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Ajuda: iMac Late2013 mais lento que o Mid2010....?


Del Rei

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Entonces... Eu tinha um iMac 21.5" Mid2010, i3 3,06GHz, HD 500GB, 12GB 1333 DDR3 (veio com 4GB, fiz upgrade pra 12GB).

 

Recentemente comprei outro 21.5" Late2013, i5 2,9GHz, HD 1TB, 8GB 1600 DDR3, GeForce GT 750M 1024MB, ou seja, teoricamente melhor.

 

Desde que comprei o novo iMac já estranhei, pois comparando os 2, cronometrando, o Mid2010 iniciava mais rápido que o Late2013... Instalei o Yosemite em ambos. Só por esse motivo, já fiquei preocupado e isso foi razão de eu ter feito instalação limpa 3x seguidas do Yosemite no Late2013 (!!)... Mas sempre ficou mais lento que o Mid2010 na inicialização.

Enfim....

 

No Late2013 quando clico com o botão direito num arquivo (foto, por exemplo) e seleciono "Abrir com", é comum aparecer um balãozinho escrito "Obtendo", como se estivesse calculando quais programas estariam disponíveis para abrir o arquivo... E às vezes demora uns 5 segundos (!!!).

No Mid2010 eu NUNCA vi esse "Obtendo". Nem sabia que existia isso....

 

Costumo tocar guitarra plugada no computador através de uma interface de som externa.

Utilizo alguns programas, dentre eles o Garageband. Quando uso o Late2013, o som fica com um chiado esquisito que o Mid2010 não tem.

 

Alguns programas às vezes ficam travados um tempo, com a rodinha colorida. Safari é mestre nisso atualmente.

 

Enfim, tenho achado estranho... Rodei o Apple Diagnostcs e rolou tudo tranquilo, sem acusar nenhum erro. Beleza!

 

Aí comecei a procurar sobre benchmarks... Mas como não estou mais com o Mid2010 aqui, não tenho como comparar.

 

Fiz alguns testes com alguns programas, mas acabei não entendendo nada, até porque pelo que notei, cada programa tem uma pontuação própria... rs.

E rodando seguidas vezes o teste, os resultados (numerações) não eram exatamente os mesmos, apesar de próximos.

 

Usei o Xbench, o CineBench e o GeekBench.

 

Xbench:

post-17641-0-06413800-1421734591_thumb.p

post-17641-0-88131000-1421734587_thumb.p

post-17641-0-74180900-1421734566_thumb.p

post-17641-0-68742500-1421734561_thumb.p

post-17641-0-78768200-1421734555_thumb.p

 

CineBench:

post-17641-0-28490400-1421734538_thumb.p

 

GeekBench (como só usei a versão free, só tive a opção de testar em 32bits):

post-17641-0-41867500-1421734548_thumb.p

 

Alguém tem algum comentário/ajuda/sugestão?

Não consigo crer que essa diferença de desempenho seja normal.... Ou estou preocupado à toa? Rsrsrs....

Editado por Del Rei
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Pelo seu relato está parecendo que o "culpado" no Late2013 é o HD de 2,5 pol. 5400 RPM que a Apple foi obrigada a adotar para caber no gabinete fininho. O seu Mid2010 vem com HD de 3,5 pol. de 7200 RPM, isso faz muita diferença !!!

O certo seria obter na internet benchmarks dos 2 modelos para comparar de uma forma científica sem considerar os testes que envolvem operação dos HDDs.

Editado por Willy
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Acho que já está na hora da Apple colocar Fusion Drive como item de série em todas as linhas de iMac.

 

Não se preocupe, qualquer tarefa que use muito processador e GPU esse iMac novo vai dar um baile grande no teu antigo iMac, sem comparação, mesmo com esse HD.  

Editado por Maddo Garan
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Concordo com o pessoal, o "problema" é mesmo o HD. 5400 rpm num da mais...

 

Esse chiado ai me preocupa cara. Um amigo tinha um Macbook White que começou com esse chiado e era placa lógica. Se ainda ta na garantia leve-o em uma autorizada e peça para eles efetuarem alguns testes mais específicos.

 

falou <o.

xD

Editado por Sichieri
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Opa!! Valeu, galera... Acho que fiquei mais tranquilo então, apesar de ainda achar meio bizarro um iMac de 3 anos atrás iniciar mais rápido, rs.

 

Alguém sabe a média de preço pra troca de HDD pelo tal do Fusion? SSD tem  de 1TB?

 

Quanto ao chiado da placa de som externa, vou dar uma verificada, talvez levar numa autorizada/assistência.

O estranho é que esse chiado só rola no fone... Se eu tocar ou até gravar algo, ouço o chiado enquanto estiver tocando, mas quando dou play na gravação, não há chiado.

 

Talvez exista alguma incompatibilidade, sei lá.

De qualquer forma, tem um camarada que tem outra placa, vou ver se consigo testar na dele.

Editado por Del Rei
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  • 3 semanas depois...

Fala, galera.

 

Pra complementar aqui... Fiz o teste no Mid2010. Tinha passado ele pro meu irmão, mas pedi a ele pra rodar o Novabench e me enviar. Lembrando que eu havia feito um upgrade nele da RAM, que foi pra 12GB.

 

Pelo que vi, o Mid2010 se saiu melhor, pouca coisa, na memória (pouca coisa) e no teste de hardware - escrita/gravação no disco (pouca coisa também). Mas o meu ganhou no CPU e Gráfico, com diferenças consideráveis.

 

Mid2010:

 post-17641-0-35998100-1423359664_thumb.j

 

 

Late2013:

post-17641-0-40969000-1423360043_thumb.p

 

 

Então se eu trocar esse HD ele possivelmente vai melhorar o desempenho mesmo, né?

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  • 1 mês depois...

Opa... Só pra informar aqui.

 

Estava dando uma pesquisada na internet.. E percebi que algumas pessoas reclamavam da velocidade do iMac Late2013. E percebi que falavam da indexação do Spotlight.

Fiz uns testes aqui e retirei o meu disco rígido interno da busca do Spotlight. A diferença foi MUITO grande. No boot não notei muito, mas ao abrir aplicativos foi gritante. O Photoshop, por exemplo, abre em menos de 2 segundos. Assim como os apps básicos (iTunes, Safari, AppleStore...).

 

O problema é que basicamente o Spotlight ficou inútil, por não buscar nada no HDD interno.

 

Vou refazer a indexação dele e ver se melhora... Caso não, vou deixar sem ele mesmo.

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      CONFIGURAÇÕES:
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      Processador Intel Core i7 4.2GHz
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      Magic Keyboard (Original - recarregável)
      Magic Trackpad (Original - recarregável)
      Sem caixa.
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      Processador: 3 GHz Intel Core i5 Quad-Core
      Memória: 16 GB 2400 MHz DDR4
      SSD 480GB Kingston
      GPU Radeon Pro 555 2 GB
      R$8.900
      Somente retirada em mãos e pagamento via pix.
      Não aceito trocas nem propostas absurdas.

    • Por Fernando Braz
      Vendendo meu iPad Air pois não me adaptei, ainda na garantia até ano que vem.
      Acompanha Pencil de segunda geração, película já aplicada e case smart folio.
      R$5.990 completo.
      Sempre utilizado com capa e película, equipamento impecável.
      Aceito troca com macbook M1.

      Retirada em mãos por SP e pagamento na hora via PIX.

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      No dia 05 de Março, retirei o equipamento da loja e, naquele momento, me disseram que a garantia do serviço/peça era de 3 meses. No dia, questionei porque de ser tão pouco tempo, já que são peças originais, e a atendente me informou que era procedimento da Apple.
      O computador é a minha ferramenta de trabalho e é com ele que eu consigo sobreviver financeiramente. Os aparelhos da Apple não são nem um pouco acessíveis, assim como seus serviços. Ter essa ferramenta e realizar um serviço autorizado, com peças originais, não foi simples. Demandou muito investimento, suor e horas trabalhadas. Esse aparelho é meu patrimônio.
      Para minha surpresa, no dia 14 de Junho, alguns glitches voltaram a aparecer no meu equipamento e no dia 15 de Junho liguei para a STI agendando um horário para mostrar o que estava acontecendo. A empresa marcou horário para o dia 18 de Junho, pela manhã. Chegando lá, contei minha história para um novo atendente e ele chamou sua superior para entender como proceder. Após cerca de 20min de espera a resposta chegou: me informaram que a garantia havia vencido no dia 05 de Junho e não poderiam fazer nada sobre isso. O PROBLEMA VOLTOU A ACONTECER 9 DIAS DEPOIS DA GARANTIA DELES. A solução que me deram era de deixar meu computador novamente, realizar um novo orçamento e, provavelmente, ter que desembolsar um valor semelhante ou maior que o serviço anterior. Mas me deram uma alternativa: deixar o equipamento e, se eu não autorizasse o serviço, pagar uma taxa de R$100,00. Engraçado, pra não dizer trágico, é que o mesmo problema aconteceu com a máquina, mas dessa vez a negligência de uso não existia. Ou seja: será que não foi, desde o início, um problema de fabricação? Pedi para falar com o técnico responsável pela troca do display para me explicar um pouco mais do diagnóstico que ele tinha dado, mas ele se recusou a conversar comigo. 
      No momento, fiquei indignada! Como é possível 9 dias depois da garantia o equipamento original que eles trocaram não estar mais funcionando? O serviço deles foi tratado como alimento perecível. Os atendentes da loja disseram pra eu entrar em contato com o 0800 da própria Apple e então liguei, dali mesmo, para o número. E, após 30 minutos em espera, o call center me retornou com a mesma resposta. Aí eu fiquei ainda mais frustrada. Me senti roubada.
      O meu questionamento é: como pode uma empresa multinacional e uma representante de serviços da mesma reagir com tanto descaso ao consumidor? Me senti, e ainda me sinto, impotente por ter seguido as orientações e ter conduzido meu problema da maneira mais correta possível.
      Pra piorar a situação, levei em outra assistência técnica autorizada e eles me deram como diagnóstico "substituir o display completo que está danificado, não há como repará-lo". Palavras da própria assistência. E o valor do orçamento foi ainda mais caro que da primeira vez: R$6.565,00. Claro que não deixei lá, então tive que pagar uma taxa de R$180,00 dessa vez. 
      Estou sendo extremamente ridicularizada. Completamente impotente. Desesperada para que a Apple olhe para o meu problema. Confiei e investi na marca e estou passando por uma grande decepção. 
      Tentei contato em outros canais com a Apple e eles só me responderam via consumidor.org.br, no dia 21 de Junho. Até agora, dia 29 de Junho, nenhum outro update. 
       
      Mais alguém passou ou está passando por essa frustração? 
       

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