Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Olá trabalho com edição de vídeo a 7 anos, sempre com workflow Windows, neste momento estamos mudando de equipamento e os desktop da Apple sempre foram visados, mas nunca chegamos em um bom senso a respeito.

 

Minha dúvida é a respeito das placas gráficas que acompanham os modelos de iMac top de linha, GT 750M (iMac 21.5˜) e GTX 775M (iMac 27˜) nosso fluxo de trabalho é baseado em DSLR (como filmadora) e Premiere Pro CC usando os Cuda Core da GTX 470. Em várias pesquisas nunca tive certeza do desempenho desses computadores, visto que não encontrei um fator igual ao meu. Esses três modelos de placa em questão tem vários quesitos diferente entre si (tecnologias, data de lançamento, modelo para desktop e laptop etc).

Mas o que realmente eu gostaria de saber é a real opinião de quem usa um desses dois modelos de iMac para edição de vídeo (com ajustes de correção de cores, sharpen, estabilização e colorização), a exportação é satisfatória?

Com minha GTX 470 eu consigo exportar em um vídeo 1080p30 de 1h00 em MOV (com todos ajustes citados) para MP4 (codec H264) 1080p30 em 50 minutos.

 

Essas placas gráficas possuem diferentes características, mas um fator determinante para trabalhar com o Premiere são os Cuda Core presentes nas placas nVidia.

GT 750M = 384 Processadores

GTX 470 = 448 Processadores

GTX 775M = 1344 Processadores

 

Bem espero que alguém que possua alguma dessas máquinas voltada para edição de vídeo possa responder essa minha dúvida.

 

Obrigado desde já.

Editado por Diego Bolsoni
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Macbook Pro Retina tem uma GT 750M e trabalho com edição de vídeos nele com Premiere CC. Fiz um teste de um vídeo oriundo de uma XDCAM HD 422 1080p30 (MPEG2 Long Gop 50 Mbps) montando uma timeline de uma hora exata e exportando em H.264 com o perfil padrão do Media Encoder (sem fazer nenhum ajuste) e minha máquina levou  38 minutos exportando. Usei o Media Encoder porque ele tem um contador de tempo que marca o início e o fim da conversão e usei o CUDA. Achei o resultado bem justo.

 

Para você que vem de workflow Windows, observe que o OS X não tem suporte nativo ao CUDA uma vez que os drivers gráficos são desenvolvidos pela Apple. Você terá que baixar o driver CUDA do site da nVidia e instalar para que os aplicativos possam usar esse recurso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você utiliza bastante os Cuda Cores, a modelo 775m é a mais apropriada.

 

Lembrando que o aplicativo tem que ter esse recurso de exportar arquivos utilizando a computação paralela, no caso o CUDA.

 

Falow

 

Muito obrigado por compartilhar suas idéias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Macbook Pro Retina tem uma GT 750M e trabalho com edição de vídeos nele com Premiere CC. Fiz um teste de um vídeo oriundo de uma XDCAM HD 422 1080p30 (MPEG2 Long Gop 50 Mbps) montando uma timeline de uma hora exata e exportando em H.264 com o perfil padrão do Media Encoder (sem fazer nenhum ajuste) e minha máquina levou  38 minutos exportando. Usei o Media Encoder porque ele tem um contador de tempo que marca o início e o fim da conversão e usei o CUDA. Achei o resultado bem justo.

 

Para você que vem de workflow Windows, observe que o OS X não tem suporte nativo ao CUDA uma vez que os drivers gráficos são desenvolvidos pela Apple. Você terá que baixar o driver CUDA do site da nVidia e instalar para que os aplicativos possam usar esse recurso.

 

Alan muito obrigado por compartilhar suas experiências.

38 minutos é  um ótimo tempo, a minha dúvida basicamente era essa, se mesmo as GPU tendo mais Cuda core (775M) ela iria ter realmente um desempenho superior a uma placa desktop, e a sua se mostrou bem parecida com a GTX 470, que tem mais núcleos que a 750M.

 

Quanto a esses drivers eu desconhecia, muito obrigado pela dica.

 

Se mais alguém puder compartilhar suas experiências com essas placas gráficas que acompanham os iMac e MacBook Pro eu ficaria muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alan muito obrigado por compartilhar suas experiências.

38 minutos é  um ótimo tempo, a minha dúvida basicamente era essa, se mesmo as GPU tendo mais Cuda core (775M) ela iria ter realmente um desempenho superior a uma placa desktop, e a sua se mostrou bem parecida com a GTX 470, que tem mais núcleos que a 750M.

 

Quanto a esses drivers eu desconhecia, muito obrigado pela dica.

 

Se mais alguém puder compartilhar suas experiências com essas placas gráficas que acompanham os iMac e MacBook Pro eu ficaria muito grato.

 

Diego, acho que o meu resultado foi bastante influenciado pela CPU também. O CUDA usa a GPU e a CPU e uma CPU rápida também influencia no resultado.

 

O CUDA driver para OS X pode ser baixado aqui.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara, essa nVidia GTX 775M vai ser muito mais negócio pra ti...

 

Sei que o investimento é alto mas se o que manda é CUDA Core pode ter ctz que o tempo de finalização dos teus projetos vai diminuir bastante.

 

Essa GPU eh High-End, sem comparação com a GT 750M. Se tem cacife pra comprar o modelo melhor, compre.

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara, essa nVidia GTX 775M vai ser muito mais negócio pra ti...

 

Sei que o investimento é alto mas se o que manda é CUDA Core pode ter ctz que o tempo de finalização dos teus projetos vai diminuir bastante.

 

Essa GPU eh High-End, sem comparação com a GT 750M. Se tem cacife pra comprar o modelo melhor, compre.

 

falou <o.

xD

Que a GTX 775M é muito superior a GT 750M não há dúvidas. Pelos benchmarks que vi na internet pelo menos umas 3 vezes melhor em vários quesitos, mas dizer que ela é uma high end não dá... Ela perde para a GTX 580 no G3D Mark (a 580 é uma GPU duas gerações mais antiga). GPU versão mobile nunca será uma high end na pureza do termo.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que a GTX 775M é muito superior a GT 750M não há dúvidas. Pelos benchmarks que vi na internet pelo menos umas 3 vezes melhor em vários quesitos, mas dizer que ela é uma high end não dá... Ela perde para a GTX 580 no G3D Mark (a 580 é uma GPU duas gerações mais antiga). GPU versão mobile nunca será uma high end na pureza do termo.

Cara, ela eh High-End para o seguimento. Em Mac as placas são "mobile", só no Mac Pro que nem entrou na discussão.

 

É uma questão de conceito. Pra mim quando não há nada melhor no segmento, é High-End (Segmento = Apple com vídeo dedicado, esqueça o mundo windows, está fora de questão)

 

Outra coisa, se basear em Benchmark eh furada, tem que ver na operação específica. A GTX 580 tem 512 CUDAs, o mesmo tanto que a minha GTX 750. Já a GTX 775M tem mais que o dobro de CUDA Cores, sem comparação ao meu ver. Houve um salto tecnológico muito grande da série 500 pra 700 e por isso nem gosto de comparar placas de arquiteturas diferentes porque os números não se traduzem em desempenho. Claro que uma placa de desktop tem vantagem, afinal da pra fazer overclock, tem melhor sistema de refrigeração, e por ai vai.

 

Os specs mostram a diferença entre as placas. Na minha forma de analisar imagino que não da pra dizer q a GTX 580 é melhor que a GTX 775M não, mesmo o valor do Benchmark dizendo o contrário.

 

http://www.geforce.com/hardware/desktop-gpus/geforce-gtx-580/specifications

 

http://www.notebookcheck.net/NVIDIA-GeForce-GTX-775M.102532.0.html

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, ela eh High-End para o seguimento. Em Mac as placas são "mobile", só no Mac Pro que nem entrou na discussão.

 

É uma questão de conceito. Pra mim quando não há nada melhor no segmento, é High-End (Segmento = Apple com vídeo dedicado, esqueça o mundo windows, está fora de questão)

 

Outra coisa, se basear em Benchmark eh furada, tem que ver na operação específica. A GTX 580 tem 512 CUDAs, o mesmo tanto que a minha GTX 750. Já a GTX 775M tem mais que o dobro de CUDA Cores, sem comparação ao meu ver. Houve um salto tecnológico muito grande da série 500 pra 700 e por isso nem gosto de comparar placas de arquiteturas diferentes porque os números não se traduzem em desempenho. Claro que uma placa de desktop tem vantagem, afinal da pra fazer overclock, tem melhor sistema de refrigeração, e por ai vai.

 

Os specs mostram a diferença entre as placas. Na minha forma de analisar imagino que não da pra dizer q a GTX 580 é melhor que a GTX 775M não, mesmo o valor do Benchmark dizendo o contrário.

 

http://www.geforce.com/hardware/desktop-gpus/geforce-gtx-580/specifications

 

http://www.notebookcheck.net/NVIDIA-GeForce-GTX-775M.102532.0.html

 

falou <o.

xD

Entendi a sua forma de avaliar mas não concordo com o seu ponto de vista. No meu ponto de vista as especificações não necessariamente são definidores do que é melhor ou pior. Senão um Galaxy S5 seria sempre melhor que um iPhone 5S, porém o smartphone da Apple é muito mais rápido e eficiente do que o concorrente coreano.

 

São GPUs de categorias diferentes e até concordo que seria injusto comparar, mas a versão mobile é duas gerações mais recente do que a desktop nos exemplos. Ter mais CUDA cores só é diferencial em computação paralela, coisa que poucas aplicações exploram. Nem vou levantar a questão de que ter mais cores não necessariamente se converte em melhor performance porque podem ser cores mais lentos do que os da GPU com menos cores. Esperava muito mais da GPU mobile no benckmark. A performance da versão desktop, de duas gerações anteriores, é melhor e isso a qualifica como sendo uma GPU melhor, mesmo que as especificações sejam inferiores. Boa engenharia é fazer mais com menos.

 

Eu acho que pelo preço dos produtos Apple ela jamais deveria ofertar GPUs nVidia da série 700. No mínimo as da geração 900 (essas sim high end), mas como precisamos das máquinas, aceitamos goela abaixo.

 

Nos iMacs que usam GPU dedicada (todas versão mobile) - e incluindo também MacBooks Pro com GPU dedicada, o chip gráfico high end na minha opinião é a M9 290X. Essa tem o meu respeito. Uma pena ser AMD e não contar com o CUDA *muito* mais difundido do que o AMD APP.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...