Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto para meu Macbook Pro


Cainho

Posts Recomendados

Boa tarde a todos..... Recentemente comprei um macbook pro (modelo de entrada) com core i5, 4gb de ram e 500 de hd.....

Como minha namorada esta fora do pais estou pensando em encomendar duas memorias de 4gb de ram e colocar um SSD de 256 nele.... Porem, tenho algumas duvidas com relacao ao driver de cd.... Pretendo retira-lo e instalar o ssd no lugar do hd e deixar no lugar do driver meu HD de 500 para videos etc... Gostaria de saber se posso ultilizar meu driver que irei retirar para usar externamente na instalacao de futuros softwares etc, assim poderei aproveita-lo.

Alem disso gostaria tambem da opiniao de voces sobre qual as melhores marcas no mercado tanto para o ssd quanto para a memoria RAM...

Agradeco desde ja,

caio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, como eu estava com pressa ao fazer o post acima talvez tenha ficado um pouco confuso....

 

Meu projeto é o seguinte:

Acabo de comprar um macbook pro com Intel core i5, 4gb de ram em 500HD que por sinal ainda esta lacrado na caixa.

Minha namorada esta na Australia e pedi a ela que comprasse uma memoria RAM de 8Gb(2x4GB), um SSD de 256GB que pretendo usar no lugar do HD, e no lugar do superdrive pretendo instalar o HD do proprio macbook. Para isso, ja vi diversos videos de como é feito esse upgrade e estou tranquilo em relacão a isso.

 

Entretando, estou com algumas duvidas e vou elenca-las para ficar mais facil de vocês poderem me ajudar.

1ª - Ao retirar o Superdrive, ha como fazer uma adaptacao para que eu possa ultilizalo como um driver externo? Se a resposta for positiva, gostaria que se possivel me dissessem onde posso encontrrar esse adaptador ou eu mesmo faze-lo.

2ª - Pretendo esperar as peças chegarem para ligar meu macbook pela PRIMEIRA VEZ já apos o update. Desta forma me surgem as seguintes dúvidas: 

    A- Ao liga-lo pela primeira vez, como o SSD estara vazio e no lugar do HD, sera nele que meu computador se iniciara certo? Como farei para instalar o OS X ?( para isso seria importante a resposta do primeiro item )

    B- Ao instalar o OS X no lugar correto(SSD) deverei formatar o HD para ultiliza-lo apenas para arquivar os arquivos menos importantes ou devo instalar tambem o OS X nele(que ja estara pronta para ser realizada, afinal ele nunca tera sido iniciado ainda) ? Não entendo muito e nao sei como funciona o esquema de usar dois discos rigidos, entao tenho duvida sobre como proceder para ultilizar os dois discos juntos.

    C- Qual a melhor forma de organizar os arquivos do computador em dois discos rigidos para que ele funcione mais eficientemente possivel? Os aplicativos(todos que quero que tenham rapida execucao) devem ser salvos no SSD, e o restante dos arquivos como musicas e videos no HD ?

3ª - Com relacão a memoria RAM, na caixa do macbook(ainda nao gostaria de abrir) tem as especificacoes dizendo sobre os componentes que tem dentro dele. Para comprar uma memoria RAM compativel basta elas terem a mesma DDR e funcionarem em frequencias iguais as que estao enunciadas na caixa? Gostaria de saber isso pois nao pretendo ligar meu computador até fazer o update, e como ja disse a cima preciso pedir as pecas corretas na loja.

4ª Qual a melhor marca de SSD e RAM que se tem no mercado para comprar ? Andei vendo um SSD da Crucial MX100(mesmo nao sabendo oq significa esse MX)  e RAM da Corsair 8GB(2x4GB).

 

Desculpem-me pela quantidade de perguntas, mas é que ja procurei em todo lugar assuntos relacionados a isso e nao encontro de forma alguma. Apenas acho videos de tutoriais ensinando como fazer o upgrade da maquina, e nao como configurar( ainda mais sendo a primeira vez que estarei ligando o mac). Alem disso, minha namorada voltara de viagem semana que vem entao preciso correr contra o tempo tambem para realizar a compra e elas chegarem no endereco.

 

Muito Obrigado, Caio.

Editado por Cainho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caio, primeiro preciso avisar que esse processo invalidará a sua garantia. Ok por você?

 

Vamos lá:

 

1- retirar o superdrive e colocar ele como unidade externa é possível. A OWC vende um adaptador para isso. Clique aqui e veja.

2- recomendo que você coloque o aparelho para funcionar, configure tudo para ter certeza que não há defeitos ou problemas com o computador no estado original. Modificar profundamente o sistema antes de ligar ele não é uma coisa recomendada. Depois é só fazer um backup completo com o time machine e restaurar no SSD.

2A- eu colocaria o SSD no lugar do HDD e o HDD no lugar do Superdrive. Se você não restaurar o backup do time machine (ou não fizer um), ao iniciar o sistema, segure option + command + r que ele solicitará conexão com a internet e baixará o OS X dos servidores da Apple e instalará onde quiser. Após instalar no SSD, inicie e formate o HDD.

2B - Você não precisará ter o sistema instalado no HDD para armazenar arquivos. Observe que esse HDD não contará com a proteção contra formatação que a unidade do sistema operacional tem.

2C- No seu caso eu optaria por montar um Fusion Drive que combina o SSD e o HDD em um único volume lógico e o sistema gerencia automaticamente o conteúdo. O mais acessado fica na porção SSD do volume e o menos acessado fica na porção HDD do volume. É a forma mais fácil para o usuário de operar o sistema. O problema é que para montar essa Fusion Drive você precisará de um processo bastante complicado. Pode ser visto, em inglês, aqui.

3- O tipo de memória RAM que você pode instalar na sua máquina pode ser consultada aqui. Eu partiria para 16 GB de RAM.

4- Recomendar a melhor marca de algo é bastante complicado. Gosto de trabalhar com marcas certificadas. A Apple usa memórias hynix, mas já vi máquinas com kingston e corsair. A OWC também vende memórias certificadas, como pode ser visto no link do item 3. Já o SSD, nenhum que não seja original vindo na máquina é certificado pela Apple. Os Samsung Pro são os que tem as melhores taxas de transferência e são muito elogiados no mercado. Já usei um SanDisk durante muito tempo sem problemas. Também já usei OWC, mas são caros. Lembre-se que você terá que habilitar manualmente o suporte ao TRIM depois de instalado o sistema. Use a ferramenta "TRIM Enabler" que pode ser baixada aqui. Observe que será necessário reativar o TRIM toda vez que o sistema sofrer qualquer atualização de software, portanto recomendo esperar que a ferramenta seja atualizada antes de fazer qualquer atualização no sistema.

 

No mais, o projeto que você tem foi exatamente o mesmo que eu fiz no meu MacBook Pro anterior. O resultado será bastante satisfatório e você será feliz. Só recomendo que teste o máximo a máquina antes das modificações porque depois dela sua garantia será invalidada.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela paciencia com as resposta amigo.

1 - Certo, ja conferi o link e providenciarei assim que possivel um adaptador.

2 - Realmente não tinha pensado em fazer o teste da maquina no modo original para descobrir possiveis problemas.

Amanhã retiro meu macbook na loja e vou inicia-lo para realizar a maior quantidade de teste que eu conseguir. Voce tem alguma sugestao de testes para eu realizar na maquina a fim de detectar possiveis problemas? Existem softwares que podem fazer esses testes para mim, como por exemplo na placa de video e outros componentes, ou eu precisso necessariamente realiza-los manualmente?

2A- Com relacão ao backup, como apenas ultilizarei a maquina essas semana fazendo testes para receber o upgrade no final de samana, optarei por nao fazer.

Agora gostaria de saber se eu entendi direitinho o processo na instalacao do sistema no ssd. Apos o upgrade, basta eu ligar o computador com as teclas que foram mencionadas acima pressionadas e automaticamente serei encaminhado para conectar na internet e poderei selecionar para a instalacao ser feita na unidade do SSD, correto? Depois de baixado e instalado nao tem misterio né?

2B - Beleza! Entao assim que terminar o processo de instalar o OS X no ssd, e só formatar o HD certo?

2C - Realmente parece ser um processo um pouco mais complicado, durante a semana estudarei direitinho sobre como realiza-lo e se surgir alguma duvida perguntarei aqui. Esse processo deve ser feito em que momento? Depois do OS X instalado no SSD e o HD formatado? Apos fazer o esquema, ele sozinho ira fazer a trasferencia de arquivos direto pro ssd ou pro hd, ou seja, sem eu precisar me procupar com isso, correto?

3 - Cara, acabei ficando com a memoria de 8GB (2x4GB) mesmo por questao orcamentaria.... Colocar 16GB nesse momento pesaria no meu bolso. Hehhe

4 - Apos a pesquisa das placas compativeis para o modelo do meu macbook, optei pela memoria RAM da Crucial e o SSD tambem... Pesquisei bastante e vi que o resultado dos benchmakrs entre o Crucial Mx100 e o Samsung EVO sao bastante semelhantes.... Como no site tambem havia uma consideravel diferenca de preco entre eles, acabei ficando com o primeiro.

Man, uma ultima pergunta.... Caso ocorra algum problema com meu note, mesmo que eu retorne as pecas originais do mac, na assistencia eles tem como ver na bios que alterei as configuracoes originais né?

Muito obrigado novamente amigo, abraco.

Editado por Cainho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá!

 

1- Eu tenho um desses e recomendo.

 

2- Sugiro usar efetivamente o computador. Nada melhor que o uso diário para detectar possíveis problemas. Lembre também de gravar alguns DVDs para testar o SuperDrive.

 

2A- Sim, basta iniciar com a teclas pressionadas e seguir o passo-a-passo na tela. Não tem erro.

 

2B- Exato.

 

2C- O Fusion Drive é o melhor balanço entre performance e conforto. Inicialmente o conteúdo sempre "entra" no computador pelo SSD e só é usado o HDD após o SSD "lotar". Com o tempo o algoritmo do Fusion Drive analisa o que você mais usa e mantém no SSD e o que é menos usado é movido para o HDD liberando espaço no SSD, mantendo a performance da máquina no topo. Somente se sente perda de performance nessa configuração quando o sistema precisa acessar o HDD, mas com certeza é mais rápido do que o usuário manualmente gerenciar as tarefas no HDD. Para que seja transparente para o usuário, a transferência de arquivos entre SSD e HDD sempre ocorre nos momentos de inatividade do computador. Lembrando que esse algoritmo nunca se aplica aos arquivos do OS X que sempre ficam na porção SSD, mas aos programas pode ser aplicado, onde os menos usados são movidos para a porção HDD. Usei esse esquema por algum tempo e votaria a usar ele se fosse necessário. Como minha máquina atual só tem SSD (é um Retina) não faço mais uso do Fusion Drive, mas no notebook anterior era essa a minha solução.

 

3- Beleza, com 8 GB vai ficar show. É que sou um tanto exagerado porque trabalho com vídeos em HD e estou partindo para 4K onde 16 GB é um limitador.

 

4- Entendo. Nunca usei SSD Crucial, mas se a performance se equipara aos Samsung Evo devem ser bons. Os Samsung Pro seriam o estado da arte e a diferença de preço não é tão grande.

 

Caso tenha problemas na máquina, você pode reverter a máquina para a condição original, mas tenho algumas ressalvas para colocar.

 

A- Você terá que desfazer o Fusion Drive. No link que passei que fala sobre ele também ensina a desfazer.

B- Os parafusos internos são pintados de preto e a tinta descasca quando manipulados. Vai depender de sorte e boa vontade de quem te atender para não invalidar a garantia. E você terá que ter o cuidado de colocar todos os parafusos no lugar. No seu respectivo lugar.

C- A manipulação dos componentes é bastante delicada e muitas partes precisarão ser desmontadas. Quanto mais mexer mais risco de danos.

 

Quanto ao TRIM, é um recurso que os sistemas operacionais modernos tem para manter a performance de gravação dos SSDs. Ele funciona assim, de forma resumida: quando um dado é escrito num HDD ou SSD ele ocupa uma "unidade" de memória (ou um conjunto de unidades). Num HDD quando você apaga um arquivo, esse arquivo não é realmente apagado, mas sim marcado como não necessário e quando o sistema precisa escrever algo ele simplesmente é sobrescrito. Já no SSD é necessário efetivamente limpar uma "unidade" já usada para gravar outra coisa. O TRIM é o recurso que executa o trabalho de limpar essas "unidades" marcadas como não necessárias nos momentos de inatividade do sistema, garantindo que o espaço livre é realmente livre, aumentado a performance de escrita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts Alan, otimo man! Muito Obrigado por toda essa paciência.

 

Li bastante sobre o Fusion Drive e gostei bastante da ideia, também acabei vendo uns vídeos tutoriais e eh mais simples do que eu esperava.

Esse final de semana, assim que chegarem minhas placas, vou fazer a instalação de tudo.

 

A unica duvida que restou foi a seguinte: para fazer a instalação do fusion drive eh preciso uma versão do Os X(10.8.2) ou superior ... a versão que vou baixar online acho que ja eh superior a esta ne? Outra coisa, em uma das telas iniciais de instalação do Os vou abrir o terminal pra executar os comando do fusion drive, e para isso meu hd ja deve estar formatado certo?

Desta forma a seguencia das minhas tarefas sera: Instalar o Os X > Formatar o HD > Abrir o terminal.

 

Muito Obrigado mais uma vez Alan, um abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para fazer o Fusion Drive você precisará fazer o seguinte procedimento:

 

1- Instalar o HDD e o SSD. Sugiro que o HDD fique onde era o SuperDrive.

 

2- Iniciar o processo de instalação do OS X pelo Internet Recovery (não usar a partição de recuperação). Esse passo é importante porque você precisará destruir as partições das unidades do computador para montar um volume lógico Fusion Drive. Esse volume lógico ocupará tanto o SSD quanto o HDD. Se iniciar o processo de instalação pela partição recovery o sistema não permitira destruir as partições do seu HDD para montar o volume lógico Fusion Drive. Essa etapa será executada com o instalador do OS X mas usando o terminal antes de qualquer tarefa disponível no instalador.

 

2A- Você pode aproveitar que está usando o seu computador para testes, baixar o OS X Yosemite 10.10.1 da Mac App Store e criar um pendrive bootável com o aplicativo Diskmaker X (download aqui). Com esse pendrive bootável você poderá fazer a configuração do Fusion Drive e a instalação do OS X sem precisar de internet e muito mais rapidamente, coisa que sugiro fortemente. O pendrive necessário precisará ser de 8 GB no mínimo e será formatado para ter somente o instalador do OS X.

 

3- Após configurar o volume lógico, seu sistema passará a interpretar o seu SSD e o HDD como uma única unidade com capacidades somadas. Basta sair do terminal e  instalar o sistema nessa unidade.

 

Comentando: O Fusion Drive foi apresentado quando a versão corrente do OS X era a 10.8 mas já encontrei informações que esse esquema já estava disponível para uso desde o 10.6. Nunca testei para saber se é verdade.

 

Observação importante sobre desempenho: Para ter a melhor performance, garanta que o HDD usado também é SATA3 e que ele seja de no mínimo 7200 RPM. Quando eu usei esse esquema o meu HDD era um 7200 híbrido (SSHD - ou HDD com uma parte SSD). O HDD original costuma ser SATA3 porém de 5400 RPM. Não há problema em usar o original, mas a performance do Fusion Drive não será das melhores quando precisar acessar esse HDD.

 

Observação importante sobre segurança dos dados: É muito importante o backup dos seus dados nesse esquema porque se uma das unidades falhar, você perderá todos os seus dados e não conseguirá iniciar o sistema. O Time Machine faz um excelente trabalho nesse sentido.

 

Observação importante sobre upgrades futuros: Observe que depois de configurado o Fusion Drive não será possível fazer a troca de nenhuma das unidades sem destruir o volume lógico - e isso acarreta a perda de dados. Após o upgrade você precisará repetir o processo de configuração do volume lógico Fusion Drive e reinstalar o sistema. Se você possuir backup do Time Machine, ao invés de reinstalar o sistema basta recuperar esse backup e o seu Mac voltará para o estado idêntico ao do último backup.

 

Depois nos diga como ficou o seu sistema com tudo configurado!

 

Ah, uma última coisa: tente observar bem em tudo o que vai mexer, parafusos que irá remover, procure ter todas as ferramentas necessárias em mãos antes de começar e estude bem o teardown do iFixIt para o modelo do seu computador. Vai ser de grande valia. Lembre-se que tudo o que você tirou terá que voltar e não troque os parafusos de lugar. Eles podem parecer iguais, mas alguns são mais compridos que outros e isso fará diferença no momento da montagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito Alan, um suporte como este que voce tem me oferecido acho que ate merecia ser fixado. Realmente, muito bom!

 

Entao apos o download do sistema ou pelo boot do usb, basta eu ir na sessão `disk utility`, apagar todos os dados do HDD, depois fazer todo o processo do Fusion Drive no Terminal e posteriormente realizar a instalação do OS X, correto?

 

Grande abraco, e mais uma vez muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caros. fiz a troca do hdd por um ssd, mas não consigo instalar o os x. o ssd nao aparece no startup disk nem para instalar quando vai botar pra baixar o os x. aparece no disk utility então parece que reconheceu de alguma maneira. alguém sabe me dizer qual pode ser o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caros. fiz a troca do hdd por um ssd, mas não consigo instalar o os x. o ssd nao aparece no startup disk nem para instalar quando vai botar pra baixar o os x. aparece no disk utility então parece que reconheceu de alguma maneira. alguém sabe me dizer qual pode ser o problema?

 

Verifica no disk utility se ele está em formato GPT e formatado como HFS+. O OS X só será instalado no seu SSD nessas condições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Alan! De fato formatei o SSD e a partir daí foi lido! Instalei o OSX e já esta rolando liso aqui! Valeu!

Carol, muito bom! Aproveite para habilitar o TRIM com a ferramenta TRIM enabler (baixe aqui). Habilitar esse recurso é bem importante para manter a performance de gravação do seu SSD. A ferramenta é gratuita para habilitar do TRIM e monitorar se o recurso continua ativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carol, muito bom! Aproveite para habilitar o TRIM com a ferramenta TRIM enabler (baixe aqui). Habilitar esse recurso é bem importante para manter a performance de gravação do seu SSD. A ferramenta é gratuita para habilitar do TRIM e monitorar se o recurso continua ativo.

 

 

Valeu, Alan, já fiz isso. Estava analisando a possibilidade de colocar o HDD no drive ótico, mas não tenho como fazer esse fusion drive. Existe alguma outra maneira de fazer essa troca, tipo ficar como um HD externo mas dentro do note? Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Alan, já fiz isso. Estava analisando a possibilidade de colocar o HDD no drive ótico, mas não tenho como fazer esse fusion drive. Existe alguma outra maneira de fazer essa troca, tipo ficar como um HD externo mas dentro do note? Abraço

Carol, colocar o HDD (ou um segundo SSD, fica a critério) dentro do Macbook substituindo o SuperDrive é até fácil. Você só precisará comprar um HDD de 2,5"SATA (ou usar o que veio no seu Macbook) e um caddy específico para o seu computador (algo parecido com este aqui).

 

O Fusion Drive é uma "configuração" que você faz no sistema para ele gerenciar automaticamente o uso do SSD e do HDD mantendo sempre no SSD os dados e programas que você mais usa e movendo para o HDD tudo aquilo que você usa pouco. É completamente opcional, porém eu recomendo fortemente pela praticidade e facilidade de backup. Após a instalação de todos os componentes no computador basta seguir esse passo-a-passo aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...