Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda: iMac Late2013 mais lento que o Mid2010....?


Del Rei

Posts Recomendados

Entonces... Eu tinha um iMac 21.5" Mid2010, i3 3,06GHz, HD 500GB, 12GB 1333 DDR3 (veio com 4GB, fiz upgrade pra 12GB).

 

Recentemente comprei outro 21.5" Late2013, i5 2,9GHz, HD 1TB, 8GB 1600 DDR3, GeForce GT 750M 1024MB, ou seja, teoricamente melhor.

 

Desde que comprei o novo iMac já estranhei, pois comparando os 2, cronometrando, o Mid2010 iniciava mais rápido que o Late2013... Instalei o Yosemite em ambos. Só por esse motivo, já fiquei preocupado e isso foi razão de eu ter feito instalação limpa 3x seguidas do Yosemite no Late2013 (!!)... Mas sempre ficou mais lento que o Mid2010 na inicialização.

Enfim....

 

No Late2013 quando clico com o botão direito num arquivo (foto, por exemplo) e seleciono "Abrir com", é comum aparecer um balãozinho escrito "Obtendo", como se estivesse calculando quais programas estariam disponíveis para abrir o arquivo... E às vezes demora uns 5 segundos (!!!).

No Mid2010 eu NUNCA vi esse "Obtendo". Nem sabia que existia isso....

 

Costumo tocar guitarra plugada no computador através de uma interface de som externa.

Utilizo alguns programas, dentre eles o Garageband. Quando uso o Late2013, o som fica com um chiado esquisito que o Mid2010 não tem.

 

Alguns programas às vezes ficam travados um tempo, com a rodinha colorida. Safari é mestre nisso atualmente.

 

Enfim, tenho achado estranho... Rodei o Apple Diagnostcs e rolou tudo tranquilo, sem acusar nenhum erro. Beleza!

 

Aí comecei a procurar sobre benchmarks... Mas como não estou mais com o Mid2010 aqui, não tenho como comparar.

 

Fiz alguns testes com alguns programas, mas acabei não entendendo nada, até porque pelo que notei, cada programa tem uma pontuação própria... rs.

E rodando seguidas vezes o teste, os resultados (numerações) não eram exatamente os mesmos, apesar de próximos.

 

Usei o Xbench, o CineBench e o GeekBench.

 

Xbench:

post-17641-0-06413800-1421734591_thumb.p

post-17641-0-88131000-1421734587_thumb.p

post-17641-0-74180900-1421734566_thumb.p

post-17641-0-68742500-1421734561_thumb.p

post-17641-0-78768200-1421734555_thumb.p

 

CineBench:

post-17641-0-28490400-1421734538_thumb.p

 

GeekBench (como só usei a versão free, só tive a opção de testar em 32bits):

post-17641-0-41867500-1421734548_thumb.p

 

Alguém tem algum comentário/ajuda/sugestão?

Não consigo crer que essa diferença de desempenho seja normal.... Ou estou preocupado à toa? Rsrsrs....

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Pelo seu relato está parecendo que o "culpado" no Late2013 é o HD de 2,5 pol. 5400 RPM que a Apple foi obrigada a adotar para caber no gabinete fininho. O seu Mid2010 vem com HD de 3,5 pol. de 7200 RPM, isso faz muita diferença !!!

O certo seria obter na internet benchmarks dos 2 modelos para comparar de uma forma científica sem considerar os testes que envolvem operação dos HDDs.

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que já está na hora da Apple colocar Fusion Drive como item de série em todas as linhas de iMac.

 

Não se preocupe, qualquer tarefa que use muito processador e GPU esse iMac novo vai dar um baile grande no teu antigo iMac, sem comparação, mesmo com esse HD.  

Editado por Maddo Garan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o pessoal, o "problema" é mesmo o HD. 5400 rpm num da mais...

 

Esse chiado ai me preocupa cara. Um amigo tinha um Macbook White que começou com esse chiado e era placa lógica. Se ainda ta na garantia leve-o em uma autorizada e peça para eles efetuarem alguns testes mais específicos.

 

falou <o.

xD

Editado por Sichieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!! Valeu, galera... Acho que fiquei mais tranquilo então, apesar de ainda achar meio bizarro um iMac de 3 anos atrás iniciar mais rápido, rs.

 

Alguém sabe a média de preço pra troca de HDD pelo tal do Fusion? SSD tem  de 1TB?

 

Quanto ao chiado da placa de som externa, vou dar uma verificada, talvez levar numa autorizada/assistência.

O estranho é que esse chiado só rola no fone... Se eu tocar ou até gravar algo, ouço o chiado enquanto estiver tocando, mas quando dou play na gravação, não há chiado.

 

Talvez exista alguma incompatibilidade, sei lá.

De qualquer forma, tem um camarada que tem outra placa, vou ver se consigo testar na dele.

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!! Valeu, galera... Acho que fiquei mais tranquilo então, apesar de ainda achar meio bizarro um iMac de 3 anos atrás iniciar mais rápido, rs.

 

 

 

Tempo de boot não serve pra medir desempenho de um computador.

Editado por Maddo Garan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fala, galera.

 

Pra complementar aqui... Fiz o teste no Mid2010. Tinha passado ele pro meu irmão, mas pedi a ele pra rodar o Novabench e me enviar. Lembrando que eu havia feito um upgrade nele da RAM, que foi pra 12GB.

 

Pelo que vi, o Mid2010 se saiu melhor, pouca coisa, na memória (pouca coisa) e no teste de hardware - escrita/gravação no disco (pouca coisa também). Mas o meu ganhou no CPU e Gráfico, com diferenças consideráveis.

 

Mid2010:

 post-17641-0-35998100-1423359664_thumb.j

 

 

Late2013:

post-17641-0-40969000-1423360043_thumb.p

 

 

Então se eu trocar esse HD ele possivelmente vai melhorar o desempenho mesmo, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Opa... Só pra informar aqui.

 

Estava dando uma pesquisada na internet.. E percebi que algumas pessoas reclamavam da velocidade do iMac Late2013. E percebi que falavam da indexação do Spotlight.

Fiz uns testes aqui e retirei o meu disco rígido interno da busca do Spotlight. A diferença foi MUITO grande. No boot não notei muito, mas ao abrir aplicativos foi gritante. O Photoshop, por exemplo, abre em menos de 2 segundos. Assim como os apps básicos (iTunes, Safari, AppleStore...).

 

O problema é que basicamente o Spotlight ficou inútil, por não buscar nada no HDD interno.

 

Vou refazer a indexação dele e ver se melhora... Caso não, vou deixar sem ele mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...