Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbooks 2015: melhora na performance gráfica em todos os modelos!


Sichieri

Posts Recomendados

Fala ai pessoal! Tudo blz?

Hoje, como de costume, estava checando as novidades em alguns blogs de tecnologia e encontrei isso: http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/23318/rumor-intel-ira-lancar-17-cpus-broadwell-u-para-ultrafinos-na-ces-2015.html

 

Resumindo, a Intel afirmou que anunciará a quinta geração de processadores da CES 2015, logo em janeiro, e vai começar com a família "U", os tão famigerados Ultra Low Voltage...

Eu como usuário diário de um "U" séries posso dizer que não sinto falta de um processador melhor, pelo contrário, a limitação da minha máquina está no tamanho do meu SSD (até comprei um Pen Drive USB 3.0 de 64Gb pra deixar ligado nele 100% do tempo) e na quantidade de RAM, se bem que até nisso ele me atende bem.

 

Indo para o lado das novidades que importam, a tabela do link que citei acima deixa bem claro que teremos modelos de i3, i5 e i7 com a arquitetura "Iris" nos núcleos gráficos, a mesma dos processadores com TDP de 28W utilizados nos atuais Macbooks Pro Retina 13.3", porém o TDP será de 15W. Com o refino da litografia, agora de 14 nm, a dissipação térmica exigia pode ser mantida mesmo com o aumento do clock, então temos modelos "U" rodando com clock base de 3.1 GHz (!), chegando a 3.4GHz no Turbo Boost, no i7 top dessa linha.

 

Falando sobre os núcleos gráficos, eles aumentaram, o modelo 6100 agora tem 48 EUs, assim como a Iris Pro do Macbook 15" atual de entrada. Claro que as frequências são menores e a arquitetura Iris não dispõe de eDRAM, e é isso que faz a diferença, esse "cache" de 128MB é o que o processador usa como "memória de vídeo"(...)

A que ponto quer chegar? Bom, atualmente os Macbooks Air usam processadores com dissipação térmica de 15W, ou seja, todo o design do sistema de refrigeração atual ainda está valendo para esses lançamentos, logo, muito provavelmente teremos TODOS os Macbooks com gráficos melhores, bem melhores! Imagino que tenhamos Intel HD 6100, ou Iris, desde o Macbook Air 11.6". Para os jogadores causais (meu caso) isso é bom de mais, pois não precisarei de um Macbook de 6000 reais pra começar a pensar em jogar um Tomb Raider ou Batman com qualidade mediana... Aqui em 1366x768 só no Low pra rodar acima dos 30 fps.

 

Outro pronto que acaba sendo muito positivo se pararem pra analisar é a "baixa" resolução das telas dos Airs, 1366x768 pixels (11.6") e 1440x900 (13.3") ta bem longe dos valores encontrados no Retina, e isso faz muita diferença no processamento gráfico, o que pode tonar ai pro meu caso, um Air de 13.3" o notebook ideal.

 

Se levarmos em consideração que, atualmente, os Airs já usam os melhores "U" séries, com a HD 5000, não é de se estranhar que as HD 6100 apareçam na próxima geração. Ou seja, GUARDEM A GRANA!

 

falou <o.

xD

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende da sua necessidade, mas que os Broadwell serão um salto tecnológico isso é inegável.

Fique tranquilo, se teu Air te atende agora ele também te atenderá por alguns anos, mas não será o que há de melhor. Pensando bem, sempre haverá coisas novas por ai, o esquema é focar na tua necessidade.

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, valeu a pena, vc pagou muito barato

Obrigado Guguebibi. Me falaram o mesmo. Por isso acabei comprando, caso contrário teria esperado mais. Acha que na hora da revenda talvez daqui 1 ou 2 anos vou conseguir um preço quase identico ao que paguei?

Com relação aos novos processadores. O que isso pode influenciar DIRETAMENTE no mac? Tirando algum possível ganho de velocidade?

Talvez uma bateria consideravelmente mais duradoura?

Editado por yanferreirame
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Guguebibi. Me falaram o mesmo. Por isso acabei comprando, caso contrário teria esperado mais. Acha que na hora da revenda talvez daqui 1 ou 2 anos vou conseguir um preço quase identico ao que paguei?

Com relação aos novos processadores. O que isso pode influenciar DIRETAMENTE no mac? Tirando algum possível ganho de velocidade?

Talvez uma bateria consideravelmente mais duradoura?

 Eu tenho um pro retina de 2012, paguei 5000 no Estados Unidos e no brasil ele estava custando 10000, eu espero conseguir pegar uns 3500 nele no ano que vem depois de 3 anos. Acho que pelo menos 2250 vc consegue da qui a uns 2 anos.

 Os processadores influenciam diretamente na performance e também influenciam bastante na duração da bateria, mas as baterias dos MacBooks air ja duram 12 horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sonho de consumos.....Macbook pro 13 retina com placa nVidia GTX970m

Apple...realiza meu sonho! auuaahuahuahaua

É mais fácil o Jobs sair da cova dizendo "Glu Glu ieiééé" do que isso acontecer cara - auhahuahu

 

Uma placa dessa ai, que nem existe (e sei que tu extrapolou pra mostrar mesmo o exagero na frase), eu não digo, mas poxa vida, uma 840M LE daria pra por com ctz, mas esse putos não farão isso não. Agora é torcer pro ganho de desempenho ser significativo. Eu imagino que sim, como citei la na primeira postagem, mas ta longe da Intel conseguir um gráfico integrado que chegue perto de uma nVidia em games, pelos menos não em processadores dual-core com TDP de 15W :S

 

falou <o.

xD

Editado por Sichieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais fácil o Jobs sair da cova dizendo "Glu Glu ieiééé" do que isso acontecer cara - auhahuahu

 

Uma placa dessa ai, que nem existe (e sei que tu extrapolou pra mostrar mesmo o exagero na frase), eu não digo, mas poxa vida, uma 840M LE daria pra por com ctz, mas esse putos não farão isso não. Agora é torcer pro ganho de desempenho ser significativo. Eu imagino que sim, como citei la na primeira postagem, mas ta longe da Intel conseguir um gráfico integrado que chegue perto de uma nVidia em games, pelos menos não em processadores dual-core com TDP de 15W :S

 

falou <o.

xD

 

Escrevi besteira. A GTX 970M foi lançada aparentemente a menos de uma semana. Foi mals, fazia algum tempo que não dava uma fuçada por ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fico intrigado com a Apple do porque ela usar ATI em alguns modelos como iMac e Nvidia em macbook's

Boa pergunta. Eu acho que o motivo dela usar placas diferentes é pelo preço delas. a nvidia deve produzir algumas que se equivalem com as da ATI mais baratas e vice-versa. Particularmente acho nvidia maior custo beneficio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei em criar um tópico próprio, mas acho que esse tópico também tem um intuito parecido, então preferi escrever aqui mesmo.

 

Andei pesquisando sobre o Skylake, que é uma versão superior do Broadwell, ambos tem expectativas de serem lançados no ano de 2015, sendo um no início (broadwell) e o outro no final (Skylake), para que o atrasado de 2014 seja corrigido.

 

Um fato que é um tanto quanto triste é que continuaremos com processadores dualcores em 2015 tanto pelo Broadwell quanto no Skylake (que é uma arquitetura totalmente nova, o que dava esperanças aos consumidores de haver quadcores em notebooks de 13''). Sinceramente, não acreditava que teria dualcores com o skylake, para mim é um tiro no pé continuar com isso.

 

Na parte gráfica do Skylake teremos um salto que não dá para definir ainda, mas parece ser interessante. A versão de notebooks de 15'' para cima terá 128 MB L4 eDRAM; já a versão de 13" terá 64MB L4 eDRAM (algo que não existe nos modelos do haswell).

 

Outro ponto será o suporte à memória DDR4 nos modelos de 15" e DDR3 nos de 13". Outro tiro no pé, na minha opinião.

 

Há algumas variantes dos modelos apresentados até agora, mas devemos destacar duas variantes:
- SKL-U-2 - 2 Cores - Gráficos GT3e - Ram LPDDR3 1600 MHz - eDRAM de 64 MB - TDP de 28W

- SKL-H-2 - 4 Cores - Gráficos GT4e - Ram DDR4 2133 MHz - eDRAM de 128 MB - TDP de 45W

 

Essas duas variantes são os dois únicos modelos que batem com o TDP atual dos Macbooks, por isso vale destacar eles dos demais, além do fato deles serem os mais potentes das suas variantes, seja por parte gráfica, seja por suporte de outras tecnologias, o que me faz crer que serão esses os adotados pela própria Apple.

 

Com isso podemos afirmar que haverá um salto ainda maior de performance entre os modelos de 15" e os de 13", além do fato dos modelos de 13" ainda continuarem apenas dualcores e continuarem com o suporte da DDR3.

 

Esse processador que será implementado no modelo de 13" é um tanto quanto triste para as pessoas, que assim como eu, queriam um pode de fogo maior no modelo de 13".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...