Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Yosemite no SSD - Problemas SOCORRO....


rhsoueu

Posts Recomendados

Galera,

 

Fiz um upgrade no meu macbook (2009) e coloquei um SSD 240gb Samsung 840 EVO. Fiz uma instalação limpa. Quando abri o iTunes ouvi uma músicas e do nada parou (travou) pedi para reabrir e nada (aparecendo a mensagem abaixo), e quando reiniciei após uma 5 horas de "uso" - já que estava só fazendo as atualizações -, apareceu a tela cinza (com a mensagem de apertar qualquer tecla para continuar + um texto (tipo aquele do TERMINAL).

 

Fui até o Utilitário de Disco e pedi para reparar, corrigir e nada, dava como que o Disco não havia problemas.

 

Refiz a instalação limpa e voltou a funcionar. Porém, o iTunes nada, o mesmo problema. Refazendo as configurações, no Preferências do Sistema no Trackpad apareceu o mesmo problema (trava + esse texto).

 

O que devo fazer???

 

* Não encontrei nenhum outro problema relacionado a esse, por isso abri esse tópico. 

 

Abs.

 

 


*** Lembrando que instalei fazendo boot pelo pendrive.

post-8987-0-82061700-1418859655_thumb.pn

post-8987-0-38129100-1418859676_thumb.pn

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

O problema é relacionado ao framework Apple Graphics Video Acceleration. Estranho apresentar esse tipo de problema em uma instalação limpa. Fiz uma pesquisa no oráculo e existem várias pessoas com esse problema porém sem solução disponível. Tente fazer uma nova instalação limpa para ter certeza que não é nenhum arquivo corrompido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é relacionado ao framework Apple Graphics Video Acceleration. Estranho apresentar esse tipo de problema em uma instalação limpa. Fiz uma pesquisa no oráculo e existem várias pessoas com esse problema porém sem solução disponível. Tente fazer uma nova instalação limpa para ter certeza que não é nenhum arquivo corrompido.

 

Alan,

 

Vou tentar fazer outra instalação limpa, mas será que não se trata do TRIM??? 

 

Parece que o Yosemite não "cairia" bem no SSD que não é da Apple. De acordo com uns comentários dos colegas neste post.

 

https://macmagazine.com.br/2014/11/20/como-um-upgrade-de-memoria-e-hdd-transformou-o-meu-macbook-pro-de-13-polegadas/

 

Não entendi muito bem sobre esse TRIM (rsrssrsrs). Parece que uma solução é usar o Maverick até a Apple liberar a utilização de SSD que não seja dela.

 

O que me diz??

Editado por rhsoueu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, minha irmã usa o Yosemite com SSD não Apple sem problema com o TRIM ativado. Tenho um amigo no trabalho com o mesmo cenário. Aqui no fórum tem vários usuários usando também sem problemas. Não acredito que seja o TRIM ativado o seu problema. Se fosse o TRIM o Yosemite não iniciaria.

 

Tem um tópico super discutido, muito bom, inclusive com comentários de vários de usuários de SSD no fórum que pode ser visto clicando aqui. Muito bom para tirar as dúvidas sobre SSDs e o recurso TRIM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alan tentei reinstalar e apareceu novamente o erro na extração das pasta essências.pkg

Estou baixando o OS X direto do app store... Mas só daqui 13hs... Jesus...

Amigo, se seu inglês estiver bom, gostaria de sugerir a leitura deste teste com o Kingston V300. Resumindo, a fabricante trocou as NANDs desse SSD da Toshiba pelas da Micron, que são muito mais lentas. Mas não acredito que o seu problema esteja relacionado a isso.

 

Queria sugerir também que você lesse esse tópico aqui. Ele é bem grande, tem três páginas, mas a partir dele você pode conduzir testes específicos para isolar os problemas que estão ocorrendo. Estou suspeitando do seu cabo SATA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, se seu inglês estiver bom, gostaria de sugerir a leitura deste teste com o Kingston V300. Resumindo, a fabricante trocou as NANDs desse SSD da Toshiba pelas da Micron, que são muito mais lentas. Mas não acredito que o seu problema esteja relacionado a isso.

 

Queria sugerir também que você lesse esse tópico aqui. Ele é bem grande, tem três páginas, mas a partir dele você pode conduzir testes específicos para isolar os problemas que estão ocorrendo. Estou suspeitando do seu cabo SATA.

 

 

Alan,

 

Então não deu certo a instalação pela app store. Não sei o motivo (pois deixei baixando e quando voltei tinha reiniciado para baixar novamente). 

 

Aparece essa mensagem quando tentei instalar pelo pendrive. 

 

Irei trocar o SSD pelo HDD já que coloquei ele no lugar do DVD. 

 

Postarei o resultado. 

 

Abs.

Sem Título.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alan,

 

Então não deu certo a instalação pela app store. Não sei o motivo (pois deixei baixando e quando voltei tinha reiniciado para baixar novamente). 

 

Aparece essa mensagem quando tentei instalar pelo pendrive. 

 

Irei trocar o SSD pelo HDD já que coloquei ele no lugar do DVD. 

 

Postarei o resultado. 

 

Abs.

A suspeita do cabo era porque eu imaginava que você havia colocado o SSD no lugar do HDD.

 

Os MacBooks costumam ter a interface do SuperDrive mais lenta que a do HDD dado que o drive original é lento por natureza por se tratar de mídia ótica. Principalmente no seu Macbook, a interface se não me engano é SATA I. Deveria funcionar normalmente, mas já vi SSDs apresentando diversos problemas quando conectados à interface do SuperDrive.

 

No entanto o problema que você está enfrentando no instalador pode ser a mídia que você está usando para instalar o OS X. Pode haver algum problema com ela ou com o arquivo que apresenta o erro. Sugiro tentar outra mídia.

 

Tente fazer a instalação no SSD posicionado na porta SATA do HDD que no seu computador deve ser SATA II. Isso pode ajudar a fazer o debug do problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A suspeita do cabo era porque eu imaginava que você havia colocado o SSD no lugar do HDD.

 

Os MacBooks costumam ter a interface do SuperDrive mais lenta que a do HDD dado que o drive original é lento por natureza por se tratar de mídia ótica. Principalmente no seu Macbook, a interface se não me engano é SATA I. Deveria funcionar normalmente, mas já vi SSDs apresentando diversos problemas quando conectados à interface do SuperDrive.

 

No entanto o problema que você está enfrentando no instalador pode ser a mídia que você está usando para instalar o OS X. Pode haver algum problema com ela ou com o arquivo que apresenta o erro. Sugiro tentar outra mídia.

 

Tente fazer a instalação no SSD posicionado na porta SATA do HDD que no seu computador deve ser SATA II. Isso pode ajudar a fazer o debug do problema.

Alan,

 

Realmente havia instalado o SDD no lugar do HDD e esse no Super Drive. Ocorre que após você suspeitar ser o cabo, inverti-os e instalei o Yosemite no HDD e funcionou normalmente e no SSD instalei o Maverick e ao que se parece está funcionando redondinho. 

 

Estou fazendo a atualização para o 10.9.5, já que ele está com o 10.9.1, assim que terminar essa postarei mais novidades.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei para o 10.9.5, por enquanto, está rodando redondinho. É muito rápido, em 30s. já está inicializado. Show!!!!

 

Mas pretendo voltar a trabalhar com o Yosemite, caso algum colega saiba como proceder para corrigir o erro na instalação desse no SSD favor postar o tutorial. 

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei para o 10.9.5, por enquanto, está rodando redondinho. É muito rápido, em 30s. já está inicializado. Show!!!!

 

Mas pretendo voltar a trabalhar com o Yosemite, caso algum colega saiba como proceder para corrigir o erro na instalação desse no SSD favor postar o tutorial. 

 

Abs.

Posso sugerir fazer um backup do estado atual com o Time Machine e fazer a atualização para o Yosemite pela Mac App Store. Esse procedimento tem que funcionar sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso sugerir fazer um backup do estado atual com o Time Machine e fazer a atualização para o Yosemite pela Mac App Store. Esse procedimento tem que funcionar sem problemas.

Nobre colega,

 

Fiz o procedimento de baixar o Yosemite diretamente do App Store, para não precisar baixar os arquivos em nuvem, particionei o SSD. 

 

Dessa vez a instalação procedeu normalmente, porém, ao iniciar apareceu a tela preta. Não abriu a tela. Interessante que é só no Yosemite, estou enviando essa mensagem do Maverick, que inicializa normal.

 

Abs.

post-8987-0-16512000-1419111696_thumb.pn

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A suspeita do cabo era porque eu imaginava que você havia colocado o SSD no lugar do HDD.

 

Os MacBooks costumam ter a interface do SuperDrive mais lenta que a do HDD dado que o drive original é lento por natureza por se tratar de mídia ótica. Principalmente no seu Macbook, a interface se não me engano é SATA I. Deveria funcionar normalmente, mas já vi SSDs apresentando diversos problemas quando conectados à interface do SuperDrive.

 

No entanto o problema que você está enfrentando no instalador pode ser a mídia que você está usando para instalar o OS X. Pode haver algum problema com ela ou com o arquivo que apresenta o erro. Sugiro tentar outra mídia.

 

Tente fazer a instalação no SSD posicionado na porta SATA do HDD que no seu computador deve ser SATA II. Isso pode ajudar a fazer o debug do problema.

 

Alan,

 

Fiz a instalação baixando direto do app store, mas apareceu a tela preta acima. Voltei o SSD para o local de origem do HDD e esse foi para o SuperDrive, mas o problema da tela preta persistiu, somente para o Yosemite, já o Maverick está rodando redondinho.

 

O cabo no qual você se refere é esse aqui? Estou pensando em comprar esse cabo.

 

O que me diz?

post-8987-0-08695000-1419123742_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alan,

 

Fiz a instalação baixando direto do app store, mas apareceu a tela preta acima. Voltei o SSD para o local de origem do HDD e esse foi para o SuperDrive, mas o problema da tela preta persistiu, somente para o Yosemite, já o Maverick está rodando redondinho.

 

O cabo no qual você se refere é esse aqui? Estou pensando em comprar esse cabo.

 

O que me diz?

 

Rapaz, vamos por partes...

 

Não vamos gastar dinheiro à toa. Em tese, se funciona com o Mavericks sem problemas, o Yosemite deveria funcionar também. Isso acontece logo na primeira inicialização após a instalação, sem nenhuma intervenção sua?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, vamos por partes...

 

Não vamos gastar dinheiro à toa. Em tese, se funciona com o Mavericks sem problemas, o Yosemite deveria funcionar também. Isso acontece logo na primeira inicialização após a instalação, sem nenhuma intervenção sua?

Positivo, Alan. Logo na primeira inicialização do Yosemite apareceu essa tela. Consigo acessar o Preferências do Sistema, fazer algumas alterações tipo Trachpad, Usuários etc. mas, a Área de Trabalho e o Dock não aparece fica essa tela preta.

 

Como disse, no Maverick está tudo "perfeito" ao menos a princípio.

Editado por rhsoueu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Positivo, Alan. Logo na primeira inicialização do Yosemite apareceu essa tela. Consigo acessar o Preferências do Sistema, fazer algumas alterações tipo Trachpad, Usuários etc. mas, a Área de Trabalho e o Dock não aparece fica essa tela preta.

 

Como disse, no Maverick está tudo "perfeito" ao menos a princípio.

Rapaz, sendo assim não faço a menor idéia do que pode ser o seu caso. Precisaria ter acesso à maquina para estudar melhor o caso. Com o Mavericks rodando, se fizer a atualização (não instalação limpa) também dá o mesmo resultado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...