Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

"4G" vs "LTE" no iPhone 6


Posts Recomendados

Olá, pessoal!

 

Tive a oportunidade de ir aos EUA nas últimas semanas e aproveitei para comprar o iPhone 6 \o/

 

Estou adorando o aparelho. Eu tinha um iPhone 4S. A evolução é incrível. 

 

Como faço sempre que vou aos EUA, eu comprei um chip pré-pago T-Mobile logo no primeiro dia. No iPhone 4S, o ícone de conexão da T-Mobile é "4G", o que para a T-Mobile (e acho que para a AT&T também) significa um 3G melhorado (UMTS). Como todos sabem, o iPhone 4S não tem suporte a LTE.

 

Quando troquei para o iPhone 6, o ícone mudou para "LTE" e a velocidade ficou realmente espantosa. Conseguia publicar vídeos no Instagram em menos de um segundo, coisa que não consigo nem em wi-fi aqui no Brasil, por exemplo.

 

Voltei ontem para o Brasil e reparei que o meu sinal aqui em São Paulo (Claro) é marcado como "4G", não "LTE". Não consegui ainda sacar se a velocidade é boa ou não (não quero rodar Speedtest para não matar a franquia de dados).

 

Afinal, estou em LTE ou não? Algum dos colegas aqui conseguem ver o ícone "LTE" no iPhone na Claro? Fiz o teste com amigos que também usam Claro e todos vêem "4G".

 

Valeu! Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, mas talvez tu tenha usado uma rede LTE-A (de "advanced"), que é uma melhora do LTE (ou 4G). Não é uma nova geração de comunicação (o que seria a 5G), mas é como se fosse uma "4.1G".

Vale salientar que o 4G brasileiro teoricamente teria uma alta velocidade de transmissão, já que a frequência de operação (2.5GHz) é uma das mais altas.

Quanto maior a frequência, mas alta pode ser a taxa de transferência de dados, porém o alcance do sinal é menor. Ou seja, para cobrir a área de uma cidade, por exemplo, são necessárias muito mais antenas - o que não é algo muito inteligente em um país pobre.

Isso vai mudar com a nova frequência que foi licitada, de 700MHz. Não estranhe se as operadoras empurrarem com a barriga o 4G até puderem instalar antenas com a nova frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei onde li, faz um tempo, mas pelo que lembro, o LTE é um termo mais "global" que o 4G. Portanto, redes mais rápidas que talvez não sejam consideradas apenas 4G, podem fazer parte do termo LTE. Posso estar falando besteira, mas é como se o mínimo que o LTE alcançasse fosse a velocidade de um 4G normal, mas tem também a opção de alcançar velocidades superiores com tecnologias mais avançadas.


Boa noite Adriano.
Eu sei que não tem nada haver com a sua pergunta, mas gostaria de saber como vc faz com o chip da T-mobile, pois eu vou para os EUA em janeiro e estou super em dúvida quanto a isso.

Obrigado !!!

Amigo, sei que a pergunta não foi pra mim e também nem cheguei nos EUA ainda, mas pelo que andei pesquisando, vou comprar um nano-SIM pré-pago e aderir ao "pay by the day". Onde você bota uma valor X de créditos e cada dia que usar (dependendo do que usar) vai consumindo seus créditos. Pelo que vi, são $3/dia para ter ligações, sms e internet 4G ilimitados. E $2 com internet 2G. A dificuldade pra encontrar esse chip/plano eu não sei, mas vou optar por esse plano quando chegar lá.

 

http://prepaid-phones.t-mobile.com/pay-by-the-day-cell-phone-plans

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei onde li, faz um tempo, mas pelo que lembro, o LTE é um termo mais "global" que o 4G. Portanto, redes mais rápidas que talvez não sejam consideradas apenas 4G, podem fazer parte do termo LTE. Posso estar falando besteira, mas é como se o mínimo que o LTE alcançasse fosse a velocidade de um 4G normal, mas tem também a opção de alcançar velocidades superiores com tecnologias mais avançadas.

Amigo, sei que a pergunta não foi pra mim e também nem cheguei nos EUA ainda, mas pelo que andei pesquisando, vou comprar um nano-SIM pré-pago e aderir ao "pay by the day". Onde você bota uma valor X de créditos e cada dia que usar (dependendo do que usar) vai consumindo seus créditos. Pelo que vi, são $3/dia para ter ligações, sms e internet 4G ilimitados. E $2 com internet 2G. A dificuldade pra encontrar esse chip/plano eu não sei, mas vou optar por esse plano quando chegar lá.

 

http://prepaid-phones.t-mobile.com/pay-by-the-day-cell-phone-plans

Ah valeeu !!! 

Eu também estava de olho nessa plano. 

Espero que tenha um bom custo beneficio e que não seja impossível de se encontrar.

 

Obrigado !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, mas talvez tu tenha usado uma rede LTE-A (de "advanced"), que é uma melhora do LTE (ou 4G). Não é uma nova geração de comunicação (o que seria a 5G), mas é como se fosse uma "4.1G".

Vale salientar que o 4G brasileiro teoricamente teria uma alta velocidade de transmissão, já que a frequência de operação (2.5GHz) é uma das mais altas.

Quanto maior a frequência, mas alta pode ser a taxa de transferência de dados, porém o alcance do sinal é menor. Ou seja, para cobrir a área de uma cidade, por exemplo, são necessárias muito mais antenas - o que não é algo muito inteligente em um país pobre.

Isso vai mudar com a nova frequência que foi licitada, de 700MHz. Não estranhe se as operadoras empurrarem com a barriga o 4G até puderem instalar antenas com a nova frequência.

Diego,

Alta velocidade de transmissão não tem correlação com a freqüência. o 4G no Brasil está bem rápido porque poucos o utilizam.

Não sei, mas talvez tu tenha usado uma rede LTE-A (de "advanced"), que é uma melhora do LTE (ou 4G). Não é uma nova geração de comunicação (o que seria a 5G), mas é como se fosse uma "4.1G".

Vale salientar que o 4G brasileiro teoricamente teria uma alta velocidade de transmissão, já que a frequência de operação (2.5GHz) é uma das mais altas.

Quanto maior a frequência, mas alta pode ser a taxa de transferência de dados, porém o alcance do sinal é menor. Ou seja, para cobrir a área de uma cidade, por exemplo, são necessárias muito mais antenas - o que não é algo muito inteligente em um país pobre.

Isso vai mudar com a nova frequência que foi licitada, de 700MHz. Não estranhe se as operadoras empurrarem com a barriga o 4G até puderem instalar antenas com a nova frequência.

Diego,

Alta velocidade de transmissão não tem correlação com a freqüência. o 4G no Brasil está bem rápido porque poucos o utilizam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal!

 

Tive a oportunidade de ir aos EUA nas últimas semanas e aproveitei para comprar o iPhone 6 \o/

 

Estou adorando o aparelho. Eu tinha um iPhone 4S. A evolução é incrível. 

 

Como faço sempre que vou aos EUA, eu comprei um chip pré-pago T-Mobile logo no primeiro dia. No iPhone 4S, o ícone de conexão da T-Mobile é "4G", o que para a T-Mobile (e acho que para a AT&T também) significa um 3G melhorado (UMTS). Como todos sabem, o iPhone 4S não tem suporte a LTE.

 

Quando troquei para o iPhone 6, o ícone mudou para "LTE" e a velocidade ficou realmente espantosa. Conseguia publicar vídeos no Instagram em menos de um segundo, coisa que não consigo nem em wi-fi aqui no Brasil, por exemplo.

 

Voltei ontem para o Brasil e reparei que o meu sinal aqui em São Paulo (Claro) é marcado como "4G", não "LTE". Não consegui ainda sacar se a velocidade é boa ou não (não quero rodar Speedtest para não matar a franquia de dados).

 

Afinal, estou em LTE ou não? Algum dos colegas aqui conseguem ver o ícone "LTE" no iPhone na Claro? Fiz o teste com amigos que também usam Claro e todos vêem "4G".

 

Valeu! Abraços!

4G = LTE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi, são $3/dia para ter ligações, sms e internet 4G ilimitados. E $2 com internet 2G. A dificuldade pra encontrar esse chip/plano eu não sei, mas vou optar por esse plano quando chegar lá.

 

http://prepaid-phones.t-mobile.com/pay-by-the-day-cell-phone-plans

 

A franquia de internet 4G deste plano é de 200 mega por dia. Depois que ela é esgotada você passa para 3G e aí sim fica ilimitado. A ultima vez que usei a T-Mobile em NYC o 4G oscilava entre 12 a 16 mega e o 3G em média ficava em 5. Isto é apenas um relato da minha última experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, gente, pelas observações. O foco da pergunta é porque a Apple criou um status bar icon "4G" e outro status bar icon "LTE". São coisas diferentes? Enfim, tenho percebido que minha conexão "4G" aqui no Brasil está bem rápida, mas não tão absurdamente rápida como era a "LTE" lá nos EUA. Mas pode ser simplesmente porque a internet lá, em geral, é melhor, sem ligação com o ícone etc.

 

Boa noite Adriano.
Eu sei que não tem nada haver com a sua pergunta, mas gostaria de saber como vc faz com o chip da T-mobile, pois eu vou para os EUA em janeiro e estou super em dúvida quanto a isso.

Obrigado !!!

 

Opa, beleza? Roaming internacional de celular (voz/dados) é um absurdo. Uma vez fui obrigado a fazer isso em Buenos Aires e me arrependi amargamente: qualidade de internet horripilante, limites diários minúsculos e uma fatura salgadíssima no final do mês.

 

Então, quando vou aos EUA, uma das primeiras coisas que eu faço é ir a uma loja da T-Mobile (em NY tem uma T-Mobile quase toda quadra, tipo Starbucks e farmácia Duane Reade) e comprar um chip pré-pago. É exatamente como o @Heit0r comentou: mais ou menos 3 dólares por dia, dados e voz ilimitados, velocidade 4G/LTE até 200 MB/dia. Não parece tão barato, mas é inifinitamente mais em conta que qualquer plano de roaming de qualquer operadora brasileira.

 

Basta pedir pra atendente um "pre-paid SIM", dizer quantos dias você vai ficar nos EUA e pronto. Em 5 minutos você tem uma linha americana com internet funcionando no seu celular. Dica: sempre estique sua estadia em um ou dois dias quando você for responder o atendente, porque ele SEMPRE calcula errado e SEMPRE os créditos acabam no penúltimo dia. Se isso acontecer, você pode ir a qualquer loja e fazer um "refill" facinho, mas a recarga mínima é de 10 dólares e você acaba desperdiçando dinheiro.

 

O pessoal costuma reclamar da T-Mobile, dizem que é a TIM americana etc, mas pelo menos nas minhas experiências em NY eu não tinha do que reclamar. O 3G é bem melhor que o brasileiro e o 4G/LTE é MUITO rápido. O sinal costuma sumir em algumas áreas, porém, e é certeza que em lugares subterrâneos/fechados você vai ficar sem celular (por exemplo, no subsolo do Rockfeller Center).

 

Criei o hábito de ir à T-Mobile porque, há algum tempo, nos EUA só ela operava em frequências compatíveis com os aparelhos vendidos no Brasil. Hoje em dia os celulares suportam mais frequências e você pode usar chip AT&T no seu aparelho brasileiro sem nenhum problema. Acho até que, dependendo do celular, você pode comprar chip até na Verizon ou na Sprint, que são operadoras CDMA. Mas não tenho certeza e, por isso, não recomendo. Pelo menos em NY, vai de T-Mobile que é garantido :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o 3G começou era 1 mega depois veio o 3G plus mais veloz o mesmo com o 4G que atinge velocidade rápida porém o LTE seria um avanço da própria tecnologia no Brasil a claro e tim tão liberando o sinal 4g ao máximo que podem mais já noto uma queda brusca e antes não reduziam velocidade da franquia 4G mais acabou a copa acabou a festa kk

Editado por fabio.laurindo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu 4g da claro quando apenas com 1 ponto de sinal bate 22mb para download e 18mb para upload.

Já consegui alcançar 67mb de download e 48mb para upload.

 

Morei fora e sinceramente, o máximo que vi foi 42mb para download e não me lembro de upload, mas, não passava dos 20mb.

 

Lembrando que LTE e 4G são a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor o 4G da Orange aqui em Paris bate 12 megas porém libera 90% da velocidade ou seja no real tráfego umas 6 vezes melhor que a claro do Brasil. No Brasil tenho plano claro no real é liberado apenas 20% da velocidade o LTE da Orange da velocidade de 50 megas e consigo no iPad Air baixar 1gb em 6 segundos

Editado por fabio.laurindo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que as operadoras americanas optaram por considerar as evoluções do 3G como sendo 4G, por exemplo, a AT&T considera o HSPA+ como sendo 4G, mas do ponto de vista técnico não é, trata-se apenas de uma evolução do HSPA.

 

Então, quando estiver nos EUA e o celular indicar "4G" significa que você estará utilizando uma rede 3G "melhorzinha". E quando indicar LTE significará que de fato você está em uma rede de 4ª geração.

 

No caso da Claro em SP penso que seja a mesma coisa, faça o teste de velocidade. A tecnologia HSPA+ permite no máximo quarenta e poucos Mb/s de download, mais que isso só no LTE.

 

http://www.att.com/esupport/article.jsp?sid=KB115951&cv=820

Editado por Odigooogle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que as operadoras americanas optaram por considerar as evoluções do 3G como sendo 4G, por exemplo, a AT&T considera o HSPA+ como sendo 4G, mas do ponto de vista técnico não é, trata-se apenas de uma evolução do HSPA.

 

Então, quando estiver nos EUA e o celular indicar "4G" significa que você estará utilizando uma rede 3G "melhorzinha". E quando indicar LTE significará que de fato você está em uma rede de 4ª geração.

 

No caso da Claro em SP penso que seja a mesma coisa, faça o teste de velocidade. A tecnologia HSPA+ permite no máximo quarenta e poucos Mb/s de download, mais que isso só no LTE.

 

http://www.att.com/esupport/article.jsp?sid=KB115951&cv=820

 

Sim, você está correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que as operadoras americanas optaram por considerar as evoluções do 3G como sendo 4G, por exemplo, a AT&T considera o HSPA+ como sendo 4G, mas do ponto de vista técnico não é, trata-se apenas de uma evolução do HSPA.

 

Então, quando estiver nos EUA e o celular indicar "4G" significa que você estará utilizando uma rede 3G "melhorzinha". E quando indicar LTE significará que de fato você está em uma rede de 4ª geração.

 

No caso da Claro em SP penso que seja a mesma coisa, faça o teste de velocidade. A tecnologia HSPA+ permite no máximo quarenta e poucos Mb/s de download, mais que isso só no LTE.

 

http://www.att.com/esupport/article.jsp?sid=KB115951&cv=820

 

Valeu pela resposta!

 

Quando chegar perto do final da franquia eu mando ver um Speedtest e coloco os resultados aqui :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só você ir até a loja e pedir um pre-paid chip para o seu iPhone 6. Não tem mistério. A T-Mobile tem um plano que você paga 70$ e pode ligar para vários países de forma ilimitada. Além da franquia 4G-LTE ilimitada!

Boa noite Adriano.

Eu sei que não tem nada haver com a sua pergunta, mas gostaria de saber como vc faz com o chip da T-mobile, pois eu vou para os EUA em janeiro e estou super em dúvida quanto a isso.

Obrigado !!!

Cara, o consumo de dados em teste é irrisório.

Esse speed test consome aproximadamente quantos MB...?

Editado por Ralph Casoli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...