Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Habilitar o TRIM no SSD no novo OS X Yosemite


GabrielMelo

Posts Recomendados

Obrigado pela Atenção Alan, reinstalei o sistema pelo TIME MACHINE.

Alan, pelo relatório de sistema o meu SSD aparece dessa forma:

Suporte do TRIM:    Não

Vc me indicaria deixar desta forma ou tentar mais uma vez ativa-lo???

 

Dado que o TRIM é um comando importante para manter a performance de escrita ao longo da utilização do SSD, eu recomendo habilitar sim. A única ressalva que faria é que você tem que ter a atenção de desativar ele antes de fazer um reset de PRAM caso seja necessário, habilitando novamente em seguida. Eu adotei a postura de desativar também antes de atualizações do sistema no computador da minha irmã.

 

Não ativar o TRIM te causará uma perda de performance de escrita na unidade ao longo do tempo que a tornará tão lenta quanto um HDD. Em alguns casos talvez até mais lenta.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dado que o TRIM é um comando importante para manter a performance de escrita ao longo da utilização do SSD, eu recomendo habilitar sim. A única ressalva que faria é que você tem que ter a atenção de desativar ele antes de fazer um reset de PRAM caso seja necessário, habilitando novamente em seguida. Eu adotei a postura de desativar também antes de atualizações do sistema no computador da minha irmã.

 

Não ativar o TRIM te causará uma perda de performance de escrita na unidade ao longo do tempo que a tornará tão lenta quanto um HDD. Em alguns casos talvez até mais lenta.

Alan, sou um pouco leigo no assunto, me desculpe pela insistência. Comprei o meu SSD essa semana, fiz a instalação do mesmo olhando os vídeos via YouTube. Estou dando uma lida aqui, acabei de baixar o Trim Enable. Se eu habilitar o trim por lá, preciso fazer mais alguma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alan, sou um pouco leigo no assunto, me desculpe pela insistência. Comprei o meu SSD essa semana, fiz a instalação do mesmo olhando os vídeos via YouTube. Estou dando uma lida aqui, acabei de baixar o Trim Enable. Se eu habilitar o trim por lá, preciso fazer mais alguma coisa?

Diogo, não se preocupe, pergunte à vontade! O fórum é para isso mesmo.

 

O TRIM enabler é um programa pago, custa 10 Obamas, mas para a função de ativar o TRIM e monitorar o sistema você não precisa pagar nada. Basta colocar ele na pasta Aplicativos, executar, ativar o TRIM e deixar ele iniciar com o sistema para que a monitoração funcione. Ele solicitará uma reinicialização e pronto.

 

Se precisar desativar o TRIM basta chamar ele novamente na pasta de aplicativos e desativar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo, não se preocupe, pergunte à vontade! O fórum é para isso mesmo.

 

O TRIM enabler é um programa pago, custa 10 Obamas, mas para a função de ativar o TRIM e monitorar o sistema você não precisa pagar nada. Basta colocar ele na pasta Aplicativos, executar, ativar o TRIM e deixar ele iniciar com o sistema para que a monitoração funcione. Ele solicitará uma reinicialização e pronto.

 

Se precisar desativar o TRIM basta chamar ele novamente na pasta de aplicativos e desativar.

Fiz o procedimento pelo TRIM enabler mesmo, simples, rápido e fácil!!! Alan, Obrigado pela paciência e atenção meu caro. Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o procedimento pelo TRIM enabler mesmo, simples, rápido e fácil!!! Alan, Obrigado pela paciência e atenção meu caro. Abraço!!!

Diogo, só quero chamar a atenção para um cuidado: caso você precise fazer um reset de PRAM por qualquer motivo que seja, desabilite o TRIM antes de volte a habilitar depois. Isso evitará problemas de boot no Yosemite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
meninos, td bem? se alguém puder me ajudar seria lindo! eu sou super leiga com computadores e to com um problema que acho que vcs podem me ajudar. eu tenho um macbook pro 2011 e fiz o upgrade do yosemite, depois disso o meu computador acabou, ta super lento. comprei dois pentes de memoria 4g e estou esperando chegar. acontece que ainda acho que vai ficar lento, so que o lance é que o meu hd ta livre, de 498gb tem 366gb livre. fiquei lendo aqui e acho que esse tal de TRIM que vcs tão falando pode ser a solução, to viajando? segui os passos "menu da maçã, sobre este mac, relatório do sistema, SATA, suporte do TRIM" so que nao tem nada escrito TRIM aqui. tenho varias duvidas:

 

- o yosemite realmente deixa o computador mais lento?

- o trim tem alguma coisa a ver com isso?

- qual é a vantagem e desvantagens desse trim?

- tem como melhorar essa lentidao isso mesmo usando o yosemite?

- nao seria melhor voltar pro maverick?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliana, no seu caso não adianta nada tentar ativar o TRIM porque esse recurso só é usado em unidades de estado sólido (vulgo SSD) e seu computador tem um disco rígido convencional. Um bom upgrade para a sua máquina seria, se a grana permitir, instalar um SSD nessa máquina. Sua vida vai mudar, pode acreditar. Aumentar a RAM só apresentará ganho de performance se você usa muitos programas pesados simultaneamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a melhor opção seria um SSD. E de preferencia uma instalação limpa do yosemite. 

 

Eu tenho um macbook mais antigo que o seu, um 2010. Tá com SSD e 8GB rodando yosemite. Posso dizer que tá voando baixo! Se aumentar a memoria RAM do seu + SSD, vai ter máquina por muito tempo ainda, e com um investimento relativamente baixo se comparar com o preço de um macbook zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu habilitei o trim pelo Chameleon, a tela ficou com o X e cinza, tive que reinstalar o yosemite. Queria testar o trim enabler mas tenho receio que aconteça novamente o travamento. Alguém já teve está experiência e põe me ajudar? Valeu.

O Yosemite mantém "assinaturas" das kexts chave do sistema para evitar que ele inicie com alguma dessas kexts modificadas. Isso aumenta a segurança do sistema porém não permite ativar o TRIM nele. Para fazer isso é preciso desativar esse recurso de verificação das kexts. O TRIM Enabler faz isso automaticamente, mas depois de feito, caso seja necessário fazer um reset de PRAM/NVRAM você terá primeiro que desativar o TRIM, reiniciar o computador, fazer o procedimento de reset da PRAM/NVRAM, novamente reiniciar e ativar o TRIM.

 

O assunto é comentado aqui e no seu caso não seria necessário reinstalar o sistema. Bastaria seguir os procedimentos propostos no site da Cindori (empresa responsável pelo TRIM Enabler).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a melhor forma de habilitar o Trim?! Seguir o passo a passo do site da Cindori ou fazer pelo Chameleon?

 

Instalar o TRIM Enabler (disponível para download no site da Cindori) é a melhor opção. O Chameleon possui problemas sérios de compatibilidade com o Yosemite. O passo-a-passo da Cindori tem por objetivo mostrar como fazer sem usar aplicação nenhuma ou restaurar um sistema que não inicia depois de um reset de NVRAM/PRAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalar o TRIM Enabler (disponível para download no site da Cindori) é a melhor opção. O Chameleon possui problemas sérios de compatibilidade com o Yosemite. O passo-a-passo da Cindori tem por objetivo mostrar como fazer sem usar aplicação nenhuma ou restaurar um sistema que não inicia depois de um reset de NVRAM/PRAM.

 

Alan, acho que você está se precipitando quando diz que o Chameleon possui problemas sério de compatibilidade com o Yosemite. Ambas as ferramentas fazem a mesma coisa e provavelmente apresentam os mesmos problemas, dependendo do hardware utilizado.

 

Existe até um tópico fixo no fórum do Cindori/TRIM Enabler para tratar de problemas com o Yosemite, com mais de 30 páginas!

 

É impossível dizer que uma é melhor que a outra. Só pra deixar claro, não estou defendendo nenhuma delas, estamos aqui apenas expondo nossas experiências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alan, acho que você está se precipitando quando diz que o Chameleon possui problemas sério de compatibilidade com o Yosemite. Ambas as ferramentas fazem a mesma coisa e provavelmente apresentam os mesmos problemas, dependendo do hardware utilizado.

 

Existe até um tópico fixo no fórum do Cindori/TRIM Enabler para tratar de problemas com o Yosemite, com mais de 30 páginas!

 

É impossível dizer que uma é melhor que a outra. Só pra deixar claro, não estou defendendo nenhuma delas, estamos aqui apenas expondo nossas experiências.

joaquimn, você tem razão. Permita-me então corrigir o meu texto.

 

"Na minha experiência pessoal, onde 100% das máquinas com Yosemite que tentei usar o chameleon tiveram problemas de inicialização, a instalação do TRIM Enabler é a melhor opção. O chameleon possui problemas sérios de compatibilidade com o Yosemite reportados aqui no fórum e comigo em 100% das máquinas testadas. O passo-a-passo da Cindori tem por objetivo mostrar como fazer a ativação do TRIM sem usar aplicação nenhuma, usando o terminal, ou restaurar um sistema que não inicia depois de um reset de NVRAM/PRAM."

 

Enfim, devido minha experiência pessoal e relatos no fórum, recomendo fortemente o TRIM Enabler, mas o Chameleon deve cumprir o que promete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

joaquimn, você tem razão. Permita-me então corrigir o meu texto.

 

"Na minha experiência pessoal, onde 100% das máquinas com Yosemite que tentei usar o chameleon tiveram problemas de inicialização, a instalação do TRIM Enabler é a melhor opção. O chameleon possui problemas sérios de compatibilidade com o Yosemite reportados aqui no fórum e comigo em 100% das máquinas testadas. O passo-a-passo da Cindori tem por objetivo mostrar como fazer a ativação do TRIM sem usar aplicação nenhuma, usando o terminal, ou restaurar um sistema que não inicia depois de um reset de NVRAM/PRAM."

 

Enfim, devido minha experiência pessoal e relatos no fórum, recomendo fortemente o TRIM Enabler, mas o Chameleon deve cumprir o que promete.

 

 

Só completando, eu fiz uma pesquisa rápida aqui no fórum sobre as reclamações relacionadas ao Chameleon e não chegam à 5% de todos os problemas enfrentados por usuários do próprio fórum do Trim Enabler. Utilizar como base, as reclamações daqui, comparar e condenar a outra ferramenta por esse motivo, é errado, principalmente quando os parâmetros são reduzidos à preferência de cada um.

 

É errado dizer que o Chameleon é completamente incompatível com o Yosemite (no geral), esse fato é totalmente equivocado e a informação atrapalha mais do que ajuda.

 

É correto dizer que AMBAS as ferramentas têm problemas com o Yosemite. Prova disso está no fórum oficial do Trim Enabler.

 

Mas que bom que chegamos à um consenso. 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Chameleon e o TRIM enabler, pelo menos no meu caso, o TRIM enabler não funcionou. Só consegui ativar o TRIM pelo Chameleon que funcionou sem problemas.

 

Inclusive até já arrisquei resetar a PRAM mais de uma vez, e não deu nenhum erro.

Editado por du_skn
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

O que eu faço? 

Confirmo depois desse punhado de avisos?

 

 

 

 sudo trimforce enable

 

WARNING: Improper use of the sudo command could lead to data loss

or the deletion of important system files. Please double-check your

typing when using sudo. Type "man sudo" for more information.

 

To proceed, enter your password, or type Ctrl-C to abort.

 

Password:

IMPORTANT NOTICE:  This tool force-enables TRIM for all relevant attached

devices, even though such devices may not have been validated for data

integrity while using TRIM.  Use of this tool to enable TRIM may result in

unintended data loss or data corruption.  It should not be used in a commercial

operating environment or with important data. Before using this tool, you

should back up all of your data and regularly back up data while TRIM is

enabled.  This tool is provided on an “as is” basis. APPLE MAKES NO WARRANTIES,

EXPRESS OR IMPLIED, INCLUDING WITHOUT LIMITATION THE IMPLIED WARRANTIES OF

NON-INFRINGEMENT, MERCHANTABILITY AND FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE,

REGARDING THIS TOOL OR ITS USE ALONE OR IN COMBINATION WITH YOUR DEVICES,

SYSTEMS, OR SERVICES. BY USING THIS TOOL TO ENABLE TRIM, YOU AGREE THAT, TO THE

EXTENT PERMITTED BY APPLICABLE LAW, USE OF THE TOOL IS AT YOUR SOLE RISK AND

THAT THE ENTIRE RISK AS TO SATISFACTORY QUALITY, PERFORMANCE, ACCURACY AND

EFFORT IS WITH YOU.

Are you sure you wish to proceed (y/N)? y

Your system will immediately reboot when this is complete.

Is this OK (y/N)? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu faço? 

Confirmo depois desse punhado de avisos?

 

 

 

 sudo trimforce enable

 

WARNING: Improper use of the sudo command could lead to data loss

or the deletion of important system files. Please double-check your

typing when using sudo. Type "man sudo" for more information.

 

To proceed, enter your password, or type Ctrl-C to abort.

 

Password:

IMPORTANT NOTICE:  This tool force-enables TRIM for all relevant attached

devices, even though such devices may not have been validated for data

integrity while using TRIM.  Use of this tool to enable TRIM may result in

unintended data loss or data corruption.  It should not be used in a commercial

operating environment or with important data. Before using this tool, you

should back up all of your data and regularly back up data while TRIM is

enabled.  This tool is provided on an “as is” basis. APPLE MAKES NO WARRANTIES,

EXPRESS OR IMPLIED, INCLUDING WITHOUT LIMITATION THE IMPLIED WARRANTIES OF

NON-INFRINGEMENT, MERCHANTABILITY AND FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE,

REGARDING THIS TOOL OR ITS USE ALONE OR IN COMBINATION WITH YOUR DEVICES,

SYSTEMS, OR SERVICES. BY USING THIS TOOL TO ENABLE TRIM, YOU AGREE THAT, TO THE

EXTENT PERMITTED BY APPLICABLE LAW, USE OF THE TOOL IS AT YOUR SOLE RISK AND

THAT THE ENTIRE RISK AS TO SATISFACTORY QUALITY, PERFORMANCE, ACCURACY AND

EFFORT IS WITH YOU.

Are you sure you wish to proceed (y/N)? y

Your system will immediately reboot when this is complete.

Is this OK (y/N)? 

Esses avisos são para SSDs antigos, que não suportam o TRIM, onde pode haver problemas ao ativar o recurso. Verifique se o seu SSD suporta o TRIM. Caso suporte, pode ativar sem medo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...