Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler acelerou depois que coloquei um SSD


PedroCastelhano

Posts Recomendados

Pedro, boa tarde. Isso ocorre pq existe um cabo que liga o HD à placa lógica para monitorar as condições de temperatura do HD.

Quando você retira ele, o sistema entende que o HD está com algum problema e dispara o cooler.

 

2 soluções:

1- A que o amigo acima deu.

2- Comprar um cabo que possui uma terminação específica que "engana" o sistema.

 (deve custar por volta de R$ 40,00)

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Intala o smcfancontrol, aí você pode regular a velocidade do cooler como quiser... além de controlar a temperatura do mac... é de graça, super simples...

Utilize esse app somente se souber o que está fazendo, pois pode danificar seu computador.

 

Sendo bem franco, ou compra o cabo ou deixe quieto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque se deixar muito rápidoa vida útil do cooler acabará antes e se deixar muito lento não dissipará o calor causando danos as placas.

O SSD é recomendado que se instale no lugar do hd principal mesmo que vá trabalhar com 2 hds, faça do seguinte modo: SSD como hd principal e hdd como secundário, excute instalação limpa que o sistema trabalhará como fusion drive, tornando as 2 unidades 1 só

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque se deixar muito rápidoa vida útil do cooler acabará antes e se deixar muito lento não dissipará o calor causando danos as placas.

O SSD é recomendado que se instale no lugar do hd principal mesmo que vá trabalhar com 2 hds, faça do seguinte modo: SSD como hd principal e hdd como secundário, excute instalação limpa que o sistema trabalhará como fusion drive, tornando as 2 unidades 1 só

 

 

Claro que se colocar RPM grande diminui a vida útil das ventoinhas, mas elas possuem tempo médio de vida muito grande, o impacto não é uma devastação que muita gente pensa. Colocar RPM de menos é que pode preocupar, mas um iMac suporta muito melhor as temperaturas do que um portátil, não precisa colocar nada muito acima do RPM padrão.

 

Sobre o Fusion Drive, tem que fazer configurações por linha de comando via terminal, do jeito que falaste dá a entender que o Fusion Drive seria ativado automaticamente.

Editado por Maddo Garan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que se colocar RPM grande diminui a vida útil das ventoinhas, mas elas possuem tempo médio de vida muito grande, o impacto não é uma devastação que muita gente pensa. Colocar RPM de menos é que pode preocupar, mas um iMac suporta muito melhor as temperaturas do que um portátil, não precisa colocar nada muito acima do RPM padrão.

 

Sobre o Fusion Drive, tem que fazer configurações por linha de comando via terminal, do jeito que falaste dá a entender que o Fusion Drive seria ativado automaticamente.

Eu parto do principio que se os engenheiros que estudaram muito pra chegarem onde estão, atribuíram a velocidade X do cooler, controlado pelo OSX é por que sabem o que fazem. Recursos como o HDD Fan Control devem ser usados somente quando o sistema está com problema nesse gerenciamento e você precisa utilizar o imac/macbook. 

 

No no, o Fusion Drive é ativado automaticamente no Yosemite quando a 1 unidade é ssd e a segunda hdd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu parto do principio que se os engenheiros que estudaram muito pra chegarem onde estão, atribuíram a velocidade X do cooler, controlado pelo OSX é por que sabem o que fazem. Recursos como o HDD Fan Control devem ser usados somente quando o sistema está com problema nesse gerenciamento e você precisa utilizar o imac/macbook. 

 

No no, o Fusion Drive é ativado automaticamente no Yosemite quando a 1 unidade é ssd e a segunda hdd.

Pela sua lógica, nunca teria havido um Mac com problema de aquecimento.

Eu aumento a velocidade base de todos os coolers do meu iMac. Uma ventoinha é muito mais barata do que uma placa lógico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

A solução de software não me parece boa porque você perde a função de aceleração automática dos ventiladores do sistema quando a temperatura aumenta. Se você esquecer de aumentar manualmente a possibilidade de fazer torrada de transistor é muito alta.

 

Considere a compra desse cabo aqui ou deste aqui com as ferramentas para instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal hoje mesmo respondi em outro tópico o seguinte: Comprei um kit da OWC para meu iMac 21,5 mid2011 e um SSD deles tbem de 256gb. Se você não usar a baia do HD que veio com a máquina, no meu caso um HDD de 1TB, você segue o vídeo de instalação do SSD onde explica passo a passo, inclusive sem precisar se desfazer do drive optico e no final fica com dois HDs. Instala o OSX no SSD e fica com um segundo drive de 1 TB e sem dar problema algum de cooler disparar.

Agora se a pessoa for trocar o HD q veio por um SSD aí nesse caso tem q comprar um cabo de sensor de temperatura que a OWC tbem vende.

Se alguém quiser a pagina do kit que comprei e o vídeo de instalação estão nesse link:

http://eshop.macsales.com/item/OWC/DIYIM21SSD11

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal hoje mesmo respondi em outro tópico o seguinte: Comprei um kit da OWC para meu iMac 21,5 mid2011 e um SSD deles tbem de 256gb. Se você não usar a baia do HD que veio com a máquina, no meu caso um HDD de 1TB, você segue o vídeo de instalação do SSD onde explica passo a passo, inclusive sem precisar se desfazer do drive optico e no final fica com dois HDs. Instala o OSX no SSD e fica com um segundo drive de 1 TB e sem dar problema algum de cooler disparar.

Agora se a pessoa for trocar o HD q veio por um SSD aí nesse caso tem q comprar um cabo de sensor de temperatura que a OWC tbem vende.

Se alguém quiser a pagina do kit que comprei e o vídeo de instalação estão nesse link:

http://eshop.macsales.com/item/OWC/DIYIM21SSD11

Pode cre tem essa também, eu tenho um imac de 27" 2010 e o hd dele faz barulho ao contrario de outros macs que eu já tive e tenho, será que da pra por um hd 2,5" normal no lugar do hd dele mais um ssd? eu queria fazer tipo assim no lugar do HD de 3,5" original e colocar dois de 2,5" aí eu colocaria um hd e um ssd, será que assim esse lance da ventoinha também dispara? Esse esquema de colocar o ssd atrás do super drive eu ja tinha visto na owc e não curti muito, mas na owc tem uma baia de 3,5" acho que da pra por os dois hds de 2,5" lá, parece ser mais seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem assim, não. Continua tendo que ser feito na mão. Hardware é hardware ;)

Mas veja bem, se o cara tem um 1 SSD + 1 HDD como no meu caso, qual a vantagem de se configurar um Fusiom Drive uma vez que mesmo que o SSD seja de 128GB é espaço de sobra para instalar o Sistema operacional e os programas e deixa o outro HDD para salvar arquivos, filmes, imagens etc...

Falei besteira? Rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a colocar o ssd atrás do super drive na verdade não tem nada demais, eu só acho meio gambiarra colocar o ssd com dupla-face mas não tem problema algum, eu que sou chato, e no caso do meu imac eu quero trocar o hd original porque ele faz barulho o hd e nem meu macbook white que tive 2007 o hd fazia barulho, aí eu aproveitava e fazia isso, colocar dois de 2,5" no lugar de um de 3,5". Quanto a deixar os hds separados estou com você, melhor deixar dois discos separados do que fazer um fusion drive, até porque na hora de formatar ou fazer instalação limpa você só faz do ssd que está com o sistemas e os apps, eu acho que fazer um fusion ele não fica tão eficiente e rápido quanto fazer um ssd e um hd separado. Eu sei que muitos vão dizer que da pra fazer um fusion e ainda particionar e deixar uma partição só com o sistema, mas acho que prefiro e acredito que o ssd para velocidade e um hd para armazenamento seria mais interessante e deixaria a máquina mais esperta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...