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Macbook Pro 2011 - Problema no GPU - Quem teve, entra aqui!


Vicente Cancella

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Boa tarde galera,

 

fui mais um dos felizardos que adquiriu um Macbook Pro de 2011, e sofreu com o problema de GPU que afetou essa linha. Decidi, visto que, o grande numero de casos comprovam um defeito oculto, que vou entrar na justiça para tentar recuperar o grande investimento feito na minha maquina. Quem teve o mesmo problema, e tiver interesse em ingressas em conjunto por favor entre em contato por aqui ou por e-mail.  Lembrando que, quanto mais pessoas entrarem em conjunto nessa ação, mais chance de ganharmos ela.

 

Meu e-mail é [email protected]

 

 

Abraços,

 

 

Vicente Cancella

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Até onde eu sei a Apple já está fazendo recall. Eu mesmo tive uma máquina consertada assim e sem gastar 1 centavo. De qualquer forma, boa sorte!

 Liguei no Apple Care, além de ter ido pessoalmente na loja do VillageMall, e ambos falaram que só pagando 1600 reais. =/

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 Liguei no Apple Care, além de ter ido pessoalmente na loja do VillageMall, e ambos falaram que só pagando 1600 reais. =/

Eu troquei na Apple do Shopping Downtown. Mas antes liguei para o 0800 e depois de muito papo me recomendaram levar a máquina na autorizada que teria uma grande chance de ser consertada gratuitamente, e assim foi feito.

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Eu troquei na Apple do Shopping Downtown. Mas antes liguei para o 0800 e depois de muito papo me recomendaram levar a máquina na autorizada que teria uma grande chance de ser consertada gratuitamente, e assim foi feito.

você tem o nome de quem falou com voce e o tel do downtown? To ligando pro numero que tem no site da apple e nada...

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você tem o nome de quem falou com voce e o tel do downtown? To ligando pro numero que tem no site da apple e nada...

Putz, não me lembro amigo, já fazem alguns meses. Mas acredito que a peça principal para resolver este problema foi no atendimento que eu tive no 0800 da Apple. Eu falei com um especialista, não com um atendente. Eu disse que gostaria de mudar a programação de modo que somente a GPU integrada ao processador funcionasse, já que a off-board estava com problema, passei para o atendente um monte de linhas de comando que eu havia pego na internet prometendo fazer isso, o atendente não conhecia sobre o assunto e me passou para um especialista que me disse não poder usar aqueles comandos por não ser oficialmente reconhecido pela Apple, porém, disse que eu levasse a uma autorizada que eu teria grandes chances de ter a minha máquina reparada de graça, foi o que eu fiz. =)

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Pessoal

 

Sofro do mesmo problema, levei o note em uma autorizada em SP que me cobraram R$2.200. Dei uma chorada com o 0800 e o atendente foi extremamente simpático e me informou que não consta em recall a maquina pelo N/S, porem indicou que eu levasse na apple store do vilage mall para avaliação, no entanto agora preciso de tempo para isso (sou de SP).

 

Quem tiver mais informações ou experiencias por favor compartilhem

 

Abcs

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Erick Cordeiro,

 

estive lá com minha máquina, o genius que me atendeu fez todos os testes e comprovou que é um problema no GPU, e que teria que fazer a troca da placa lógica, totalizando o valor de 1568 reais, sendo 1459 a placa lógica e 109 o serviço, com garantia de 3 meses.

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Pessoal.

Tenho trabalhado a alguns anos com manutenção da linha Apple e este defeito especificamente e na maioria dos casos acontece devido a solda fria na GPU.

Um trabalho de reballing nesta GPU/MOTHERBOARD resolverá este problema.

Este defeito está sujeito a acontecer (e acontece) em outras marcas e linhas diferentes (tv's, desktops, aparelhos médicos e etc).

Claro que isso não tira a responsabilidade da Apple, mas este problema é mais comum do que parece ser.

Grande abraço a todos.

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Olá Pessoal, boa noite.

 

Tenho um Macbook Pro 15" late 2011 que pelo que vi estaria no meio dessa lista ai de notebooks com problema.

 

Eu tenho notado recentemente que minha máquina tem dado umas falhas e travamentos constantes. O Google Chrome por exemplo tem apresentado muitos problemas. Porém ainda não vi um problema como o do colega Mr.Mac, com defeitos gráficos aparentes, apesar de já ter visto a um tempo atrás meu comp. ligar mas não sair video, ficando apenas com uma tela preta até que do nada, depois de alguns reboots forçados, o problema se resolveu sozinho.

 

Já troquei a RAM e o HDD (por um SSD) desse meu comp. e por isso fico pensando se não pode ser algum outro problema ou um conjunto de problemas.

 

Por isso pergunto, há algum tipo de teste que pode me dar a certeza que o problema é a GPU para que eu possa ter provas suficientes para solicitar o conserto com o Apple Care? Que outos sintomas foram observados?

 

Obrigado!

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Também está ocorrendo isto com o meu e como não tenho Apple care, não sei como acionar a Apple uma vez que saiu da garantia! Existe algum teste que possa fazer pra comprovar que é a GPU?

Também possuo interesse em migrar para ação!

Segue meus contatos email e iMessage:

[email protected]

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Rapaziada, meu Macbook pro 17" early 2011 deu esse problema, pesquisei muito sobre ele na internet e é muito mais comum do que vocês imaginam. Tem até site dedicado a isto: http://action.mbp2011.com/, tem vários fóruns de discussão sobre o tema no site oficial da Apple, um deles que eu acompanho:  https://discussions.apple.com/thread/4766577?start=1995&tstart=0 (nesse vocês vão ver, lá no final, que os caras não aguentaram a inercia da Apple e entraram com ação contra a Apple nos USA!)

 

Levei em duas autorizadas aqui de Brasília, e eles cobram R$ 2500 pela troca da placa lógica (seria a motherboard nos PC´s). Não autorizei o serviço porque, se vocês verem no fórum da Apple, há proprietários dessa máquina que já trocaram 3x, dentro do Apple Care, é lógico. Como não autorizei o serviço, uma das autorizadas me indicou uma loja em que os caras já fizeram algumas manutenções com certo sucesso sobre essas máquinas: dfnotebooks. Deixie minha máquina lá há 5 dias, ainda não me deram notícia. Não entendo muito de manutenção de notebooks, mas me deram uma pista: irão retirar o chip gráfico, ressoldá-lo, tirar a antiga pasta térmica e colocar uma nova.

 

Deem uma olhada de como foi colocada a pasta térmica num Macbook pro early 2011 de 15", teardown do pessoal do IFixit: https://www.ifixit.com/Teardown/MacBook+Pro+15-Inch+Unibody+Early+2011+Teardown/4990 

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Rapaziada, meu Macbook pro 17" early 2011 deu esse problema, pesquisei muito sobre ele na internet e é muito mais comum do que vocês imaginam. Tem até site dedicado a isto: http://action.mbp2011.com/, tem vários fóruns de discussão sobre o tema no site oficial da Apple, um deles que eu acompanho:  https://discussions.apple.com/thread/4766577?start=1995&tstart=0 (nesse vocês vão ver, lá no final, que os caras não aguentaram a inercia da Apple e entraram com ação contra a Apple nos USA!)

 

Levei em duas autorizadas aqui de Brasília, e eles cobram R$ 2500 pela troca da placa lógica (seria a motherboard nos PC´s). Não autorizei o serviço porque, se vocês verem no fórum da Apple, há proprietários dessa máquina que já trocaram 3x, dentro do Apple Care, é lógico. Como não autorizei o serviço, uma das autorizadas me indicou uma loja em que os caras já fizeram algumas manutenções com certo sucesso sobre essas máquinas: dfnotebooks. Deixie minha máquina lá há 5 dias, ainda não me deram notícia. Não entendo muito de manutenção de notebooks, mas me deram uma pista: irão retirar o chip gráfico, ressoldá-lo, tirar a antiga pasta térmica e colocar uma nova.

 

Deem uma olhada de como foi colocada a pasta térmica num Macbook pro early 2011 de 15", teardown do pessoal do IFixit: https://www.ifixit.com/Teardown/MacBook+Pro+15-Inch+Unibody+Early+2011+Teardown/4990 

Fala Medeiros! Seguinte, o processo correto seria a substituição por uma placa-mãe nova. O outro processo que você descreveu chama-se reballing. Que nada mais é do que desoldar a GPU, trocar as esferas de soldas por outras e resoldar a GPU novamente. Porém as chances que esse problema volte a acontecer são grandes, pelo menos é o que li em muito relatos sobre o assunto.

 

Quanto a pasta térmica, é só para melhorar a dissipação do calor, deixando assim o chip mais frio. Eu uso e recomendo a MX-4 (http://www.arctic.ac/worldwide_en/mx-4.html) ela possui partículas de carbono (que é um excelente condutor de calor) e não corre o risco de provocar curto se entrar em contato com outros componentes por não possuir nada metálico, o que não ocorre em pasta que possuem alumínio)

Editado por iDesign
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Beleza iDesign? 

 

Realmente, li muito sobre esta técnica no fórum da Apple que eu citei no link e realmente o problema volta. Foi uma medida desesperada, porque já estou quase dando por perdido está máquina (R$ 2500 pela placa lógica não é razoável!).

 

Uma técnica que li que 1 americano e 1 alemão fizeram e aparentemente deu certo foi trocar o chip e o BGA (nem sei o que é BGA). Trecho do relato do americano: ...  just got mine back from a chip & BGA replacement and its working great!

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Beleza iDesign? 

 

Realmente, li muito sobre esta técnica no fórum da Apple que eu citei no link e realmente o problema volta. Foi uma medida desesperada, porque já estou quase dando por perdido está máquina (R$ 2500 pela placa lógica não é razoável!).

 

Uma técnica que li que 1 americano e 1 alemão fizeram e aparentemente deu certo foi trocar o chip e o BGA (nem sei o que é BGA). Trecho do relato do americano: ...  just got mine back from a chip & BGA replacement and its working great!

BGA é um tipo de conexão de microchips. Eles não podem ter trocado a BGA da placa (até onde sei) devem ter trocado as esferas de solda do chip GPU. Acho que só pode ter sido isso. Que é o reballing que disse anteriormente. Ele funciona sim, mas na maioria dos casos por pouco tempo. Mas vamos torcer e pensar positivo. Vai dar tudo certo!  ;)

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    • Por Victor Azevedo de Oliveira
      MacBook Pro (13-inch, Early 2011)
      Valor: R$ 2200,00
      Processador 2,3 GHz Intel Core i5 Gráfico Intel HD Graphics 3000 384 MB Armazenamento HD 500GB Memória 4GB 1333 MHz DDR3 Sistema Operacional macOS High Sierra Acompanha carregador
      Bateria em ótimo estado de conservação, apenas 244 ciclos.
      Já se encontra formatado de fábrica e pronto para uso.
      Disponível apenas para retirada em Brasília!





    • Por Raphael Farias Miranda
      Fala pessoal, beleza?
      Estou migrando uma parte do ecossistema Apple pro Windows e por isso estou vendendo algumas coisas.
      Bora comprar?
      https://drive.google.com/drive/folders/1Ebw9nPOMs_gq7A53Sb89q8vlji4_HP73?usp=sharing
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      Os envios serão pelos Correios ou transportadora.
      Frete a consultar.
      Pagamento: TED ou PIX
      Mercado Livre: Dependendo da negociação tento ver, pois as taxas deles são muito altas.
       
       
    • Por fabriciuh91
      estou com um macbook pro 2011 e nao estou conseguindo reinstalar o catalina nele, fiz todo o processo que diz no tutorial mas quando chega no fim da atualizacao da erro. alguem poderia me ajudar?
    • Por thgcst
      MacBook Pro 15" 2017 - c/ TouchBar
      16gb RAM 512gb SSD Processador i7 3.1GHz (não é o processador 2.8GHz como a maioria, esse tem upgrade de fábrica) Placa de vídeo integrada Intel HD Graphics 630 1536 MB Placa de vídeo dedicada Radeon Pro 560 4 GB  
      Este MacBook acabou de passar pela assistência da Apple que o deixou como novo, foram trocados: teclado, bateria e Top Case. Toda assistência foi feita na Apple do Village Mall e tenho o recibo aqui. A bateria está com 2 ciclos como mostra a última foto em Contagem de ciclo.

      O corpo e tela do MacBook não tem nenhuma mancha ou arranhão, está perfeitamente conservado.

      Acompanha também carregador e cabo usb-c originais deste MacBook.

      Pode retirar em mãos comigo no Rio de Janeiro. 
       
      Preço: R$12.000,00
       
      Fotos no anúncio do ML: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1928135821-macbook-pro-15-2017-i7-16gb-512gb-bateria-nova-_JM
    • Por dorata
      Olá, 
       
      Estou vendendo meu MacBook PRO Early 2015, sempre usado com case, não tem nenhum risco, amassado ou detalhe na tela, está realmente muito novo. Bateria original com 411 ciclos, em condição normal, para meu uso dura praticamente todo o meu dia de trabalho (emails, planilhas básicas), tenho a caixa e carregador original.
       Venda e entrega em mãos para São Paulo de preferência.
      Macbook de unico dono sempre bem cuidado. 
       VALOR R$5.200,00.
       
       







    • Por Mickaill
      Olá, estou vendendo alguns itens, que são os seguintes:
      Macbook Pro 13 2020 (com apenas 23 Ciclos e garantia Apple até novembro de 2021)
      - Aparelho está em excelente estado, SEM riscos ou marcas, Está na caixa Original com carregador e cabo USB-C Originais.
      - Funcionamento sem detalhes também. 
      - Garantia Apple até 14 de novembro de 2021
      VALOR: R$ 6850.00 para negociação em mãos (Shopping Ibirapuera em SP), ou posso fazer Mercado Livre (em caso de parcelamento em 12X, taxas por conta do comprador)

       
      iPad Pro 10.5 Wifi 256gb Space Gray + Smart Keyboard + Apple Pencil
      - Em ótimo Estado, apenas com pequenas marcas de uso. Tela 100% com Película "paperlike" desde o primeiro dia (bateria em excelente estado)
      - Funcionamento sem detalhes. 
      - Todos os itens acompanham caixa
      VALOR: R$ 4450.00 para negociação em mãos (Shopping Ibirapuera em SP), ou posso fazer Mercado Livre (em caso de parcelamento em 12X, taxas por conta do comprador)
       

       
      Macbook Pro 15 Mid 2014 I7 2.5ghz 16gb 500gb Nvidia Gt750
      MacBook Pro de 15" Polegadas Retina
      Intel core I7 2.5ghz
      Memória Ram de 16GB
      SSD de 512GB
      Nvidia GeForce GT 750M 2048gb
      INTEL IRIS 1500GB

      1 CICLO DE BATERIA (Bateria trocada, nova)
      Acompanha Carregador original em excelente estado

      OBS: Pequeno detalhe de um trinco na maça na parte traseira dele (ver foto)
      VALOR: R$ 5550.00 para negociação em mãos (Shopping Ibirapuera em SP), ou posso fazer Mercado Livre (em caso de parcelamento em 12X, taxas por conta do comprador)

       
      Macbook Pro 15 Late 2013 Retina I7 16gb 512gb Nvidia Gt 750
      MacBook Pro retina 15 polegadas
      Core i7 2,3 Ghz ( 4 núcleos)
      16 Gb Ram
      Placa Gráfica GeForce GT 750M 2Gb
      SSD 512Gb

      BATERIA TROCADA RECENTEMENTE = 0 CICLOS. Totalmente nova.

      Detalhe:
      1 levíssimo amassadinho na lateral (imperceptível)
      1 Carregador com protetor de cabo (ver foto)
      VALOR: R$ 4999.90 para negociação em mãos (Shopping Ibirapuera em SP), ou posso fazer Mercado Livre (em caso de parcelamento em 12X, taxas por conta do comprador)

      Apple Homepod Cinza Espacial 1ª Geração

      Em perfeito estado, sem detalhes.
      Funcionamento em perfeito estado.

      Não acompanha caixa (deixei nos EUA, pois era muito grande pra colocar na mala).
      VALOR: R$ 2750.00 para negociação em mãos (Shopping Ibirapuera em SP), ou posso fazer Mercado Livre (em caso de parcelamento em 12X, taxas por conta do comprador)
       

       
       
       
    • Por Desirée Oliveira
      No início do ano, a tela do meu computador MacBook Pro deu um problema e apareceram glitches incontroláveis. O aparelho é o modelo MacBook Pro 15” i7/ 2.6 Ghz/ 512 GB ssd/ 16 gb/ Touch Bar / Cinza Espacial e então decidi procurar uma Assistência Autorizada da marca no Brasil/SP. Fui até a empresa STI Tecnologia, deixei para orçamento e eles me instruíram a realizar a troca do display inteiro. O valor desse serviço era de R$ 5.475,00. O que se espera de um investimento desses é o máximo de qualidade e eficiência. Na época, entenderam que o problema existia a partir de negligência de uso - modus operandi da assistência. Acreditando no que me disseram, aceitei a proposta e seguimos com a troca do display.
      No dia 05 de Março, retirei o equipamento da loja e, naquele momento, me disseram que a garantia do serviço/peça era de 3 meses. No dia, questionei porque de ser tão pouco tempo, já que são peças originais, e a atendente me informou que era procedimento da Apple.
      O computador é a minha ferramenta de trabalho e é com ele que eu consigo sobreviver financeiramente. Os aparelhos da Apple não são nem um pouco acessíveis, assim como seus serviços. Ter essa ferramenta e realizar um serviço autorizado, com peças originais, não foi simples. Demandou muito investimento, suor e horas trabalhadas. Esse aparelho é meu patrimônio.
      Para minha surpresa, no dia 14 de Junho, alguns glitches voltaram a aparecer no meu equipamento e no dia 15 de Junho liguei para a STI agendando um horário para mostrar o que estava acontecendo. A empresa marcou horário para o dia 18 de Junho, pela manhã. Chegando lá, contei minha história para um novo atendente e ele chamou sua superior para entender como proceder. Após cerca de 20min de espera a resposta chegou: me informaram que a garantia havia vencido no dia 05 de Junho e não poderiam fazer nada sobre isso. O PROBLEMA VOLTOU A ACONTECER 9 DIAS DEPOIS DA GARANTIA DELES. A solução que me deram era de deixar meu computador novamente, realizar um novo orçamento e, provavelmente, ter que desembolsar um valor semelhante ou maior que o serviço anterior. Mas me deram uma alternativa: deixar o equipamento e, se eu não autorizasse o serviço, pagar uma taxa de R$100,00. Engraçado, pra não dizer trágico, é que o mesmo problema aconteceu com a máquina, mas dessa vez a negligência de uso não existia. Ou seja: será que não foi, desde o início, um problema de fabricação? Pedi para falar com o técnico responsável pela troca do display para me explicar um pouco mais do diagnóstico que ele tinha dado, mas ele se recusou a conversar comigo. 
      No momento, fiquei indignada! Como é possível 9 dias depois da garantia o equipamento original que eles trocaram não estar mais funcionando? O serviço deles foi tratado como alimento perecível. Os atendentes da loja disseram pra eu entrar em contato com o 0800 da própria Apple e então liguei, dali mesmo, para o número. E, após 30 minutos em espera, o call center me retornou com a mesma resposta. Aí eu fiquei ainda mais frustrada. Me senti roubada.
      O meu questionamento é: como pode uma empresa multinacional e uma representante de serviços da mesma reagir com tanto descaso ao consumidor? Me senti, e ainda me sinto, impotente por ter seguido as orientações e ter conduzido meu problema da maneira mais correta possível.
      Pra piorar a situação, levei em outra assistência técnica autorizada e eles me deram como diagnóstico "substituir o display completo que está danificado, não há como repará-lo". Palavras da própria assistência. E o valor do orçamento foi ainda mais caro que da primeira vez: R$6.565,00. Claro que não deixei lá, então tive que pagar uma taxa de R$180,00 dessa vez. 
      Estou sendo extremamente ridicularizada. Completamente impotente. Desesperada para que a Apple olhe para o meu problema. Confiei e investi na marca e estou passando por uma grande decepção. 
      Tentei contato em outros canais com a Apple e eles só me responderam via consumidor.org.br, no dia 21 de Junho. Até agora, dia 29 de Junho, nenhum outro update. 
       
      Mais alguém passou ou está passando por essa frustração? 
       

    • Por Raul Duelis
      Pessoal, meu MacBook da assinatura, o qual utilizo no dia-a-dia, deixou de abrir no macOS. Não teve atualização (nem dele e nem do sistema) e já reinstalei o app diversas vezes e nada. Ele só fica nessa tela preta e nada. Alguém sabe como resolver?

    • Por Marcelo Juliao
      Após três dias do upgrade para o Big Sur meu MacBook Pro Touch Bar 2017 (4 portas Thunderbolt 3) desligou e só funciona plugado o carregador. No ícone da bateria aparece um ponto de exclamação e quando clica aparece Battery Service Required!
      Fiz uma pesquisa no Google em inglês e encontrei vários casos semelhantes, pessoas que após instalarem o Big Sur tiveram suas baterias danificadas!
      Minha bateria era nova ainda, tinha apenas 74 ciclos! Levei na Apple Store do Shopping Morumbi em São Paulo e eles trocaram a bateria sem custo através do programa de recall do teclado butterfly destes MacBooks Pro. Na verdade é trocado todo o Top Case da máquina (teclado, trackpad e bateria, pois a bateria vem colada ao teclado).
      Fui feliz da vida pra casa com um Top Case novo e em função disso uma bateria nova. Dois meses depois da troca, o mesmo problema acontece novamente, desta vez a bateria tinha apenas 5 ciclos e foi pro saco!!! Levei novamente na Apple e como ainda estava na garantia de 3 meses da troca do Top Case, foi trocado novamente o Top Case sem nenhum custo!
      Meu medo é que aconteça novamente, afinal não é um problema de bateria, e sim alho no Big Sur que está danificando a bateria!
      Alguém com um problema semelhante?
    • Por Guilherme Zapparoli
      Tenho um Macbook Pro Late 2013 (eu sei, eu sei, tá bem velhinho, mas ainda tá dando pro gasto, rs).
      Nessa semana eu reparei que ele estava esquentando bastante, e pra força-lo a baixar a temperatura eu joguei um ventilador na "cara" dele. Hoje me dei conta de que a ventoinha não estava funcionando (pelo tempo de uso, até achei que ela tivesse pifado). Mas antes de decretar a falência da mesma, resolvi testar o Mac Fans Control e para minha surpresa a danada tá funcionando sim. O problema é que ela não está sendo acionada automaticamente pelo sistema. Quando eu a forço a trabalhar ela chega no máximo RPM e baixa a temperatura rapidinho.
      Eu resetei o SMC mas mesmo assim ela só funciona quando o Mac Fans está aberto.
      Alguém tem ideia do que seja? Como ela pode voltar a funcionar pelo sistema (sem ser por um app de 3º)?
       
      P.S.: Eu não entendo muito, mas vi que se forçá-la demais, pode acabar danificando o macbook todo. Por isso deixei o ventilador na cara dela, por enquanto, pra ele controlar a temperatura sem ter que forçar nada.
      P.S.2: Caso não consiga resolver, fazendo-a atuar pelo sistema, tem alguém que entenda bem do Mac Fans Control? qual configuração ideal para ele trabalhar sem forçar nada e sem levá-la a um defeito sem necessidade?
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