Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

macbook pro velhinho ou air "quase"novo?


marcosfisica

Posts Recomendados

Salve galera;

 

Depois de anos e anos de trabalho incansável meus dois macbooks white estão pedindo arrego. 

Um de 2007 está com a bateria morta e algum problema na mother que reinicia sozinho aleatóriamente. O outro de 2008 está com um problema na tela (não aguenta ascesa por muito tempo).

 

Bom, é tempo de dar uma atualizada, porém a grana tá meio curta. Então estou analizando entre duas opções. Pela grana que tenho disponível pra gastar, posso apontar a macbook air 2012/2013 ou a macbook pro 2011/2012 (antes do retina display). O air tem toda a vantagem da portabilidade e o disco SSD (que nunca usei mas que todos dizem que é orgasmático!) mas é limitado em hardware e em futuros upgrades. O pro é mais parrudo, mais potente e mais flexível a upgrades.

 

Meu uso é quase "amador". Mais que nada processadores de texto, internet, e apresentações no keynote (não vivo sem ele!).

 

Deixo aqui duas opções que estou avaliando, e peço a opinião de voces. O preço que pedem é parecido, sendo o pro um pouco mais caro.

 

1) MacBook Pro 13 inch, Mid 2012

Procesador 2.9 GHz Intel Core I7
Memoria 8 GB 1600 MHz DDR3
Gráficos Intel HD Graphics 4000 512 MB
HDD 750 GB
Ciclos 452
 

2) MacBook Air 11'6 Core i5 (Mid 2013) 4gb de RAM disco de 128gb video Intel HD 5000, 152 ciclos.

 

Como será o desempenho desses dois? O pro tem mais processador e memória, mas o air é SSD. Se ponho um disco SSD no pro vai virar uma nave! Ou não? Pensando em um futuro próximo, qual dos dois deve ter uma maior vida útil no ciclo de updates do OS X?

 

Agradeço a opinião de todos. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Pro pareceria uma boa opção se não fossem esses ciclos da bateria e o preço mais elevado. Quase 500 ciclos já é bastante coisa.

 

Se eu fosse você iria de Air mesmo. Seu uso é básico e o Air aguenta de boa. Sem contar que é muito mais leve e portátil, isso conta bastante. Além disso, a placa de vídeo 5000 é bem superior. O SSD do Air é limitado, mas nada que um hd externo ou até mesmo ssd externo não resolva. 4gb de RAM pro seu uso também estão de bom tamanho.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Pro pareceria uma boa opção se não fossem esses ciclos da bateria e o preço mais elevado. Quase 500 ciclos já é bastante coisa.

 

Se eu fosse você iria de Air mesmo. Seu uso é básico e o Air aguenta de boa. Sem contar que é muito mais leve e portátil, isso conta bastante. Além disso, a placa de vídeo 5000 é bem superior. O SSD do Air é limitado, mas nada que um hd externo ou até mesmo ssd externo não resolva. 4gb de RAM pro seu uso também estão de bom tamanho.

 

Boa sorte!

é, a portabilidade do air me tenta!!!  :P 

se eu tivesse grana no curto prazo pra comprar um ssd pro macbook pro iria com ele. mas a coisa vai ficar meio complicada pra mim nos proximos meses e nao devo ter grana pra gastar nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o uso é básico, Air sem dúvida, mais novo, menos ciclos de bateria, SSD já é PCIe, mesmo que você colocasse um SSD no Pro não seria a mesma coisa. Esse Air é capaz de muita coisa, isso eu te garanto, eu já trabalhei durante um tempo em um e o bichinho não pedia arrego, olha que meu uso é bem mais pesado que o seu rs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquele ditado "Once you go Mac you never go back (to Windows)" é bem valido pro SSD também.

O computador fica incrivelmente mais rápido com SSD. Pra qualquer tarefa, parece outra maquina muito melhor.

 

Pra mim o hd convencional já está obsoleto e não vale a pena comprar uma maquina nova com essa tecnologia. Não é a toa que a Apple ta abandonando os hd's em prol dos ssd's.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquele ditado "Once you go Mac you never go back (to Windows)" é bem valido pro SSD também.

O computador fica incrivelmente mais rápido com SSD. Pra qualquer tarefa, parece outra maquina muito melhor.

 

Pra mim o hd convencional já está obsoleto e não vale a pena comprar uma maquina nova com essa tecnologia. Não é a toa que a Apple ta abandonando os hd's em prol dos ssd's.

 

Os HDs e DVDs eram as duas única peças mecânicas que existiam nos computadores, ambas já eram pra mim rs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pegaria o PRO se ainda fosse um air de 13", mas o air não vai durar tanto quanto o PRO, o PRO é i7 você pode adicionar até 16gb de ram e colocar um ssd, que mesmo não sendo PCIe pode deixar a máquina rápida o suficiente. O air tem obsolescência maior pois você não poder atualizá-lo e logo logo 4gb de ram não é nada, e quando ao ciclo de bateria do pro também acho que está alto mas ainda não é nem metade dos ciclos que vão até 1000.

 

Ps: Pra quem ta acostumado a usar disco de 160gb e irá comprar um air de 128gb, você consegue comprar um ssd de 120gb ou128gb Sata 3 na faixa de 300 reais.

Editado por Mario Negrão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"logo logo 4gb de ram não é nada"

 

acho muito exagerado isso. se meu macbook white de 2008 nao tivesse dado esse problema na tela eu colocaria um disco SSD nele e tenho certeza que me seria útil e funcional por no mínimo mais uns 2 anos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"logo logo 4gb de ram não é nada"

 

acho muito exagerado isso. se meu macbook white de 2008 nao tivesse dado esse problema na tela eu colocaria um disco SSD nele e tenho certeza que me seria útil e funcional por no mínimo mais uns 2 anos!

Aí vai de gosto, opinião e custo x benefício, eu tenho um macbook pro 15" com ssd e 4gb de ram, só que o dia que eu precisar aumentar eu sei que eu posso, uma coisa não podemos discutir, qual vai durar mais? Um que você pode dar upgrade ou um que você não pode? Pode ser exagero meu mesmo, mas o PRO vai durar mais que o AIR e isso é um fato. Vai durar mais e ser mais atual durante mais tempo, digamos que não seja tão logo, mas em 2018 4 gb não dê para mais nada, o air ja era o pro além de estar com 8gb pode ser feito upgrade até 16gb. Muito vai do seu uso também, todos Macs que eu tive foram com 4gb, minha namorada tem um air de 13" core2duo 4gb 256 ssd late 2010 (muito bom e esperto por sinal) daria para o meu uso tranquilamente. Mas prefiro os PRO, prefiro até mais que os Retina pelo simples fato de ser atualizável, e 11" eu particularmente não gosto acho até feio a borda da tela é muito grossa para o tamanho. Boa sorte na compra estou apenas dando um ponto de vista diferente. Se você gosta de ficar com a mesma maquina durante bastante tempo e pensa no custo benefício o pro é melhor até na revenda depois. O Air de 11" na minha opinião é ruim de revenda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um Air desse ai e o bicho é pau pra toda obra. Não da pra reclamar do desempenho dele.

 

Uso Photoshop, Flash, Dreamweaver, Fireworks, tudo tranquilamente e ao mesmo tempo. A paginação no SSD é tão rápida que tu não sente tanto a queda de desempenho quando a RAM ta cheia.

 

Pensando a longo prazo eu escolheria o Pro que apesar de defasado possui um processador melhor além das chances de upgrade.

 

Se tu usa teu Macbook apenas paras coisas básicas eu iria no Air, 11.6" pra 13.3" nem da tanta diferença assim, e tu ainda terá mais pixels na tela do Air, 1366x768, contra 1280x800 do Pro, sem contar a leveza e a duração de bateria. Instala o Yosemite do zero pra ele ficar redondo. São 7 horas de bateria! Pode esquecer o carregador em casa, além de pesar apenas 1Kg na mochila. Ah, outra vantagem do Air, a Intel HD 5000 da um pau na HD 4000, então se quiser se aventurar em alguns jogos ainda terá alguma chance.

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí vai de gosto, opinião e custo x benefício, eu tenho um macbook pro 15" com ssd e 4gb de ram, só que o dia que eu precisar aumentar eu sei que eu posso, uma coisa não podemos discutir, qual vai durar mais? Um que você pode dar upgrade ou um que você não pode? Pode ser exagero meu mesmo, mas o PRO vai durar mais que o AIR e isso é um fato. Vai durar mais e ser mais atual durante mais tempo, digamos que não seja tão logo, mas em 2018 4 gb não dê para mais nada, o air ja era o pro além de estar com 8gb pode ser feito upgrade até 16gb. Muito vai do seu uso também, todos Macs que eu tive foram com 4gb, minha namorada tem um air de 13" core2duo 4gb 256 ssd late 2010 (muito bom e esperto por sinal) daria para o meu uso tranquilamente. Mas prefiro os PRO, prefiro até mais que os Retina pelo simples fato de ser atualizável, e 11" eu particularmente não gosto acho até feio a borda da tela é muito grossa para o tamanho. Boa sorte na compra estou apenas dando um ponto de vista diferente. Se você gosta de ficar com a mesma maquina durante bastante tempo e pensa no custo benefício o pro é melhor até na revenda depois. O Air de 11" na minha opinião é ruim de revenda.

 

Só que, seguindo a sua lógica, RAM e disco são atualizáveis, mas em 2018 você vai ter um computador com 16gb de ram e um processador, barramento, vídeo, tudo obsoleto. A banda tem que tocar toda junta, se alguém desafinar o show não sai rs. 

 

Além do mais, 2018 é chão, até lá já quero ter outro computador, raramente fico vários anos com o mesmo, as vezes nem meses rs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4GB de RAM me deixa grilado. E tela de 11" pra mim não dá. Eu pegaria um air de 13". 

 

4GB de ram me deixa muito grilado também, mas por incrível que pareça eu tenho trabalhado tranquilo em dois Macs com 4gb ram. Um Air de 13 e um Retina de 13 também. Uso simultaneamente o Chrome, Photoshop, Spotify, Coda, Mail, Sequel Pro e não sinto lentidão. Ok, se eu abro muitas abas e loto o Photoshop a pressão da memória chega a encostar no amarelo e eu começo a sentir uns pequenos atrasos na troca de programas, mas não fica lento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só que, seguindo a sua lógica, RAM e disco são atualizáveis, mas em 2018 você vai ter um computador com 16gb de ram e um processador, barramento, vídeo, tudo obsoleto. A banda tem que tocar toda junta, se alguém desafinar o show não sai rs. 

 

Além do mais, 2018 é chão, até lá já quero ter outro computador, raramente fico vários anos com o mesmo, as vezes nem meses rs. 

Bom, não sei, até 2018 são apenas 3 anos meu macbook pro final de 2011 está com 4gb ram e um ssd vagabundinho da pny e está uma maravilha, se a minha maquina está usando 4gb de ram há 4 anos duvido muito que até 2018 os 16gb não dará, os mac são atuais por tempos... Acredito que em 2018 ainda dá para usar meu macbook tranquilamente ainda mais se tiver com um ssd melhor e mais ram, ainda arrisco a dizer que pro marcosfisica um macbook core2duo com 8gb de ram e ssd está bom demais e tem pelo menos 7 anos. Uma coisa continuo afirmando com certeza, entre duas maquinas parecidas uma atualizável e outra não? Qual ficará obsoleta primeiro? Claro que se®ea o air isso é fato! O que vai ficar obsoleto primeiro? Um macbook pro retina com 128gb que não cabe muita coisa e 8gb de ram que querendo ou não é uma limitação ou meu macbook pro final de 2011 que posso colocar 2 discos e 16gb de ram? Pensando a longo prazo com certeza o pro é melhor custo benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não sei, até 2018 são apenas 3 anos meu macbook pro final de 2011 está com 4gb ram e um ssd vagabundinho da pny e está uma maravilha, se a minha maquina está usando 4gb de ram há 4 anos duvido muito que até 2018 os 16gb não dará, os mac são atuais por tempos... Acredito que em 2018 ainda dá para usar meu macbook tranquilamente ainda mais se tiver com um ssd melhor e mais ram, ainda arrisco a dizer que pro marcosfisica um macbook core2duo com 8gb de ram e ssd está bom demais e tem pelo menos 7 anos. Uma coisa continuo afirmando com certeza, entre duas maquinas parecidas uma atualizável e outra não? Qual ficará obsoleta primeiro? Claro que se®ea o air isso é fato! O que vai ficar obsoleto primeiro? Um macbook pro retina com 128gb que não cabe muita coisa e 8gb de ram que querendo ou não é uma limitação ou meu macbook pro final de 2011 que posso colocar 2 discos e 16gb de ram? Pensando a longo prazo com certeza o pro é melhor custo benefício.

 

Existe um detalhe importante também. RAM não deixa o computador mais rápido, mas sim te permite fazer mais coisas ao mesmo tempo. Vendo o que a Apple está fazendo em termos de desempenho e uso do hardware como compressão da memória, o fato dos iPhones atuais ainda terem 1gb ram, eu acho que eles não dariam um tiro no pé vendendo máquinas de 4gb hoje que não serviriam pra quase nada amanhã. Além disso o fato de usar um SSD via PCIe faz com que o usuário quase não sinta caso haja alguma coisa em swap. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um detalhe importante também. RAM não deixa o computador mais rápido, mas sim te permite fazer mais coisas ao mesmo tempo. Vendo o que a Apple está fazendo em termos de desempenho e uso do hardware como compressão da memória, o fato dos iPhones atuais ainda terem 1gb ram, eu acho que eles não dariam um tiro no pé vendendo máquinas de 4gb hoje que não serviriam pra quase nada amanhã. Além disso o fato de usar um SSD via PCIe faz com que o usuário quase não sinta caso haja alguma coisa em swap. 

Ok, não vou ficar discutindo o indiscutível, iphone tem a tela minúscula comparado ao mac usa  bem menos memória, não da para comparar um gadget com um computador, o ipad air 2 mesmo agora tem 1,5gb de ram. Respeito sua opinião mas não concordo, tanto que você mesmo abriu tópico aqui para conseguir meios de aliviar a memória do mac quebrando a cabeça para aliviar a máquina visto que pro seu uso acho que 4gb já está pesando. O cara mesmo que abriu o tópico já nem se manifestou mais e eu também não irei me manifestar pois estou passando aqui para dar opiniões de usos diferentes e de custo benefício, e você parece querer afirmar que 4gb de ram é maior maravilha do mundo, mas abre tópico totalmente contraditório dizendo que precisa aliviar sua máquina, pra mim se precisa aliviar é porque seus 4gb já não estão garantindo. Se tivesse um pro 2012 não retina colocava 8gb de ram e viveria feliz mesmo com um ssd sata 3. Como ja disse eu tenho um PRO de 15" late 2011 só uso para navegar na internet ver videos e itunes, mesmo assim gosto de ter uma maquina que pode mudar e evoluir com o tempo, eu acho um mac bem caro pra ficar trocando uma vez por ano, o usuário que abriu o tópico ainda tem macbook white com 3gb de ram ou seja ele está a pelo menos 7 anos com a mesma maquina (se não estivessem com problema ele poderia colocar 6gb de ram no white (de acordo com o mactracker) e um ssd e nem precisaria comprar outro, coisas que somente o tempo irão dizer, DÚVIDO que daqui 7 anos 4gb de ram de para alguma coisa, talvez para o OSX o mínimo ja seria 4gb. Obrigado pela discussão. Tchau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, não vou ficar discutindo o indiscutível

 

Mas isso aqui é um fórum de discussão rs, estamos aqui pra debater e confrontar ideias, senão qual o objetivo de estarmos aqui? 

 

Sobre os 4gb, claro que 8gb é melhor do que 4gb sem dúvidas. Pro meu uso 4gb dá, mas está no limite e eu reconheço isso, mas eu uso Chrome com umas 10 abas, Photoshop com uns 5 ou 6 PSDs abertos, Spotify, Coda, MAMP, Sequel Pro e as vezes Skype aberto junto, isso porque a placa de vídeo rouba um pouco da RAM, é normal no meu caso eu precisa de 8gb não é? 

 

Mas olha a exata descrição do autor do tópico: "Meu uso é quase "amador". Mais que nada processadores de texto, internet, e apresentações no keynote". Pra ele 4gb com um SSD PCIe vai estar lindo de rápido em 2018, assim como você disse que os Core2Duo ainda dão conta hoje, te garanto isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...