Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Fim do iPhone 5C] Apple deve encerrar a sua produção em 2015


Posts Recomendados

Verdade Zigurat.

 

Mais estranha ainda é a narrativa do Alexandre.

 

Ao que parece a Apple vai simplesmente tirar do mercado o iPhone 5C, antes mesmo dos lançamentos de 2015.

 

De fato, estranha.

 

 

 

Não teve mico algum, a meu ver.

 

 

A questão do mico que mencionei não se refere ao produto em si, que certamente deve ou devia ser um bom aparelho. Mico, no meu entendimento, foi ele não ter trazido um resultado efetivo - tanto que será descontinuado. 

 

====

 

Eu mesmo achei a ideia do 5c inicialmente atraente. Mas a diferença de 100 obamas foi, na minha opinião, um erro. Diferença pequena demais e que não alcançava um público que talvez pudesse ser alcançado com uma diferença maior e, novamente, uma diferença pequena demais pra quem está acostumado com os produtos da Apple. Esse público naturalmente tenderia para o 5s. Acho tb que esse mesmo público estaria consciente que se tratava de um 5. A pessoa teria que ser muito distraída para, por exemplo, migrar do iphone 5 pro 5c apenas para ter um ‘lançamento’.

 
Mas erros tb são importantes. Talvez o episódio do 5c tenha feito a Apple perceber que havia espaço para versões no iphone, no caso, iphone 6 e iphone6+. Ambos produtos premium e ambos com público efetivo.
 
Mas aí, vejo outro pequeno erro: o iphone 6 começar com 16 e não 32gb… Acredito que um iphone começar com 32gb seria muito mais atraente do que foi o projeto do 5c.
 
=====
 
Tb acho que o Plus já colou. E aí me lembro da fala do Woz, dizendo que o iphone estava uns 2 anos atrasado (em relação ao tamanha da  tela). Se por ocasião do 5c a apple tivesse lançado um 5s e u 5s+ a coisa estaria ainda melhor.
Editado por Ziguratt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existiu realmente um "mico". Houve uma tentativa da Apple em atrair novos públicos. A meu ver, a Apple não esperava que a Motorola abocanhasse uma fatia do mercado da própria Apple e da Samsung. Quando a Apple lançou o 5C parece que só havia a Samsung como concorrente.

 

Olhem essa lista que saiu no Olhar Digital sobre os produtos mais procurados:

 

1. Moto G

2. iPhone 5s

3. Moto X

4. Celulares

5. iPhone 5

6. iPhone 4s

7. Notebooks

8. Xbox 360

9. Celular Moto G

10. iPhone 6

 

Observem que o Moto G aparece duas vezes.

Editado por Gustavo Jaccottet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eu mesmo achei a ideia do 5c inicialmente atraente. Mas a diferença de 100 obamas foi, na minha opinião, um erro. 

 

Isso porque você acabou comprando aquela idéia de iPhone Bataro dos boatos.

 

O iPhone 5C, eu acredito, nunca foi encarado pela Apple para ser um iPhone Barato. Um iPhone para atrair novos públicos como os boatos diziam (um iPhone para empregada doméstica, como comentou o Breno). Por mais que eu ache essa idéia legal, acredito que a Apple nunca teve essa intenção com o iPhone 5C . O 5C apenas entrou no lugar do iPhone 5 e ponto. Ou seja: comprou ano passado o iPhone 5C, quem compraria o iPhone 4S no ano retrazado.

 

A Diferença de $100 é a mesma que a Apple sempre praticou nos modelos de geração anterior. (o que comprova ainda mais que o iPhone 5C nunca foi um novo produto, mas sim, apenas entrou no lugar do iPhone 5).

 

Encarando o iPhone 5C como um iPhone 5, acredito que ele trouxe sim o resultado efetivo esperado pela Apple.

E claro que ele será descontinuado em algum momento, como seria o iPhone 5 (que ele tomou o lugar), como já foi o iPhone 4S, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Tb acho que o Plus já colou. E aí me lembro da fala do Woz, dizendo que o iphone estava uns 2 anos atrasado (em relação ao tamanha da  tela). Se por ocasião do 5c a apple tivesse lançado um 5s e u 5s+ a coisa estaria ainda melhor.

 

 

Concordo contigo. Se tivesse lançado o 5S e o 5S+ teria sido melhor mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disse o Woz que a Apple deveria ter lançado um iPhone de pelo menos 4,7" quando a Samsung lançou o SIII.

 

Eu antes pensava que não precisaria de Smartphone maior que de 4", agora não imagino um iPhone menor que de 4,7".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Apple should make and Android Phone" - Woz

 

Ideias vindas de um cara que disse isso... 

 

http://www.wired.com/2014/02/woz-interview/

 

Acho que a Apple perdeu um pouco de tempo por não ter lançado antes, mas também não fez mal. Foi o tempo das pessoas pularem das 3.5" para as 4" e se prepararem para as telas maiores. Além do mais, o mercado que ela deixou de ter por não lançar telas maiores há uns 2 anos, tá recuperando agora. E a fatia que não consegue recuperar é formada de pessoas que não curtem a Apple/iOS, preferem opção mais baratas, usam outros OS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o que eu vejo é a Samsung anunciando que vai reduzir na casa dos 30% os lançamentos de Smartphones no próximo ano. Ficou claro que a Samsung pisou na bola, porque a Motorola tá na crista da onda. Oferece aparelhos topo de linha melhores e com Android quase que puro. A Apple tem é que fugir da concorrência do Moto G, a meu ver, junto dos iPhone, o Smartphone mais bem sucedido do mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom estou com um 5c 32gb desde Junho, vim de um Galaxy Note 1. Antes lá atrás, tinha um 3gs. Ele tem suprido minhas necessidades muito bem.

 

Agora, só não acho interessante esses modelos de 8gb, até o de 16gb do © não me é interessante, mas vai do perfil de cada usuário. Bom vamos ver o que vai acontecer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso porque você acabou comprando aquela idéia de iPhone Bataro dos boatos.

 

O iPhone 5C, eu acredito, nunca foi encarado pela Apple para ser um iPhone Barato. Um iPhone para atrair novos públicos como os boatos diziam (um iPhone para empregada doméstica, como comentou o Breno). Por mais que eu ache essa idéia legal, acredito que a Apple nunca teve essa intenção com o iPhone 5C . O 5C apenas entrou no lugar do iPhone 5 e ponto. Ou seja: comprou ano passado o iPhone 5C, quem compraria o iPhone 4S no ano retrazado.

 

A Diferença de $100 é a mesma que a Apple sempre praticou nos modelos de geração anterior. (o que comprova ainda mais que o iPhone 5C nunca foi um novo produto, mas sim, apenas entrou no lugar do iPhone 5).

 

Encarando o iPhone 5C como um iPhone 5, acredito que ele trouxe sim o resultado efetivo esperado pela Apple.

E claro que ele será descontinuado em algum momento, como seria o iPhone 5 (que ele tomou o lugar), como já foi o iPhone 4S, etc.

 

 

Não percebi como vc concluiu que comprei tal ou qual ideia!

 
Vamos ver a situação: até o 4s, a Apple vinha aprimorando seu produto. Tanto que, pra mim, o 4s representa o ápice do design, estilo e boniteza de um iphone.
 
Veio o 5, com sua espichada bizarra de tela e então o 5s. E a reboque veio o 5c, custando 100 dólares a menos, com carcaça de material inferior e com opções de cores.
 
Esse era o cenário e é a partir dele que o 5c deve ser pensado.
 
Qual a razão de seu lançamento? Eu não tenho ideia, mas vamos pensar a partir do argumento dos defensores do 5c que dizem que ele não foi concebido pra ser um “iphone barato”, mas sim para alcançar ‘novos públicos’.
 
Pois bem, como é que se alcança novos públicos? Basicamente, preço. Mas vc pode conquistar novos públicos com fatores além do preço: personalização do SO e liberdade pra instalação de apps (o que pra Maçã só existe com jailbreak, e que é uma solução controversa), entregar mais ‘specs’ e armazenamento, melhorar a câmera e por aí vai. Qdo vc consegue reunir preço e algumas dessas características, a tendência é dar certo e novos públicos são efetivamente conquistados. Vide Moto G ou X. O Z3 é caro? Sem dúvida. Mas vc comprá-lo até o natal e ganhar 50gb eternos no Box é um fator que considero bem interessante. Mas outra pessoa pode preferir 5gb do iCloud. Tudo bem tb. Cada um cada um.
 
Qual foi a novidade real do 5c além das cores e da carcaça? Preço. Carcaça e cores são elementos suficientes para se conquistar ‘novos públicos’? Acho que não. Preço conquista novos públicos? Definitivamente. O preço do 5c (ou os 100 dólares a menos era bom pelo que entregava?) 
 
O que a Apple fez ou apresentou de novo para conquistar ’novos públicos’? Baixou o preço em 100 dólares (mesmo que amparada em sua política de preços) de um produto de geração anterior reempacotado em carcaça de material inferior (comparado ao histórico recente do próprio iphone) e com opções de cores.
 
Acha mesmo que isso conquista ‘novos públicos’? Conquistou? Pq o 5c está sendo morto, então, se trouxe resultado efetivo? Que ideia vc acha que estava sendo vendida? E quem vc acha que comprou essa ideia?
 
Pessoalmente, discordo da tua afirmação de que o 5c não era um novo produto. Obviamente que tecnicamente não era novo - e sim de uma geração anterior. Mas foi um novo produto sim, tanto que foi anunciado e vendido como novidade. 
 
Além disso, como querer conquistar novos públicos sem que sequer haja pelo menos o verniz de 'novidade'?
 
Pessoalmente, acho que a Apple matou o 5c pq todo mundo viu que tava comprando gato por lebre. O que não pega nada bem.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não percebi como vc concluiu que comprei tal ou qual ideia!

 

 

Você ainda está analisando o 5C como um novo produto.

Ou seja: como os boatos o anunciavam.

Que seria um iPhone mais barato, para atrair novos públicos, etc. etc..

O que estou querendo dizer é: não se tratar de nada disso.

 

Estava tentando evitar me alongar demais, mas vou colocar aqui uma analise que fiz na época, que acredito ser bem mais condizente com o que a Apple quis quando lançou o 5C (espero que isso deixe mais claro o meu ponto de vista):

 

Analisando o iPhone 5c

 
O iPhone 5c pegou muito analista do mundo Apple de surpresa. Não pela sua carcaça de plástico, sobre a qual já haviam muitos boatos, mas sim pelo seu preço.
Muitos achavam que por se tratar de um iPhone 5 (portanto de geração anterior ao atual iPhone 5s), e ainda contar com uma carcaça mais barata, ele tomaria o lugar do iPhone mais barato na linha de iPhones, atualmente ocupado pelo iPhone 4S. Mas ao contrário disso, ele manteve o preço que seria normalmente cobrado pelo iPhone 5, caso este fosse mantido na grade de produtos, como a Apple vem fazendo a alguns anos. Então qual a razão de mudar a carcaça, para o plástico?
 
Para entender isso, precisamos voltar em alguns dados mais antigos: O iPhone 5 foi o primeiro a ser construído no chamado sistema unibody. Esse sistema usina totalmente a carcaça a partir de um bloco sólido. Isso confere às peças vantagens mecânicas e estéticas, porém não permite a amortização que as peças estampadas (como as chapas de aço) ou injetadas (como as de plástico) têm. Pois ele não utiliza moldes matrizes que depois de construídos podem ser usados para produzir milhares de peças.
Somado a esse problema, de não permitir a redução de preço conforme mais peças são produzidas, temos a declaração de um funcionário da Foxconn que disse ser o iPhone 5 o produto mais difícil e complicado que a empresa já montou.
Dai fica fácil concluir que provavelmente a Apple não conseguiria reduzir o custo de produção do iPhone 5 para enquadrá-lo na faixa de preço da geração passada. E se viu forçada a fazer uma carcaça mais simples de fabricar e montar, para poder continuar vendendo o iPhone 5 no preço esperado, renomeando-o para iPhone 5c.
 
Analisando pelo lado da Apple isso faria todo o sentido. Ela mantém sua grade de iPhones praticamente inalterada, e de quebra talvez tenha conseguido até aumentar um pouco a sua margem de lucro. Do lado do consumidor também ficou bem interessante. Além de manter as opções intermediárias de preço, ainda aumentou bastante as opções de cor, e de quebra ainda ganha uma câmera e bateria melhoradas.
 
Alguns já decretam o erro da Apple em lançar o iPhone 5c devido a informações que mostram que o iPhone 5s está vendendo bem mais que o iPhone 5c. Mas olhando para a análise acima, podemos concluir que: se o iPhone 5c vender no próximo ano, o mesmo que o iPhone 4S vendeu no ano passado, ele já cumpriu o seu papel. O iPhone 5c é apenas um coadjuvante nessa história. A Apple jamais pretendeu que ele dividisse o papel de grande estrela com o iPhone 5s.
Editado por pbr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disse o Woz que a Apple deveria ter lançado um iPhone de pelo menos 4,7" quando a Samsung lançou o SIII.

 

Eu antes pensava que não precisaria de Smartphone maior que de 4", agora não imagino um iPhone menor que de 4,7".

 

Depois que peguei o 6 não consigo usar um menor que 4.7 também. Na verdade, estou começando a achar o Plus não tão grande assim hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pow... o Plus é um daqueles absurdos. Eu já acho o Moto X, com tela de 5,2" gigante. Imagina o Nexus 6, com 5,9". 

 

Pois é eu acho o mesmo. Mas no domingo eu fui na App Store aqui do RJ e peguei novamente o Plus na mão. Como eu já estou com mais de 2 semana com o 6, quanto peguei o Plus na mão novamente, não achei tão grande rs. Mas é grande sim HAHAHAHA

 

4.7 está perfeito para o que preciso. Caso queira uma tela maior, vou para o iPad Mini !!! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pow... o Plus é um daqueles absurdos. Eu já acho o Moto X, com tela de 5,2" gigante. Imagina o Nexus 6, com 5,9". 

Acho meio absurdo essas mudanças de tela que algumas fabricantes fazem. O Nexus 5, ao meu ver, é um ótimo aparelho e com uma tela extremamente satisfatória com relação ao tamanho, já acho as 4.7" do iPhone 6 suficientes e o limite da usabilidade com uma mão, a de 5.0' então...

 

O Nexus 6 é um trambolho, eu se fosse dono de um Nexus 5 e quisesse trocar pelo 6, iria ter que procurar outro aparelho/fabricante, porque essa imposição de aumentar a tela como bem entender, acho que não vê bem o lado do usuário. Sei que tem gente que gosta de tela grande, mas acho que deveria se pensar numa coisa equilibrada, nem tão grande e nem pequena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Nexus é mais uma forma da Google sentir o termômetro do mercado do que outra coisa. Ele é uma tendência para todas as outras fabricantes que usam o Android.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 
temos a declaração de um funcionário da Foxconn que disse ser o iPhone 5 o produto mais difícil e complicado que a empresa já montou.
Dai fica fácil concluir que provavelmente a Apple não conseguiria reduzir o custo de produção do iPhone 5 para enquadrá-lo na faixa de preço da geração passada. E se viu forçada a fazer uma carcaça mais simples de fabricar e montar, para poder continuar vendendo o iPhone 5 no preço esperado, renomeando-o para iPhone 5c.

 

 

De fato, se esse for o caso, explica muita coisa. Esclarecedora essa observação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... o post do @pbr esclarece muitos detalhes por detrás do processo de fabricação e de descontinuação do iPhone 5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...