Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Google - Don't be evil?


Bruno Santos

Posts Recomendados

Hoje cedo pela centésima vez uma janela do Google Updater abriu logo depois do boot pra avisar que tinha uma nova versão do Picasa disponível pra download. Assim, logo depois do boot, sem eu fazer nada. Tem nova versão do Picasa, aquele programa que eu peguei pra testar em Janeiro e nunca mais usei e esqueci de desinstalar.

Mil vezes esse raio de janela abriu na minha frente, eu sempre marcava pra ser avisado mais tarde - eu tinha coisas pra fazer - e não me ocupava do assunto. Até hoje.

Hoje eu tinha tempo pra ver o que estava acontecendo. Resolvi dar uma chance ao Picasa e mandei instalar a atualização. No meu mac eu configurei minha conta pra não ter privilégio de admin, nada é muito "automático" por questão de bom senso. Parece que o Google Updater se embananou quando usei privilégios de outro usuário pra instalar - isso não costuma dar problema pra nenhum outro programa. Não instalou e fechou o Updater na minha cara. Eu estava com tempo e de saco cheio de aviso pra próxima versão do Picasa: fui procurar o Picasa 3.04 pra instalar.

Achei no macupdate http://www.macupdate.com/info.php/id/30131/picasa com um alerta esquisitíssimo na página:

"Jan 30 2009 MISTERE Before you install this software please read this: http://groups.google.com/group/google-eart...51a4533372ba8ce "

Segui o link pra descobrir que quando instalo QUALQUER programa do Google no mac ele instala o Google Updater. Que silenciosamente conecta à internet sem o meu consentimento. Que tem acesso root à máquina. Que se reinstala mesmo quando eu desinstalo. Que se comporta exatamente como um Spyware.

Pra desinstalar o processo não chega a ser cabeludíssimo, mas é muito mais complicado do que arrastar pra lixeira e esvaziar o lixo. Achei instruções de desinstalação nesse link: http://blog.slaunchaman.com/2008/12/04/goo...t-at-what-cost/

No forum discutindo o plugin Google Earth encontrei mais instruções e links comentando o assunto. Parece que absolutamente todo e qualquer programa Google reinstala esse programa.

http://groups.google.com/group/google-eart...51a4533372ba8ce

Qual é o problema, afinal, de um atualizador automático? Nenhum, se ele só rodasse quando eu mando (como o atualizador do sistema) ou quando eu rodo o programa. No caso do Google ele roda e faz download sem consentimento nem conhecimento do usuário roubando recursos da máquina e banda de internet.

Como comentou o usuário Leo of BORG no link anterior:

"One more point, *trying to be constructive* to the plex.folk: Please understand that some of us live out in the realm of VERY SLOW and/or strictly quota'd so-called 'broadband'. Have you considered folks who- Have to live with a tethered laptop? Quota are usually around 5 gigs every rolling 30 days. Have to live with Satcom? Depending on the provider, either 7.5 gigs every rolling 30 days or 200 megs in a rolling 24 hour period. And these ISPs [Cricket, ATT, Hughes] will count EVERY LAST syn & ack. And do. I think that this 'always on, always updating' way of doing things is going to run a number of your users up against the TOS of their respective ISPs. Did I mention that this is a bad idea on a number of levels? -Leo (5 usuários) 3 fev, 01:55"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...