Eduardo Rito Postado 13 de fevereiro de 2015 Denunciar Postado 13 de fevereiro de 2015 Boa noite: Por sugestão recebida de uma pessoa, resolvi expor aqui no fórum o problema que abaixo relato. O meu iPhone 4S está completamente inoperável ou, como mais comumente dito, morreu. Descrevo abaixo o mais detalhadamente possível o que se passa com o aparelho.Como habitualmente acontece, o iPhone estava a carregar e eu estava a mexer nele. Assim como já havia acontecido em outras ocasiões, não necessariamente quando o aparelho estivesse a carregar, do nada ele deixou de funcionar. Tentei fazer aquilo que costumava fazer nestas situações -- pressionar por sete segundos os botões principal e energia para fazer o reset --, mas desta vez não serviu de nada. O iPhone continuou completamente desligado, inoperável, morto. Deixei-o no carregador a noite toda, não fosse ele lembrar-se de se ligar. Não, nunca mais deu sinal de vida.Após isso, no dia seguinte liguei o iPhone no computador. O computador reconheceu-o e o iTunes detectou um iPhone ligado em modo de recuperação. Informa que, para ser utilizado, o software do iPhone precisa ser restaurado. Procedo então ao restauro do software, mas a certa altura o iTunes dá um erro. Diz que ocorreu um erro durante o restauro do iPhone. Refere-se a um erro desconhecido (9). Segundo o que pude ver nas informações adicionais, este erro está relacionado com problemas de ligação USB.Visto ter dado este erro, supus que o problema estivesse relacionado com o computador ou com o cabo USB que estava a utilizar. Tal não é verídico, uma vez que pedi a um amigo para tentar ele fazer o restauro do software usando o seu computador e o seu cabo, e o mesmo erro aparece.Entretanto, meio a várias tentativas de restauro do software, contactei a Apple, relatando este problema. Informaram-me que, uma vez que o iPhone está vinculado a uma operadora, esta precisa dar início ao processo de reparação ou substituição do aparelho. Visto que o iPhone já não está coberto pela garantia, a operadora, neste caso a MEO, disse-me que, para se proceder à reparação do aparelho, estou sujeito a um orçamento inicial de 160 euros.Descontente com esta última informação e com o fraco apoio técnico que me prestaram, saí da loja convencido de que eu próprio havia feito mais para tentar recompor o iPhone do que os fulanos da loja.Não desistindo ainda de tentar recompor o iPhone, um amigo sugeriu-me baixar o firmware do iPhone 4S e tentar instalar assim mesmo. Bom, como se pode concluir, tal foi em vão, já que persistentemente o erro 9 aparece.Resta-me, por fim, levar o iPhone a uma dessas lojas de reparação de telemóveis, a ver se lá conseguem fazer alguma coisa.Com isto tudo, começo a suspeitar de que o problema do iPhone está mesmo relacionado com o hardware.Depois deste longo relato, será que alguém se consegue lembrar de algo que eu não tenha feito nas múltiplas tentativas de tentar recompor o iPhone?Desde já agradeço a ajuda que me poderão prestar na resolução deste problema.Com os melhores cumprimentos,Eduardo Rito Citar
joaquimn Postado 13 de fevereiro de 2015 Denunciar Postado 13 de fevereiro de 2015 Eduardo, você tentou o procedimento de restauração em um computador diferente, conectado a uma rede de internet diferente? Você tentou também um "DFU restore" através do iTunes? Citar
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.