Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Downgrade Yosemite para Mavericks, como fazer?


dudu_vhc

Posts Recomendados

Tens certeza de que entrou no Internet Recovery? a primeira tela que apareceu foi uma toda cinza com o ícone do mundo? pediu Apple ID? ontem fiz o teste no meu MBA, voltou para o sistema de fábrica (Lion). Reinstalar o sistema pelo Internet Recovery não pede Apple ID, já pelo recovery HD tem que autenticar.  

Tenho certeza sim. Inclusive após a atualização o Internet Recovery aparece com uma tela toda preta com o mundo em branco. E a partição recovery é 10.9.4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só isso, já entra direto? Não precisa excluir o yosemite? 

Sou muito nova nesse mundo, tenho o maior medo de fazer uma cagada e estragar tudo... ;s 

 

A preocupação é com os teus dados. Se já estão salvos em um HD externo, pode instalar o Mavericks sem grilos.

O Internet Recovery entra em uma tela que é basicamente a mesma do Recovery HD. Eu sempre limpo a partição em que vou instalar o OS X, mas creio que o próprio instalador já zera a partição que tu escolhe pra instalar o OS X. Então seria basicamente iniciar o mac com o option+command+R, clicar em reinstalar o OS X, escolher a partição e esperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A preocupação é com os teus dados. Se já estão salvos em um HD externo, pode instalar o Mavericks sem grilos.

O Internet Recovery entra em uma tela que é basicamente a mesma do Recovery HD. Eu sempre limpo a partição em que vou instalar o OS X, mas creio que o próprio instalador já zera a partição que tu escolhe pra instalar o OS X. Então seria basicamente iniciar o mac com o option+command+R, clicar em reinstalar o OS X, escolher a partição e esperar.

 

obrigada, tentarei fazer isso, volto com o resultado haha >.<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A preocupação é com os teus dados. Se já estão salvos em um HD externo, pode instalar o Mavericks sem grilos.

O Internet Recovery entra em uma tela que é basicamente a mesma do Recovery HD. Eu sempre limpo a partição em que vou instalar o OS X, mas creio que o próprio instalador já zera a partição que tu escolhe pra instalar o OS X. Então seria basicamente iniciar o mac com o option+command+R, clicar em reinstalar o OS X, escolher a partição e esperar.

 

 

Tentei por aqui sem limpar a partição em que está instalada o Yosemite e o sistema não deixa. Diz que já tem uma versão mais nova, e por isso não dá pra instalar o Mavericks. Precis iniciar com command+option+r, apagar a partição, reiniciar de novo pra depois instalar o Mavericks?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, deu certo. Tinha até esquecido como o Mavericks é mais rápido e estável, agora o safari não trava sem motivos e o mission control funciona sem lag. O único problema é que quando eu ligo o mac, aparece um usuário chamado "senha de disco" ao lado do meu usuário normal. É como se fosse uma senha de firmware (não tenho certeza, mas a senha é a mesma) necessária pra acessar o meu usuário administrador. Se clico nele e digito a senha de firmware, ele me leva pra uma outra tela de inicio de sessão igualzinha com apenas o meu usuário. É como se fosse um atalho. 

 

Quero saber como tiro isso, já tirei a senha de firmware, mas não adiantou. Tentei ativar o início de sessão automático mas também não deu certo, porque não consigo desativar o Filevault. Quando tento desativar aparece "Não foi possível decriptografar o volume lógico do Core Storage". Se tento de novo, aparece "An error occurred while reverting the disk (Error: 69863). 

 

Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comportamento estranho. Acho que pode estar relacionado com o FileVault. Uma dúvida: você tinha senha para acessar o Firmware do Mac, correto? Por acaso era a mesma senha do FileVault? Talvez seja o FileVault (que foi atualizado para o Yosemite) que requer a sua senha para acessar o conteúdo com privilégio administrativo e se você usou a mesma senha para o FileVault e o Firmware do Mac explica o motivo de funcionar.

 

Pelo que lembro, uma máquina com FileVault ativado em uma versão do OS X deve ter esse recurso desativado para fazer o downgrade. Caso não seja feito pode ocorrer perda de acesso à unidade ou a impossibilidade de desativar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, deu certo. Tinha até esquecido como o Mavericks é mais rápido e estável, agora o safari não trava sem motivos e o mission control funciona sem lag. O único problema é que quando eu ligo o mac, aparece um usuário chamado "senha de disco" ao lado do meu usuário normal. É como se fosse uma senha de firmware (não tenho certeza, mas a senha é a mesma) necessária pra acessar o meu usuário administrador. Se clico nele e digito a senha de firmware, ele me leva pra uma outra tela de inicio de sessão igualzinha com apenas o meu usuário. É como se fosse um atalho. 

 

Quero saber como tiro isso, já tirei a senha de firmware, mas não adiantou. Tentei ativar o início de sessão automático mas também não deu certo, porque não consigo desativar o Filevault. Quando tento desativar aparece "Não foi possível decriptografar o volume lógico do Core Storage". Se tento de novo, aparece "An error occurred while reverting the disk (Error: 69863). 

 

Alguém pode me ajudar?

 

Somente será possível desativar este no Yosemite. Como a Apple, por padrão, já pede para habilitar o recurso, somente utilizando o Yosemite para desabilitar.

Editado por DanErick
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comportamento estranho. Acho que pode estar relacionado com o FileVault. Uma dúvida: você tinha senha para acessar o Firmware do Mac, correto? Por acaso era a mesma senha do FileVault? Talvez seja o FileVault (que foi atualizado para o Yosemite) que requer a sua senha para acessar o conteúdo com privilégio administrativo e se você usou a mesma senha para o FileVault e o Firmware do Mac explica o motivo de funcionar.

 

Pelo que lembro, uma máquina com FileVault ativado em uma versão do OS X deve ter esse recurso desativado para fazer o downgrade. Caso não seja feito pode ocorrer perda de acesso à unidade ou a impossibilidade de desativar.

 

Tinha senha de firmware sim, mas não me lembro se era a mesma. Talvez seja isso, porque não desativei o FileVault antes de fazer o downgrade. Mas é por causa do Filevault que na tela de login aparece "senha de disco" como outro "usuário"? É isso que impede o login automático (que quero ativar mas não consigo sem desativar o Filevault)

 

Tentei apagar o disco pelo utilitário em modo recovery, mas ele diz que o novo disco criado também será criptografado, aí não adianta nada. Será que agora só voltando pro Yosemite pra desativar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha senha de firmware sim, mas não me lembro se era a mesma. Talvez seja isso, porque não desativei o FileVault antes de fazer o downgrade. Mas é por causa do Filevault que na tela de login aparece "senha de disco" como outro "usuário"? É isso que impede o login automático (que quero ativar mas não consigo sem desativar o Filevault)

 

Tentei apagar o disco pelo utilitário em modo recovery, mas ele diz que o novo disco criado também será criptografado, aí não adianta nada. Será que agora só voltando pro Yosemite pra desativar?

 

Sim. Antes de efetuar qualquer upgrade de OS e estiver habilitado o FileVault, desabilite este, e depois efetue o upgrade. Caso contrario poderá ter N tipos de problema, como este que você relata e que acabei de confirmar por duas vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A criptografia de unidade FileVault não é ativada por padrão e a Apple somente recomenda ativar esse recurso parar quem realmente necessitar dele. Criptografar a unidade de dados do computador somente protege os dados de acesso local não autorizado (como remover a unidade de dados e conectar a outro computador para extração de arquivos), mas em acesso remoto, se a máquina estiver logada -  portanto com a chave de criptografia carregada na memória, não protege os dados.

 

Uma vez o FileVault ativado, a cada upgrade de SO o recurso também é atualizado impedindo a desativação por uma versão inferior. Toda vez que você apaga uma unidade criptografada esta é criptografia é mantida. Para desativar, somente com a versão do OS X que foi utilizada por último no computador. Nunca fiz testes de fazer downgrade com o FileVault ativado para ver o que acontece ou como se comporta, mas pode ser exatamente o que aconteceu com você o sintoma. De qualquer forma, terá que voltar para o Yosemite, desativar o FileVault, reformatar a unidade e reinstalar o Mavericks.

 

Sugiro usar o Internet Recovery para voltar para o Mavericks (considerando que sua máquina veio com ele) e apagar todas as partições da sua unidade que são relacionadas ao OS X. Caso tenha o Boot Camp com o Windows não precisa mexer nele e após a instalação do OS X tudo funciona normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente tive problemas gráficos e, bem, back to the past!

MNo8aqY.jpg

Amanhã verei o resultado e comentarei aqui ;-)

Sobre o FileVault, eu tinha habilitado no Mavericks, migrei para o Yosemite e agora, ao iniciar o processo de restauração do Mavericks a partir do backup do Time Machine armazenado no Time Capsule foi informado que ele foi desabilitado e que quando eu estiver no Mavericks restaurado deverei habilitá-lo novamente. Daí acho que ocorrerá novamente aquele processo de criptografia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A criptografia de unidade FileVault não é ativada por padrão e a Apple somente recomenda ativar esse recurso parar quem realmente necessitar dele. Criptografar a unidade de dados do computador somente protege os dados de acesso local não autorizado (como remover a unidade de dados e conectar a outro computador para extração de arquivos), mas em acesso remoto, se a máquina estiver logada -  portanto com a chave de criptografia carregada na memória, não protege os dados.

 

Uma vez o FileVault ativado, a cada upgrade de SO o recurso também é atualizado impedindo a desativação por uma versão inferior. Toda vez que você apaga uma unidade criptografada esta é criptografia é mantida. Para desativar, somente com a versão do OS X que foi utilizada por último no computador. Nunca fiz testes de fazer downgrade com o FileVault ativado para ver o que acontece ou como se comporta, mas pode ser exatamente o que aconteceu com você o sintoma. De qualquer forma, terá que voltar para o Yosemite, desativar o FileVault, reformatar a unidade e reinstalar o Mavericks.

 

Sugiro usar o Internet Recovery para voltar para o Mavericks (considerando que sua máquina veio com ele) e apagar todas as partições da sua unidade que são relacionadas ao OS X. Caso tenha o Boot Camp com o Windows não precisa mexer nele e após a instalação do OS X tudo funciona normalmente.

 

Reveja o seu aprendizado....

 

Atualmente no Yosemite, a Apple efetuou a habilitação desta flag e é sim habilitado por padrão o FileVault no moment do setup inicial do Yosemite, diferentemente dos demais.....

 

O resto, para o funcionamento, está igual como sempre foi, como você cita.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reveja o seu aprendizado....

 

Atualmente no Yosemite, a Apple efetuou a habilitação desta flag e é sim habilitado por padrão o FileVault no moment do setup inicial do Yosemite, diferentemente dos demais.....

 

O resto, para o funcionamento, está igual como sempre foi, como você cita.....

 

 

Não é habilitado por padrão, o usuário é que precisa configurar, caso queira.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reveja o seu aprendizado....

 

Atualmente no Yosemite, a Apple efetuou a habilitação desta flag e é sim habilitado por padrão o FileVault no moment do setup inicial do Yosemite, diferentemente dos demais.....

 

O resto, para o funcionamento, está igual como sempre foi, como você cita.....

Desculpe mas acho que você precisa rever seu aprendizado.

 

No meu Macbook Pro Retina 15" mid 2014 fiz uma instalação limpa há dois dias e o FileVault veio desativado. Levanto as seguintes perguntas:

 

1- Para fazer a criptografia de unidade FileVault o sistema solicita que seja informado quais usuários tem os direitos de "abrir" a unidade criptografada. Na instalação limpa ou numa máquina ligada pela primeira vez como o recurso viria ativado por padrão se ainda não existem usuários configurados?

2- Na ativação do FileVault o sistema cria uma chave de recuperação de emergência, caso os usuários esqueçam suas senhas e essa chave permite o acesso à unidade criptografada. Como o usuário vai poder anotar essa chave se o disco já está criptografado e a chave é criada antes de criptografar o disco?

3- Como ficaria para um usuário leigo descobrir que determinado software que ele precisa rodar não funciona no FileVault? Ele teria que entrar em contato com a Apple para solicitar ajuda para desativar o FileVault?

 

Sugiro a leitura do artigo sobre o FileVault, aqui mesmo no MacMagazine. Inclusive a parte onde o Renato recomenda ativar o recurso somente depois de algum tempo de uso do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquelas estimadas 2h14min para conclusão registradas na imagem que postei já se transformaram em 12 horas e restam 3,5% para finalizar. A estimativa de tempo agora é de 27 minutos, mas acho melhor multiplicar por 3, rs. Eu tenho aproximadamente 600GB de arquivos.

Novamente sobre o FileVault, acho que é impossível ele iniciar a criptografia dos dados sem autorização do usuário. Além disso há uma senha de descriptografia que deve ser gerada e guardada pelo usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A criptografia de unidade FileVault não é ativada por padrão e a Apple somente recomenda ativar esse recurso parar quem realmente necessitar dele. Criptografar a unidade de dados do computador somente protege os dados de acesso local não autorizado (como remover a unidade de dados e conectar a outro computador para extração de arquivos), mas em acesso remoto, se a máquina estiver logada -  portanto com a chave de criptografia carregada na memória, não protege os dados.

 

Uma vez o FileVault ativado, a cada upgrade de SO o recurso também é atualizado impedindo a desativação por uma versão inferior. Toda vez que você apaga uma unidade criptografada esta é criptografia é mantida. Para desativar, somente com a versão do OS X que foi utilizada por último no computador. Nunca fiz testes de fazer downgrade com o FileVault ativado para ver o que acontece ou como se comporta, mas pode ser exatamente o que aconteceu com você o sintoma. De qualquer forma, terá que voltar para o Yosemite, desativar o FileVault, reformatar a unidade e reinstalar o Mavericks.

 

Sugiro usar o Internet Recovery para voltar para o Mavericks (considerando que sua máquina veio com ele) e apagar todas as partições da sua unidade que são relacionadas ao OS X. Caso tenha o Boot Camp com o Windows não precisa mexer nele e após a instalação do OS X tudo funciona normalmente.

 

Beleza, obrigado! Vou acabar deixando pra fazer isso tudo depois, afinal isso não me atrapalha em nada tirando login automático (que nem é seguro)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Back to the same...  :( Terei que providenciar a troca da placa de vídeo mesmo, mas não sou inocente e acho que a Apple está me forçando a antecipar isso. Bem, a Apple já fez interferências de software no passado, faz interferências remotas nos Mac, desabilitando e reabilitando recursos, então sinto muito aos fans cegos, mas vejo a Apple com muita criticidade e acho que ela quer fazer os proprietários de iMacs MC814 anteciparem a troca do componente.

2LtILtv.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, ao que parece o seu problema está relacionado com uma falha de hardware e não de software. Não é a Apple acessando remotamente sua máquina para ativar ou desativar recursos, mas a sua GPU que está apresentando defeito.

 

Sua máquina é do final de 2011 ou início de 2012, por volta disso. Realmente muito nova para apresentar um problema desse tipo, mas ainda está no limite do AppleCare. Você tem o AppleCare para a sua máquina? Se possuir, basta entrar em contato com o suporte da Apple, encaminhar para a AT especificada e aguardar a troca do componente defeituoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...