leomkt Postado 5 de dezembro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 5 de dezembro de 2014 Tenho 3 MacMinis e 1 MacBook Pro com SSDs instalados. 3 aparelhos usam o Samsung 840 EVO (2 com 120Gb e outro com 240gb) e um outro está com o Corsair GTX 240gb A máquina Corsair GTX está equipada com SSD a mais tempo, cerca de 1 ano. As com Samsung EVO tem 1 mês só. O desempenho da Corsair vem caindo e alguns travamentos ocorrendo. Lembro que vi algo sobre habilitar TRIM. É sempre necessario? Há outros procedimentos importantes que devem ser levados em conta ao instalar SSD? Como tirar o melhor proveito desses HDs em computadores Apple? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Willy Postado 6 de dezembro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 6 de dezembro de 2014 (editado) Basicamente existem 2 áreas para escrita no seu SSD: 1 - NOVA (escrita é extremamente rápida) 2 - VELHA (escrita é lenta) Quando o SSD é novo as áreas NOVAs são predominantes e o bicho voa baixo. As áreas NOVAs são consumidas ao longo do uso se o TRIM estiver desativado tornando-se assim em áreas VELHAs e aí começa a degradar a performance. O TRIM é um comando enviado pelo sistema operacional em momentos específicos ao firmware do SSD e este torna áreas VELHAs em NOVAs. Isto em background, isto é, sem custo a CPU principal do seu Mac. Infelizmente o TRIM está desativado no OS X por default quando o SSD não é "fabricado" pela Apple. No Windows 8/8.1 e Linux com Kernel recente o TRIM é ativado por default independente do fabricante do SSD. Eu uso o TRIM Enabler ( http://www.cindori.org/ ) no meu SSD OCZ-VERTEX450. Se procurar no site do fabricante do seu SSD provavelmente achará ferramentas que tornarão áreas VELHAs em NOVAs . A OCZ fornece um ISO que além de baixar e instalar firmware novo (se houver) transforma áreas VELHAs em NOVAs. Sempre uso esses utilitários antes de um "clean install" do OS X. Tenho aqui um iMac Mid 2009 onde instalei o SSD na baia do Super Drive e Fusion Drive ativado. Até o momento não notei degradação na performance geral. Resumindo: É necessário ativar o TRIM permanentemente no OS X para não perder performance ao longo do tempo !!! Editado 6 de dezembro de 2014 por Willy andrejm, JoeD, leomkt e 1 other 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
leomkt Postado 6 de dezembro de 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 6 de dezembro de 2014 Willy, perfeita sua explanação. Muito obrigado mesmo. Assim fica fácil de saber que precisa, e por que precisa. Vou procurar no site do fabricante e ver esse q vc indicou.Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
leomkt Postado 9 de dezembro de 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 9 de dezembro de 2014 Não to achando no site da Corsair uma ferramenta para Mac OS X... Será que existe? É possível usar uma ferramenta d eoutro fabricante? Vou tentar passar a ferramenta q vc indicou. O Mac está no estudio, sexta feira pego pra ver como fica Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Willy Postado 9 de dezembro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 9 de dezembro de 2014 Tenta esse: http://downloads.corsair.com/download?item=Files/SSD/CSSDT_1.2.2.3_WIN.zip Infelizmente esse Corsair SSD Toolbox é para Windows... Finja que está surpreso !!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
leomkt Postado 9 de dezembro de 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 9 de dezembro de 2014 poisé. Achei esse, é só pra Windows. Não tenho Windows no macmini.Mas sexta baixo e tento a q vc passou lá em cima. Dai vejo a performance. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
leomkt Postado 12 de dezembro de 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 12 de dezembro de 2014 Ta. Habilitei o TRIM por esse aplicativo. A partir daí todo o espaço que estava tido como velho passa a se tornar novo, ou preciso formatar o HD e começar uma instalação limpa? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Willy Postado 13 de dezembro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 13 de dezembro de 2014 (editado) Sim, volte o SSD para o Mac e faça instalação limpa. Depois instale o TRIM Enabler ( http://www.cindori.org/ ) Editado 13 de dezembro de 2014 por Willy leomkt 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
leomkt Postado 13 de dezembro de 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 13 de dezembro de 2014 Certo.Willy, brigadão mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Alan Leitão Postado 14 de dezembro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 14 de dezembro de 2014 Se você ativar o TRIM o sistema fará a eliminação dos arquivos desnecessários que estão ocupando as células de memórias, tornando-as vazias novamente, nos momentos de inatividade. Não é necessário reformatar o SSD, basta deixar o Mac ligado durante uma noite que no dia seguinte o processo já terá terminado. leomkt 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Vinicius Vasques Postado 15 de dezembro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 15 de dezembro de 2014 Só lembrando que sempre que estiver usando o trim enabler NÃO ATUALIZE o sistema antes de desabilita-lo. Por mudar permissões que a Apple bloqueou ele pode entrar em conflito com o sistema. No ultimo update para 10.10.1 o OSX restaurou as configurações originais e o boot entrou em conflito com o app. PS isso vale para quem costuma resetar PRAM também. Resultado? Clean install Willy, leomkt e Ale B 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Adalberto Taylor Postado 15 de dezembro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 15 de dezembro de 2014 Resultado? Clean install Já aconteceu o mesmo comigo, quando tive problemas no meu MagSafe o primeiro reflexo foi realizar o reset da PRAM, nem lembrei de desativar o TRIM antes. Mas não é necessário reinstalar toda a bagaça, basta seguir os passos do tutorial abaixo, mais precisamente a sessão "Recovering from stop sign on boot screen". http://www.cindori.org/trim-enabler-and-yosemite/ leomkt 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Alan Leitão Postado 15 de dezembro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 15 de dezembro de 2014 Caramba... o computador da minha irmã foi atualizado para o 10.10.1, não desativei o TRIM e funcionou de boa. Depois da instalação o TRIM Enabler avisou que precisava ativar novamente e correu tudo bem. Tive sorte então... Vou colocar na minha lista de procedimentos desativar o TRIM antes de atualizar o sistema! Obrigado galera! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Adalberto Taylor Postado 15 de dezembro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 15 de dezembro de 2014 Caramba... o computador da minha irmã foi atualizado para o 10.10.1, não desativei o TRIM e funcionou de boa. Depois da instalação o TRIM Enabler avisou que precisava ativar novamente e correu tudo bem. Tive sorte então... Vou colocar na minha lista de procedimentos desativar o TRIM antes de atualizar o sistema! Obrigado galera! No meu caso aconteceu a mesma coisa quando atualizei, avisou que precisava ser reativado e boa. Comigo só deu problema quando resetei a pram. De qualquer forma, acho que não custa desativar antes de atualizar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
leomkt Postado 15 de dezembro de 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 15 de dezembro de 2014 Tudo muito bem esclarecido por todos. Farei em todas as máquinas aqui Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
David Charlie Postado 16 de dezembro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 16 de dezembro de 2014 Olá, estou para comprar o Kingston V300 pra instalar no Mac Mini 2011 server. Bom começar a ler esses tópicos do assunto para entender um pouco mais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Adalberto Taylor Postado 16 de dezembro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 16 de dezembro de 2014 Olá, estou para comprar o Kingston V300 pra instalar no Mac Mini 2011 server. Bom começar a ler esses tópicos do assunto para entender um pouco mais. Leia bastante mesmo, e não compre o Kingston V300, modelo cheio de problemas. Compre um Samsung EVO, Sandisk Extreme ou um Corsair GTX, esses não têm dado dor de cabeça. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
leomkt Postado 16 de dezembro de 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 16 de dezembro de 2014 Pesquisei MUITO e no Mercado Livre o Samsung EVO é o melhor custo/benefício. Tenho 2 e ta chegando um terceiro, embora nao goste da marca (disco rigido convencional deles nao entra aqui em casa) Uma duvida que me veio agora. Vom o TRIM ativado, a chance de recuperar algo apagado por engano é zero, certo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Alan Leitão Postado 16 de dezembro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 16 de dezembro de 2014 Pesquisei MUITO e no Mercado Livre o Samsung EVO é o melhor custo/benefício. Tenho 2 e ta chegando um terceiro, embora nao goste da marca (disco rigido convencional deles nao entra aqui em casa) Uma duvida que me veio agora. Vom o TRIM ativado, a chance de recuperar algo apagado por engano é zero, certo? Sim, seu raciocínio é válido. A não ser que a PF tenha equipamentos especializados para isso em SSDs como tem para HDDs. Eles conseguem recuperar dados em HDDs em um nível ninja. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Willy Postado 16 de dezembro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 16 de dezembro de 2014 Em relação ao TRIM ENABLER... Vejam o que aconteceu comigo: http://goo.gl/MURwJW Só lembrando que sempre que estiver usando o trim enabler NÃO ATUALIZE o sistema antes de desabilita-lo. Por mudar permissões que a Apple bloqueou ele pode entrar em conflito com o sistema. No ultimo update para 10.10.1 o OSX restaurou as configurações originais e o boot entrou em conflito com o app. PS isso vale para quem costuma resetar PRAM também. Resultado? Clean install Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.