Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

É possível usar carregador magsafe 2 85w em um macbook air 2014?


Fernandodsr

Posts Recomendados

-----

Acabei de achar um post que esclarece esse assunto:

Fica como info para aqueles que tiverem a mesma dúvida. Valeu

 

From what I can tell, the consensus seems to be that you can safely use the 85w MacBook Pro power adapter with the MacBook Air. Here is an Apple article (HT2346) that seems to me to suggest that it's okay to use the 85w with the MBA:

http://support.apple.com/kb/HT2346

All that said, I have not used the 85w with the Air. Because most of my work is done at a few different desks, I ordered extra 85w adapters for my 17" MacBook Pro (one for the bag/travel, one for desk one, one for desk two). The thing that bothers me (with respect to using the 85w adapter with the Air) isn't the wattage rating (85w) being higher than the Air adapter's 45w, or the current rating being higher--but, specifically, the higher voltage rating does concern me.

I understand wattage equals voltage times current. It has been my understanding that, in general (assuming tips match), that the use of higher current adapters with devices requiring lower current is okay, as long as the voltage matches. That is, I'm of the understanding that, in general, a 2-amp, 5-volt adapter should be fine with a device (for which the tip polarity and size match) requiring a 0.5-amp, 5 volt adapter. So, then, my specific issue here is that the decal on the outside of the 85w adapter does not show it auto-matching voltages down to 14.5v, only 18.5v and 16.5v.

I also read this: http://alexking.org/blog/2008/10/03/macbook-air-battery-advice

I understand my concerns may be completely without merit--electricity and power adapters are not my areas of expertise. If my concerns are without merit, though, I'd appreciate someone explaining why.

I've already purchased three extra 45w adapters for my late-2010 MBA 13". Even then, as much as I move around, it'd be great to put one or two of the 85w adapters into service for the MBA so that I have plugs at the ready at any of the spots I work at in two different buildings.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carrega mais rápido sim, pois os carregadores originais ao perceber que o sistema está processando muita atividade (consumindo muita energia) para de carregar, isso já não ocorre com um carregador de maior potência, você pode continuar usando o mac que ele continuará carregando normalmente, não parando de dar carga em nenhum momento. Já fiz testes e comprovo que é dessa forma que funciona esses carregadores da Apple (são inteligentes).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carrega mais rápido sim, pois os carregadores originais ao perceber que o sistema está processando muita atividade (consumindo muita energia) para de carregar, isso já não ocorre com um carregador de maior potência, você pode continuar usando o mac que ele continuará carregando normalmente, não parando de dar carga em nenhum momento. Já fiz testes e comprovo que é dessa forma que funciona esses carregadores da Apple (são inteligentes).

Bom, pode até ser, mas eu já usei MagSafe de 85w em MacBook Pro 13" e não percebei diferença nenhuma no carregamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pode até ser, mas eu já usei MagSafe de 85w em MacBook Pro 13" e não percebei diferença nenhuma no carregamento.

Provavelmente você estava subutilizando o Mac nesse momento, experimenta fazer isso convertendo um arquivo mkv 1080p para MP4, descompacte um arquivo RAR de 600MB, copie arquivos de 4GB de um HD para USB externo ao mesmo tempo que carrega ele, daí vc percebe se vale ou não a pena ter um carregador acima da capacidade nominal do Mac. Meu Macbook Air é de 45w e tenho um MagSafe de 60w e faz uma diferença enorme comparado ao carregador de 45w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente você estava subutilizando o Mac nesse momento, experimenta fazer isso convertendo um arquivo mkv 1080p para MP4, descompacte um arquivo RAR de 600MB, copie arquivos de 4GB de um HD para USB externo ao mesmo tempo que carrega ele, daí vc percebe se vale ou não a pena ter um carregador acima da capacidade nominal do Mac. Meu Macbook Air é de 45w e tenho um MagSafe de 60w e faz uma diferença enorme comparado ao carregador de 45w.

Desculpe, não sou engenheiro eletrônico, logo minha pergunta pode parecer tosca, mas eu como usuário e técnico em manutenção de computadores não consigo compreender como um equipamento que foi projetado para trabalhar por exemplo com 45w, consiga utilizar 60w quando exigido sem problema algum?

O que eu acreditava é que a "mágica" era feita no carregador, que ao detectar que o equipamento conectado exigia menos capacidade do que ele pode oferecer, reduzia automaticamente para enviar ao equipamento somente a carga necessária. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, não sou engenheiro eletrônico, logo minha pergunta pode parecer tosca, mas eu como usuário e técnico em manutenção de computadores não consigo compreender como um equipamento que foi projetado para trabalhar por exemplo com 45w, consiga utilizar 60w quando exigido sem problema algum?

O que eu acreditava é que a "mágica" era feita no carregador, que ao detectar que o equipamento conectado exigia menos capacidade do que ele pode oferecer, reduzia automaticamente para enviar ao equipamento somente a carga necessária. 

 

O magSafe trabalha assim: entrada 45w, 60w ou 85w, se não me engano (corrijam se estiver errado) saída é a mesma (padrão) de 19v para todos os modelos. Como os Macbooks Air exigem menos dessa tensão 19v, podemos utilizar qualquer carregador, agora um MacBook Pro 15 que exige mais da tensão 19v (acredito que seja a demanda mais constante), um adaptador de 45w ou 60w não entrega os 19v (constantes) que ele exige, toda entrada watts é convertida em volts. Alguém que é técnico em eletrônica poderia explicar melhor.

 

Mais informações em 

 

http://support.apple.com/kb/HT2346?viewlocale=pt_BR

Editado por webg3brasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos assumir, como estudo de caso, o exemplo de um computador que vem com fonte de 60W e vai usar uma fonte de 85W.

 

A potência da fonte é a capacidade máxima de trabalho dela. Se uma fonte é de 85W isso quer dizer que ela pode fornecer até 85W de potência para trabalho. O computador tem uma necessidade energética que é calculada com todos os componentes em pleno uso.

 

A tensão de energia que é fornecida deve ser sempre constante e não pode variar. Então se ela fornece tensão de 19V (estou assumindo que essa informação está correta para efeitos de cálculo, mas nunca li sobre quanto de tensão os MacBooks necessitam/foram projetados), deve ter essa tensão todo o tempo. Variações de tensão são exatamente o que causa queima de componentes. O que varia é a corrente, medida em amperes, de acordo com a necessidade do sistema. Uma fonte de 60W fornece até 3,15A (a plena carga) e uma fonte de 85W fornece até 4,5A (a plena carga) aproximadamente. A fórmula é: Potência (em Watts - W) é o produto da tensão (em Volts - V) pela corrente (Amperes - A).

 

Não acredito que as fontes sejam projetadas para o limite de consumo do computador porque toda vez que o sistema atingisse a plena carga isso faria a fonte entrar no limite de sua operação, o que não é desejável nunca porque diminuiria sua vida útil assombrosamente.

 

O que vai acontecer se usar uma fonte original de potência maior pode variar de acordo com o projeto, mas são apenas duas vertentes:

 

1- Vai fornecer sempre 19V e fornecer o consumo de corrente necessário para o sistema, que não deveria chegar a 3,15A, agindo como a fonte original e os tempos de carga da bateria seriam iguais aos da fonte original (tempo este que pode variar com o uso do computador - no caso de uso pleno do computador demoraria mais para carregar porque ele estaria consumindo mais corrente (mais amperes), diminuindo a quantidade de amperes enviados para a bateria).

2- Vai fornecer sempre 19V e, caso o computador permita (através do gerenciador de energia dele), fornecer algo próximo de 4,5A de energia, diminuindo o tempo de carga da bateria e nesse caso mesmo em plena carga (o computador precisa de algo próximo de 3,15A) ele carregaria a bateria mais rápido do que a fonte original.

 

No caso 1 a fonte trabalharia com uma folga maior. No caso 2 ela operaria da mesma forma do que em um computador que vem com esse modelo de fonte de 85W (e que tem necessidade energética maior do que o do exemplo), diminuindo o tempo necessário para a carga da bateria mesmo a plena carga do computador.

 

Ambos os casos são possíveis e perfeitamente funcionais porém o tempo de carga da bateria pode implicar em sua vida útil portanto acredito que a Apple adote o caso 1 como padrão nos seus sistemas para garantir a boa saúde das baterias dos notes em caso de necessidade de substituição da fonte original por uma mais potente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos assumir, como estudo de caso, o exemplo de um computador que vem com fonte de 60W e vai usar uma fonte de 85W.

 

A potência da fonte é a capacidade máxima de trabalho dela. Se uma fonte é de 85W isso quer dizer que ela pode fornecer até 85W de potência para trabalho. O computador tem uma necessidade energética que é calculada com todos os componentes em pleno uso.

 

A tensão de energia que é fornecida deve ser sempre constante e não pode variar. Então se ela fornece tensão de 19V (estou assumindo que essa informação está correta para efeitos de cálculo, mas nunca li sobre quanto de tensão os MacBooks necessitam/foram projetados), deve ter essa tensão todo o tempo. Variações de tensão são exatamente o que causa queima de componentes. O que varia é a corrente, medida em amperes, de acordo com a necessidade do sistema. Uma fonte de 60W fornece até 3,15A (a plena carga) e uma fonte de 85W fornece até 4,5A (a plena carga) aproximadamente. A fórmula é: Potência (em Watts - W) é o produto da tensão (em Volts - V) pela corrente (Amperes - A).

 

Não acredito que as fontes sejam projetadas para o limite de consumo do computador porque toda vez que o sistema atingisse a plena carga isso faria a fonte entrar no limite de sua operação, o que não é desejável nunca porque diminuiria sua vida útil assombrosamente.

 

O que vai acontecer se usar uma fonte original de potência maior pode variar de acordo com o projeto, mas são apenas duas vertentes:

 

1- Vai fornecer sempre 19V e fornecer o consumo de corrente necessário para o sistema, que não deveria chegar a 3,15A, agindo como a fonte original e os tempos de carga da bateria seriam iguais aos da fonte original (tempo este que pode variar com o uso do computador - no caso de uso pleno do computador demoraria mais para carregar porque ele estaria consumindo mais corrente (mais amperes), diminuindo a quantidade de amperes enviados para a bateria).

2- Vai fornecer sempre 19V e, caso o computador permita (através do gerenciador de energia dele), fornecer algo próximo de 4,5A de energia, diminuindo o tempo de carga da bateria e nesse caso mesmo em plena carga (o computador precisa de algo próximo de 3,15A) ele carregaria a bateria mais rápido do que a fonte original.

 

No caso 1 a fonte trabalharia com uma folga maior. No caso 2 ela operaria da mesma forma do que em um computador que vem com esse modelo de fonte de 85W (e que tem necessidade energética maior do que o do exemplo), diminuindo o tempo necessário para a carga da bateria mesmo a plena carga do computador.

 

Ambos os casos são possíveis e perfeitamente funcionais porém o tempo de carga da bateria pode implicar em sua vida útil portanto acredito que a Apple adote o caso 1 como padrão nos seus sistemas para garantir a boa saúde das baterias dos notes em caso de necessidade de substituição da fonte original por uma mais potente.

Concordo com você, Alan!

Amigo, valeu mesmo pela explicação. Consegui entender melhor.  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
Em 30/10/2014 at 23:45, Alan Leitão disse:

Vamos assumir, como estudo de caso, o exemplo de um computador que vem com fonte de 60W e vai usar uma fonte de 85W.

 

A potência da fonte é a capacidade máxima de trabalho dela. Se uma fonte é de 85W isso quer dizer que ela pode fornecer até 85W de potência para trabalho. O computador tem uma necessidade energética que é calculada com todos os componentes em pleno uso.

 

A tensão de energia que é fornecida deve ser sempre constante e não pode variar. Então se ela fornece tensão de 19V (estou assumindo que essa informação está correta para efeitos de cálculo, mas nunca li sobre quanto de tensão os MacBooks necessitam/foram projetados), deve ter essa tensão todo o tempo. Variações de tensão são exatamente o que causa queima de componentes. O que varia é a corrente, medida em amperes, de acordo com a necessidade do sistema. Uma fonte de 60W fornece até 3,15A (a plena carga) e uma fonte de 85W fornece até 4,5A (a plena carga) aproximadamente. A fórmula é: Potência (em Watts - W) é o produto da tensão (em Volts - V) pela corrente (Amperes - A).

 

Não acredito que as fontes sejam projetadas para o limite de consumo do computador porque toda vez que o sistema atingisse a plena carga isso faria a fonte entrar no limite de sua operação, o que não é desejável nunca porque diminuiria sua vida útil assombrosamente.

 

O que vai acontecer se usar uma fonte original de potência maior pode variar de acordo com o projeto, mas são apenas duas vertentes:

 

1- Vai fornecer sempre 19V e fornecer o consumo de corrente necessário para o sistema, que não deveria chegar a 3,15A, agindo como a fonte original e os tempos de carga da bateria seriam iguais aos da fonte original (tempo este que pode variar com o uso do computador - no caso de uso pleno do computador demoraria mais para carregar porque ele estaria consumindo mais corrente (mais amperes), diminuindo a quantidade de amperes enviados para a bateria).

2- Vai fornecer sempre 19V e, caso o computador permita (através do gerenciador de energia dele), fornecer algo próximo de 4,5A de energia, diminuindo o tempo de carga da bateria e nesse caso mesmo em plena carga (o computador precisa de algo próximo de 3,15A) ele carregaria a bateria mais rápido do que a fonte original.

 

No caso 1 a fonte trabalharia com uma folga maior. No caso 2 ela operaria da mesma forma do que em um computador que vem com esse modelo de fonte de 85W (e que tem necessidade energética maior do que o do exemplo), diminuindo o tempo necessário para a carga da bateria mesmo a plena carga do computador.

 

Ambos os casos são possíveis e perfeitamente funcionais porém o tempo de carga da bateria pode implicar em sua vida útil portanto acredito que a Apple adote o caso 1 como padrão nos seus sistemas para garantir a boa saúde das baterias dos notes em caso de necessidade de substituição da fonte original por uma mais potente.

Ótima analise. Na minha situação, uso um Magsafe de 60w conforme escrito no carregador, porém ao terminar de carregar a bateria o Led verde não acende. 

Mesmo resetando o SMC desconectando a bateria e pressionando o botão power, como resetando através dos comandos do teclado com o Magsafe conectado, a Luz verde não pisca nem no reset do SMC.

Fui olhar as informações da alimentação, e para minha surpresa não está fornecendo 60w. Neste caso vou comprar o Magsafe de 85w direto no site da Apple. Se fosse comprar de fora economizaria 125 reais, mais tem o risco de ser taxado. 

Captura de Tela 2019-03-15 às 09.28.40.png

 

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O computador não ira consumir mais energia do que ele foi projetado para consumir, so porque o carregador tem mais potencia... um MacBook Pro de 15 ou 17" consome no maximo 4,5A e um Air, por exemplo , em torno de 3,7... isso sendo usado e carregando a bateria junto... entao, voce pode usar o carregador maior sem medo...

Ja, se voce tentar usar um carregador de 60w num MBP de 15 ou 17", ele tambem funcionara, porem, ele nao consegue fazer a maquina ligar sem a bateria ja estar carregada, pois ele nao consegue gerar os 4,5A necessarios para a maquina e para a bateria ao mesmo tempo.

Eu tenho uma fonte de bancada e ja testei essas possibilidades na pratica... é possivel inclusive jogar 20v que alimenta um Retina 15" num Air 11" que consome 14.85v, pois na ponta do magsafe exige um chip que faz esse controle.

 

Abracos

 

Eduardo

Editado por MacMarket
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MacMarket disse:

O computador não ira consumir mais energia do que ele foi projetado para consumir, so porque o carregador tem mais potencia... um MacBook Pro de 15 ou 17" consome no maximo 4,5A e um Air, por exemplo , em torno de 3,7... isso sendo usado e carregando a bateria junto... entao, voce pode usar o carregador maior sem medo...

Ja, se voce tentar usar um carregador de 60w num MBP de 15 ou 17", ele tambem funcionara, porem, ele nao consegue fazer a maquina ligar sem a bateria ja estar carregada, pois ele nao consegue gerar os 4,5A necessarios para a maquina e para a bateria ao mesmo tempo.

Eu tenho uma fonte de bancada e ja testei essas possibilidades na pratica... é possivel inclusive jogar 20v que alimenta um Retina 15" num Air 11" que consome 14.85v, pois na ponta do magsafe exige um chip que faz esse controle.

 

Abracos

 

Eduardo

Deve ser por isso então que o MacBook está de pé, mesmo o carregador de 60w gerando só 45w funciona. Porque nunca deixei a bateria zerar por completo.

Estou esperando o magsafe de 85w chegar.  Porque não é normal o Magsafe de 60w gerar só 45w. O mesmo está dando pau, porque como falei quando a bateria está 100% o led apaga. E tem situações que apaga com a bateria com status de carregada em 97%. 

Já corri atrás de outro para substituir, vai que o atual causa dano na placa lógica devido esse baixo watts gerado. De vez em quando o adaptador bluetooth sofre apagão e tenho que reiniciar o Mac. No mínimo é relacionado a falha de gerenciamento de energia.

A bateira está com 529 ciclos com status bom, conforme o CoconutBattery. Usando ela faço umas 3:30h. Deixando de repouso por 4 dias de 100% foi para 75%. Sendo assim não está com problemas.

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, webg3brasil disse:

Você pode usar um carregador acima da capacidade exigida do macbook, mas nunca um inferior '-)

Sim. Magsafe de 60w é difícil de encontrar. 

A Apple deve ter diminuído a fabricação desse modelo, visto que o de 85w serve para o MBP 13". 

Só encontrei de 60w original na Amazon ou Best Buy. Como não queria esperar uns 30 dias comprei logo no site da Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...