Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas Macbook Pro + SSD


xytake

Posts Recomendados

Salve pessoal.

Possuo um MacBook Pro Início 2011 com 6GB e 128GB em um SSD OCZ Vertex 4.

Há 1 anos e meio atrás, utilizava esse ssd com o mavericks normalmente em meu aparelho, atualizei para o Yosemite e o Macbook não dava boot.

 

Coloquei o HD Original e instalei o Yosemite, fucnionou normalmente. Porém muito mais lento. Anteontem recoloquei o SSD e instalei o Mavericks, no qual eu usava antes, pois utilizo o Logic Pro 9.X e não tenho necessidade de ter o Yosemite em um HD mais lento. Contudo, o problema do boot agora aparece no Mavericks também, quando utilizo o SSD. Porém, quando utilizo o HD, não acontece em nenhum dos dois.

 

No SSD,  Hora dá boot (aparece o círculo cortado e por um tempo, 1 segundo a maçã, volta para o círculo e hora entra, hora não.)
Quando entra no Mavericks, tudo funciona normalmente, porém, se o Mac entrar em modo de economia de energia/desligar monitor, não volta mais. Mas, se eu fechar a tampa e abrir, como fiz de ontem para hoje, ele funciona normalmente.

 

Testei o SSD colocando o windows para rodar em meu pc e tudo funciona normalmente.


Gostaria de saber o que é possível fazer/tentar nesse caso?

Obrigado.

post-21215-0-50806000-1423759763_thumb.j

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, seu problema pode estar relacionado a ativação do TRIM no SSD. Você ativou o TRIM utilizando algum método como TRIM Enabler ou Chameleon SSD?

 

Nesse link você encontra todas as informações sobre isso.

Editado por joaquimn
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu problema é quase igual ao meu, resolvi trocando o cabo flat do SSD. Maiores informações no seguinte tópico:

http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/138490-ssd-não-funcionando-em-macbook-pro-2011/#entry1000742

Obrigado pela resposta.

Mas porque o problema só aparece no SSD e não no HD? Se fosse cabo, aconteceria com os dois, correto?

Abraço.

Cara, seu problema pode estar relacionado a ativação do TRIM no SSD. Você ativou o TRIM utilizando algum método como TRIM Enabler ou Chameleon SSD?

Nesse link você encontra todas as informações sobre isso.

Salve Joaquim.

Sim, ativei o Trim usando o Trim Enabler.

Hoje apareceu um problema que nunca havia aparecido. Vou postar abaixo.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, hoje aconteceu uma situação que nunca vi.

Um erro citando o ACPI. Onque pode estar diretamente relacionado ao erro no gerenciamento de energia (trava quando a tela é desligada).

Mas o resto, não compreendi e na verdade ainda não pesquisei sobre o código do erro.

Reiniciei e ele acessou o sistema normalmente.

Não estava quente. Estava ligado à tomada.

Segue link com a foto do erro. https://www.dropbox.com/s/8kiaegtue174mu1/20150213_010824.jpg?dl=0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um indício que o problema pode estar relacionado à ativação do TRIM. Dá uma lida naquele link que enviei, eles ensinam como desativar manualmente através do Terminal. Pelo menos você elimina mais essa alternativa.

 

Recovering from stop sign on boot screen For those who are stuck on the grey boot screen, here’s how you get back into OS X: Step 1: Boot recovery mode by holding Cmd+R during boot Step 2: Is your volume encrypted (FileVault)? If so, first open Disk Utility from the menu bar and unlock/mount your drive Step 3: Open the Terminal from the menu bar Step 4: Run this command: nvram boot-args Does it say “kext-dev-mode=1″? if so, you can skip to Step 6. If it says “error getting variable”, continue with these steps: Step 5: Run this command: nvram boot-args=kext-dev-mode=1 Step 6: Reboot back in to Recovery Mode again Step 7: Run these commands, replacing Your Disk Name with the name of your Mac disk (partition). You can type ls /Volumes to get a list of volumes. Note the quotes around the disk path and that there should be no / before System. cd "/Volumes/Your Disk Name"touch System/Library/Extensions

kextcache -u "/Volumes/Your Disk name" Step 8: Wait until it finishes (can take as long as 5-10 minutes, don’t abort it) and reboot. You should now be back in OS X with Trim enabled.

 

 

Reversing any changes by Trim Enabler If for some reason the above steps does not work for you, you can undo all changes made by Trim Enabler by following these steps: Step 1: Boot recovery mode by holding Cmd+R during boot Step 2: Is your volume encrypted (FileVault)? If so, first open Disk Utility from the menu bar and unlock/mount your drive Step 3: Open the Terminal from the menu bar Step 4: Run these commands, replacing Your Disk Name with the name of your Mac disk (partition). Note the quotes around the disk path and that there should be no / before System, except for the first part of the cp command. nvram -d boot-argscd "/Volumes/Your Disk name"rm -rf System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kextcp -r /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kextchown -R root:wheel System/Library/Extensionschmod -R 755 System/Library/Extensionstouch System/Library/Extensionskextcache -u "/Volumes/Your Disk name" Step 5: Wait until it finishes (can take as long as 5-10 minutes, don’t abort it) and reboot. You should now be back in OS X with Trim disabled.
Editado por joaquimn
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um indício que o problema pode estar relacionado à ativação do TRIM. Dá uma lida naquele link que enviei, eles ensinam como desativar manualmente através do Terminal. Pelo menos você elimina mais essa alternativa.

Pode crer Joaquim.

Vou fazer agora! Muito obrigado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois nem Joaquim, aparentemente é o TRIM mesmo.

Agora vou testar de por o Yosemite, pois ele após instalado, dava boot e creio que quando eu ativava o Trim, parava.

Volto com o resultado.

Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta.

Mas porque o problema só aparece no SSD e não no HD? Se fosse cabo, aconteceria com os dois, correto?

 

 

Aconteceu o mesmo comigo, o MBP funcionava normalmente com o HD instalado, quando colocava o SSD dava o erro. Testei o SSD em uma gaveta externa  e consegui dar o boot. No início pensava que era o SSD, acabei comprando outro e mesmo assim o problema persistiu.

 

Depois dá troca do cabo flat os dois SSDs funcionaram normalmente. Não posso te afirmar com exatidão, mas parece que o cabo não estava suportando a velocidade do SSD, como o HD é mais lento o cabo suportava.

 

Resolveu o problema?

Editado por gustavodonatti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconteceu o mesmo comigo, o MBP funcionava normalmente com o HD instalado, quando colocava o SSD dava o erro. Testei o SSD em uma gaveta externa e consegui dar o boot. No início pensava que era o SSD, acabei comprando outro e mesmo assim o problema persistiu.

Depois dá troca do cabo flat os dois SSDs funcionaram normalmente. Não posso te afirmar com exatidão, mas parece que o cabo não estava suportando a velocidade do SSD, como o HD é mais lento o cabo suportava.

Resolveu o problema?

Bom dia Gustavo.

Então, o problema foi resolvido desativando o TRIM. Porém, após atualizar para o Mavericks 10.9.5 o problema voltou.

Tentei ontem o Procedimento que o amigo sugeriu para desabilitar o TRIM mas não consegui.

Vou tentar hoje novamente.

Abraço e obrigadi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite, estava procurando sobre o meu problema e parece que achei uma possível resolução para o seu. Vá até System Preferences > Start Up Disk ...Selecione o Disco que você deseja iniciar o sistema, e clique em restart. Aparentemente parece que resolve. Espero que seja simples assim! Boa sorte! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

aproveitando o tópico...

 

Logo depois que instalei o ssd no meu macbookpro (mid 2012) algumas vezes eu estou tendo lag de video. Tipo as animações ficam lagadas. Quando eu abro o "application window" pelo hot corner, fica travaaando horrores a animação!

 

sera que é problema com o flat? 

 

Eu vou re-fazer o processo de instalação amanhã, verificar se os cabos estão todos bem colocados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal, Conseguiram alguma coisa? Estou com o mesmo problemas mas em um MBP 13 (meados de 2012), não consigo de forma alguma efetuar o boot/instalação no SSD HyperX da Kingston.

Fiz um teste com o Boot por um case, e funcionou. No meu caso será mesmo o Trim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Galera, eu estava com um problema parecido e consegui resolver.

 

Tenho um macbook pro early 2011 13" i7  com um SSD Samsung EVO 840 e memória Komputerbay 16gb. Estava há muito tempo tentando instalar o Yosemite sem sucesso pois a instalação dava pau nos últimos minutos. O mesmo passou acontecer com o El Capitan.

 

Depois de pesquisar bastante (e quase tacar o macbook na parede) descobri que havia uma grande probabilidade de o problema ser:

1. O cabo flat que conecta no HD interno.

2. A memória de 16gb.

 

Resolvi então, seguir esse tutorial : 

 

Além de colocar as memórias originais. Após ter feito isso a instalação ocorreu perfeitamente e estou usando o El Capitan sem problemas.

ps: após a instalação instalei as memórias de 16gb.

 

Sugiro que o pessoal que está passando por problemas tentem esses passos pois pra mim resolveu e, o mais importante, não tive que gastar nada (a não ser alguns centímetros de fita isolante).

Editado por Peterson65
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...