Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tá morto o menino Macbook Pro


Marcelo Echenique Azevedo

Posts Recomendados

Amigos, peço ajuda.

 

Tenho um macbook pro 13 meados 2012, com upgrade de memória para 8gb feito na iPlace de Brasília.

 

No fim de outubro o computador começou a reiniciar sozinho e a demorar com boot consideravelmente, inclusive com episódios de que o computador simplesmente desligava no meio do boot.

 

Fiz todos os diagnósticos, tanto de hardware como software e a única mensagem de erro foi do Utilitário de Disco me pedindo para rodar o Internet Recovery e reparar o disco.

 

Aí começou minha sina atual, talvez pelo erro do disco, o Internet Recovery não rodava, simplesmente não funcionava. Peguei um pen-drive de recovery do mac air de um colega e também não rodou.

 

No desespero de perder meus dados do disco, resolvi comprar um novo disco e partir pra uma instalação limpa, encontrei um SSD por pouco mais de 90 reais a mais do que um HD normal e o comprei. Disco novo na caixa, SSD 120GB da Kingston.

 

Pesquisei e fui fazer os passos da instalação limpa com o disco novo, a criação da partição em GUID no SSD parou no meio, mais uma vez fui pesquisar e descobri que quem teve esse problema resolveu com formatar o SSD em ext3 ou ext4 via Linux e depois trazer para o Internet Recovery.

 

Isso também não funcionou. Comprei uma gaveta USB/Sata, liguei em um iMac e formatei o SSD em  Mac OS expandido (Reg. Cronologicamente) em GUID e ao ligar via SATA no macbook também não funcionou, na hora de instalar o OS o instalador não encontrou o disco, apesar de aparecer no Utilitário de Disco e não apresentar erros.

 

Eu não sei mais o que fazer, meu macbook é recente, tudo sempre funcionou bem nele e agora estou com esse problema e não consigo resolver.

 

O que estou considerando é em comprar um HD sata normal, mas a grana acabou e só poderia fazer isso mês que vem. Além do fato de que SSD deixaria a máquina mais rápida.

 

Alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 18
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/138490-ssd-não-funcionando-em-macbook-pro-2011/

 

Mesmo problema, porém gastei 800 dilma em um SSD novo e o problema era no cabo flat  <_<

Eu li seu post com atenção pra ver se aparecia solução pro meu antes de eu postar aqui.

 

Que bom que resolveu e que pena que foi depois de gastar a grana :(

Nessas horas sou grato por ter Crashplan

 

Antes tinha o Backblaze (que tambem eh excelente, mas apenas para um computador) e me salvou quando meu hd externo pifou, com backup de tudo

Não conheço, dá pra mandar um link desses dois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo indica problema no flat cable. Esses modelos tem uma característica esquisita em que a tampa inferior arrasta, sabe-se lá papai do céu como, no flat cable e vai danificando o isolamento. Leva numa AT porque eles tem dessas peças e tem como testar sem você gastar com peças só para teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paguei R$ 47,00 na assistência e mais R$ 100,00 de mão de obra (facada!).

R$ 47,00 o cabo do HD do MBP 2012? Se for isso, vai me desculpar, mas difícil acreditar que o problema que a assistência resolveu era mesmo no cabo. Geralmente é um problema muito simples de resolver e eles dão um jeito de ganhar em cima do cliente. Espero que esse não tenha sido o seu caso.

 

Veja o valor de um cabo destes lá fora: https://www.ifixit.com/MacBook-Parts/MacBook-Pro-13-Inch-Unibody-Mid-2012-Hard-Drive-Cable/IF163-041

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podem ter passado esse valor baixo só para ele aceitar o orçamento. Pode ser que a mão de obra tenha custado 147 Dilmas e não trocaram peça nenhuma e para aprovar com maior facilidade eles dividiram o valor entre peça "virtual" e mão de obra "barata".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podem ter passado esse valor baixo só para ele aceitar o orçamento. Pode ser que a mão de obra tenha custado 147 Dilmas e não trocaram peça nenhuma e para aprovar com maior facilidade eles dividiram o valor entre peça "virtual" e mão de obra "barata".

Foi exatamente isso que eu pensei.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal, vim dar novidades do meu caso.

 

Até hoje sem solução.

 

Deixei meu macbook em uma assistência técnica no fim de novembro, durante o mês de dezembro me informaram que o técnico queimou minha placa-mãe e q pediu uma nova mas com as configurações erradas para meu computador, esse mês após a demissão do técnico, o dono pediu na minha frente a placa-mãe nova. Hoje fui lá e vi o pessoal testar tanto meu SSD como HD sata com um novo cabo flat e em todos os casos o computador não formata o disco para instalação do sistema.

Eles lá parecem já não saber o que fazer, eu estou completamente perdido.

Resumo: Nova placa-mãe, novo cabo flat, mesmo problema. Sugestões??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro fui na iPlace do ParkShopping que disseram não ter solução.

Liguei na MyMac mas não sei o q acontece q eles passam temporadas fechados sem maiores explicações, o que foi o caso.

Está na Capital Notebook. O dono conheçe bem apple, fez cursos na gringa, eu o conheço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Logic board nova, flat cable novo e nada? Muito estranho... Será que a logic board é nova mesmo ou recondicionaram a sua antiga e disseram que pediram uma nova? Só conjecturando...

 

Enfim, mais um caso daqueles sem explicação que gostaria muito de colocar as mãos para pesquisar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vim dar novidades do meu caso.

 

Até hoje sem solução.

 

Deixei meu macbook em uma assistência técnica no fim de novembro, durante o mês de dezembro me informaram que o técnico queimou minha placa-mãe e q pediu uma nova mas com as configurações erradas para meu computador, esse mês após a demissão do técnico, o dono pediu na minha frente a placa-mãe nova. Hoje fui lá e vi o pessoal testar tanto meu SSD como HD sata com um novo cabo flat e em todos os casos o computador não formata o disco para instalação do sistema.

Eles lá parecem já não saber o que fazer, eu estou completamente perdido.

Resumo: Nova placa-mãe, novo cabo flat, mesmo problema. Sugestões??

Faz o seguinte, pede para eles tentarem formatar / instalar o sistema num case USB (recomendo 3.0) de preferencia em outra máquina e depois colocar o hd ou SSD na sua e ver se funciona normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...