Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Saída mini-dvi não funciona em macbook


Posts Recomendados

Prezados usuários do forum:

Já estou nas raias do desespero...Possuo um macbook adquirido em setembro/2008 (BRASIL), com a seguinte configuração:

Versão do Sistema: Mac OS X 10.5.6 (9G55)

Versão de Kernel: Darwin 9.6.0

Nome do Modelo: MacBook

Identificador do Modelo: MacBook4,1

Nome do Processador: Intel Core 2 Duo

Velocidade do Processador: 2.4 GHz

Número de Processadores: 1

Número Total de Núcleos: 2

Cache de L2: 3 MB

Memória: 2 GB

Velocidade do Bus: 800 MHz

Versão da ROM de Inicialização: MB41.00C1.B00

Versão SMC: 1.31f0

Número de Série: WQ8279630P1

Intel GMA X3100:

Modelo do Grupo de Circuitos Integrados: GMA X3100

Tipo: Monitor

Barramento: Integrado

VRAM (Total): 144 MB

Fornecedor: Intel (0x8086)

ID do Dispositivo: 0x2a02

ID da Revisão: 0x0003

Monitores:

LCD Colorido:

Resolução: 1280 x 800

Profundidade: Cor de 32 bits

Core Image: Software

Monitor Principal: Sim

Espelho: Desligado

On-line: Sim

Quartz Extreme: Não Compatível

Integrado: Sim

Conector do Monitor:

Estado: Nenhum monitor conectado

Inicialmente a saída mini-dvi funcionava perfeitamente, de modo que estava utilizando meu macbook para ministrar minhas aulas na faculdade, plugando ele em vários tipos de projetores diferentes, sem nunca (nunca mesmo) ter tido qualquer tipo de probleama. Bem, vieram as merecidas férias, tudo de bom, e a volta delas. Logo no primeiro dia de retorno ás aulas, a supresa:

Quando conecto o macbook a qualquer monitor ou projetor a tela começa a piscar e nada de aparecer imagen no monitor primário e no secundário.

Para resolver o problema recorri aos seguintes expedientes:

Não funcionou reiniciar o micro

Não funcionou trocar de cabos (tanto o adaptar como o vga); Testei o adaptador em outro macbook e tudo funcionou perfeitamente;

Não funcionou resetar a NVRAM PRAM

Não funcionou voltar o sistema para uma data onde sabidamente tudo funcionava perfeitamente. Quando falo em voltar o sistema me refiro a zerar tudo e recuperar a instalação toda em uma data específica do Time Capsule.

Não funcionou reinstalar o sistema a partir dos DVDs originais. Um detalhe importante é que quando realizo o boot pelo DVD a saída de vídeo para o segundo monitor funciona perfeitamente... porém quando finalizada a instalação o problema torna a se repetir exatamente igual;

Não funcionou apagar o hd no sistema de 7 passos e reinstalar o sistema a partir de um backup

Não funcionou verificar se havia alguma atualização pendente, fiz todas;

Não funcionou fechar a tampa e obter apenas imagen no segundo monitor. Quando faço isso aparece uma tela azul no monitor secundário e nada mais além disto.

Não funcionou desligar desplugar todos os cabos, retirar a bateria e deixar de repouso umas 10 horas;

Não funcionou testar outros monitores e projetores

Rodei o apple hardware teste por quase uma hora e ele não apontou nada, diz que está tudo ok;

Instalei o windows através do bootcamp e para minha supresa a saída de vídeo funcionou perfeitamente sem nenhum problema. Dando o boot na máquina e escolhendo o Mac OS X volta o problema. Um detalhe importante é que nesta ocasião o Mac OS X instalado na máquina foi instalado pelos dvds e não um backup do TC (pois suspeitava fosse alguma das minhas configurações a fonte do problema).

Até a fatidica data da volta as aulas e da necessidade de plugar o macbook em um projetor não havia notado qualque sintoma diferente nele que fosse um indicativo de algum problema.

Gostaria que alguém pudesse me ajudar a resolver este problema.

Atenciosamente

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Será problema de hardware ???

Novas informações amigos:

- Quando realizo "archive e install" com o dvd de instalação inserido no drive a saída de vídeo funciona (já relatado acima) porém quando o sistema reinicia não mais.

- Numa das novas tentativas de reinstalação do sistema percebi que com o dvd de instalação no drive o mesmo problema também começou a acorrer. Reiniciei o micro resetei a NVRAM PRAM e a saída voltou a funcionar.

- Após a instalação novamente o problema retornou (como se tivesse ido embora...), então tive a idéia de reinciar a máquina com o plugue do monitor conectado. Resultado: a mesma coisa. Reiniciei e resetei a NVRAM PRAM novamente com o monitor plugado e incrível que pareça funcionou.

- Funcionou muito bem...mas a alegria durou pouco, após testas resoluções do monitor tudo parecia bem, retirei o cabo do monitor externo e a supresa: o macbook continuava a detectar o monitor desconectado. Ok, achei que não era nada, reiniciei o danado, e nada mais funcionou, nem resetando a NVRAM PRAM com cabo, sem cabo...Aparentemente a saída só funciona na primeira inicialização após a intalação do sistema. Anteriormente estava desconfiado que poderia ser a versão do sistema, que a 10.5.6 pudesse ser a fonte dos problemas mas com a 10.5.2 continua assim.

Minha criatividade e a fé acerca do fato que o problema poderia ser apenas software já está acabando, caso alguém (de cabeça mais fria que a minha) tenha alguma idéia, por favor vamos contribuir.

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Não resolvi...Após ter tentado de tudo cheguei a conclusão que era um problema físico mesmo. Descobri que em resoluções baixas (800x600 ou 640x480) a saída mini dvi funcionava. O mais curioso é que quando plugo o macbook white em um monitor ou projetor com uma resolução nativa superior a mencionada ele não funciona. Mas após atualiazar o firmware percebi o computador não hibernava mais (já tinha até me conformado com o problema da saída), acabei voltando para um backup antigo do time machine. No final das contas, o mac continua na mesma. Comprei um unibody para continuar trabalhando, pois uso ele para ministrar aulas, e como o problema apresentado no macbook white é um vicio oculto, estou com uma ação ajuizada no procon contra o pessoal do submarino. Poderia ter mandado para a assistencia, mas seria por conta e risco meu, aliás, até conversei com o pessoal da autorizada, e pelos sintomas é problema físico mesmo. Espero ter ajudado.

Editado por Markendorf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Não resolvi...Após ter tentado de tudo cheguei a conclusão que era um problema físico mesmo. Descobri que em resoluções baixas (800x600 ou 640x480) a saída mini dvi funcionava. O mais curioso é que quando plugo o macbook white em um monitor ou projetor com uma resolução nativa superior a mencionada ele não funciona. Mas após atualiazar o firmware percebi o computador não hibernava mais (já tinha até me conformado com o problema da saída), acabei voltando para um backup antigo do time machine. No final das contas, o mac continua na mesma. Comprei um unibody para continuar trabalhando, pois uso ele para ministrar aulas, e como o problema apresentado no macbook white é um vicio oculto, estou com uma ação ajuizada no procon contra o pessoal do submarino. Poderia ter mandado para a assistencia, mas seria por conta e risco meu, aliás, até conversei com o pessoal da autorizada, e pelos sintomas é problema físico mesmo. Espero ter ajudado.

Rapaz, você tentou coisa demais, haha. Estava com o mesmo problema e acabei de descobrir como resolver (pelo menos deu certo comigo). Siga o passo-a-passo:

1) Conecte o mini-dvi no Macbook, e este no s-vídeo (que é só assim que aparece a janela que você precisa).

2) Vá em "preferências do sistema" e depois em "Monitores".

3) Quando o mini-dvi está conectado, aparece uma nova janela chamada "Arranjo". Clique nela e, após, no campo "Espelhar Monitores".

Pronto! Problema resolvido! Espero que dê certo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é amigo...só esqueci de citar que esta operação também já havia realizado. Fim da história: após 14 meses da solicitação da substituição do computador, o submarino terá de me ressarcir do valor pago corrigido, acrescido de mil reais de danos morais. Atualmente estou usando um macbook unibody, vou comprar o pró e deixar este aqui para esposa.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.8k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...