Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Meu primeiro Mac "antigo" : iBook G4.


julianod20

Posts Recomendados

Olá a todos.

Sempre tive uma queda por computadores "fora de linha", tanto é que até hoje possuo meu primeiro computador, um Pentium II de cartucho, funcionando.. hehe.

Pois bem, me surgiu a oportunidade de adquirir um iBook G4 modelo Mid, 2005, com processador PowerPC G4 1.33, com a bateria ainda com vida média. 
Estou esperando o iBook G4 chegar na minha casa para poder usufruí-lo.

Alguém já teve esse Mac ou que utilizou o mesmo poderia me ajudar em alguns aspectos?

Bom, minhas dúvidas são:

1) O hardware está original, contanto apenas com os 512mb de RAM da placa mãe. Logo que for possível, instalarei um pente de 1Gb, mas até lá, os 512Mb consegue rodar o Leopard satisfatoriamente ou é melhor eu voltar pro Tiger? Qual marca/modelo de memória RAM recomendam?

2) Alguém já testou outros sistemas operacionais nesse Mac além do Mac OS, como por exemplo o ubuntu? Será que o desempenho do Lubuntu por exemplo seria superior ao Leopard? Ou qual distro me recomendam para as especificações desse Mac?

3) Atualmente onde o HTML5 está presente no Youtube, será que o desempenho fica superior pra exibição de vídeos se comparado ao flash? Só vi pessoas rodando o youtube com flash no G4.

 

4) Alguma recomendação para eu tomar assim que receber o Mac, antes de começar a usá-lo?

5) Que preço vocês pagariam nesse Mac, pra saber se eu fiz bom negócio? Levanto em conta que ele está tudo funcionando normalmente, apenas alguns riscos na carcaça porém nenhum amassado ou quebra, e bateria com vida média.

Obrigado pelo auxílio e desculpem por alguns perguntas, nunca usei um Mac, e por isso estou comprando esse, para testá-lo por um preço "em conta" e para suprir minha demanda de ter computadores considerados obsoletos e tentar explorar o máximo deles.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caraca....agora escorreu uma suor de macho nos meus olhos lembrando do meu ibook G4...   :P  :P  :P  :P

 

eu tive um ibook desses, exatamente esse modelo, G4 1.33, tela de 12". que maquininha cara! que maquininha!!!!

eu deixaria ele com o Tiger, o bicho simplesmente voa! Obviamente nao sei como se comportará nos dias de hoje, com essa internet cheia de frescura, java e flash que a gente tem. rssrsrrs....mas o Tiger e esse ibook fazem um casamento perfeito! a Apple nunca mais fez um sistema como esse. o sistema todo fluía om normalidade, nao dava nenhuma engasgadinha em momento algum, tudo abria quase que instantaneamente. caramba....era uma nave!!!!! de principio eu deixaria no Tiger pra fazer um test. ver como se comporta, abrir alguns sites e tal. Depois tu testa alguma outra coisa.

 

A primeira coisa é colocar mais memoria. Nao lembro agora, mas acho que dá pra ter 1,5 GB de memoria nesse mac, um pente de 1GB e o de 512MB. Nao tenho certeza, mas acho que dá. Compra qualquer memoria que seja compatível. Honestamente nao acredito que a marca fará grande diferença a essa altura do campeonato.

 

eu adorava esse ibook. era um tamanho ideal, a tela de 12" é pequena mas nao chega a ser incomoda. o teclado dele é fantástico! até hoje acho que um dos melhores teclados que já usei. é suave, macio.

 

enfim, cara, te invejo! disfruta desse bichinho que tenho certeza que vais adorar! e trata ele com carinho porque ele merece!

 

saudades do meu ibook...  :(  :(  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, obrigado pelas respostas.

O G4 está vindo com o Leopard, acredito que como primeiro medida então, antes de tudo lógico vou testar o Leopard para verificar como está o desempenho do sistema na internet e tentar rodar alguns aplicativos em 3D, posteriormente vou resetar o PRAM dele, fazer uma instalação limpa do Tiger e realizar novamente os mesmos testes.
Tem um outro sistema que também parece ser interessante chamado MorphOS baseada no AmigaOS cuja última versão data de 2014, Vou dar uma verifica nele pois nunca tive oportunidade de utilizar sistema como o AmigaOS.

Realmente, o máximo suportado é 1,5 GB. Minha dúvida é porque li a respeito da memória, e algumas pessoas disseram que alguns modelos diminuíram o desempenho do sistema, até mesmo da Kingston. Vou dar uma lida no assunto bastante para verificar qual memória comprar.
 

Pra mim está perfeito o tamanho de 12.. quero algo bem portátil mesmo. Ele pode não ser tão "fino" quanto os Macs mais atuais, mas em questão de largura e profundidade as dimensões parecem ser satisfatórias para o quesito mobilidade. O teclado só vou ter oportunidade de testar quando o iBook estiver em minhas mãos, hehe.

Pode deixar, vai ser meu xodó, demorei pra encontrar um G4 que estive em condições tão boas quanto esse. A maioria no mínimo, não tinha bateria ou a mesma estava viciada, foi difícil achar essa cuja bateria ainda segura 3 horas de uso, metade do que foi anunciado pela Apple em 2005, mas pra pensar que é um dispositivo de praticamente 10 anos atrás, a bateria segurar ainda 50% da sua carga está ótimo.

Estou ansioso pela chegada do mesmo, se for permitido assim que pegá-lo em mãos postarei fotos aqui no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Você vai usar em produção ou te-lo apenas como saudosismo mesmo, para brincar de vez em quando?

 

Eu não usaria ele para o primeira caso.

 

Se for o segundo caso, eu deixaria ele o mais original possível, inclusive ao que diz respeito ao SO (Tiger, no caso).

 

Sobre a memória, abra ele e veja qual é o fabricante da original e aproveita para dar uma limpeza, principalmente nas ventoinhas, mas cuidado com a estática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Apenas para brincar mesmo, nada sério. Para produção uso meu desktop. Nunca senti necessidade de ter um computador portátil, não até o momento pelo menos, então é mais por hobby do que necessidade.
Se eu conseguir usar a internet razoavelmente pelo menos e o Office, está ótimo.

​A memória RAM original é soldada na placa mãe, tendo um slot livre para adicionar até 1Gb de RAM extra. Alguns modelos da Kingston funcionam bem nesse iBook, só tenho de tomar cuidado quando for comprar.
Nunca abri um computador portátil antes, apenas desktops, então tenho até certo receio, mas vou seguir a risca alguns tutoriais do youtube e do iFIxit para realizar a limpeza.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De vez em quando "brinco" com uns Macs antigos, faz tempo que não coloco a mão num PowerPC, o último que tive foi um PowerBook G4. 

 

Ter máquinas assim é algo legal tanto pela parte do saudosismo quanto o lado colecionador, além do "desafio" de fazer uma máquina dessas rodar hoje em dia. Eu diria que ele ainda dá pra navegar, mas está no limite do aceitável, algumas páginas vão fazer ele travar ou nem vão funcionar, mas em geral é só passar longe de Flash e afins que já é de grande ajuda. 

 

Esse vídeo é antigo, mas ainda sim dá pra se ter uma ideia do que dá pra fazer com um iBook desses: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show, obrigado pelo vídeo. Meu IBook foi enviado hoje, espero que até sábado eu já esteja com ele em mãos.

Como eu havia dito, tenho meu desktop que atende todas minha necessidades, o iBook é apenas por saudosismo e objeto de coleção mesmo.. mas um objeto que vou ter prazer de utilizar todo dia tentando explorar o máximo dele e buscando tutorais e aplicativos pela vasta Internet pra sempre incrementar a utilização do mesmo.

Estou ansioso para testar o HTML5 nele, se é que é compatível com o hardware do iBook G4, caso seja, talvez tenha um desempenho melhor que o Flash no youtube, por exemplo.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

O HTML5 depende mais da engine do navegador do que da máquina em si. Claro que o desempenho depende dela.

 

Se você conseguir instalar um navegador moderno (aí que está problema, achar softwares ainda hoje para PowerPC), que renderia HTML5, vai usar sem problemas.

Editado por Luiz Moraes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Estou usando o iBook G4 já fazem dois dias. Me surpreendi, apesar da "idade" e do hardware o sistema ainda flui aceitavelmente. 

Testei o TenFourFox como navegador e o Webkit, ambos são ótimos, alguns problemas com a reprodução no Youtube mas consegui resolver com plugins.

 

Acabei de fazer uma instalação limpa do Tiger, tive alguns problemas mas que foram resolvidos com as atualizações do sistema.

Agora só me resta adicionar mais memória RAM, porque estou sentindo uma limitação principalmente no navegador que acredito ser devido aos 512 de RAM, só tinham 50mb livres com o TenFourFox e iTunes aberto tocando rádio. Com 1,5Gb creio que vai melhorar. E mais para frente eu troco o HD por um maior capacidade, esse de 40Gb dá pro gasto por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

show de bola Juliano!

Cara compra no ebay um pente de 1 GB de memoria pra esse ibook. Deve sair uma mixaria e fará uma diferença enorme na performance. Usa o Safari e pronto. Não perde teu tempo buscando outra coisa. Posta umas fotos do bichinho! :)

Olá.

Estou usando o iBook G4 já fazem dois dias. Me surpreendi, apesar da "idade" e do hardware o sistema ainda flui aceitavelmente. 

Testei o TenFourFox como navegador e o Webkit, ambos são ótimos, alguns problemas com a reprodução no Youtube mas consegui resolver com plugins.

 

Acabei de fazer uma instalação limpa do Tiger, tive alguns problemas mas que foram resolvidos com as atualizações do sistema.

Agora só me resta adicionar mais memória RAM, porque estou sentindo uma limitação principalmente no navegador que acredito ser devido aos 512 de RAM, só tinham 50mb livres com o TenFourFox e iTunes aberto tocando rádio. Com 1,5Gb creio que vai melhorar. E mais para frente eu troco o HD por um maior capacidade, esse de 40Gb dá pro gasto por enquanto.


acabei de olhar no ebay, tem pente de memoria de 1 GB por 16 dólares!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Estou usando o iBook G4 já fazem dois dias. Me surpreendi, apesar da "idade" e do hardware o sistema ainda flui aceitavelmente. 

Testei o TenFourFox como navegador e o Webkit, ambos são ótimos, alguns problemas com a reprodução no Youtube mas consegui resolver com plugins.

 

Acabei de fazer uma instalação limpa do Tiger, tive alguns problemas mas que foram resolvidos com as atualizações do sistema.

Agora só me resta adicionar mais memória RAM, porque estou sentindo uma limitação principalmente no navegador que acredito ser devido aos 512 de RAM, só tinham 50mb livres com o TenFourFox e iTunes aberto tocando rádio. Com 1,5Gb creio que vai melhorar. E mais para frente eu troco o HD por um maior capacidade, esse de 40Gb dá pro gasto por enquanto.

Quais plugins usou no tenfourfox?? Eu tenho um Emac G4 1,25 2gb de ram e ele não roda videos do youtube e do facebook e a navegação fica um tanto quanto lenta.

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Também tenho esse modelo do iBook há mais ou menos um ano. O fator nostalgia pesa realmente... :-)

 

Acredito que para usar o Leopard, só fazendo o upgrade de memória. No ML já vi este pente sendo vendido à 70 reais. Considerando o valor do dólar atual, custos de envio e tempo de espera, talvez seja mais vantajoso que o eBay. Além disso, é bom ressaltar que o disco rígido desses iBooks (bem como os PowerBooks da época) são de 4200 RPM, o que também pesa contra na questão de atualizar para um OSX mais recente. E vou te falar que para trocar o HDD desta máquina tem que ser corajoso, pois é necessário quase que desmontar a máquina inteira. Desejo-lhe muita boa sorte se você for tomar esse caminho.

 

Eu uso o TenFourFox, visto que o Safari do Tiger já não abre boa parte das páginas da Web corretamente (tente só abrir o site da Apple para ter uma ideia). Mas como você mesmo disse, o TenFourFox acaba com a memória da máquina e aqui eu ainda tenho apenas os 512MB originais. É puxado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Fala amigo... Parabéns pela aquisição... 

Também sou adepto de usar software considerado obsoleto por outras pessoas... Tenho um MacBook pro 2007 que roda tudo atual, tenho 4 gigas de ram e HD SSD de 512, simplesmente voa...

Estou rodando El capitan versão para 32 bits.

Quando eu estava pesquisando achei muita coisa sobre o seu modelo... Inclusive ele roda levinho o Yosemite... Só procurar vídeos no YouTube e seguir os tutoriais... Se quiser continuar com tudo original aconselho testar o navegador Maxthon 

 

Outra coisa, vi tutoriais de uns alemães que ensinam a trocar o pente soldado por outro maior ... Ficando com 2 gigas um soldado é um no slot. Pesquise aí. Faca upgrade.

Fato curioso minha esposa trabalha com edições, tem um Sony vaio i7 novo e o velho Mac consegue editar vídeos mais rápido... Engraçado uma máquina de 10 anos batendo um equipamento atual e caro...

Boa sorte aí com o G4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Boas noites

chegando agora nesta discussão (3 anos atrasado...hehehehe) mas espero que boa parte dos que postaram aqui continuem na ativa.

sou fã de Mac desde 1998 e a questão da nostalgia também me pegou. Meu iBook G4 chegou para mim tem 1 mês e o comprei porque tenho muito jogos do Classic que gostava de jogar.

lendo os tópicos aqui, faltou uma reposta: quais plug ins para se usar no tenfourfox para rodar vídeos no YouTube..está me faltando ess manhã. 
e a nova pergunta que faço é se alguém tem ideia de onde conseguir um driver da impressora g3100 para rodar no 10.4.11. Não quero fazer o upgrade para o 10.5 pq daí não rodo mais o classic.

o iBook G4 é um de 1.33, 1 gb de ram e o HD original de 40 gb..única coisa que pega é que o leitor de CD já não funciona

Grato,

mauro

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera da nostalgia!

Recomendo muito o forum de PPC do macrumors: https://forums.macrumors.com/forums/powerpc-macs.145/

inclusive te uns posts fixados com dicas de otimização do TenFourFox.

Quanto ao youtube, acho difícil conseguir ver alguma coisa no tenfourfox. ou em qualquer outro browser nesses macs. entretanto, tem um app muito legal pra youtube mas que roda só no Leopard: 

TenFiveTube: https://forums.macrumors.com/threads/tenfivetube-yet-another-youtube-option.2103937/

tenho ele no meu G5.

 

Eu tenho um iMac G5 que já desmontei inteiro pra trocar pasta térmica do processador: https://marcosfelisberto.wordpress.com/2020/08/20/esquartejando-um-imac-g5/ e recentemente comprei um powerbook G4 de 12" na caixa: 

 

 

 Pessoal que tiver esses macs clássicos precisa se manifestar mais aqui no forum, ser mais ativos. Postem fotos dos bichinhos. Quem sabe a gente cria público suficiente pra pedir pros moderadores criarem uma sessão especial de macs PPC aqui no forum! 😛

Outra idéia que tive esses dias é organizar uma jogatina online só com mac powerPC. Pegar algum game clássico que rode em PPC e fazer umas partidas online. Doom seria sensacional! hehehe..quem sabe!

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tardes, seguem as fotos da minha última aquisição, há uns dois meses. À exceção do CD/DVD player, que deve ter queimado (no relatório do sistema sequer aparece), ele está funcionado muito bem!!! Também encontrei e já encomendei uma nova bateria.

Depois mando fotos do meu macbook 2008.

abs a todos

 

IMG-6781 2.jpg

IMG-6783 2.jpg

IMG-6784 2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mauro cauville disse:

Boa tardes, seguem as fotos da minha última aquisição, há uns dois meses. À exceção do CD/DVD player, que deve ter queimado (no relatório do sistema sequer aparece), ele está funcionado muito bem!!! Também encontrei e já encomendei uma nova bateria.

Depois mando fotos do meu macbook 2008.

abs a todos

 

IMG-6781 2.jpg

IMG-6783 2.jpg

IMG-6784 2.jpg

show Mauro! linda máquina! parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...