Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MBP 2012 - "Battery not charging" quando conecto o MagSafe com o Mac ligado


Adalberto Taylor

Posts Recomendados

Na semana passada notei um comportamento estranho no meu Macbook. Quando conecto o MagSafe com ele ligado aparece a mensagem "Battery not charging", se desligo, aguardo um minuto e conecto o MagSafe, carrega normalmente. Depois disso posso ligar e ele continua carregando.

 

Antes de mais nada. Realizei os procedimentos abaixo.

 

√ Reset SMC

√ Reset PRAM

√ Boot em Safe Mode

√ Reparar Disco

√ Reparar Permissões

 

Esse Mac recebeu upgrade de RAM e SSD, mas já faz um bom tempo e só agora foi apresentar esse problema.

 

Não houve qualquer problema de descarga elétrica ou coisa do tipo com ele conectado.

 

Sinceramente não sei mais pra onde olhar. Imagino que se fosse algum problema físico (hardware do Mac ou do MagSafe) não haveria esse padrão de funcionamento. Estou começando a achar que é algum problema relacionado a software, o problema é que só terei tempo de fazer uma instalação limpa depois do dia 15/12.

 

Macbook Pro Mid-2012 13" (não retina).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 13
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Fala Adalberto, blz?

Você reparou se os pinos do conector magsafe estão sujos ou prendendo ao retraírem para o conector?

Em quantos ciclos e health está a sua bateria?

Blz e aí?

 

As primeiras coisas que olhei. Os pinos estão OK, até porque se houvesse algum problema com eles, não haveria sentido em somente iniciar a carga com o Mac desligado, quando não ocorre qualquer problema. É um padrão mesmo manja? Estando desligado inicia a carga, do contrário ele não drena a bateria, mas também não carrega. Por isso que eu estou começando a pensar que seja algo relacionado a software, mais tarde vou fazer uns testes com um bootcamp e posto os resultados.

 

São 49 ciclos e status normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz e aí?

 

As primeiras coisas que olhei. Os pinos estão OK, até porque se houvesse algum problema com eles, não haveria sentido em somente iniciar a carga com o Mac desligado, quando não ocorre qualquer problema. É um padrão mesmo manja? Estando desligado inicia a carga, do contrário ele não drena a bateria, mas também não carrega. Por isso que eu estou começando a pensar que seja algo relacionado a software, mais tarde vou fazer uns testes com um bootcamp e posto os resultados.

 

São 49 ciclos e status normal.

Tranquilo, amigo!

Rapaz, muito estranho isso tudo... o que parece é que a fonte não está tendo foça para iniciar a carga da bateria com a máquina ligada. Você possui outro carregador magsafe para fazer um teste?

Mas pode ter relação com o que você falou também, software. Quando instalou o MAC OS X que está rodando foi por instalação limpa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranquilo, amigo!

Rapaz, muito estranho isso tudo... o que parece é que a fonte não está tendo foça para iniciar a carga da bateria com a máquina ligada. Você possui outro carregador magsafe para fazer um teste?

Mas pode ter relação com o que você falou também, software. Quando instalou o MAC OS X que está rodando foi por instalação limpa?

Estranho pacas mesmo.

 

O que me leva a crer que possa ser software é o fato de "de repente" o OS X possa estar tendo alguma dificuldade pra identificar o carregador e por isso esteja desabilitando o carregamento.

 

Pensei também que pudesse ser alguma zica com a tomada de casa, mas essa semana voltei das férias e o problema acontece aqui na agência também.

 

Eu não tenho outro MagSafe, vou ver se consigo passar na casa do meu primo e fazer um teste.

 

Atualmente estou usando o OS X 10.10.1, a instalação limpa foi feita da última GM, tanto que quando saiu a versão final ele nem atualizou. De lá pra cá estou atualizando. Restaurei apenas o Mail do TM, pra evitar trazer configurações problemáticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentaria outro magsafe! 

 

Tive um problema parecido no meu macbook, e era o magsafe que já estava dizendo adeus! Ele ficava intermitente, tinha hora que carregava e tinha hora que aparecia essa mensagem que a bateria não está sendo carregada, até uma hora o led de carregamento nem acendia mais. Comprei outro e voltou tudo ao normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentaria outro magsafe! 

 

Tive um problema parecido no meu macbook, e era o magsafe que já estava dizendo adeus! Ele ficava intermitente, tinha hora que carregava e tinha hora que aparecia essa mensagem que a bateria não está sendo carregada, até uma hora o led de carregamento nem acendia mais. Comprei outro e voltou tudo ao normal.

Vou testar com outro MagSafe assim que possível. 

 

Mas o que me intriga é que não há uma intermitência, mas sim um padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive um MBP 13" late 2011 que também tinha 16 Gb de RAM, SSD no lugar do HDD e um SSHD no lugar do SuperDrive, tudo configurado com um FusionDrive.

 

Também acontecia exatamente o que você descrevia, inclusive posso dizer que o led do MagSafe ficava verde muito fraco, quase imperceptível, somente no escuro era possível notar que acendia com baixíssima intensidade. Só que no meu o comportamento sempre foi assim desde zero. Depois de alguns minutos nesse estado ele ficava normal. Passei esse notebook para a minha irmã, a custo zero, ela usa ele até hoje, tem essa característica e sempre funcionou bem. Testei com vários outros carregadores e o comportamento era igual.

 

Minha tese: o circuito responsável pelo gerenciamento de energia demorava para identificar a conexão do carregador / demorava para identificar o carregador. Por vezes o problema não se manifestava. Passei a tratar como característica e pronto.

 

O que me estranha no seu caso é que esse comportamento é novo. Ou será que nunca foi percebido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me estranha no seu caso é que esse comportamento é novo. Ou será que nunca foi percebido?

Blz Alan?

 

O comportamento é novo.

 

Sobre as "diferenças" entre o meu caso e o seu.

 

1. Quando notei fazia mais de 1 hora que estava conectado e sem carregar.

2. Com o Mac ligado não inicia o carregamento de forma alguma.

3. Com o Mac desligado carrega sempre, sem maiores problemas.

 

A única semelhança é que o led do meu MagSafe também fica, esporadicamente, fraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando.

 

Ontem resolvi desconfiar de tudo. Depois de um tempo resolvi remover o "duck face" (http://goo.gl/AzMcTO) e testar com o cabo extensor que vem com o próprio Mac.

 

O resultado foi impressionante. Carregou de primeira, reconheceu rapidamente, a luz ficou normal e tal.

 

Depois disso resolvi tentar com o "duck face" do carregador do iPhone, voilá! Carregou normalmente.

 

De todas as possibilidades, essa com certeza seria a última que eu olharia. Imaginei que seria problema com cabo, conector, mac, osx e tal, mas jamais pensaria que esse seria o problema. Testei por testar mesmo, naquela de "não custa tentar".

 

Sei que pode parecer precipitado, mas vou realizar mais testes com o tempo e atualizo esse tópico. Por hora, obrigado pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...