Alan Leitão Postado 18 de fevereiro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 18 de fevereiro de 2015 Ah, é um adaptador que coloca? Achei que trocasse o cabo todo. Mas qual o nome? Pelo menos tento pesquisar em algum site tipo ebay... Bom... o link da terra do Obama é este. Aqui no Brasil talvez somente a TechIT tenha esse adaptador. O site deles é aqui. Você pode tentar contato no e-mail info@techitbrasil.com . Já comprei coisas com eles e não tive problemas. Aceitam pagamento por PayPal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Del Rei Postado 22 de fevereiro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 22 de fevereiro de 2015 Bom... o link da terra do Obama é este. Aqui no Brasil talvez somente a TechIT tenha esse adaptador. O site deles é aqui. Você pode tentar contato no e-mail info@techitbrasil.com . Já comprei coisas com eles e não tive problemas. Aceitam pagamento por PayPal. Valeu, Alan!! Obrigado, cara!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Del Rei Postado 22 de fevereiro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 22 de fevereiro de 2015 Aliás... Estava vendo agora... Caso eu opte por um SSD externo... Tem diferença de velocidade entre a conexão thunderbolt e USB 3...? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
andcorreia2 Postado 22 de fevereiro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 22 de fevereiro de 2015 Aliás... Estava vendo agora... Caso eu opte por um SSD externo... Tem diferença de velocidade entre a conexão thunderbolt e USB 3...?[/quoteSim com certeza o thunderbolt é mais rápido Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Alan Leitão Postado 23 de fevereiro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 23 de fevereiro de 2015 Aliás... Estava vendo agora... Caso eu opte por um SSD externo... Tem diferença de velocidade entre a conexão thunderbolt e USB 3...? Rapaz, eu não recomendo a opção de SSD externo. 1- Maus contatos podem ocorrer; 2- Humidade nos conectores pode ocorrer; 3- Acidentes podem ocorrer; 4- Você não conseguirá ativar o TRIM; 5- Sua interface (seja ela USB ou Thunderbolt) pode queimar; 6- Você terá que fazer gambiarras de software para ter a monitoração S.M.A.R.T.; 7- Você perderá uma porta, sela ela USB ou Thunderbolt; 8- Ao conectar algo no computador, você pode esbarrar (ou desconectar por acidente) no cabo do SSD; 9- Shit happens. Uma coisa é usar uma unidade externa para backup ou armazenamento de dados. Outra é usar isso para carregar o sistema operacional. O departamento de "vai dar merda" aqui está agitado com essa possibilidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Del Rei Postado 26 de fevereiro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 26 de fevereiro de 2015 Hum.... Entendi. Vou ver as opções ($$$) disponíveis e tentar decidir o que fazer. De fato, esse lance de reduzir a velocidade do HD pra tornar fino o iMac, não foi nada interessante. Preferia ele mais gordo e com drive de cd/dvd. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Ricardo Albiero Postado 4 de março de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 4 de março de 2015 Hum... Boa dica. Já li relatos dessa aceleração também. Que cabo é esse? Você sabe? Obrigado pela ajuda, Ricardo. Mas nesse caso, você coloca o sistema operacional no drive externo... E os apps no HD do imac? Mas quando ele roda os apps do HD interno, não continua lento? Abri até um tópico aqui sobre o boot do late2013 ser mais lento do que no mid2010 que eu tinha. Além do mais, quanto clico com o botão direito num arquivo (foto/vídeo, por exemplo) e seleciono "Abrir com...", às vezes fica aparecendo "Obtendo..." por uns 5 segundos, como se estivesse lendo os apps possíveis pra abrir aquele arquivo. No mid2010 nunca apareceu isso. Nem sabia que existia isso, rs. Del Rei, Desculpe pela demora com a resposta. Sim, você instala o OS X normalmente nele. Conecte o drive na saída TB (thunderbolt) e ao iniciar a instalação, será perguntado em qual disco deseja-se realizar a instalação: o HD interno ou o SSD externo. Basta escolher o SSD e pronto. Todos os APPs, bibliotecas do OS X e demais arquivos estarão no SSD. Vida nova, em outro disco! O segundo passo vem após isso. Ao dar boot (você vai cair no HD antigo, normal), vá até System Preferences > Startup Disk e escolher o drive externo. Fazendo isso, pode ligar e desligar o iMac sem medo, ele sempre vai dar boot pelo drive externo. O terceiro passo é decidir o que fazer com seu HD interno. Eu resolvi formatar, sem medo. Assim liberou mais espaço, anteriormente ocupado pelo OS X. Ele vira + 1 volume de armazenamento. Valeu! Abs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Ricardo Albiero Postado 4 de março de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 4 de março de 2015 Rapaz, eu não recomendo a opção de SSD externo. 1- Maus contatos podem ocorrer; 2- Humidade nos conectores pode ocorrer; 3- Acidentes podem ocorrer; 4- Você não conseguirá ativar o TRIM; 5- Sua interface (seja ela USB ou Thunderbolt) pode queimar; 6- Você terá que fazer gambiarras de software para ter a monitoração S.M.A.R.T.; 7- Você perderá uma porta, sela ela USB ou Thunderbolt; 8- Ao conectar algo no computador, você pode esbarrar (ou desconectar por acidente) no cabo do SSD; 9- Shit happens. Uma coisa é usar uma unidade externa para backup ou armazenamento de dados. Outra é usar isso para carregar o sistema operacional. O departamento de "vai dar merda" aqui está agitado com essa possibilidade. Alan, Concordo com sua preocupação, pensei em todos os pontos antes de montar esse sistema. No entanto, algumas considerações: 1) A conexão thunderbolt permite TRIM, isso foi decisivo na minha opção de compra. Fiz de boa o TRIM. 2) iMac é um desktop, que normalmente fica virado para uma parede. Colei velcro dupla face na base traseira do iMac e no drive externo. Grudei um no outro e pronto. Precisa estar determinado para esbarrar ali e dar merda ... 3) Não descarto mal contato ou problemas de umidade. Depende de como você lida com seu equipamento. Acho improvável ter mal contato em uma conexão que não é manipulada toda hora. Sem falar que se trata de um Apple ... 4) Você tem razão sobre perder uma porta TB ... é o preço a ser pago por não abrir o bicho e espetar o SSD lá dentro. Escolhas ... 5) Por fim, shit happens indeed !!! Abraços, Ricardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Alan Leitão Postado 5 de março de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 5 de março de 2015 (editado) Alan, Concordo com sua preocupação, pensei em todos os pontos antes de montar esse sistema. No entanto, algumas considerações: 1) A conexão thunderbolt permite TRIM, isso foi decisivo na minha opção de compra. Fiz de boa o TRIM. 2) iMac é um desktop, que normalmente fica virado para uma parede. Colei velcro dupla face na base traseira do iMac e no drive externo. Grudei um no outro e pronto. Precisa estar determinado para esbarrar ali e dar merda ... 3) Não descarto mal contato ou problemas de umidade. Depende de como você lida com seu equipamento. Acho improvável ter mal contato em uma conexão que não é manipulada toda hora. Sem falar que se trata de um Apple ... 4) Você tem razão sobre perder uma porta TB ... é o preço a ser pago por não abrir o bicho e espetar o SSD lá dentro. Escolhas ... 5) Por fim, shit happens indeed !!! Abraços, Ricardo Como faz para ativar o TRIM em um SSD externo Thunderbolt? Testei com um case de HD externo mas conectando um SSD nele e não rolou. Apesar de continuar com receio de usar esse esquema de iniciar o SO de uma unidade externa - e não recomendar para máquinas em produção - não custa testar e aprender. Editado 5 de março de 2015 por Alan Leitão Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Del Rei Postado 5 de março de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 5 de março de 2015 Que lance de TRIM é esse...?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Alan Leitão Postado 5 de março de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 5 de março de 2015 Que lance de TRIM é esse...?? Esse tópico aqui é longo, mas recomendo a leitura. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Ricardo Albiero Postado 6 de março de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 6 de março de 2015 Como faz para ativar o TRIM em um SSD externo Thunderbolt? Testei com um case de HD externo mas conectando um SSD nele e não rolou. Apesar de continuar com receio de usar esse esquema de iniciar o SO de uma unidade externa - e não recomendar para máquinas em produção - não custa testar e aprender. Oi Alan, Uma vez montado todo o esquema (vide minha resposta ao Del Rei), basta baixar o software do trim e seguir em frente. Lembre-se que a case precisa ter conexao TB, não funciona com USB 3.0. abs. Ricardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Del Rei Postado 8 de março de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 8 de março de 2015 Entendi... Muitas coisas pra assimilar... rs. Galera, essa marca Transcendent é boa?Achei esse SSD e achei o preço melhor do que a maioria das outras marcas:http://www.bhphotovideo.com/c/product/1091259-REG/transcend_ts512gsjm500_512gb_storejet_500_portable.html Sabem algo sobre ele? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Alan Leitão Postado 9 de março de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 9 de março de 2015 Oi Alan, Uma vez montado todo o esquema (vide minha resposta ao Del Rei), basta baixar o software do trim e seguir em frente. Lembre-se que a case precisa ter conexao TB, não funciona com USB 3.0. abs. Ricardo Fiz exatamente isso: case Thunderbolt, SSD Samsung 840 Pro, instalei o sistema na unidade externa, iniciei por ele, ativei o TRIM com o "TRIM Enabler" e mesmo assim não aparece o TRIM ativado. Quando reinicio o computador com o SSD interno (original Apple) está normal. Mais alguma dica? Entendi... Muitas coisas pra assimilar... rs. Galera, essa marca Transcendent é boa? Achei esse SSD e achei o preço melhor do que a maioria das outras marcas: http://www.bhphotovideo.com/c/product/1091259-REG/transcend_ts512gsjm500_512gb_storejet_500_portable.html Sabem algo sobre ele? Del Rei, eu nunca usei. Deixo essa resposta para a galera. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Del Rei Postado 9 de março de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 9 de março de 2015 Opa... Só pra fazer uma observação aqui pro pessoal... Achei bem pertinente (no meu caso). Retirei o meu HD interno da indexação do Spotlight. A diferença ficou ABSURDA. O Photoshop e outros aplicativos básicos (Safari, iTunes, AppleStore, etc) levam menos de 2 segundos para abrir. O boot ainda continua razoavelmente lento, mas acho que melhorou algo... Bem sutil... Mas os aplicativos, sem comparação!! Tinha visto alguns fóruns sobre lentidão no Late2013 e algumas pessoas comentaram sobre o problema da indexação no Spotlight... Resolvi testar... O problema é que agora o Spotlight praticamente ficou inútil, né? Mas como eu já usava bem pouco, não vou sentir tanta falta. Talvez depois eu reative a indexação no HD interno... Vamos ver.... Del Rei, eu nunca usei. Deixo essa resposta para a galera. Valeu, Alan!Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
GabrielMoro Postado 11 de março de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 11 de março de 2015 Eu fiz o Fusion Drive no meu MBP early 2011 ha alguns meses e ficou fantástico Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Maddo Garan Postado 11 de março de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 11 de março de 2015 O problema é que agora o Spotlight praticamente ficou inútil, né? Mas como eu já usava bem pouco, não vou sentir tanta falta. Talvez depois eu reative a indexação no HD interno... Vamos ver.... Bah, não vivo mais sem Spotlight. Eu fiz o Fusion Drive no meu MBP early 2011 ha alguns meses e ficou fantástico Qual SSD e HD utilizaste? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Ricardo Albiero Postado 11 de março de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 11 de março de 2015 Fiz exatamente isso: case Thunderbolt, SSD Samsung 840 Pro, instalei o sistema na unidade externa, iniciei por ele, ativei o TRIM com o "TRIM Enabler" e mesmo assim não aparece o TRIM ativado. Quando reinicio o computador com o SSD interno (original Apple) está normal. Mais alguma dica? Del Rei, eu nunca usei. Deixo essa resposta para a galera. Alan, Ativar o TRIM é bem tranquilo, você não deveria ter problemas com isso. Ainda mais com esse super SSD que você está usando, um dos melhores ... A única coisa que me ocorre é o lance do Yosemite x TRIM. Nessa versão de OS X a Apple implementou um controle de "drivers" mais rígido, garantindo assim que nenhum elemento externo entre no sistema operacional e venha trazer problemas de performance e integridade. Voce baixou a versão mais atual do TRIM (v 3.3) ? Outra dica é ler isso: https://www.cindori.org/trim-enabler-and-yosemite/ Parece complicado, mas explica o que fazer se você usou TRIM no Yosemite e esqueceu de desativa-lo antes de dar qualquer update no OS X. Abs. Ricardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Alan Leitão Postado 11 de março de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 11 de março de 2015 Alan, Ativar o TRIM é bem tranquilo, você não deveria ter problemas com isso. Ainda mais com esse super SSD que você está usando, um dos melhores ... A única coisa que me ocorre é o lance do Yosemite x TRIM. Nessa versão de OS X a Apple implementou um controle de "drivers" mais rígido, garantindo assim que nenhum elemento externo entre no sistema operacional e venha trazer problemas de performance e integridade. Voce baixou a versão mais atual do TRIM (v 3.3) ? Outra dica é ler isso: https://www.cindori.org/trim-enabler-and-yosemite/ Parece complicado, mas explica o que fazer se você usou TRIM no Yosemite e esqueceu de desativa-lo antes de dar qualquer update no OS X. Abs. Ricardo Conheço bem o procedimento. Já recuperei várias máquinas de clientes usando esse tutorial da Cindori. Já fiz o teste também com o Mavericks (instalando por um pendrive que possuo aqui em casa) e também não rolou o TRIM pelo Thunderbolt. Enfim, como é só para entender o processo, continuo pesquisando. Só quero aprender mesmo como funciona o TRIM em um unidade externa porque pelo que tinha estudado somente seria ativado por SATA (e variações) ou PCI-E (e variações). Pelas especificações do protocolo de comunicação do USB pode-se esquecer, mas nas especificações do protocolo de comunicação do Thunderbolt não encontrei nada que impeça, como também nada que garanta. Deve ser aquela coisa de só funcionar com o case do fabricante x usando SSD do fabricante y na versão z do firmware para funcionar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Hudson Schumaker Postado 31 de março de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 31 de março de 2015 Prefiro Fusion Drive pq preciso de espaço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.