Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Comparação: mais RAM ou melhor Processador


Posts Recomendados

Pessoal, estou pesquisando um novo iMacs pra comprar e surgiu uma dúvida: se tiver que escolher (por causa da verba $$$), o que vale mais investir em um equipamento com mais RAM ou com processador melhor?

Exemplo: se tiver que escolher entre um iMac ou Macbook qual configuração tem melhor custo x benefício

i5 dual-core / 16Gb Ram ou

i5 quad-core / 8Gb

 

No meu caso procuro por iMac pra uso profissional... já tenho um imac modelo 2010 e quero trocar por um modelo mais novo

obs: trabalho com design gráfico, web, animações Flash... basicamente uso pacote Adobe + Office

 

agradeço quem puder me ajudar na decisão

abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito do que você está falando! Macbook Pro 13 Dual-Core i5 2,6 16GB vs iMac i5 2,7GHz Quad-Core 8GB ou iMac 27 i5 3,4 Quad 8GB 1TB PCle com Placa de vídeo Top vs Macbook Pro 13 Dual Core i7 3,0 16GB... São dois mundos diferentes! Mas, acho que não foi isso que você quis perguntar... Me confundi por você colocar "entre iMac ou Macbook"... Mas acredito que seja mais vantajoso o upgrade de processador! Pois pense, uma memória de 8GB 1600mhz soldada na placa acompanhado de SSD PCle... já está muito bom... mas um i5 Dual-Core é meio fraco... já um Quad.. Ou seja, o Macbook Pro 15 mais básico ou um iMac Quad-Core já está muito bom, e melhor que um Pro 13 16GB (Único Dual com 16GB é o Pro 13)!

Editado por iMarco A.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito do que você está falando! Macbook Pro 13 Dual-Core i5 2,6 16GB vs iMac i5 2,7GHz Quad-Core 8GB ou iMac 27 i5 3,4 Quad 8GB 1TB PCle com Placa de vídeo Top vs Macbook Pro 13 Dual Core i7 3,0 16GB... São dois mundos diferentes! Mas, acho que não foi isso que você quis perguntar... Me confundi por você colocar "entre iMac ou Macbook"... Mas acredito que seja mais vantajoso o upgrade de processador! Pois pense, uma memória de 8GB 1600mhz soldada na placa acompanhado de SSD PCle... já está muito bom... mas um i5 Dual-Core é meio fraco... já um Quad.. Ou seja, o Macbook Pro 15 mais básico ou um iMac Quad-Core já está muito bom, e melhor que um Pro 13 16GB (Único Dual com 16GB é o Pro 13)!

 

Marco, obrigado pelo parecer... minha intenção é comparar iMacs, já que estou pesquisando pra compra um mais novo.

Quis ampliar a questão pra outros equipamentos, mas claro colocando em paralelo equipamentos da mesma linha: imac x imac, macbook x macbook...

 

Mais especificamente, minha dúvida surgiu ao ver esses 2 modelos à venda (o primeiro é dual-core e o segundo é quad-core):

iMac 21.5" (MF883) / i5 1.4 / 8GB / 500GB
iMac 21.5" (ME086) / i5 2.7 / 8GB / 1TB
 
Aproveitando a questão, sabe o que siginifica o "Turbo Boost de até 3,2GHz"?
Editado por The Bzman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença dos dois aparelhos são enormes! O primeiro é um Mac Mini mais básico!(pior que o Air mais básico, pois utiliza HD 5400rpm que é muito ruim) e o segundo é quase um Macbook Pro 15!!!! Enquato um leva o pior processador dos macs atualmente (Haswell 1,4GHz Dual-Core) o outro leva um bom Quad-Core(2,7GHz sendo melhor que o Pro 15 básico), enquanto um tem a praca Iris Pro que é a melhor dentre os Macbooks por exemplo, o outro leva a Intel 5000 que é a que o Air usa, e o Armazenamento é 500GB SATA 5400rpm contra 1TB Fusion Drive

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei info sobre o Turbo Boost no site da Apple... 

 

Turbo Boost 2.0
Se você estiver usando um aplicativo que exige muito do processador, ou que se beneficia com mais potência, como o Aperture ou o Final Cut Pro, a tecnologia Turbo Boost 2.0 aumenta automaticamente a velocidade dos núcleos ativos. Assim o Core i7, por exemplo, pode chegar a até 3,9GHz. Como essa mudança de frequência ocorre aos poucos, a tecnologia Turbo Boost permite que o processador gerencie o desempenho sem prejudicar a eficiência. Tudo isso acontece nos bastidores, sem atrapalhar, e deixando o seu trabalho muito mais rápido.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O iMac mais básico é horrível na questão de Custo/Benefício... Enquanto esse segundo nos Eua é muito barato e tem uma performance impressionante!!!

Todo processador tem o Turbo Boost que é tipo um esforço a mais... 2,0GHz de Turbo Boost é horrível atualmente! Hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, é uma questão realmente complicada de responder. Um processador mais rápido vai te permitir executar as tarefas em menos tempo. Mais memória RAM vai te permitir ter mais programas carregados nela, diminuindo a quantidade de acessos ao disco, seja nas tarefas de abrir e fechar programas ou por paginação de memória.

 

Portanto eu acredito que o que vale nesse caso é o balanço ideal. Um processador muito rápido com pouca RAM ficará ocioso durante vários intervalos de tempo porque várias das tarefas executadas serão transferência de dados entre disco e RAM que pouco exigem da CPU. Já um sistema com muita RAM mas um processador lento demorará para trabalhar os dados que você tem carregados nessa memória.

 

Como você citou que vai trabalhar com design gráfico, animações e Flash usando aplicativos da suite Adobe, sugiro pelo menos 8 GB de RAM, partindo para 16 GB visando uma maior vida útil da máquina. Caso você opte por um notebook uma tela Retina cairia bem. Se o iMac for a opção, a tela já é bastante boa, mas sem a resposta ideal do espectro de cores Adobe RGB. Porém se partir para um Mac mini, sugiro adquirir um monitor com aptidão para edição de imagens que responda pelo menos 99% do espectro de cores Adobe RGB. Acho que no seu caso uma máquina com GPU dedicada faria mais sentido do que uma CPU ultra-mega-hiper potente. A GPU dedicada faria o trabalho de renderização em tempo real de forma muito mais eficiente do que a CPU, já que é um chip especializado para trabalhos gráficos. Recomendaria ainda usar uma GPU com suporte ao CUDA, que é uma tecnologia da nVidia que a Adobe suporta na sua suíte de aplicativos e acelera muito o trabalho usando a GPU para processar elementos gráficos. Bastaria baixar e instalar o driver CUDA no site da nVidia uma vez que o OS X não traz suporte nativo para esse recurso e usar a versão CS 6 do Creative Suíte ou Creative Cloud.

 

O Turbo Boost é o nome comercial bonito para overclock de fábrica. Quando a CPU está próximo de 100% da sua capacidade é disparada uma flag na CPU para aumentar a frequência de seus núcleos. Quando você lê que uma CPU tem Turbo Boost até 4 GHz isso quer dizer que o clock original dela é superado até esse limite para executar essa tarefa, porém com maior dissipação de potência em forma de calor - portanto o sistema de refrigeração deve suportar esse aumento repentino de temperatura - e aumentando o consumo de energia. Dada a característica do Turbo Boost, a CPU só permanece nesse estado durante um determinado intervalo de tempo, retornando para o clock original passado esse período, evitando atingir o estresse final que poderia resultar na queima do chip.

 

Infelizmente as máquinas com as características que citei tendem a ser as mais caras. Posso afirmar com propriedade que é um investimento que vale muito porque eu uso atualmente um sistema que atende esses requisitos e diminuí o tempo de render dos meus projetos em mais de 50%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...