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Macbook Pro 2011 - Problema no GPU - Quem teve, entra aqui!


Vicente Cancella

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7 minutos atrás, clandestine disse:

Bug very old , que infelizmente atinge os macbooks 2011 , resolvi com a solução abaixo:

[1] https://gist.github.com/cdleon/ae1542279598fe80f527400cc354a956

[2] https://gist.github.com/blackgate/17ac402e35d2f7e0f1c9708db3dc7a44

 

Sim, mas via software, se você RESETAR a Nvram, já era... Via hardware, você pode fazer o que quiser... 

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Antes de comprar um Mac usado, prestei muita atenção sobre esses modelos vintage de 15 com placa de video dedicada que vive apresentando problemas. 

Realmente parece que a solução é só desativando a placa dedicada e ficando com a integrada Intel. Pois se fazer o reballing o problema volta a ocorrer com o tempo. 

Por isso que preferir ficar com o modelo de 13" 2012. A placa Intel tem um desempenho bom para tarefas básicas no sistema, já realizei umas edições de imagem no Photoshop e edições de video simples no iMovie e sempre tive boas experiências.

Agora se o foco for 3D ai não tem como, passa a ser tarefa para placa de video dedicada. Me corrijam se eu estiver errado, mais acho que nem a placa do Mac 2011 da conta nos dias de hoje, sendo assim é melhor até desativar e se livrar de vez do problema. 

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Em 13/04/2019 at 14:43, MacMarket disse:

Amigo, liga para o meu parceiro aí no Brasil, Rogério, que ele vai fazer o trabalho de dasabilitar a GPU fisicamente, na placa. NUNCA mais você terá problema pois você usará somente a GPU integrada no processador

+55 11 98982-0928 - Rogério... 

Assista esse vídeo que eu fiz para saber mais. O vídeo tem um probleminha no áudio mas dá pra você ter uma ideia do que será feito :

 

 

Seguindo a recomendação, entrei em contato com o Rogério.

Combinamos de fazer o serviço na segunda-feira.

Depois volto pra postar se deu tudo certo!

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  • 2 semanas depois...
Em 25/02/2019 at 19:07, leandroborges disse:

Qual o script que você está precisando? O tutorial mostra como criar os Shell Scripts (.sh) utilizando um editor de texto. Os meus caminhos estão diferentes do tutorial porque guardo os arquivos kext em uma pasta na raiz, junto com os scripts. Seguindo esses passos vc consegue criar tudo. A única coisa que não está explicita é que você deve DESABILITAR o SIP (System Integrity Protection) antes de iniciar o tutorial, abrindo o recovery (liga o Mac pressionando Command+R). Ao abrir o modo recovery você vai em Utilities -> Terminal e digita 

csrutil disable

Eu simplesmente não consigo de jeito nenhum abrir o recovery mode, quando ligo o Mac pressionando Command+R nada acontece, já tentei tantas vezes que acho que quebrou mais ainda a GPU, se é que isso é possível.

Abrir com Command+R+S funciona beleza, mas o recovery simplesmente não vai, já to perdendo as esperanças.

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  • 1 mês depois...

Tenho um MacBook Pro 2011. Eu tive esse problema em 2015, entrei no recall e ficou zero novamente!! Agora em 2019 voltou o problema. A Apple considera a máquina obsoleta, não conserta, tenho que procurar um terceiro!!! Porém desisti da máquina, instalei Linux e fiquei um tempo, agora instalei o Windows 10 (por motivo de maiores compatibilidades)!! Vou deixar a máquina rodando o ruindows mesmo!!! Quando tiver grana compro outro Mac!!! (Win no Mac... triste fim) detalhe eh que a tela eh meio azulada devido ao problema na placa!!!

image.jpg

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Bom, adquiri recentemente um macbook pro 15' pelo mercado livre. O anunciante não havia mencionado defeito, porém com 3 dias após chegado à mim, o aparelho começou a reiniciar apresentando defeito de "panic atak" ou algo do tipo. Então procurando tutorias na internet, vi que isso era devido à um erro na placa de vídeo dedicada, conversando com alguns técnicos eles falaram que é própria sacagem da Apple para fazer seus produtos serem trocados por um certo período, mas enfim. Se trata de um erro causado por um super aquecimento após algum tempo de uso intenso exigindo seu macbook. A solução mais correta seria trocando a placa completa, só que custa mais que o macbook usado. Então muitos sugerem o reballing da placa de vídeo. Um técnico de confiança havia afirmado que nunca recebeu produtos pós reballing para corrigir o mesmo defeito, porém dando mais uma vasculhada nessa internet, vi em fóruns que o problema volta com o tempo. A apple a uns 3 anos atrás estava fazendo recall desses aparelhos e os mesmo estavam voltando com o mesmo problema. Já tentei um método para desativar a placa dedicada, mas ainda sem sucesso. 

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Em 09/06/2019 at 10:49, Ricardo Patrese disse:

Bom, adquiri recentemente um macbook pro 15' pelo mercado livre. O anunciante não havia mencionado defeito, porém com 3 dias após chegado à mim, o aparelho começou a reiniciar apresentando defeito de "panic atak" ou algo do tipo. Então procurando tutorias na internet, vi que isso era devido à um erro na placa de vídeo dedicada, conversando com alguns técnicos eles falaram que é própria sacagem da Apple para fazer seus produtos serem trocados por um certo período, mas enfim. Se trata de um erro causado por um super aquecimento após algum tempo de uso intenso exigindo seu macbook. A solução mais correta seria trocando a placa completa, só que custa mais que o macbook usado. Então muitos sugerem o reballing da placa de vídeo. Um técnico de confiança havia afirmado que nunca recebeu produtos pós reballing para corrigir o mesmo defeito, porém dando mais uma vasculhada nessa internet, vi em fóruns que o problema volta com o tempo. A apple a uns 3 anos atrás estava fazendo recall desses aparelhos e os mesmo estavam voltando com o mesmo problema. Já tentei um método para desativar a placa dedicada, mas ainda sem sucesso. 

caro amigo, faça este procedimento aqui pelo terminal e depois instale o app para desabilitar de ve z a gpu principal

Disable MacBook Pro Dedicated GPU



Important Notes:

  • I have recently come up with a MUCH better, PERMANENT solution to this issue, which I'd recommend using instead. More info can be found here.
  • After performing the steps below, sleep mode and brightness control will NOT work properly on your system.



- First, ensure your machine is completely shut down (You can press Control + Option + Shift + Power keys to reset the SMC).

- Now, boot your machine while holding the Command + S keys. As the system boots, it should display white text on a black screen, and should eventually stop at a prompt.

- At this prompt, enter the following command and press Return:  nvram fa4ce28d-b62f-4c99-9cc3-6815686e30f9:gpu-power-prefs=%01%00%00%00 

- Next, enter  reboot,  and press Return. 

- Immediately after running the reboot command, hold down Command + R (if you're running OS X 10.11 or later) to boot into Recovery Mode. If you don't have a Recovery Partition, you can boot from a Mac OS installer USB drive.

- Once booted in Recovery Mode, open Terminal, and run the following command:  csrutil disable

- Reboot the system.

- Once the system reboots, it should now successfully boot into your install of OS X. Now, you'll need to download the program found here.

- Run the program, follow the prompts, and enter your password when prompted.

- Once the tool finishes running, your system should now run without the dedicated graphics, and should work completely normally.

 

ele ira utilizar a segunda gpu do processador

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Em 13/06/2019 at 20:33, Flavio Paton disse:

caro amigo, faça este procedimento aqui pelo terminal e depois instale o app para desabilitar de ve z a gpu principal

Disable MacBook Pro Dedicated GPU



Important Notes:

  • I have recently come up with a MUCH better, PERMANENT solution to this issue, which I'd recommend using instead. More info can be found here.
  • After performing the steps below, sleep mode and brightness control will NOT work properly on your system.



- First, ensure your machine is completely shut down (You can press Control + Option + Shift + Power keys to reset the SMC).

- Now, boot your machine while holding the Command + S keys. As the system boots, it should display white text on a black screen, and should eventually stop at a prompt.

- At this prompt, enter the following command and press Return:  nvram fa4ce28d-b62f-4c99-9cc3-6815686e30f9:gpu-power-prefs=%01%00%00%00 

- Next, enter  reboot,  and press Return. 

- Immediately after running the reboot command, hold down Command + R (if you're running OS X 10.11 or later) to boot into Recovery Mode. If you don't have a Recovery Partition, you can boot from a Mac OS installer USB drive.

- Once booted in Recovery Mode, open Terminal, and run the following command:  csrutil disable

- Reboot the system.

- Once the system reboots, it should now successfully boot into your install of OS X. Now, you'll need to download the program found here.

- Run the program, follow the prompts, and enter your password when prompted.

- Once the tool finishes running, your system should now run without the dedicated graphics, and should work completely normally.

 

ele ira utilizar a segunda gpu do processador

Cara, só uma coisa, pelo mercado livre você tem uma garantia, se não estiver funcionado poderia devolver.

 

Em 15/06/2019 at 12:31, MacMarket disse:

Eu faço direto, mas estou aqui nos EUA. Tem um parceiro meu aí em Sampa que faz. 

Me chama no pvt que te passo o contato. 

IMG_20181105_064934_804.jpg

Passa o contato aí, acredito que ajudaria muita gente isso. Pq me pediram mais de 2mil para recuperar o meu, não acho que compense para um notebook 2011 (até pq já refiz a solda BGA e não rolou).

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10 minutos atrás, Rafael Niess disse:

Cara, só uma coisa, pelo mercado livre você tem uma garantia, se não estiver funcionado poderia devolver.

 

Passa o contato aí, acredito que ajudaria muita gente isso. Pq me pediram mais de 2mil para recuperar o meu, não acho que compense para um notebook 2011 (até pq já refiz a solda BGA e não rolou).

Resolda BGA não resolve. Troca de chip não resolve. O único jeito é matar esse chip... Segue o contato :

+55 11 98982-0928 c/ Rogerio 

 

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Em 13/06/2019 at 20:33, Flavio Paton disse:

caro amigo, faça este procedimento aqui pelo terminal e depois instale o app para desabilitar de ve z a gpu principal

Disable MacBook Pro Dedicated GPU



Important Notes:

  • I have recently come up with a MUCH better, PERMANENT solution to this issue, which I'd recommend using instead. More info can be found here.
  • After performing the steps below, sleep mode and brightness control will NOT work properly on your system.



- First, ensure your machine is completely shut down (You can press Control + Option + Shift + Power keys to reset the SMC).

- Now, boot your machine while holding the Command + S keys. As the system boots, it should display white text on a black screen, and should eventually stop at a prompt.

- At this prompt, enter the following command and press Return:  nvram fa4ce28d-b62f-4c99-9cc3-6815686e30f9:gpu-power-prefs=%01%00%00%00 

- Next, enter  reboot,  and press Return. 

- Immediately after running the reboot command, hold down Command + R (if you're running OS X 10.11 or later) to boot into Recovery Mode. If you don't have a Recovery Partition, you can boot from a Mac OS installer USB drive.

- Once booted in Recovery Mode, open Terminal, and run the following command:  csrutil disable

- Reboot the system.

- Once the system reboots, it should now successfully boot into your install of OS X. Now, you'll need to download the program found here.

- Run the program, follow the prompts, and enter your password when prompted.

- Once the tool finishes running, your system should now run without the dedicated graphics, and should work completely normally.

 

ele ira utilizar a segunda gpu do processador

Gostaria de agradecer pela dica. Funcionou perfeitamente. Consegui recuperar meu notebook exatamente como estava no último backup do meu Time Capsule. Minha maior preocupação eram as fotos da família. Aí baixei o programa de backup e sincronização sob google fotos e sincronizei. Agora ao menos posso, quando precisar, trocar por um notebook que não seja da Apple.

Depois deste problema com o MacBook Pro e sem assistência da Apple não comprarei mais nenhum computador deles. Não vale o custo. Se dessem suporte para quem paga tão caro porque produto, ok! Mas só porque passou alguns meses e virou “vintage” como eles me disseram ao telefone, ia virando um peso de papel. 

Ao menos agora consegui meu objetivo de recuperar as fotos.

valeu aí. 

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Fala Pessoal tudo bem ? 

Estou com o mesmo problema, ao iniciar a maquina fica cheio de listras verde,  ja tentei a solução de desabilitar a GPU via termina ao iniciar o sistema, mas ao iniciar com o command + S não entra no termina, ele sobe uma tela verde com uma mensagem de erro.

https://ibb.co/mRtKPX7

Ele exibe essa mensagem e entra no login, mas no login coloco a senha e não inicia o sistema. A tela fica cinza e ele não sobe.

Levei em uma assistência autorizada e deram que teria que fazer a troca do chip da placa de video, custo de R$ 1900 reais.

Gostaria de desabilitar a placa de video off e continuar com a on, igual o procedimento colocado pelo Vinicius, mas não consigo entrar via Terminal.

o command + R tambem não esta entrando, não sobe o recovery.


Alguem tem alguma idéia / solução ?

 

Obrigado

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Galera, a Apple trocou o  meu ano passado por um de 2018.  Aleguei que  a troca da placa no recall  n era  válida pois colocavam a mesma sujeita aos mesmos defeitos. Eu tinha trocado no recall e o problema aconteceu de novo em 2018. Insistam que vcs devem conseguir também. Não entro muito  aqui mas podem chamar  em @GabrielMoro no Twitter ou Instagram caso tenham duvidas.

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1 hora atrás, GabrielMoro disse:

Galera, a Apple trocou o  meu ano passado por um de 2018.  Aleguei que  a troca da placa no recall  n era  válida pois colocavam a mesma sujeita aos mesmos defeitos. Eu tinha trocado no recall e o problema aconteceu de novo em 2018. Insistam que vcs devem conseguir também. Não entro muito  aqui mas podem chamar  em @GabrielMoro no Twitter ou Instagram caso tenham duvidas.

Então, Gabriel. Fui informado que o meu MacBook estava fora do recall pois não apresentou problemas durante o período de recall e aí ficou “vintage” por ter mais de 5 anos.

Achei uma sacanagem e estou pensando em mover uma ação. 

Quando fez o primeiro recall?

e o segundo?

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Em 25/06/2019 at 22:44, Vinícius Baptistão disse:

Então, Gabriel. Fui informado que o meu MacBook estava fora do recall pois não apresentou problemas durante o período de recall e aí ficou “vintage” por ter mais de 5 anos.

Achei uma sacanagem e estou pensando em mover uma ação. 

Quando fez o primeiro recall?

e o segundo?

Tive o mesmo retorno, alem de alegarem q não fornecem mais as peças. 

Meu Mac tb nao entrou no Recall pois não deu problema. nesse periodo......

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  • 3 semanas depois...

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      No dia 05 de Março, retirei o equipamento da loja e, naquele momento, me disseram que a garantia do serviço/peça era de 3 meses. No dia, questionei porque de ser tão pouco tempo, já que são peças originais, e a atendente me informou que era procedimento da Apple.
      O computador é a minha ferramenta de trabalho e é com ele que eu consigo sobreviver financeiramente. Os aparelhos da Apple não são nem um pouco acessíveis, assim como seus serviços. Ter essa ferramenta e realizar um serviço autorizado, com peças originais, não foi simples. Demandou muito investimento, suor e horas trabalhadas. Esse aparelho é meu patrimônio.
      Para minha surpresa, no dia 14 de Junho, alguns glitches voltaram a aparecer no meu equipamento e no dia 15 de Junho liguei para a STI agendando um horário para mostrar o que estava acontecendo. A empresa marcou horário para o dia 18 de Junho, pela manhã. Chegando lá, contei minha história para um novo atendente e ele chamou sua superior para entender como proceder. Após cerca de 20min de espera a resposta chegou: me informaram que a garantia havia vencido no dia 05 de Junho e não poderiam fazer nada sobre isso. O PROBLEMA VOLTOU A ACONTECER 9 DIAS DEPOIS DA GARANTIA DELES. A solução que me deram era de deixar meu computador novamente, realizar um novo orçamento e, provavelmente, ter que desembolsar um valor semelhante ou maior que o serviço anterior. Mas me deram uma alternativa: deixar o equipamento e, se eu não autorizasse o serviço, pagar uma taxa de R$100,00. Engraçado, pra não dizer trágico, é que o mesmo problema aconteceu com a máquina, mas dessa vez a negligência de uso não existia. Ou seja: será que não foi, desde o início, um problema de fabricação? Pedi para falar com o técnico responsável pela troca do display para me explicar um pouco mais do diagnóstico que ele tinha dado, mas ele se recusou a conversar comigo. 
      No momento, fiquei indignada! Como é possível 9 dias depois da garantia o equipamento original que eles trocaram não estar mais funcionando? O serviço deles foi tratado como alimento perecível. Os atendentes da loja disseram pra eu entrar em contato com o 0800 da própria Apple e então liguei, dali mesmo, para o número. E, após 30 minutos em espera, o call center me retornou com a mesma resposta. Aí eu fiquei ainda mais frustrada. Me senti roubada.
      O meu questionamento é: como pode uma empresa multinacional e uma representante de serviços da mesma reagir com tanto descaso ao consumidor? Me senti, e ainda me sinto, impotente por ter seguido as orientações e ter conduzido meu problema da maneira mais correta possível.
      Pra piorar a situação, levei em outra assistência técnica autorizada e eles me deram como diagnóstico "substituir o display completo que está danificado, não há como repará-lo". Palavras da própria assistência. E o valor do orçamento foi ainda mais caro que da primeira vez: R$6.565,00. Claro que não deixei lá, então tive que pagar uma taxa de R$180,00 dessa vez. 
      Estou sendo extremamente ridicularizada. Completamente impotente. Desesperada para que a Apple olhe para o meu problema. Confiei e investi na marca e estou passando por uma grande decepção. 
      Tentei contato em outros canais com a Apple e eles só me responderam via consumidor.org.br, no dia 21 de Junho. Até agora, dia 29 de Junho, nenhum outro update. 
       
      Mais alguém passou ou está passando por essa frustração? 
       

    • Por Raul Duelis
      Pessoal, meu MacBook da assinatura, o qual utilizo no dia-a-dia, deixou de abrir no macOS. Não teve atualização (nem dele e nem do sistema) e já reinstalei o app diversas vezes e nada. Ele só fica nessa tela preta e nada. Alguém sabe como resolver?

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