Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mountain Lion x Mavericks x Yosemite .. dúvida cruel!


glaubersilva

Posts Recomendados

Bom dia a todos.

 

Tenho um Macbook de 2010, com Core 2 Duo e 4 Gb de RAM, e recentemente venho notado que o Yosemite está ficando lento demais. Quando peguei esse Macbook fiz uma instalação limpa do Mavericks e depois só atualizei para o Yosemite, então não sei se é o caso de tentar uma instalação limpa do Yosemite, voltar para o Mavericks ou talvez até mesmo voltar para o Mountain Lion.

 

Com essa configuração que meu Macbook tem, qual das opções vocês acham que vale mais a pena ? 

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que está lento pela quantidade de RAM que tem no sistema... 8GB é essencial.

 

Ainda, se você nunca trocou o seu HDD, experimente trocar por um mais moderno, ou até mesmo um SSD, você com certeza irá notar diferenças de performance.

 

Falow

 

Eu tenho um Mac Mini 2010 com configurações parecidas (Core 2, 4gb), e fiz uma instação limpa do Yosemite. Ele está muito bem, e não penso em me desfazer dele tão cedo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Mr_Phillip. De fato, meu próximo upgrade vai ser no HD mas mesmo com 2Gb de Ram (que é a config original dele) o Mavericks funcionava bem nele quando usava apenas para tarefas mais básicas, e na maior parte do tempo uso o Macbook para o básico mesmo.

 

Depois de postar minha dúvida aqui, fiz uma instalação limpa do Yosemite e pelo menos agora com ele zerado está parecendo bem melhor. Por acaso o Mavericks e o Yosemite são equivalentes quanto a requisitos de hardware ?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Mr_Phillip. De fato, meu próximo upgrade vai ser no HD mas mesmo com 2Gb de Ram (que é a config original dele) o Mavericks funcionava bem nele quando usava apenas para tarefas mais básicas, e na maior parte do tempo uso o Macbook para o básico mesmo.

 

Depois de postar minha dúvida aqui, fiz uma instalação limpa do Yosemite e pelo menos agora com ele zerado está parecendo bem melhor. Por acaso o Mavericks e o Yosemite são equivalentes quanto a requisitos de hardware ?? 

 

Eu não posso afirmar se - em tese - são equivalentes. Mas na prática, mesmo sem ter realizado instalação limpa do Yosemite, não notei nenhuma diferença de desempenho. Acho que a sua questão seria optar entre o Yosemite ou o Mountain Lion, este sim, seguramente menos exigente em hardware.

PS: minha máquina é um MacBook Air 2013 4GB de ram.

Editado por Arnaldo Lage
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Se for o DVD cinza do iMac, não vai funcionar no Macbook Pro.

Tem muitos aplicativos que pedem o 10.7.5 como sistema mínimo, vai depender dos aplicativos que tu usa. Na minha opinião, Snow Leopard em uma máquina que aceita o Mountain Lion e Mavericks não vale a pena. Se não me engano, nem iCloud o 10.6 tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu computador está lento, ou porque a Apple quer que vc compre um novo, ou porque a Apple é incompetente.

 

Quer saber, na real, se quer desempenho, ou instala o Windows, ou o Linux. Eu tenho um computador com configuração semelhante a do seu, então, de uma olhada  nesse post: http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/145963-osx-vs-ubuntu-lts/..

 

Infelizmente essa é a situação da Apple hoje.  

 

 

O computador do meu post é de 2008, a configuração é core2duo 2,4GHz com 4G de RAM. Mas, mas, mas, o meu Macbook Pro atual é Late 2011 i5 sandybridge de 3.2 GHz (acho que é esse o clock) e 8 G de RAM e roda muito ruim o Montain Lion, Mavericks e Yosemite. Só melhorou com SSD. 

 

No seu caso, como o Yosemite usa recursos desnecessários de aceleração por GPU, ele irá ficar lento mesmo que você coloque 8G de RAM e SSD. Você terá que obrigatoriamente desativar os recursos gráficos, se quiser ter um sistema minimamente utilizável.

 

Como o Ubuntu usa essencialmente os mesmo recursos e roda muito melhor que o OSX, você tem duas opções: ou muda de sistema, ou entra no joguinho da Apple e paga R$15.000,00 num macbook novo que não durará 3 anos.

 

Sim, eu estou muito puto com as diretrizes dessa empresa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

O computador do meu post é de 2008, a configuração é core2duo 2,4GHz com 4G de RAM. Mas, mas, mas, o meu Macbook Pro atual é Late 2011 i5 sandybridge de 3.2 GHz (acho que é esse o clock) e 8 G de RAM e roda muito ruim o Montain Lion, Mavericks e Yosemite. Só melhorou com SSD. 

 

 

O que tu considera "roda muito ruim"? meu iMac sem SSD roda todos esses sistemas muito bem. É uma máquina diferente do teu Macbook Pro, mas da mesma época e com configurações semelhantes.

O único revés foi o Yosemite, mas não por causa de configuração. 

Editado por Maddo Garan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que tu considera "roda muito ruim"? meu iMac sem SSD roda todos esses sistemas muito bem. É uma máquina diferente do teu Macbook Pro, mas da mesma época e com configurações semelhantes.

O único revés foi o Yosemite, mas não por causa de configuração. 

 

Um sistema que demora mais de 1 minuto para dar boot, 30 segundos para abrir um navegador, quase 1 minuto para abrir o painel de preferencias, que a bola de praia fica aparecendo toda hora, que dá lag em transições e animações, etc. Isso para mim é um sistema ruim. Porque para mim, um sistema lento também é um sistema ruim.

 

Tudo isso que falei ocorre em Macs sem SSD. Você  pode colocar 16 G de ram num macbook Pro de 15¨ equipado com um i7 quadricore que todos os sistemas a parir do Lion, ficam lentos. Só melhora quando coloca um SSD - sim, eu usei um desses e não é agradável.

 

Como esse comportamento não se repete quando utiliza o Windows ou o Linux, então posso dizer que o sistema está ruim.

 

Durante muito tempo, Apple foi sinônimo de performance. Um sistema lerdo não tem cara de Apple. Antes um sistema rápido do que um com cara de computador da Barbie. E olha que o Ubuntu é cheio de frescuras e roda liso num hardware de 7 anos de idade. Se o Ubuntu roda liso, o OSX deveria rodar.. Para começar, o Yosemite deveria rodar nessa máquina.

 

Na verdade, desde os core2duo, nada justifica a Apple não lançar OS para essas máquinas.Poder, elas possuem; a arquitetura é a mesma; então não há problemas. Se o Ubuntu roda bem, então o Yosemite deveria rodar.

 

O problema é que o Yosemite não roda bem nem em Macs mais novos. Só nos canhões municiados com SSD integrado a placa mãe. Mas ai também, né.

 

Para o dono do tópico, acho que o a versão do sistema que mais vai lhe dar performance é o Snow Leopard. Mas esse sistema está muito datado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um sistema que demora mais de 1 minuto para dar boot, 30 segundos para abrir um navegador, quase 1 minuto para abrir o painel de preferencias, que a bola de praia fica aparecendo toda hora, que dá lag em transições e animações, etc. Isso para mim é um sistema ruim. Porque para mim, um sistema lento também é um sistema ruim.

 

Tudo isso que falei ocorre em Macs sem SSD. Você  pode colocar 16 G de ram num macbook Pro de 15¨ equipado com um i7 quadricore que todos os sistemas a parir do Lion, ficam lentos. Só melhora quando coloca um SSD - sim, eu usei um desses e não é agradável.

 

Como esse comportamento não se repete quando utiliza o Windows ou o Linux, então posso dizer que o sistema está ruim.

 

Durante muito tempo, Apple foi sinônimo de performance. Um sistema lerdo não tem cara de Apple. Antes um sistema rápido do que um com cara de computador da Barbie. E olha que o Ubuntu é cheio de frescuras e roda liso num hardware de 7 anos de idade. Se o Ubuntu roda liso, o OSX deveria rodar.. Para começar, o Yosemite deveria rodar nessa máquina.

 

Na verdade, desde os core2duo, nada justifica a Apple não lançar OS para essas máquinas.Poder, elas possuem; a arquitetura é a mesma; então não há problemas. Se o Ubuntu roda bem, então o Yosemite deveria rodar.

 

O problema é que o Yosemite não roda bem nem em Macs mais novos. Só nos canhões municiados com SSD integrado a placa mãe. Mas ai também, né.

 

Para o dono do tópico, acho que o a versão do sistema que mais vai lhe dar performance é o Snow Leopard. Mas esse sistema está muito datado.

 

Todos esses problemas não acontecem no meu iMac, até mesmo o odiado Lion rodou bem nele, embora o Mountain Lion tenha se saído melhor. O boot leva uns 36s com o Mavericks, medidos com cronômetro a partir do clique no botão de ligar.

 

Levar 30s para abrir um navegador é muito anormal, nem meu antigo macbook (o mesmo teu) com o Lion e essas porcariazinhas de HD 2,5" 5400RPM levava tanto tempo assim, no máximo uns 5s pra abrir o Firefox. Meu iMac leva 3,4s pra abri-lo, o Safari 2s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

O seu computador está lento, ou porque a Apple quer que vc compre um novo, ou porque a Apple é incompetente.

 

Quer saber, na real, se quer desempenho, ou instala o Windows, ou o Linux. Eu tenho um computador com configuração semelhante a do seu, então, de uma olhada  nesse post: http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/145963-osx-vs-ubuntu-lts/..

 

Infelizmente essa é a situação da Apple hoje.  

 

 

O computador do meu post é de 2008, a configuração é core2duo 2,4GHz com 4G de RAM. Mas, mas, mas, o meu Macbook Pro atual é Late 2011 i5 sandybridge de 3.2 GHz (acho que é esse o clock) e 8 G de RAM e roda muito ruim o Montain Lion, Mavericks e Yosemite. Só melhorou com SSD. 

 

No seu caso, como o Yosemite usa recursos desnecessários de aceleração por GPU, ele irá ficar lento mesmo que você coloque 8G de RAM e SSD. Você terá que obrigatoriamente desativar os recursos gráficos, se quiser ter um sistema minimamente utilizável.

 

Como o Ubuntu usa essencialmente os mesmo recursos e roda muito melhor que o OSX, você tem duas opções: ou muda de sistema, ou entra no joguinho da Apple e paga R$15.000,00 num macbook novo que não durará 3 anos.

 

Sim, eu estou muito puto com as diretrizes dessa empresa.

 

Psychopata, quando você rodou o Ubuntu 14.04 no Mac precisou fazer alguma adaptação ou ele reconheceu o hardware numa boa ?? Usava Ubuntu desde a versão 8.04 (a 10.04 era coisa linda demais) e só larguei agora quando peguei o Macbook. O hardware da Apple é muito superior, não conseguiria mais usar notebook de outra marca, mas sinto falta de algumas liberdade que o Linux me dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Opinião pessoal: em termos de responsividade e performance - ainda mais gráfica - o Mavericks hoje é a melhor opção NA MINHA OPINIÃO!

O grande problema do Yosemite é essa nova estratégia que a Apple adotou para os seus softwares: adotar milhares de recursos e atualizar o sistema anualmente, sem nem sequer dar tempo de consolidar as mudanças - hoje, cenário em que o Mavericks reina.

 

Se você tem preferência por um sistema estável, atualizado e que funciona 99% das coisas que você necessita: Mavericks

Se você tem preferência por estar sempre com as últimas novidades mas está disposto a abrir mão da confiabilidade e performance do sistema - especialmente na questão gráfica - o Yosemite é seu lar.

 

Quanto a instalação limpa ou atualizar por cima: eu fiz atualização Mavericks > Yosemite e não tenho nada a reclamar - dentro do que meu equipamento pode entregar. TALVEZ numa próxima versão eu faça uma instalação limpa, mas isso vai depender se meu MacBook receber a atualização ou eu trocar de máquina mais pra frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.4k
    • Total de Posts
      466k
×
×
  • Criar Novo...