudei segundo sabado que da problema na mac do meu patrao, minha cabeca ta a premio

desde ja agradeco

rodolfo portugal

:blink:

Olá pessoal!

Assim como vcs, sofri um bocado até encontrar a solução para imprimir o recibo.

Encontrei-a no seguinte endereço: http://br.answers.yahoo.com/question/index...03173718AA0y9JL

"(...) No software q vc fez a declaraçao vá em declaraçao- imprimir- recibo

na tela que abrir selecione procurar e indique o caminho C:\Arquivos de Programas RFB\IRPF2009\gravadas (e não transmitidas - como deveria ser) aí q está o erro do programa. Teoricamente era pra aparecer um arquivo. dê ok mesmo assim. Tipo, não é pra vc selecionar o arquivo e sim o caminho pra ele.

a sua declaração vai aparecer, selecione e imprima. Resumindo: Não aparece arquivo nenhum, mas dê ok assim mesmo depois de indicar o caminho que eu falei acima."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:blink:

Olá pessoal!

Assim como vcs, sofri um bocado até encontrar a solução para imprimir o recibo.

Encontrei-a no seguinte endereço: http://br.answers.yahoo.com/question/index...03173718AA0y9JL

"(...) No software q vc fez a declaraçao vá em declaraçao- imprimir- recibo

na tela que abrir selecione procurar e indique o caminho C:\Arquivos de Programas RFB\IRPF2009\gravadas (e não transmitidas - como deveria ser) aí q está o erro do programa. Teoricamente era pra aparecer um arquivo. dê ok mesmo assim. Tipo, não é pra vc selecionar o arquivo e sim o caminho pra ele.

a sua declaração vai aparecer, selecione e imprima. Resumindo: Não aparece arquivo nenhum, mas dê ok assim mesmo depois de indicar o caminho que eu falei acima."

No meu computador nem tem este caminho. Tem certeza que é no MAC? "C:\" parece coisa de Ruindows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...