Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Instruções da Apple me levaram a apagar o HD interno, que ficou inacessível


cbighetti

Posts Recomendados

Em 13 de outubro de 2014 at 11:01, Adalberto Taylor disse:

Pode formatar/particionar pelo terminal.

 


diskutil list
 
diskutil eraseDisk JHFS+ OSX /dev/disk1

 

Importante, disk1 deve ser o identificador do HDD do teu mac, pode ser necessário substituir pelo disco correto retornado pelo comando diskutil list.

Refiro-me a essa postagem 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 21/03/2017 at 10:25, Adalberto Taylor disse:

@Paula Leão, nunca vi nada parecido com o seu caso. No caso do autor do tópico ele ficou sem partição alguma.

Qual o problema seu Mac está apresentando?

Estou com o mesmo problema dela.. fui formatar o mac e apaguei o hd conforme o guia que o autor seguiu e acabou que não consigo mais instalar o OS. @Adalberto Taylor saberia ajudar?

92A5D0AD-E92E-4705-8F6F-F20B5D2C3E84.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Barreto tudo bem ?
O que houve com o teu Mac para você ter que recorrer ao terminal para apagar seu HD ?
Qual o modelo / ano do seu Mac ?
O seu Mac tem HD / SSD normal ou fusion drive ?
Eu já peguei uns problemas para apagar  discos fusion drive e tive que recorrer ao terminal para excluir as partições manualmente e recria-las e posteriormente o Fusion.
É um processo bem chato de ser feito mas resolve.
Caso precise de ajuda é só chamar.
Abs.
Carlos Cruz
Técnico Certificado Apple (ACMT).
Apple Consult Brasil.
https://www.facebook.com/appleconsultbr/
Tel: 11-98021-3666 (Whatsapp).
Endereço: Av. Fagundes Filho, 486.
Bairro: Vila Monte Alegre (próximo ao metrô são Judas)
Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 10:00 as 19:00 hrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Carlos Eduardo Dos Santos disse:

@Rafael Barreto tudo bem ?
O que houve com o teu Mac para você ter que recorrer ao terminal para apagar seu HD ?
Qual o modelo / ano do seu Mac ?
O seu Mac tem HD / SSD normal ou fusion drive ?
Eu já peguei uns problemas para apagar  discos fusion drive e tive que recorrer ao terminal para excluir as partições manualmente e recria-las e posteriormente o Fusion.
É um processo bem chato de ser feito mas resolve.
Caso precise de ajuda é só chamar.
Abs.
Carlos Cruz
Técnico Certificado Apple (ACMT).
Apple Consult Brasil.
https://www.facebook.com/appleconsultbr/
Tel: 11-98021-3666 (Whatsapp).
Endereço: Av. Fagundes Filho, 486.
Bairro: Vila Monte Alegre (próximo ao metrô são Judas)
Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 10:00 as 19:00 hrs.

Boa tarde @Carlos Eduardo Dos Santos

É um macbook pro mid 2014 com ssd. Na verdade eu só estava tentando formatar pois eu acabei de ganhar esse mac e queria formatar do zero. Fiz o procedimento que achei  e acabou que o Hd na hora de instalar o MacOS esta dando como “bloqueado”.

Estou tentando recorrer as alternativas possiveis..

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Rafael Barreto disse:

Boa tarde @Carlos Eduardo Dos Santos

É um macbook pro mid 2014 com ssd. Na verdade eu só estava tentando formatar pois eu acabei de ganhar esse mac e queria formatar do zero. Fiz o procedimento que achei  e acabou que o Hd na hora de instalar o MacOS esta dando como “bloqueado”.

Estou tentando recorrer as alternativas possiveis..

abç

Entendi, você tentou iniciar o Mac com o Command + R ?
Antes de dar o problema ele estava rodando qual sistema operacional ?
Se estivesse com o high sierra o ideal seria utilizar o utilitário de disco do próprio High Sierra via hd externo.
Pelo fato dele converter o disco para APFS os sistemas anteriores bugam na hora de formatar.
Porém isso pode ser também um problema do seu SSD.
Mas vamos eliminar todas as possibilidades antes de afirmarmos isso !
Abs.
Carlos Cruz
Técnico Certificado Apple (ACMT).
Apple Consult Brasil.
https://www.facebook.com/appleconsultbr/
Tel: 11-98021-3666 (Whatsapp).
Endereço: Av. Fagundes Filho, 486.
Bairro: Vila Monte Alegre (próximo ao metrô são Judas)
Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 10:00 as 19:00 hrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Carlos Eduardo Dos Santos disse:

Entendi, você tentou iniciar o Mac com o Command + R ?
Antes de dar o problema ele estava rodando qual sistema operacional ?
Se estivesse com o high sierra o ideal seria utilizar o utilitário de disco do próprio High Sierra via hd externo.
Pelo fato dele converter o disco para APFS os sistemas anteriores bugam na hora de formatar.
Porém isso pode ser também um problema do seu SSD.
Mas vamos eliminar todas as possibilidades antes de afirmarmos isso !
Abs.
Carlos Cruz
Técnico Certificado Apple (ACMT).
Apple Consult Brasil.
https://www.facebook.com/appleconsultbr/
Tel: 11-98021-3666 (Whatsapp).
Endereço: Av. Fagundes Filho, 486.
Bairro: Vila Monte Alegre (próximo ao metrô são Judas)
Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 10:00 as 19:00 hrs.

Estava com o sierra sim.. Funcionando normalmente, apenas quis formatar para apagar os arquivos antigos, sem backup. Espero que nao tenha danificado nada. Vou tentar usar o hd externo. Obg!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/09/2018 at 13:42, Ramon disse:

Ao fazer o Comando + R e apagar as partições, tanto faz formatar apenas o Macintosh HD ou o APPLE SSD?

Em algum dos casos a partição de recuperação seria apagada?

A recuperação é uma partição como qualquer outra, separada da "Macintosh HD", então, se você formatar o Apple SSD, ambas as partições serão perdidas, porque você estará apagando o disco inteiro. Então seria melhor só formatar o "Macintosh HD" pra não perder a recuperação, apesar de que eu nunca consegui apagar o disco pelo COMMAND+R (no iMac 2011), somente por mídia externa, acho que a recuperação não pode se apagar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Yudi disse:

A recuperação é uma partição como qualquer outra, separada da "Macintosh HD", então, se você formatar o Apple SSD, ambas as partições serão perdidas, porque você estará apagando o disco inteiro. Então seria melhor só formatar o "Macintosh HD" pra não perder a recuperação, apesar de que eu nunca consegui apagar o disco pelo COMMAND+R (no iMac 2011), somente por mídia externa, acho que a recuperação não pode se apagar.

Isso mesmo! Fiz a formação, e ao iniciar o Mac no modo de recuperação (Command + R), apenas a opção Macintosh HD aparece no Utilitário de Disco.

O disco APPLE SSD aparece apenas quando olhamos pelo Utilitário de Disco dentro do macOS (sem estar no modo de recuperação).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/09/2018 at 20:58, Rafael Barreto disse:

Boa tarde @Carlos Eduardo Dos Santos

É um macbook pro mid 2014 com ssd. Na verdade eu só estava tentando formatar pois eu acabei de ganhar esse mac e queria formatar do zero. Fiz o procedimento que achei  e acabou que o Hd na hora de instalar o MacOS esta dando como “bloqueado”.

Estou tentando recorrer as alternativas possiveis..

abç

Cara, desculpa a demora, ando meio afastado do forum ultimamente.

Já resolveu seu problema?

Salvo engano essa mensagem de disco bloqueado costuma aparecer quando o disco está criptografado com o FileVault, nesse caso você precisaria;

a. informar a senha do FileVault para desbloquear ele
b. desativar o FileVault pelas Preferências do Sistema -> Privacidade

Se for o caso, dá um double check nisso.

Em 09/09/2018 at 08:45, Ramon disse:

Isso mesmo! Fiz a formação, e ao iniciar o Mac no modo de recuperação (Command + R), apenas a opção Macintosh HD aparece no Utilitário de Disco.

O disco APPLE SSD aparece apenas quando olhamos pelo Utilitário de Disco dentro do macOS (sem estar no modo de recuperação).

No modo de recuperação ele vem escondido por padrão, mas dá pra exibir pelo menu "Visualizar", ou pressionando Cmd + 2.

 

Em 08/09/2018 at 20:10, Yudi disse:

A recuperação é uma partição como qualquer outra, separada da "Macintosh HD", então, se você formatar o Apple SSD, ambas as partições serão perdidas, porque você estará apagando o disco inteiro. Então seria melhor só formatar o "Macintosh HD" pra não perder a recuperação, apesar de que eu nunca consegui apagar o disco pelo COMMAND+R (no iMac 2011), somente por mídia externa, acho que a recuperação não pode se apagar.

Já fiz isso, e a instalação do macOS recriou as partições. :) Essa partição é criada meio que por padrão, para os casos em que o usuário possa (poderia) substituir o HDD/SSD por um novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal, estou com um problema semelhante.

Adquiri um MacBook Air 2012 usado que rodava a versão OS Lion X. O sistema estava rodando normalmente, contudo, eu preferi realizar os procedimentos de atualização para uma versão mais recente do Sistema Operacional (OS Sierrae a atualização falhou ?

Só estou conseguindo acessar a opção de recuperação via internet por meio dos botões shit+commd+r! E nenhuma das opções de restauração ou reinstalação está funcionando pois o SSD não é listado. Só aparece o disco de recuperação. Já tentei a opção diskutil list  no Terminal mas o SSD não é listado. É possível que o SSD tenha se danificado nesse processo? O que posso fazer?

BE196E2A-BE5F-4074-A50D-2E1ED5690D6F.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 13/10/2014 at 18:37, cbighetti disse:

Oi, pessoal!

 

Segui as instruções do Adalberto e DEU CERTO!!! To escrevendo a partir do iMac agora. Então, Wagner, não tinha backup porque não tinha necessidade, é uma máquina zerada. Claro que, a partir de agora, vou fazer de tudo. Sim, como eu nunca tinha feito um procedimento desses num Mac, provavelmente comi bola e deixei de pôr nome na partição nova. 

 

Agora tá tudo nos eixos outra vez. Agradeço a todos que dedicaram tempo precioso e compartilharam conhecimento para me ajudar.

 

Abraços a todos!

Carlos Bighetti

Cara aconteceu comigo a mesma coisa!!! Preciso de ajuda!!! Acho que se eu fizer o mesmo vai dar certo porque a minha historia é exatamente igual a sua!! Moro no Rio se puder me ajudar envio o meu celular pos nao fico muito conectado. 21999145068 Raldrei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 13/10/2014 at 11:01, Adalberto Taylor disse:

Pode formatar/particionar pelo terminal.

 

diskutil list
 
diskutil eraseDisk JHFS+ OSX /dev/disk1

 

Importante, disk1 deve ser o identificador do HDD do teu mac, pode ser necessário substituir pelo disco correto retornado pelo comando diskutil list.

No meu caso, tentei fazer isso mas aparece
Error: -69888: Couldn't unmount disk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/06/2023 at 20:31, brunotrocoli disse:

No meu caso, tentei fazer isso mas aparece
Error: -69888: Couldn't unmount disk

Esse post é de 2014, provavelmente os comandos não funcionam mais da mesma forma que naquela época. Isso pra não falar que era para um problema beeem específico onde o usuário ficou sem partição no HDD interno dele.

Como não sei exatamente o problema que está enfrentando, fica difícil dar uma orientação. Tenta abrir um tópico descrevendo o problema e o que tentou fazer pra resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Adalberto Taylor disse:

Esse post é de 2014, provavelmente os comandos não funcionam mais da mesma forma que naquela época. Isso pra não falar que era para um problema beeem específico onde o usuário ficou sem partição no HDD interno dele.

Como não sei exatamente o problema que está enfrentando, fica difícil dar uma orientação. Tenta abrir um tópico descrevendo o problema e o que tentou fazer pra resolver.

Boa!

Em 16/06/2023 at 20:31, brunotrocoli disse:

No meu caso, tentei fazer isso mas aparece
Error: -69888: Couldn't unmount disk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 12/10/2014 at 16:08, cbighetti disse:

Boa tarde, pessoal!

 

Passei os últimos dois dias tentando consertar um problema que se transformou em algo pior, graças às instruções da Apple. Comprei há duas semanas um iMac 27 polegadas, 8 GB, 3 TB de HD. Portanto é um computador novo, com menos de 10 horas de uso. Depois que migrei meu MacBook pra ele, ficou tudo tão bagunçado que, depois que eu entendi o que eu tinha feito, achei que seria melhor retornar às configurações de fábrica para começar de novo e fazer do jeito certo, pra ficar uma instalação limpa.

 

Segui as instruções do suporte da Apple à risca. Terminou que o procedimento descrito lá no site deles desinstalou o HD interno (ou o volume dele). Estou num beco sem saída, porque, para reinstalar o sistema operacional o computer precisa achar o HD, que esta conectado, perfeito, mas INVISÍVEL... O Disc Utility mostra o MacIntosh HD, mas não o volume/partição na linha de baixo. Do lado direito da janela só é possível verificar, reparar e olhar a partição. Ele diz que está tudo ok, mas não permite mexer ou editar nada. Fica tudo cinza (desabilitado). Se eu tento reinstalar o OS X, o HD interno NÃO aparece como opção de drive.

 

Por tudo o que eu já tentei, imagino que a solução estaria em um boot com teclas de atalho e/ou alguma sequência de comandos via Single User Mode/ Terminal. Ou ainda instalar o OS X num disco externo, sei lá, e tentar, dessa forma reformatar o HD interno e gerar uma partição/volume novos... Faz sentido pra alguém? Será que é possível?

 

E o suporte telefônico da Apple só funciona amanhã. Já revirei um monte de fóruns e nada... Haja paciência e sangue frio!

ja tentou coloca seu iMac em DFU e usa o "Apple Configurator" ele tem a opção tanto reviver como restaura o Mac. tive problema ao tenta efetua uma insalacao limpa no meu MacBook Pro 1M e a solução foi essa. 

de uma olhada 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Breno varejao pontes disse:

ja tentou coloca seu iMac em DFU e usa o "Apple Configurator" ele tem a opção tanto reviver como restaura o Mac. tive problema ao tenta efetua uma insalacao limpa no meu MacBook Pro 1M e a solução foi essa. 

de uma olhada 

 

Sei não, mas acho que ele já resolveu, ou deu fim na máquina. Esse post é de 2014...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá, estou com o mesmo problema... dei "Erase" na partição pra formatar e ela sumiu. Tentei pelo terminal como orientado aqui, mas mesmo assim tá dando erro, alguém pode me dizer o que estou fazendo errado?

 

-bash-3.2# diskutil list

/dev/disk0 (internal, physical):

   #: TYPE NAME SIZE IDENTIFIER

   0: GUID_partition_scheme *251.0 GB disk0

   1: Apple_APFS_ISC Container disk1 524.3 MB disk0s1

                    (free space) 245.1 GB -

   2: Apple_APFS_Recovery Container disk2 5.4 GB disk0s2

 

/dev/disk3 (disk image):

   #: TYPE NAME SIZE IDENTIFIER

   0: GUID_partition_scheme +1.8 GB disk3

   1: Apple_APFS Container disk4 1.8 GB disk3s1

 

/dev/disk4 (synthesized):

   #: TYPE NAME SIZE IDENTIFIER

   0: APFS Container Scheme - +1.8 GB disk4

                                 Physical Store disk3s1

   1: APFS Volume macOS Base System 1.7 GB disk4s1

 

-bash-3.2# diskutil eraseDisk JHFS+ OSX /dev/disk0

Started erase on disk0

Unmounting disk

The volume on disk0 couldn't be unmounted because it is in use by process 0 (kernel)

Error: -69877: Couldn't open device

-bash-3.2#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Daniel Marto disse:

Olá, estou com o mesmo problema... dei "Erase" na partição pra formatar e ela sumiu. Tentei pelo terminal como orientado aqui, mas mesmo assim tá dando erro, alguém pode me dizer o que estou fazendo errado?

 

-bash-3.2# diskutil list

/dev/disk0 (internal, physical):

   #: TYPE NAME SIZE IDENTIFIER

   0: GUID_partition_scheme *251.0 GB disk0

   1: Apple_APFS_ISC Container disk1 524.3 MB disk0s1

                    (free space) 245.1 GB -

   2: Apple_APFS_Recovery Container disk2 5.4 GB disk0s2

 

/dev/disk3 (disk image):

   #: TYPE NAME SIZE IDENTIFIER

   0: GUID_partition_scheme +1.8 GB disk3

   1: Apple_APFS Container disk4 1.8 GB disk3s1

 

/dev/disk4 (synthesized):

   #: TYPE NAME SIZE IDENTIFIER

   0: APFS Container Scheme - +1.8 GB disk4

                                 Physical Store disk3s1

   1: APFS Volume macOS Base System 1.7 GB disk4s1

 

-bash-3.2# diskutil eraseDisk JHFS+ OSX /dev/disk0

Started erase on disk0

Unmounting disk

The volume on disk0 couldn't be unmounted because it is in use by process 0 (kernel)

Error: -69877: Couldn't open device

-bash-3.2#

O sistema mudou muito de lá pra cá, provavelmente esses comandos já não funcionam mais da mesma forma. Vou inclusive denunciar meu próprio post, já que não posso mais editar,  para que removam essas instruções antigas e evitar que pessoas usem essas instruções nos sistemas atuais.

Em um sistema atual, a sua melhor opção seria:

DURANTE A INSTALAÇÃO DO SISTEMA

1. Abrir o Utilitário de disco
2. Clicar na opção "Visualizar"
3. Selecionar "Mostrar todos os dispositivos"
4. Depois selecione o disco físico (como no print)
5. Então vá em "Apagar", dê o nome que quiser e escolha "APFS" em formato e "Mapa de partição GUID" em esquema
6. Feche o utilitário de disco e siga para a instalação, seu disco deve aparecer lá.

Isso deve te ajudar. 
 image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...