Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

OS não inicializa - HD sumiu


Alyne

Posts Recomendados

Bom dia.

 

Tenho um iMac 2008 com o Yosemite instalado. Fiquei aproximadamente umas 2 semanas sem usar o computador e hoje ao ligá-lo ao invés da tela de inicialização com a maçã da Apple, aparece o ícone de uma pasta com um ponto de interrogação. 

 

Dei boot com o pendrive que criei quando fiz a instalação limpa do Yosemite, e ao abrir o Utilitário de Disco, meu Macintosh HD não é listado. É como se o disco rígido não existisse. Não aparece montado. Também não consigo reparar o sistema pois não há nenhuma unidade onde ele possa ser instalado.

 

Alguém já passou por isso? Alguma ideia do que possa ser feito? Antes estava tudo funcionando perfeitamente e não fiz nada de diferente.

 

Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Seu disco principal é HDD ou SSD? Aconteceu comigo pois meu disco de boot é SSD com Trim Enabler instalado e meu iMac ficou desligado por um tempo (acho q deu um reset de PRam). O problema, no meu caso, é q há incompatibilidade entre o
Trim Enabler e o Yosemite (parece q agora há um validador de KExt q causa conflito com o Trim Enabler) e há, no site do desenvolvedor uma solucao temporaria (http://www.cindori.org/trim-enabler-and-yosemite/). Infelizmente só soube depois e resolvi mesmo utilizando o time machine, instalando a ultima versao do Mavericks disponivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que teu HD já era. Por descargo de consciência, faça uns testes antes de abrir o iMac:

 

- inicie o mac com a tecla D pressionada, vai entrar no Apple Hardware Test, veja se aparece alguma coisa lá.

- faça um reset de SMC, mesmo que HD sumido não seja sintoma de necessidade do reset: http://support.apple.com/pt-br/HT3964

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que teu HD já era. Por descargo de consciência, faça uns testes antes de abrir o iMac:

 

- inicie o mac com a tecla D pressionada, vai entrar no Apple Hardware Test, veja se aparece alguma coisa lá.

- faça um reset de SMC, mesmo que HD sumido não seja sintoma de necessidade do reset: http://support.apple.com/pt-br/HT3964

 

Obrigada! Depois vou tentar, mas tô achando que já era mesmo. Não escuto barulho nenhum do HD funcionando quando ligo o computador e tive a impressão de sentir cheiro de queimado :(

 

Alguém tem noção de quanto ($$) fica trocar o HD?

 

Pra completar, nem tem assistência técnica autorizada na minha cidade. :P

Editado por Alyne
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço pra trocar HD vai depender da AT que tu levares, não é tabelado. Isso se for HD morto mesmo, pode ser algum fio ou contato com problema, por isso que é bom levar em AT, pra ter um diagnóstico correto.

 

Liguei para uma autorizada da Apple e me disseram que eles não podem me atender pois minha máquina já tem mais de 5 anos. Liguei para o suporte da Apple e me confirmaram que as autorizadas não vão me atender por esse motivo que falei, pois a Apple não produz mais peças para máquinas antigas. No final, acabei levando em uma assistência técnica daqui da minha cidade. O técnico parece que entende de Apple. Tomara que consiga resolver o problema, pois comprar um novo está fora de cogitação com esses preços absurdos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Volta e meia tenho esse problema aqui. Em Qq OSX, desde o lion. O que faço é command R na inicialização, abro o utilitário e reparo as permissões do disco.

Vez ou outra o HD não é encontrado, dai aborrece. Mas no segundo ou terceiro dia de tentativa o HD aparece no utilitário.

Ps: Já troquei de HD, mas o problema persiste. E S empre mantenho backup atualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

Tenho um iMac 2008 com o Yosemite instalado. Fiquei aproximadamente umas 2 semanas sem usar o computador e hoje ao ligá-lo ao invés da tela de inicialização com a maçã da Apple, aparece o ícone de uma pasta com um ponto de interrogação. 

 

Dei boot com o pendrive que criei quando fiz a instalação limpa do Yosemite, e ao abrir o Utilitário de Disco, meu Macintosh HD não é listado. É como se o disco rígido não existisse. Não aparece montado. Também não consigo reparar o sistema pois não há nenhuma unidade onde ele possa ser instalado.

 

Alguém já passou por isso? Alguma ideia do que possa ser feito? Antes estava tudo funcionando perfeitamente e não fiz nada de diferente.

 

Obrigada.

Eu tive um imac 2007 e uma vez com o mountain lion aconteceu isso, eu formatei e voltou ao normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite, 

 

Tenho um iMac de 2011 e a mais ou menos 2 meses atrás tive o mesmo problema citado por vocês. Levei em uma autorizada e fiz a troca do HD (por 600 reais) , mas após duas semanas tive o mesmo problema. Desliguei o iMac normalmente e após algum tempo liguei novamente e pronto ! Demorou algum tempo com o logo da maça e a barra de carregando, depois veio o símbolo de bloqueio e em seguida a pasta com a interrogação. Fiz todos o procedimentos,  liguei segurando a tecla Shift, liguei pressionando  Command + R e ao tentar mandar reinstalar  o HD não aparece na lista e quando faço a reparo do HD com o utilitário do disco ele também não é listado.

Alguém tem alguma solução ou informação sobre este problema, ou terei que ficar trocando de HD eternamente ?

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, 

 

Tenho um iMac de 2011 e a mais ou menos 2 meses atrás tive o mesmo problema citado por vocês. Levei em uma autorizada e fiz a troca do HD (por 600 reais) , mas após duas semanas tive o mesmo problema. Desliguei o iMac normalmente e após algum tempo liguei novamente e pronto ! Demorou algum tempo com o logo da maça e a barra de carregando, depois veio o símbolo de bloqueio e em seguida a pasta com a interrogação. Fiz todos o procedimentos,  liguei segurando a tecla Shift, liguei pressionando  Command + R e ao tentar mandar reinstalar  o HD não aparece na lista e quando faço a reparo do HD com o utilitário do disco ele também não é listado.

Alguém tem alguma solução ou informação sobre este problema, ou terei que ficar trocando de HD eternamente ?

 

Abraço.

 

Acabei fazendo a troca de HD em uma assistência técnica (não autorizada) por 457 reais (HD de 1Tb). Foi a única coisa que resolveu o problema. Faz mais ou menos umas 2 semanas, por isso ainda acho cedo para dizer se ainda vai dar problema novamente ou não. O que aconteceu agora foi que surgiu uma linha azul vertical na tela. Não sei se está relacionado, pois pesquisei e vi que os iMacs com serial number que começam igual ao do meu estavam propensos a desenvolver esse problema. Mas parece que é só surgir o primeiro problema que outros começam a surgir. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.4k
    • Total de Posts
      466k
×
×
  • Criar Novo...