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Tá morto o menino Macbook Pro


Marcelo Echenique Azevedo

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Amigos, peço ajuda.

 

Tenho um macbook pro 13 meados 2012, com upgrade de memória para 8gb feito na iPlace de Brasília.

 

No fim de outubro o computador começou a reiniciar sozinho e a demorar com boot consideravelmente, inclusive com episódios de que o computador simplesmente desligava no meio do boot.

 

Fiz todos os diagnósticos, tanto de hardware como software e a única mensagem de erro foi do Utilitário de Disco me pedindo para rodar o Internet Recovery e reparar o disco.

 

Aí começou minha sina atual, talvez pelo erro do disco, o Internet Recovery não rodava, simplesmente não funcionava. Peguei um pen-drive de recovery do mac air de um colega e também não rodou.

 

No desespero de perder meus dados do disco, resolvi comprar um novo disco e partir pra uma instalação limpa, encontrei um SSD por pouco mais de 90 reais a mais do que um HD normal e o comprei. Disco novo na caixa, SSD 120GB da Kingston.

 

Pesquisei e fui fazer os passos da instalação limpa com o disco novo, a criação da partição em GUID no SSD parou no meio, mais uma vez fui pesquisar e descobri que quem teve esse problema resolveu com formatar o SSD em ext3 ou ext4 via Linux e depois trazer para o Internet Recovery.

 

Isso também não funcionou. Comprei uma gaveta USB/Sata, liguei em um iMac e formatei o SSD em  Mac OS expandido (Reg. Cronologicamente) em GUID e ao ligar via SATA no macbook também não funcionou, na hora de instalar o OS o instalador não encontrou o disco, apesar de aparecer no Utilitário de Disco e não apresentar erros.

 

Eu não sei mais o que fazer, meu macbook é recente, tudo sempre funcionou bem nele e agora estou com esse problema e não consigo resolver.

 

O que estou considerando é em comprar um HD sata normal, mas a grana acabou e só poderia fazer isso mês que vem. Além do fato de que SSD deixaria a máquina mais rápida.

 

Alguma sugestão?

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http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/138490-ssd-não-funcionando-em-macbook-pro-2011/

 

Mesmo problema, porém gastei 800 dilma em um SSD novo e o problema era no cabo flat  <_<

Eu li seu post com atenção pra ver se aparecia solução pro meu antes de eu postar aqui.

 

Que bom que resolveu e que pena que foi depois de gastar a grana :(

Nessas horas sou grato por ter Crashplan

 

Antes tinha o Backblaze (que tambem eh excelente, mas apenas para um computador) e me salvou quando meu hd externo pifou, com backup de tudo

Não conheço, dá pra mandar um link desses dois?

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Tudo indica problema no flat cable. Esses modelos tem uma característica esquisita em que a tampa inferior arrasta, sabe-se lá papai do céu como, no flat cable e vai danificando o isolamento. Leva numa AT porque eles tem dessas peças e tem como testar sem você gastar com peças só para teste.

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Paguei R$ 47,00 na assistência e mais R$ 100,00 de mão de obra (facada!).

R$ 47,00 o cabo do HD do MBP 2012? Se for isso, vai me desculpar, mas difícil acreditar que o problema que a assistência resolveu era mesmo no cabo. Geralmente é um problema muito simples de resolver e eles dão um jeito de ganhar em cima do cliente. Espero que esse não tenha sido o seu caso.

 

Veja o valor de um cabo destes lá fora: https://www.ifixit.com/MacBook-Parts/MacBook-Pro-13-Inch-Unibody-Mid-2012-Hard-Drive-Cable/IF163-041

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Podem ter passado esse valor baixo só para ele aceitar o orçamento. Pode ser que a mão de obra tenha custado 147 Dilmas e não trocaram peça nenhuma e para aprovar com maior facilidade eles dividiram o valor entre peça "virtual" e mão de obra "barata".

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Podem ter passado esse valor baixo só para ele aceitar o orçamento. Pode ser que a mão de obra tenha custado 147 Dilmas e não trocaram peça nenhuma e para aprovar com maior facilidade eles dividiram o valor entre peça "virtual" e mão de obra "barata".

Foi exatamente isso que eu pensei.  :)

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  • 2 mês depois...

Pessoal, vim dar novidades do meu caso.

 

Até hoje sem solução.

 

Deixei meu macbook em uma assistência técnica no fim de novembro, durante o mês de dezembro me informaram que o técnico queimou minha placa-mãe e q pediu uma nova mas com as configurações erradas para meu computador, esse mês após a demissão do técnico, o dono pediu na minha frente a placa-mãe nova. Hoje fui lá e vi o pessoal testar tanto meu SSD como HD sata com um novo cabo flat e em todos os casos o computador não formata o disco para instalação do sistema.

Eles lá parecem já não saber o que fazer, eu estou completamente perdido.

Resumo: Nova placa-mãe, novo cabo flat, mesmo problema. Sugestões??

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Primeiro fui na iPlace do ParkShopping que disseram não ter solução.

Liguei na MyMac mas não sei o q acontece q eles passam temporadas fechados sem maiores explicações, o que foi o caso.

Está na Capital Notebook. O dono conheçe bem apple, fez cursos na gringa, eu o conheço.

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Logic board nova, flat cable novo e nada? Muito estranho... Será que a logic board é nova mesmo ou recondicionaram a sua antiga e disseram que pediram uma nova? Só conjecturando...

 

Enfim, mais um caso daqueles sem explicação que gostaria muito de colocar as mãos para pesquisar...

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Pessoal, vim dar novidades do meu caso.

 

Até hoje sem solução.

 

Deixei meu macbook em uma assistência técnica no fim de novembro, durante o mês de dezembro me informaram que o técnico queimou minha placa-mãe e q pediu uma nova mas com as configurações erradas para meu computador, esse mês após a demissão do técnico, o dono pediu na minha frente a placa-mãe nova. Hoje fui lá e vi o pessoal testar tanto meu SSD como HD sata com um novo cabo flat e em todos os casos o computador não formata o disco para instalação do sistema.

Eles lá parecem já não saber o que fazer, eu estou completamente perdido.

Resumo: Nova placa-mãe, novo cabo flat, mesmo problema. Sugestões??

Faz o seguinte, pede para eles tentarem formatar / instalar o sistema num case USB (recomendo 3.0) de preferencia em outra máquina e depois colocar o hd ou SSD na sua e ver se funciona normalmente.

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