Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso ter cuidados especiais com a bateria do meu iPhone?


Endy

Posts Recomendados

Olá pessoal, tudo bem?

 

Desde que eu comprei o meu primeiro iPhone, lá em 2009, eu percebo que muita gente ainda tem várias dúvidas acerca da bateria do iPhone. Parece que esse é um assunto recheado de mitos e suposições, e que pouca gente sabe realmente o que é verdade.

 

Recentemente eu me deparei com uma página de internet que falava sobre os erros mais cometidos pelos usuários de iPhones com os seus aparelhos. Eu fiquei realmente surpreso com a quantidade de mitos e bobagens em uma página que tem o intuito de informar, e de como essas informações incorretas se alastram com facilidade.

 

Com o intuito de ajudar a desmistificar o assunto e a tentar informar os usuários com informações embasadas, eu criei este tópico. Esclareço desde já que eu não sou um especialista em eletrônica e que eu não quero mostrar que sei mais do que ninguém. Eu participo da comunidade do MacMagazine já faz um tempo, e recebo ajuda sempre que preciso, e de vez em quando eu tento retribuir essa ajuda da melhor forma que posso. Todas as informações escritas aqui são baseadas nos meus 5 anos de uso de vários modelos de iPhone e em artigos de suporte disponibilizados pela própria Apple. Aqui eu estou expressando a minha opinião, e ninguém é obrigado a concordar comigo.

 

Vamos lá:

 

- Devo usar somente os cabos e carregadores da Apple? Posso usar de outras marcas?

Todos sabemos que os cabos e carregadores originais da Apple possuem um preço relativamente salgado. Eu particularmente, gosto de ter cabos em casa, no trabalho, no carro e etc. E com a necessidade de adquirir vários cabos, acabamos esbarrando nos preços poucos convidativos da Apple. Porém, pagamos um preço elevado por eles mas temos a certeza de que eles jamais irão danificar os nossos aparelhos. Existem outras marcas já conhecidas e bastante utilizadas, que fabricam cabos e carregadores com excelente qualidade e preços mais convidativos, além de oferecerem uma variedade maior do que os cabos e carregadores brancos originais. Ao procurar acessórios de outras marcas, eu recomendo procurar pelo selo "Made for iPhone". Este selo indica que o produto foi fabricado utilizando diretrizes fornecidas pela própria Apple, e que não irão danificar os nossos dispositivos.

 

- E os chineses? Devo usar?

Eu já comprei diversos cabos, carregadores e docks chineses e sem marca, e utilizei eles por um tempo. A maior vantagem deles é o seu preço, é realmente muito barato. Mas pelo que eu pude perceber, eles carregam o aparelho de uma forma muito lenta e param de funcionar do nada. No caso dos adaptadores de parede, eles esquentam com mais facilidade. Com medo de danificar o meu iPhone e as instalações elétricas do local, eu parei de utilizar esses produtos de origem duvidosa. Pra mim, o preço não compensa o risco.

 

- A temperatura realmente influencia na eficiência da bateria?

Sim. De acordo com esse artigo, a Apple recomenda que você não utilize o seu aparelho em temperaturas extremas. Levando isso em conta, eu não deixo o meu iPhone no painel do carro trancado e no sol, mas eu também não deixo de utilizar ele quando estou ao ar livre no sol, ele não vai superaquecer por isso.

 

- Minha bateria acaba relativamente rápido. Devo utilizar todas as dicas que falam por aí para maximizar o seu desempenho?

Depende. A própria Apple possui dicas para melhorar o seu desempenho, como reduzir o brilho da tela e desabilitar o push, por exemplo. É uma regra simples, quanto menos você utilizar, menos bateria vai gastar. Mas no meu caso por exemplo, eu gosto de entrar no carro e já ter o meu aparelho conectado no rádio via bluetooth automaticamente, gosto de saber na hora que eu recebi um e-mail e gosto da minha tela o mais brilhante possível. Logo, eu não vou me privar dos recursos que o iPhone me oferece só para ter algum tempo a mais de bateria. Eu sempre tenho meios de carregar o meu aparelho na maioria dos lugares em que eu estou. Mas isso é uma questão de gosto pessoal, cabe a cada um decidir o que é mais vantajoso para si. Porém, se sua bateria dura poucas horas ou se o seu iPhone desliga do nada enquanto ainda há carga, ele está com problemas. Entre em contato com o suporte da Apple.

 

- Uso meu iPhone 24 horas por dia. Minha bateria vai estragar por causa disso?

O iPhone e sua bateria foram feitos para serem utilizados. Use o aparelho o tempo que precisar, e se a bateria estiver acabando, carregue. Simples assim. As baterias de íon de lítio da Apple possuem uma vida útil de muitos ciclos de carga e descarga. Logo, se você utiliza bastante, a vida útil dela tende a ser menor do que alguém que mal utiliza o aparelho. Em contrapartida, as baterias foram feitas para serem utilizadas. Se você praticamente nunca utiliza a bateria do aparelho, a vida útil dela também será reduzida. Concluindo: use a bateria do seu iPhone da melhor forma que te atender, evitando os extremos. Provavelmente sua bateria ainda estará boa quando você quiser fazer um upgrade de iPhone.

 

- Deixo o iPhone carregando a noite inteira. Vou estragar a minha bateria fazendo isso?

A bateria do iPhone demora cerca de duas horas para carregar completamente. Se você dorme oito horas por noite, o iPhone ficará conectado na energia por seis horas estando completamente carregado. Esse é um comportamento comum, feito pela grande maioria dos usuários de iPhone, e eu me incluo nessa. Quando o aparelho é completamente carregado, a sua bateria para de receber energia. Ela não fica carregando infinitamente até você desconectá-la da tomada. Portanto, durma tranquilo, a bateria do seu iPhone não está estragando enquanto você descansa. Claro, devemos evitar os extremos. Deixar o aparelho na tomada por dias vai fazer com que a bateria seja sub-utilizada, e isso não é bom.

 

- Devo carregar o iPhone somente quando a bateria estiver acabando para a bateria não viciar?

Não. As baterias de íon de lítio do iPhone não viciam. Você pode conectá-lo a energia sempre que achar conveniente. Não há a necessidade de esperar a bateria ficar com pouca ou nenhuma carga para carregá-la. Ela não possui o "efeito memória" que aquele seu antigo telefone sem-fio comprado em 2001 tinha. Você também não precisa esperar a carga chegar a 100% para interromper o carregamento. Portanto nada se atrasar para aquele seu compromisso porque a carga do seu iPhone está em 98% e você não quer tirá-lo da tomada.

 

Bom pessoal, eu acho que essas são as principais dúvidas que os usuários de iPhone possuem sobre o uso da bateria do mesmo. Tentei explicar da melhor forma possível, me baseando em testes e artigos da Apple. Se você tem mais informações sobre o assunto, por favor compartilhe com a comunidade para que possamos enriquecer cada vez mais o nosso conhecimento sobre o assunto. Dúvidas também são sempre bem vindas, pois sempre aprendo bastante com as discussões que rolam por aqui.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...